Rumores sobre o suporte para execução de aplicativos x86 no Windows 10 Mobile via emulação vêm circulando já há algum tempo. Agora novas informações indicam que este recurso chegará como parte da atualização “Redstone 3” no segundo semestre de 2017.

Rumor: Windows 10 Mobile rodará aplicativos x86 via emulação

A Microsoft continua afirmando que o modo Continuum do Windows 10 Mobile é um dos componentes-chave da plataforma. Ele permite que o smartphone seja usado como um PC quando conectado a um monitor, mouse e teclado.

O ponto negativo é que ele só suporta a execução de aplicativos baseados na Universal Windows Platform e não aplicativos x86.

Mas e se um dispositivo baseado na arquitetura ARM64 pudesse executar aplicativos x86 via emulação da mesma forma que o emulador WoW (Windows on Windows) permite a execução de aplicativos 32 bits no Windows 64 bits?

Isto tornaria o Windows 10 Mobile e seu modo Continuum alternativas muito mais atraentes, principalmente para as empresas.

Indícios da presença de tal emulador foram descobertos recentemente pelo usuário do Twitter WalkingCat (@h0x0d). Mais especificamente, ele encontrou uma referência à tecnologia híbrida x86-on-ARM64 conhecida pelo nome “CHPE”:

Rumor: Windows 10 Mobile rodará aplicativos x86 via emulação
Segundo a jornalista Mary Jo Foley, fontes ligadas à Microsoft afirmam que o C em CHPE seria Cobalt, que é o codinome para a tecnologia de emulação x86 para arquitetura ARM.

Os rumores mais recentes afirmam que a tecnologia de emulação “Cobalt” será introduzida oficialmente como parte da atualização Redstone 3 no segundo semestre de 2017.

Outro detalhe é que esta tecnologia será voltada para uso em smartphones e possivelmente em tablets e desktops. Servidores ficam de fora.

Vale destacar que nada disso foi confirmado oficialmente pela Microsoft.

Rumor: Windows 10 Mobile rodará aplicativos x86 via emulação</a></p>