Diferente do que diversos sites relataram, a Microsoft não matou o Windows 10 Mobile. O sistema operacional para smartphones ainda está bem vivo.

Windows 10 Mobile ainda não morreu

Nos últimos dias diversos sites afirmaram que a Microsoft havia descontinuado o Windows 10 Mobile internamente e que ele não receberia a atualização Redstone 3:

Tudo começou com alguns tweets de Dennis Bednarz, do site Windows Central, afirmando que “fontes anônimas” disseram que o Windows 10 Mobile havido sido removido do grupo rs_prerelease (de onde saem as versões Preview dele e do Windows 10) e que ele estava oficialmente “morto”.

Bednarz continuou seus tweets dizendo que a atualização Redstone 3 não seria lançada para o Windows 10 Mobile e que a atualização Redstone 2 passaria a fazer parte do grupo feature2 e desenvolvida separadamente dos builds do Windows 10 para PCs ao invés de fazer parte do OneCore como agora.

Windows 10 Mobile ainda não morreu
Mais rumores sobre a morte do sistema operacional começaram a circular quando o aplicativo Upgrade Advisor para Windows Phone 8.1 parou de funcionar nos últimos dias.

Este aplicativo é utilizado para iniciar o processo de upgrade do Windows Phone 8.1 para o Windows 10 Mobile. De acordo com a Microsoft, um problema interno foi corrigido e ele já voltou a funcionar.

Brandon LeBlanc, da Microsoft, confirmou que o Windows 10 Mobile receberá sim a atualização Redstone 3 e que a Microsoft está trabalhando ativamente em seu sistema operacional para smartphones.

Já sobre o lançamento da atualização Redstone 2 (o Creators Update), já foi confirmado que apenas os aparelhos mencionados abaixo a receberão:

– HP Elite x3
– Microsoft Lumia 550
– Microsoft Lumia 640/640XL
– Microsoft Lumia 650
– Microsoft Lumia 950/950 XL
– Alcatel IDOL 4S
– Alcatel OneTouch Fierce XL
– SoftBank 503LV
– VAIO Phone Biz
– MouseComputer MADOSMA Q601
– Trinity NuAns