Rumores sobre o suporte para execução de aplicativos x86 no Windows 10 Mobile via emulação vêm circulando já há algum tempo. Agora novas informações indicam que este recurso chegará como parte da atualização “Redstone 3” no segundo semestre de 2017.

Rumor: Windows 10 Mobile rodará aplicativos x86 via emulação

A Microsoft continua afirmando que o modo Continuum do Windows 10 Mobile é um dos componentes-chave da plataforma. Ele permite que o smartphone seja usado como um PC quando conectado a um monitor, mouse e teclado.

O ponto negativo é que ele só suporta a execução de aplicativos baseados na Universal Windows Platform e não aplicativos x86.

Mas e se um dispositivo baseado na arquitetura ARM64 pudesse executar aplicativos x86 via emulação da mesma forma que o emulador WoW (Windows on Windows) permite a execução de aplicativos 32 bits no Windows 64 bits?

Isto tornaria o Windows 10 Mobile e seu modo Continuum alternativas muito mais atraentes, principalmente para as empresas.

Indícios da presença de tal emulador foram descobertos recentemente pelo usuário do Twitter WalkingCat (@h0x0d). Mais especificamente, ele encontrou uma referência à tecnologia híbrida x86-on-ARM64 conhecida pelo nome “CHPE”:

Rumor: Windows 10 Mobile rodará aplicativos x86 via emulação
Segundo a jornalista Mary Jo Foley, fontes ligadas à Microsoft afirmam que o C em CHPE seria Cobalt, que é o codinome para a tecnologia de emulação x86 para arquitetura ARM.

Os rumores mais recentes afirmam que a tecnologia de emulação “Cobalt” será introduzida oficialmente como parte da atualização Redstone 3 no segundo semestre de 2017.

Outro detalhe é que esta tecnologia será voltada para uso em smartphones e possivelmente em tablets e desktops. Servidores ficam de fora.

Vale destacar que nada disso foi confirmado oficialmente pela Microsoft.

  • Luiz Fernando

    Tenho um Lumia 950 e a cada atualização o W10 Mobile está um verdadeiro lixo.
    A partir da última, é necessário apertar 2x o botão de desbloqueio pra que a tela sensível ao toque funcione;
    No despertador, mesmo desligado totalmente, é preciso apertar ignorar quanto toca, senão continuará tocando a cada tempo estabelecido, o que demonstra a essência do comprometimento da MS sobre o WP.
    Programas como Nubank e Whatsapp fecham sem parcimônia. O sistema não se sustenta.

    O gerenciamento de fotos ficou muito lerdo, chega ser ridículo comparado a outros androids de pior categoria.

    O melhor é quando você clica em desbloqueio e a tela fica preta, mas o sensor infravermelho aciona, desbloqueia e a tela continua preta. É preciso novo toque no botão para aparecer algo.

    Coisas banais mas que fazem o WP10 consolidar a pobreza do sistema, que ao fundo vai cair no esquecimento, estilo a plataforma BADA.

    Não prefiro modinha, mas infelizmente nela a coisa ainda…

  • Mauro

    se rodase apps normais nesse no celular povo nao compraria mais pc usaria celular como pc e como celular tudo em 1 hehe ia ser bacana

    • Gilvane Bento

      Hein?

  • Valter

    Deve ser interessante, mas e quando a Microsoft ou qualquer outra OEM vai vender algum aparelho que já sai de fábrica com o Windows 10 Mobile por arqui?, pois atualmente só importando.

    • F Spitzner Nt

      Pois é, e pior que perdi o W10 que tinha no meu 925 e agora só aceita w8.1…..no máximo em um ano terei que trocar de aparelho, como nunca gostei de Androids (tive experiências ruins com eles) restará comprar um Iphone ( o resto do pessoal de casa usa e será mais fácil por isso), só de birra vou esquecer que existe W10 mobile. E o site da Microsoft Brasil anunciando há uns DOIS anos o 950 para breve. Nenhum estágiário para retirar aquele anúncio vergonhoso de lá???

      • Valter

        Não consegue instalar nem a versão Insider?, em meu 920 eu havia instalado a versão Insider.

        • F Spitzner Nt

          O app Windows Insider avisa que é impossível atualizar para W10 no 925 agora…..e rodava uma maravilha antes, resolví dar uma limpada no celular e reinstalar tudo e fiquei sem o W10.

          • Valter

            Complicado hein, ficar no 8.1 não tem como mais, saiu muitos apps e jogos que só estão disponíveis para 10, realmente foi uma mancada da Microsoft.
            Mas como você fez essa “limpeza”?, pois em meu 920 (sem uso) está com a versão Insider, fiz o reset de fábrica e continuou com o 10.

          • Gilvane Bento

            Se fizer pelo Windows Device Recovery Tool ele volta pra versão padrão do aparelho, pelo menos foi o que aconteceu comigo.

    • Felipe

      Windows Mobile? Isso non ecxiste!

      • Gilvane Bento

        É igual a caviar.

    • Felipe

      Quem quiser matar o saudosismo no android, pode baixar o launcher da microsoft, o ARROW, e o Microsoft Apps, e o Office, lembra bem o falecido defunto (WP).

    • Gabriel

      eh muito chato ter q importar…