Lembrete para os esquecidos: O suporte para o Windows Vista com Service Pack 2 (SP2) será encerrado pela Microsoft no dia 11 de abril de 2017. Isto significa que esta versão do sistema operacional deixará de receber atualizações de segurança depois desta data.

Fim do suporte para o Windows Vista

De acordo com o site da Microsoft com informações sobre o ciclo de vida de seus produtos, o fim da fase de suporte estendido do Windows Vista com Service Pack 2 no dia 11 de abril de 2017 significa que novas vulnerabilidades, falhas e bugs deixarão de ser corrigidas nesta versão do sistema operacional.

A fase de suporte padrão, ou mainstream, do Windows Vista com Service Pack 2 foi encerrada em 10 de abril de 2012. Nesta fase o sistema operacional pode receber novos recursos e funcionalidades além das atualizações de segurança e correções de bugs.

Na fase de suporte estendido, o sistema operacional recebe apenas atualizações de segurança.

Com o fim do suporte para o Windows Vista com Service Pack 2 em abril de 2017, usuários e empresas que quiserem uma plataforma suportada deverão migrar para versões posteriores do Windows, como Windows 8.1 ou Windows 10.

Suporte para o Windows Vista será encerrado em 11 de abril
Windows Vista foi lançado em janeiro de 2007, mas foi disponibilizado para as empresas em novembro de 2006

O Windows Vista foi lançado pela Microsoft em janeiro de 2007. As empresas receberam o sistema operacional um pouco antes – novembro de 2006.

Esta versão do sistema operacional sucedeu o Windows XP e era conhecida originalmente pelo codinome Longhorn. No início do seu desenvolvimento, o Windows Vista era baseado no código do Windows XP.

Por problemas na estabilidade, o desenvolvimento do Windows Vista teve que recomeçar com base no código do Windows Server 2003 (o famoso “Longhorn Reset”, na época). Isto fez com que o lançamento do sistema operacional atrasasse alguns anos.

O Windows Vista introduziu diversas melhorias na segurança, o novo tema Windows Aero (com efeitos de transparência e acelerado por GPU), cliente do Windows Update integrado ao sistema operacional ao invés de uma versão baseada na Web, o navegador Internet Explorer 7 (primeiro da Microsoft com suporte para navegação com guias), o suporte para gadgets na área de trabalho e outras novidades.

  • Elias

    Tive que esperar o Windows Update do Vista: verificando atualização….por 11 horas, ainda assim só instalaram 9, sendo que 7 deram falha…
    Agora vejam como age essa MS, sempre acessei normalmente o suporte do Microsoft Community até há 1 mês atrás. Agora quando tento acessar, só mostra as perguntas e 1 resposta, quando a gente clica em mostrar as respostas dos outros comentaristas, fica carregando, mas nada acontece. Creio eu que deva ser uma “punição* apenas por estar usando o Windows Vista (navegador não pode ser, pois uso o Firefox atualizado).
    E porque ela faz isto?
    R: Apenas porque ela quer dificultar ao máximo mesmo e forçar os usuários a migrarem para o Windows 10.
    Pra quê isso gente….?
    Não adianta nada, só vou migrar quando eu quiser.

  • Elias

    Estou (tentando) atualizar o meu Vista agora (pela penúltima vez, já que só tem mais um Patch Tuesday de abril, depois de instalar 3 updates manuais (que aceleram), já está verificando há 3 horas, vamos ver quantas horas vai levar…

    São 2 coisas que terminam agora, é o suporte do Vista e o sinal analógico daqui a 2 semanas aqui em Sampa. Baboo vai comentar?

    Estava preocupado com isso, mas como uso parabólica, vi que não será afetado.

  • bot

    a apple sempre pensou diferente se vc tentar usar uma maquina da apple de 1993 ela funciona normal tenta fazer isso com o windows

    • Com Windows funciona muito bem com Windows 3.1 rodando em um PC de 1993. Windows é tão eficiente que hoje em dia milhões de pessoas continuam usando Windows XP de 2001. Quantos hoje em dia usam Mac ou Linux de 2001??…

      • bot

        o sistema da Apple nao depende de aplicativos abertos que existem nessa internet a Apple tem aplicativos exclusivos para ela,kkk se vc usar o windows de 1993 e tenta rodar algum aplicativo vc nao vai conseguir

        • Mac de 1993 só rodava em processadores PowerPC, que não existe mais no mercado..

          A conclusão dessa conversa-de-botequim é simples: Windows é tão eficiente que hoje em dia milhões de pessoas e milhares de empresas continuam usando Windows XP de 2001, enquanto nenhum outro sistema operacional consegue isso..

          • bot

            ligar e desligar qualquer maquina isso todos fazem quero ver tenta rodar algum aplicativo, existem aplicativos feito para apple como existem aplicativos feito para serem rodados no windows

          • AVE_PHOENIX

            No setor de engenharia da Petrobras no RJ só se pode usar o Windows XP numa área sensível de projetos deles dada a complexidade de implementação e nas aplicações muito especificas que eles usam. A coisa é tão complexa que não há como migrar nem pro Windows 7. Lá eu acredito que o velho XP ainda irá rodar por mais de uma década.

  • Eu me lembro das versões de testes do Vista disponibilizadas para os MVPs e das discussões no MVP Global Summit (reunião anual dos MVPs do mundo todo em Redmond).. Daria para escrever um livro sobre o que aconteceu ali ;)

  • bot

    na época o que adiantou eles mostrarem esse sistema sendo que nem o hardware do computador que agente tinha conseguia fazer funcionar esse windows de uma forma normal e rápida, outro windows que tambem nao entendi foi o millenium

  • Cleber

    A verdade é que a Microsoft está mesmo muito preocupado com o Windows 7 o mesmo é fantástico e possui no mercado mundial cerca de 50% de usuários.
    Estava lendo uma matéria na Abril sobre Windows 10 e a Microsoft está ciente de sua rejeição está bem maior do Windows 8

    • Elias

      Pior que está preocupada nada amigo. MS só está interessada no Windows 10.
      O Windows Vista, 7 e 8.1 ela detesta. Já encontrei no site de suporte da MS até soluções para o Xp, mas nada sobre o Vista. O Windows 8.1 a MS sabe que é o novo Vista e vai ter que aturar esse sistema até o fim do suporte, igual ela fez com o Vista, mas é com má vontade, por exemplo, já não suporta o Edge, começa a bloquear serviços, etc. E o Windows 7, só pra ter uma ideia do quanto a MS está interessada: o Windows Update para o Win7 também está quebrado desde abril/2016, e MS está pouco se lixando em consertar o problema, simplesmente não atualiza, sendo que a solução é simples, a MS não arruma de propósito mesmo, pois ela só está interessada é que todos sejam forçados a migrar logo para o Windows 10.

      • Lucas Silva

        Concordo Elias, também penso assim. Uso o Windows 8.1 em meus dois computadores e não troco pelo Windows 10. Já migrei uma vez mas é aquela coisa: Windows 10 não é seu, você não tem controle de nada, ela manda em você com o dedão apontado para o seu nariz, não tem autonomia para nada!

        • Lucas Silva

          Uma prova de que a Microsoft está pouco se lixando para os outros sistemas: O suporte principal ao Windows 8.1 não acabou, porque então ela não lança o Microsoft Edge??????

          • Edge foi criado especificamente para Windows 10. É bom lembrar que o Windows 10 era gratuito para quem utiliza Windows 7 e 8.x, e só não atualizou quem não quis..

          • Elias

            Sim, mas se a MS tivesse vontade mesmo, poderia facilmente lançar o Edge pelo menos para o Windows 8.1 também, não lançou pois não quis, seguindo a política de já deixar de lado o Windows 8 em detrimento do 10. E não é só isso, sabemos que o Win8.1 já é o novo Vista, fadado a ser deixado de lado não só pela MS como outras empresas e serviços, da mesma forma que foi com o Vista (e isso nem é uma crítica pessoal, é apenas uma constatação)!
            Particularmente não tenho nada contra o Windows 10, e me esforcei por muitas horas e dias tentando atualizar meu Windows 7 para o 10, não deu pois o vídeo onboard já não dava suporte.

            E fiquei umas 2 semanas quebrando a cabeça tentando atualizar meu Windows 8.1 para o 10, não consegui, pois já tinha acabado a oferta (embora quem usa tecnologias assistivas ainda consiga) e também pois não tinha espaço livre no SSD do Tablet, de 16Gb. Então não foi só quem não quis.

        • Elias

          Isso! Até no Win8.1 está com o Windows Update quebrado e ela não se interessa em corrigir. Tenho um Windows 8.1 num tablet, e no meu tive que pesquisar a solução em sites gringos, apenas depois de instalar 2 updates manuais, foi que consegui completar o Windows Udpate, do contrário pode ficar horas e não consegue atualizar.

          • Lucas Silva

            É verdade Elias, passei por isso neste sábado. Eu precisei formatar meu notebook e instalei o Windows 8.1 Quando entrei no Windows Update para procurar as atualizações, simplesmente o sistema não encontrava, ficou horas e horas pesquisando as atualizações e nada!

            Instalei as atualizações: KB 3135449 e KB3138615, reiniciei e depois encontrou bem rápido as atualizações.

        • Tecno

          windows 10 não é do usuario??? não tem controle de nada???manda no usuario? o usuario não tem autonomia pra nada??? cara todas essas tuas perguntas são sem nexo, tudo isso q tu digitou não existe, 1: a microsoft ofereceu de graça o windows 10 original durante um ano para todos; 2: quem não controla o seu W10 e não tem autonomia pra fazer o q quiser com o seu S.O. é pq não sabe, pois o meu eu controlo até o dia em q eu quero atualizar e faço com ele o que eu quiser e ainda tenho ele sendo original como se eu estivesse comprado

      • Alex

        Uso o Windows 7 e meu Windows Update está funcionando normalmente. Minhas últimas atualizações foram instaladas dia 23/02.

        • Elias

          Em fevereiro não teve atualização do Windows Update para nenhum Windows! Pode ser que seja atualização do Office.
          E aqui mesmo no site do Baboo tem um tutorial do Baboo ensinando a instalar os 2 updates necessários para acelerar o processo, visto o problema ser geral.
          Também temos um notebook com Win7 aqui e quando fui conferir o último update era de abril/2016, e fiquei 2 horas tentando e nada, como eu já sabia do problema fui logo na solução, e apenas depois que instalei os updates manuais foi que conseguir finalizar.

          • Alex

            Em fevereiro não houve mesmo o Patch Tuesday. Fui verificar e estas atualizações do dia 23/02 eram referentes à ferramenta de remoção de software mal intencionado. O último Patch Tuesday recebido no meu computador foi no dia 11/01, referentes ao pacote cumulativo de Janeiro. (Agora as atualizações mensais não são lançadas como um monte de patches separados, mas sim como uma único patch com todas as correções.) https://uploads.disquscdn.com/images/abc1773efc0b4864fcffc0237da638f61fac6f4edcd364aebfab53617793018e.png

    • bot

      bom o que posso dizer desse windows 10 é que ele as vezes se demonstra como bipolar kkkk ele fica instável do nada e do nada ele fica normal

  • Skulltrail

    Somente uma pequena correção: O Longhorn/Vista nunca foi baseado diretamente no código do Windows XP, mas sim, sempre foi baseado no código do Server 2003. O que aconteceu que no “Pré-reset”, ele era baseado no código do Server 2003 Release Candidate (por isso que a primeira compilação tem o núnero de 35xx). Após o “Reset”, foi baseado no código do Server 2003 SP1 Release Candidate (por isso a primeira compilação foi 5.2.3790.1232).

  • Celso

    O Vista foi muito bonito, mas o bom mesmo foi o XP ! Esse era osso duro na queda, eu modificava tudo, pintava e bordava e quando pensava, agora acho que ele explodiu… para a surpresa inicializava normalmente. Era muito difícil ocorrer qualquer problema com ele.

    Na minha opinião até o momento, os dois melhores sistemas desenvolvidos pela microsoft são o XP e o Windows 7

    • bot

      se vc conseguir uma ISO do windows xp atualizado te garanto que seja ótimo porem so recomendo esse windows para quem possui maquinas com menos de 1GB de ram

  • Elias

    Detalhe: o suporte do Vista vai acabar em abril agora, mas na prática mesmo, os Vistas ainda existentes já deixaram de se atualizar desde junho/2016, com o Windows Update quebrado, e tem que pesquisar para saber como resolver.
    O meu está atualizado, pois quebrei a cabeça em sites gringos, tem que instalar certas updates que aceleram isso, ainda assim tem que deixar algumas horas rodando até achar as atualizações. Com o fim do suporte, um problema a menos pra gente…

  • Elias

    Uso todo dia, 11 a 12 horas por dia, direto há 8 anos e 1 mês. Fui até ver a data de compra na nota fiscal para não dizer besteira. Nunca tive problemas, estou satisfeito, pois faz tudo o que preciso, que é uso comum, sem games, apenas textos do Word, navegação e e-mail. Um Core 2 Duo suficiente para manter uma boa fluidez, no começo, achava que a memória de 2Gb ia ficar pouca com o passar do tempo, mas isso não aconteceu, pois tenho poucos programas, até hoje fica em torno de 60 a 70% de Ram quando 4 programas em execução e 8 abas abertas no FF. Só fiz acho que umas 2 reinstalações e ainda usando imagem de sistema. Tem pesquisa instantânea, menu Iniciar, Flip 3D, aeroflip, e Lindão, vou continuar com ele até o fim da vida útil da máquina. Satisfeito!

  • Zamtonsky Mun

    Nem cheguei perto dele….a unica vez foi quando minha mãe comprou um notebook com windows vista e teve inumeros problemas. Como a garantia terminou coloquei o windows 7.

    • bot

      esse vista tinha muitos problemas com conexão com a internet e fazer ele se conectar em uma rede wifi é só mesmo quem teve essa experiência que pode dizer

  • Erivelto Sousa

    Podem falar mal o quanto quiserem dele, mas pra mim ele foi o Windows mais visualmente bonito já feito. Usei muito e nunca tive problemas com lentidão. Só parei de usar por conta dos encerramentos de suporte por parte de softwares de terceiros .

    • bot

      o que adiantou eles mostrarem esse sistema sendo que na epoca agente nao tinha maquina para rodar isso, eu dou risada de todas as versoes do windows porque na real eles nao mudam nada continuam fazendo a mesma coisa, melhor investir num apple ou em um console

      • E no Apple mudam? Continua a mesma porcaria engessada e ainda atrasado em segurança e totalmente podre por dentro.

        E o mais engraçado, é que o Windows funciona muito bem. Seja em notebooks básicos de 4 anos atrás (como o meu Lenovo G485 veterano de guerra que já tem 3 anos e meio de uso), quanto em computadores com peças de mais de 10 anos atrás (o Core 2 Duo da minha mãe firme e forte há 5 anos. O Windows só foi reinstalado 3 vezes naquele computador, e sempre para uma versão a frente. Atualmente, está rodando Windows 10 muito bem), quanto em notebooks intermediários (como o meu Dell, que está firme há 1 ano rodando o Windows 10).

        Quero ver conseguir rodar o novo OS X em um Mac de 10 anos atrás :)

        • bot

          bons tempos em que o steve jobs estava no controle da apple 100% né

          • Mesmo quando o Steve estava na frente da Apple, ainda assim não haviam tantas novidades.

          • bot

            novidades nao é sinônimo de coisa mal feita e descartável, hoje é muito disso comprou usou e jogou fora pra poder comprar outro

          • Mas ainda fica o desafio. Rode o MacOS mais novo em um Mac de 10 anos atrás :D