A Microsoft confirmou recentemente uma mudança em sua política de suporte. De acordo com a empresa, novos processadores só suportarão Windows 10.

Microsoft: Novos processadores só suportarão Windows 10
A Microsoft confirmou recentemente uma mudança em sua política de suporte. De acordo com a empresa, novos processadores só suportarão o Windows 10

Novos processadores só suportarão Windows 10

Os futuros processadores Intel “Kaby Lake”, Qualcomm “8996” e AMD “Bristol Ridgesó suportarão o Windows 10.

ATUALIZADO Eles não suportarão versões anteriores, como Windows XP, Windows 7 e Windows 8x. Isso é necessário pois Windows anteriores ao Windows 10 exigem emulação de interrupções, barramentos e estados de consumo de energia para funcionarem corretamente com SOC (processadores de baixo consumo com boa performance). De acordo com invormação da Microsoft, isso torna-se cada vez mais complicado para WiFi, placas gráficas, segurança e outras tecnologias que estão evoluindo.

Novos processadores só suportarão o Windows 10, mas SOMENTE alguns modelos específicos terão suporte ao Windows 7 e Windows 8.x. Os novos processadores Intel “Skylake” já oferecem suporte limitado para o Windows 7 e Windows 8.1, mas alguns recursos destes processadores são exclusivos para o Windows 10.

Outro detalhe é que computadores equipados com chips Skylake rodando o Windows 10 oferecem um desempenho gráfico 30 vezes superior e duração de bateria três vezes maior se comparado com o mesmo chip em um PC rodando no Windows 7.

Isso não chega a ser uma surpresa, pois certos tipos de hardware disponíveis atualmente no mercado já não suportam versões antigas do sistema operacional como o Windows XP.

Essa decisão visa aumentar a venda de hardware compatível com Windows 10, permitindo que as pessoas tenham produtos mais eficientes e seguros utilizando o sistema operacional mais recente da Micrososft.

Vale destacar que o Windows 7 e o Windows 8.1 continuarão a receber novas atualizações de segurança até 14 de janeiro de 2020 e 10 de janeiro de 2023, respectivamente.

  • Souza

    Android: O Nougat só funcionará adequadamente em hardware mais recente.

    Windows: O hardware mais recente só funcionará adequadamente com Windows 10.

    Tá tudo invertido nessa vida.

  • William Gomes

    Bom mesmo é pegar um Iphone 6S Plus e instalar o iOS 7,8.
    Bom mesmo é pegar um Snapdragon 820 Top de linha e colocar um Android 4.4
    Bom mesmo é pegar um MacBook PRO de R$ 10,000,00 e colocar um OS X Mountain Lion
    Bom mesmo é pegar um Servidor Intel Xeon E5v4 e colocar um Linux do ano de 2005
    Bom mesmo é pegar um Intel i7 6700 + 32Gb de Ram e colocar o Windows 7 Ultimate 32bits

    As pessoas não tem noção quando querem pegar uma CPU e GPU top e colocar um Windows 7

  • Felipe Cardoso

    Casamento perfeito novo Hardware com novo software, imagina como deve ficar a performance disso…

  • Roni 20

    Traduzindo vamos obrigar vcs a usarem somente o Windows 10 , Win10 vs Win 7 , windows 7 e melhor que o windows 10 pois esse windows é muito pesado , já windows 7 vc instala tranquilamente em uma maquina comum ! é isso que acho que está incomodando verdadeiramente a Microsoft , porq os usuários preferem usar O Sistema Operacional windows 7 do que a tonelada windows10 kkkk

    • Windows 10 muito pesado?? Ele roda muito bem em smartphones e tablets com 1GB RAM e 32GB de espaço e é muito melhor otimizado do que o Windows 7 (que foi criado em uma época que nem haviam tablets)..

      • Rafael, seus comentários foram apagados pois aqui não é Orkut. Aqui você deve respeitar quem é especialista em Windows com reconhecimento internacional disso – ou simplesmente poste no Tecmundo, Baixaki, Facebook& afins aonde todos se consideram “especialistas”..

    • Jaqueline Sameshima

      Eu pelo menos achei o 10 mais leve que o 7 por causa da grande quantidade de update que o Windows 7 teve, se o Windows 7 tivesse essa atualização de versão completa não ficaria pesado, mas eu não senti diferenças do 7 para o 10 pelo menos não no meu PC, depois que desabilitei Hibernação, Memória Virtual e Restauração do Sistema ele instalo ficou usando 8.5GB de HDD

  • Eles fazem isso e eu vejo como é que estaremos no futuro próximo. Desde o Windows 8 tenho problemas com o “100% Disk”. Sempre usei Windows original e no 8 eu conseguia solucionar o problema. No 10, porém, assim que a Microsoft lançou o sistema para atualização eu já comecei a ver problemas de 100% disk. No começo dava para aguentar e até cheguei a trocar o hd do meu notebook para solucionar o problema….ledo engano. Hoje, depois de inúmeras tentativas e horas debruçado no forum da Microsoft para resolver este problema, estou voltando para o Windows 7 Professional original que tenho graças à faculdade, pois não aguento mais o Windows10 e seus milhões de processos travarem meu sistema a ponto de ficar inutilizável, e olha que meu notebook não é péssimo de RAM ou processador.
    Lamentável a atitude da Microsoft em simplesmente não resolver este problema. Quem tiver dúvidas sobre isso basta digitar ‘Windows 100% disco’ e/ou ‘Windows 100% disk’ para ver que a quantidade de usuários é gigantesca e a Microsoft se quer tenta resolver esse problema. Nem respondem caso vc envie um email para o contato. F…

    • Jaqueline Sameshima

      Nos PCs que convivo a minha volta não tenho esse problema, mas já vi alguns hardwares se comportando dessa forma com alguns amigos, as vezes fica assim no 7, 8.1 e 10, a solução para um problema tão grande até hoje desconhecida

      • é complicado pq a Microsoft tentou maquiar o problema dividindo os processos que davam o 100% Disk em outras tarefas, só pra enganar, mas é óbvio que isso não resolve o problema.
        Uma coisa engraçada é que aparentemente isso vai de máquina para máquina, como se o Windows não se adaptasse bem àquela máquina e vice e versa.
        Sei que estou com o Windows 7 e até agora nenhum problema, até parece que comprei um notebook novo (comprei em 2013) com uma configuração aceitável e atual (6Gb RAM, I5 2.4, 500Gb HD, 14” LED)

        • Hahaha.. “maquiar” uma CPU a 100% “para enganar” é algo duplamente impossível, mas ao menos o seu comentário foi engraçado :)

          Existem diversas maneiras de saber qual processo ou aplicativo é o responsável por manter a sua CPU a 100% – e sem maquiagem nem enganação! Acessar o Gerenciador de Tarefas > Desempenho > Monitor de Recursos > CPU e também Gerenciador de Tarefas > Detalhes > executável utilizando alta CPU > Ir para Serviços são apenas a “ponta do iceberg”..

          Poste o seu problema no nosso fórum para ser ajudado a encontrar o responsável por isso..

          • Jaqueline Sameshima

            No meu caso na época eu sabia que o problema vinha do serviço do Windows: “Descoberta de SSDP” no meu caso e no notebook de outra pessoa, mas não consegui desvendar o real motivo desse problema, aparentemente tudo estava atualizado como sempre, mas as vezes começava a dar esse problema, tanto que nunca tivesse esse problema na minha configuração atual em que utilizei bastante o Windows 7

          • Nesse caso bastaria alterar o Serviço “Windows Media Player Network Sharing Service” (Serviço de Compartilhamento de Rede do Windows media Player) de Automático para Manual..

          • Jaqueline Sameshima

            Obrigada! :)

        • Jaqueline Sameshima

          Eu tinha um computador antigo que no Windows 7 tinha um problema relacionado a um serviço de rede, que ficava usando 100% de um núcleo e ao parar o serviço parava o uso, e o problema só acontecia as vezes, mas Processador, RAM e HDD não é o responsável e sim os componentes que compõe a placa mãe, porque na maioria das vezes esses componentes utilizam drivers genéricos

  • Erick Totti

    Olá MVP Baboo, Como vc tem propriedade para falar do windows, preciso tirar uma dúvida contigo. No meu entender o Windows 8 quando foi lançado mesmo que fosse versão oficial era sabido que teríamos que esperar aparecerem os bugs para então ser lançada uma versão definitiva que foi a 8.1 ( estou certo:?). Para mim essa versão do windows 10 seria a mesma coisa só que sem ter lido a fundo, eu a considerei ser tipo windows 10 beta ou versão inicial mas para posteriormente ser lançada uma versão definitiva. Mas em conversas com colegas de trabalham eles disseram que essa versão do W10 lançada em Nov 15 já é a versão final. Eu como não sabia e nem havia lido nada não questionei mas achei estranho porque ainda considero faltar muitas correções não só de segurança mas para melhorar performance pois windows 10 ficou mais lento que o win .1 principalmente no boot tenho um Samsung RF 511 proc Intel i5 2,5Ghz /6 GB Ram
    Então afinal a versão do windows 10 de novembro é mesmo final e acontecerão somente atualizações. Se puder me esclareça tb versão 1511 ( compilação 10586,164) em relação a versão uma atualização é considerado nova versão:? queria entender isso.

    • Erick, as builds 10240 (Jul/15) e 10586 (Nov/15) são as builds oficiais, mas elas não devem ser considerados como “versão final” pois esse conceito deixou de existir com o Windows 10, juntamente com versões RC (Release Candidate) e os Service Packs.

      Com o Windows 10 a Microsoft adotou a tática de atualizações constantes, da mesma maneira que as apps de smartphones, ao invés de lançar uma nova versão a cada 2-3 anos, além de estabelecer que usuários atuais do Windows não precisarão mais pagar pelas próximas versões, pois eles sempre terão atualizações gratuitas para as próximas versões do Windows.

      Independentemente disso, a Microsoft lançará algumas versões “oficiais” como essas duas acima que devem ser utilizadas como “base” para quem instalar o Windows 10..

  • Thiago Marques

    Isso ai … é como o RGB e PS2 … são coisas de museus …

  • MVP_Baboo

    Você veio aqui alegando que VM tem algo a ver com a evolução do Windows, que quem atualizou para Windows 7 vai “gastar uma boa grana” para o Windows 10, que um microempresário vai “jogar dinheiro fora” e que o Windows 10 não é gratuito pois você não acredita que exista algo de graça, e ainda acha que um especialista em Windows está errado.

    Infelizmente tudo que você alega está errado – começando por usar versão Pro ou Home em uma empresa. Eu não trabalho com “jogo de palavras”: eu trabalho com o mundo real aonde 90% dos empresários como você tomam decisões erradas por não conhecerem a fundo o funcionamento e licenciamento do Windows.

    Windows 10 é 100% gratuito para usuários de Windows 7 e 8.x até o dia 29/Jul/16. Se você não compreende isso, paciência..

  • ogs

    Se toda evolução de SO do Windows fosse assim tão boa, maquina virtual existiria apenas em Conto de Fadas.

    O Windows 10 pode ser bom como for e moderno como diz ser (embora para eu tocar um dvd eu precise buscar um player de terceiros). Mas, e quem investiu milhares de R$ ou US$ atualizando softwares de XP para 7 e que me cobrarão mais uma boa grana pra rodar em Windows 10?

    Antes não me sentia obrigado, pois ficaria mais 2 ou 3 anos no “velho win 7”. Mas, assim, qdo eu comprar novas máquinas, serei obrigado a aceitar o que o fabricante de hardware combinou com Mr. Gates.

    A não ser, claro, que eu compre maquinas mais caras e livres desta “limitação”

    • MVP_Baboo

      VM serve para testar compatibilidade de aplicativos, executar algo sem se preocupar com a segurança do host, utilizar outra versão do Windows para testes, análise, deployment, etc.

      Além da atualização do Windows 7 para Windows 10 ser gratuitas, 99% das aplicações que funcionam no Windows 7 funcionam no Windows 10 – apenas aquelas que exigem acesso de “baixo nível” (como antívirus) precisam ser atualizadas.

      Os fabricantes de hardware terão modelos para quem quer usar o Windows 7 e não ter acesso às melhorias do Windows 10.

      Reclamar disso é como um usuário de um carro modelo 2009 reclamar que os acessórios do modelo 2015 não instalam no carro dele por serem muito mais sofisticados e por isso exigem outro encaixe. Você pode comprar um acessório similar que encaixará no seu modelo 2009, mas ele não terá as mesmas características e novidades daqueles criados para a versão 2015. Para piorar, o fabricante permite que você troque o seu modelo 2009 por um 2016 zero km até 29/Julho!

      Não faz muito sentido querer o Windows 7 para sempre quando você poderá ter o Windows 10 de graça e, a partir daí, você nunca mais pagará pelo Windows, pois as futuras versões (hipoteticamente Windows 11, 12..) também serão gratuitas, certo? :)

      • ogs

        Conta essa história para um empresário que vai ver todo o seu investimento jogado fora. Como se micro-empresário neste país vivesse com sobras. Vive, de sobras.

        E não cabe nenhuma das comparações que vc colocou. E nem quero me alongar filosofando sobre peças e encaixes automotivos. Aliás, nem vou me alongar além deste post.

        A questão da gratuidade também é subjetiva. ERRADO! Porque já cresci suficientemente para saber que não existe nada de graça nesse mundo.

        Primeiro: não falei em usar 7 “para sempre”; Segundo que 99% não significa 100% , portanto, a soft-house poderá sim me cobrar pela atualização para rodar o moderno e charmoso win 10 e terceiro: quem te disse que VM serve tão somente para isso? E por último, dependendo do carro 2016 que vc me queira oferecer, tipo uns 1.0 e 1.4 que existem por aí, ainda prefiro o meu 2012 (tá certo, não é tão velho como o seu 2009) mas é bem completinho e “roda” melhor

        Um gde abraço

        • MVP_Baboo

          Conversa fiada: versões corporativas têm atualização, downgrade e upgrade gratuitos através do Software Assurance. Elas não usam Windows 10 Pro ou Home. Além disso, quando empresas compram algum computador, as especificações são usualmente similares ao que já está rodando na empresa principalmente por questão de compatibilidade.

          Por fim, empresas raramente adotam a versão mais atual do sistema operacional por questão de compatibilidade e principalmente suporte. Eu conheço empresas pequenas, médias e grandes (uma delas tem mais de 400 mil PCs distribuídos em mais de 90 países) e conheço muito bem o que acontece com elas em hardware e software. Se o microempresário for esperto, ele utilizará as versões Enterprise do Windows, que são mais baratas e eficientes para empresas com mais de 5 PCs..

          ERRADO NOVAMENTE: Windows 10 é 100% gratuito para usuários do Windows 7 e 8.x. Pelo visto você não “cresceu suficientemente” para compreender a necessidade de se aprofundar em um assunto que você não domina antes de iniciar uma discussão com alguém que está há quase 30 anos nisso :)

          Se você quiser continuar usando o Windows 7, ok, mas depois de julho não reclame que você poderia ter tido Windows 10 de graça..

          Sucesso!

          • ogs

            Se é 100% gratuito, porque a gratuidade tem prazo de validade? Se enxerga rapaz, seus – quase – 30 anos é nada.

            Não tente desmerecer aos outros para que a sua “verdade” prevaleça. Cresça vc suficientemente antes de tudo. Eu dei minha opinião baseada num fato REAL, com dinheiro REAL saindo da minha conta bancária. Não tem nada de CONVERSA FIADA. E se amanhã eu for reclamar, acredite, não será pra vc,

            Eu sei distinguir conversa fiada. Falando nisso, conhecendo empresas com 400 mil PCs vc não teria nada mais útil e com mais vantagem de que ficar moderando uma discussão em pleno domingo? Moderação que, invariavelmente, apenas tentar defender o ponto de vista da MS. Quer dizer, do fabricante de hardware.

          • MVP_Baboo

            1. É gratuito pois é uma PROMOÇÃO, e ela vale até 29/Jul/2016. Depois disso o Windows 10 será pago para todos.

            2. Não me culpe se você comprou errado e pode ter gasto dinheiro à toa. Empresas devem utilizar versão Enterprise, e não Pro ou Home. Eu sou empresário há quase 30 anos e sei disso.

            3. Eu trabalho 7 dias por semana no meu site e fórum e todos os meses eu dedico centenas de horas explicando, ajudando e ensinando internautas a fazerem a coisa certa. Eu sou um dos maiores especialistas brasileiro de Windows e meu site é referência em Windows por causa disso..

            4. Eu trabalho com Windows desde 1987 e tenho muita base para defender argumentos incorretos como os seus. Eu não concordo 100% com a Microsoft em muitos assuntos, e a minha função aqui é ajudar o internauta da melhor maneira possível.

  • Lau

    Tecnologia boa é full, questões de incompatibilidade não é inovação, só evolução restritiva capitalista.

    • MVP_Baboo

      Incompatibilidade é resultado da evolução: digital x analógico, injeção eletrônica x carburador, BluRay x VHS, etc etc etc.. Não faz sentido se prender a algo ultrapassado que não acrescenta absolutamente nada em relação à sua versão mais atual e sofisticada..

      • Lucas Silva

        Baboo, concordo em partes. Nem tudo o que é novo é bom, útil, eficaz, usável….

        • MVP_Baboo

          Eu compreendo, pois novas tecnologias sempre geram alguns inconvenientes a curto prazo, mas isso é compensado a médio e longo prazo..

          • Michael Sykes

            Há, eu me lembro quando saiu o Windows Vista: lindo do aspecto visual, talvez até mais seguro que o XP, mas ô porcaria de sistema pesado. Só com o SP2 se tornou usável. Ainda sim, NA ÉPOCA, eu havia pego um notebook Lenovo ThinkPad SL-400 para formatar: estava com o Vista e coloquei o 7 e pude sentir ganho de desempenho.

      • Night Side

        Religião é uma coisa amigo, informática é outra, Deus não precisa q sua noiva evolua, pois Ele é perfeito e quer q sua igreja seja tbm, o homem sem Deus é vazio e procura coisas para se auto satisfazer, cria e destrói até valores morais humanos e dizem q isso é evolução, e quem é contra é taxado de preconceituoso e intolerante. Logicamente, onde se encontra o trigo, temos tbm o joio, nem tudo são flores. Se vc acredita que evoluiu de um macaco, tudo bem, eu acredito que eu vim de Deus…

        • MVP_Baboo

          Eu compreendo você, pois as religiões (todas elas) se baseiam exatamente nisso: crença. Elas fazem as pessoas acreditarem em X e Y, mas não se focam em provar nada. Isso acaba ficando a cargo da ciência, que evolui a cada dia, e é aí que as incongruências aparecem ;)

          Infelizmente essa discussão é filosófica demais, foge totalmente ao foco do site e assunto, e no final não chegaremos a nenhuma conclusão. Eu postei a comparação acima sem esperar discutir isso a fundo..

          • Night Side

            ok ^^

  • Ian Iacovo

    E porque a microsoft não lança “patch’s” para “correções e/ou atualizações” de tais problemas em seus sistemas anteriores?E se eu quiser usar mesmo com as desvantagens? Mais uma vez estão retirando todas as opções dos usuários e implantando o que querem e o que é “mais fácil”. Pra mim isso é autoritarismo,preguiça e incompetência

    • MVP_Baboo

      A Microsoft lança patches e correções para problemas de segurança existentes nos sistemas operacionais antigos que ainda têm suporte pois isso é responsabilidade dela, mas ela não é obrigada a criar soluções para hardware desatualizado.

      Mesmo assim, usuários de Windows antigos terão opções de algumas placas-mãe compatíveis com suas versões..

      • Ian Iacovo

        E quem é que banca a microsoft? Não são os usuários juntamente com o Hardware? Não existe software sem Hardware. Hardware existe independentemente do Software. Ela é obrigada a fornecer compatibilidade entre todos os seus sistemas. Já que ela sempre desejou ser uma empresa mundial, em que todos possuam o seu sistema, ela DEVERÁ oferecer o suporte a quem quer que seja e como seja.

        • MVP_Baboo

          Nenhuma empresa é obrigada a dar suporte a produto descontinuado: se você tem um fusca com carburador, não reclame que a VM só tem peças para o fusca novo com injeção eletrônica. Se você teima em usar coisa antiga, ok, mas aceite o fato que o mundo evolui e que as novas tecnologias são incompatíveis com as antigas.

          • Ian Iacovo

            Isso é pensamento comodista de quem aceita tudo o que é novo sem ao menos verificar sua qualidade e ética. Não é a tecnologia que manda. São as pessoas. Se 80% das pessoas recusassem essa constante revolução tecnológica, o que aconteceria? Ia continuar a mesma? As pessoas se iludem com o novo, e se esquecem de perguntar ,já que há a desonestidade por parte das empresas,- faz tudo isso? Bacana. Agora, quais são os inconvenientes e o que ela não faz?

          • MVP_Baboo

            Isso é pensamento de quem acompanha a informática há quase 30 anos e acompanha na prática a evolução e as muitas vantagens e poucas desvantagens disso.

            Você acha que tudo precisa estar estagnado em nome das “pessoas”, sendo que essas “pessoas” não criam nada: elas apenas consomem ou que outras pessoas mais criativas criam. OK você querer ficar estagnado, mas não são todos que pensam assim – ou ainda estaríamos andando de carroça e escrevendo cartas com nanquim. Essa é a mesma questão dos taxistas x Uber.

            Essa discussão é inútil..

          • Ian Iacovo

            OK, tudo bem. Concordo com algumas coisas. Talvez eu tenha feito um apelo restritivo. Não digo que a tecnologia seja uma coisa má. Mas como fez uma analogia, digo-lhe: Antigamente, se fazia uma tecnologia em que eram pensadas todos os contras e prós. Há disco de Vinil com mais de 30 anos. Hoje temos a tecnologia DVD que não dura nem um ano direito. Não é uma questão de zona de conforto, mas de qualidade tecnológica, sem autoritarismo.Você “tem” que comprar novos DVD’s a cada ano para copiar os antigos.Ou então copia-los para uma nuvem, HD externo… Há um trabalho muito maior para garantir que você tenha seus “documentos”. Sem falar que a qualidade do digital é péssima. Pegue o som de um Vinil e um som de um CD. Faça o teste, qual possui a melhor qualidade. São tecnologias feitas de qualquer jeito, que visam a constante compra do produto ou a compra forçada. Hoje um celular tem 500 mil funções. “Você” usa 2 delas, mas comprou esse porque tem tudo que você POSSA precisar. É uma ilusão. É como você “comprar um morcego que não faz barulho”. Ah mais é um morcego chique, nem faz barulho. Mas pra que você precisa disso? Ou, te fazem comprar um morcego que faz barulho. Ai vem outra empresa e te oferece um que não faz! Você fica maravilhado porque ele não faz barulho! No final você comprou 2 morcegos sem utilidade e propósito nenhum! Vai que um dia eu preciso de um morcego!?

          • MVP_Baboo

            A maior diferença é que hoje em dia a evolução é muito mais rápida do que antigamente e em geral a durabilidade dos produtos é menor, mas mesmo assim há milhões de pessoas utilizando Windows XP (de 2001) e PCs com mais de 10 anos..

            A qualidade digital é péssima se for mp3, pois ele remove frequências “inúteis” (acima de 18KHz) mesmo com 320 kbit/s, mas se você utilizar formato lossless (sem perda) como FLAC, não existe diferença. Eu tenho um grande amigo audiófilo e ele digitalizou todos os discos de vinil dele em FLAC e está muito satisfeito com os resultados…

  • Thiago dos Santos Nunes

    Basicamente voltamos ao K6-2 que não rodava Windows 95. O tempo passa…o tempo voa… Interessante de qualquer forma é pensar que será um baque maior do que a transição 32 para 64 bits (que nem podemos considerar um baque de fato).

  • Thiago dos Santos Nunes

    Basicamente voltamos ao K6-2 que não rodava Windows 95. O tempo passa…o tempo voa… Interessante de qualquer forma é pensar que será um baque maior do que a transição 32 para 64 bits (que nem podemos considerar um baque de fato).

    • Holandês Louco

      Opa.. rodava sim… eu tive um.. amdk6upd.exe nele….

  • Só se com pcs novos pois computadores velhos com Windows 10 ficam com a mesma velocidade que quando tinham o 7/8. Alguém notou melhoria no desempenho?

    • Ian Iacovo

      O gráfico no Windows 10 deu um up de uns 30%. Resposta parece estar mais fluída..

  • Nem vou me preocupar com isso, eu peguei um 4ª Geração no ano passado, então vou trocar só em 2020 se eu estiver vivo, se algum cliente quiser pegar algum micro novo certamente vai querer Windows 10 ou só Windows* acredito que pra frente deve ser somente esse o nome sem se preocupar com versões. Alguns poucos clientes que tem necessidade de utilizar algum software que não é compativel com Windows mais novo roda os programas em uma VM e pronto

  • Vini Oliveira

    Prática abusiva,venda casada não permitir instalar outro sistema operacional. Por ex: o pje da justiça do trabalho não permite assinar documentos no Windows 10, sendo assim se a pessoa comprar o sistema com novos processadores será prejudicada.

    • MVP_Baboo

      Não há venda casada alguma. A Microsoft vende o Windows 10 que funciona em qualquer PC dos últimos 10 anos, e as empresas de hardware vendem placas-mãe que funcionam somente com Windows 10, mas também vendem outras que funcionam com Windows 7 e Windows 8x.

      Quem quiser comprar um PC ou notebook para rodar outro Windows que não seja o Windows 10, deve escolher o modelo apropriado. Há opções para todos. Simples assim.

      Além disso, se você utiliza algo que não é aceito no seu sistema operacional (qualquer que seja ele), basta instalar uma VM..

      • Vini Oliveira

        Será casada quando fabricarem apenas placas que funcionam o w10 , salvo se continuarem fabricando placas para usarem o w8,8.1 etc.

        • MVP_Baboo

          O seu raciocínio não faz sentido algum, senão todas as mobos criadas para processadores Intel seriam consideradas “venda casada” com a Intel por exigir processador dessa empresa.

          Da mesma maneira, a venda de um hardware que funciona com um determinado software jamais pode ser considerado “venda casada” pois não há a obrigatoriedade da compra do software – afinal você pode substituir uma placa já existente.

          • Vini Oliveira

            Vc falou o seguinte,” jamais pode ser considerado “venda casada” pois não há obrigatoriedade de compra do software ” (até aí está correto desde que haja possibilidade de instalação de outro software na mesma placa ou haja no mercado possibilidade de compra de outra placa que permita instalar outros softwares) “- afinal você pode substituir a placa existente” (isso se houver placa que permita, se não a empresa condiciona a aquisição do produto a apenas um software).

            http://olhardigital.uol.com.br/video/hackintosh_veja_como_instalar_o_mac_osx_no_seu_pc/20226

            art.39,I, do CDC.

            Obs. O mesmo raciocício serve para a microsoft.

          • MVP_Baboo

            Se isso fosse remotamente válido, smartphones não poderiam ser vendidos, pois há “venda casada” – afinal Samsung, Sony, LG e todas as demais empresas usam Android do Google e isso impossibilita o uso do Windows 10 Mobile ali. Idem para o iPhone.

            Entenda que a Microsoft não obriga ninguém a usar o Windows (qualquer versão desktop) em determinado hardware, pois essa decisão é do cliente: ele pode escolher o fabricante e modelo que ele preferir.

            Se a Intel, AMD e Qualcomm decidirem que algumas placas delas só funcionam com Windows 10, isso é uma questão de mercado – afinal você poderá comprar outros modelos compatíveis com Windows 7 ou 8.x

          • Caio Fonseca

            Ok, MVP_Baboo… entendo a sua posição porém achei a decisão radical. Qual a sua posição em relação aos computadores empresariais? Quer dizer que se eu (como empresa) comprar um micro novo precisarei fornecer suporte ao Windows 10.
            Convenhamos que o Sr. sabe muito bem os impactos e os investimentos que um novo sistema operacional novo causa a empresa certo? Trabalho em uma empresa que utiliza Windows 7 e planos para migrar o sistema geram custo. E se eu tiver um programa que só roda no Windows 7? terei que usar máquina virtual? E os caso do certificado digital que até a pouco tempo não rodava no Windows 10 vou ser obrigado a usar Windows 10 e esperar uma atualização, não é bem assim meu caro… A Microsoft esta forçando os usuários empresariais e domésticos a utilizarem o sistema…
            Para rodar Windows 7 terei que comprar máquina defasada? Para rodar os programas que so rodam no 7 precisarei de máquina virtual (em um ambiente coorporativo?)

          • Caio Fonseca

            Na pratica é lindo, fácil falar… Agora para uma empresa que usa vários sistemas diferentes, não é fácil fazer estes funcionarem em um novo Windows pois dependemos de outros parceiros.. Tudo isso gera investimento meu caro. Não posso sair obrigando a utilizarem certo Windows

          • MVP_Baboo

            Sim, eu respondi acima sobre isso..

          • Caio Fonseca

            Agora sim MVP_Baboo, uma resposta concreta e bem formulada. Lendo o que você escreveu devo concordar pois se houverem versões compatíveis com tecnologias passadas a MS está dando outra alternativa.
            Eu não discordo da necessidade de dar “uma forçada” para atualizar, afinal se continuassem a dar suporte ao bom e velho XP hurgggg! até hoje creio que algumas empresas estariam ainda com ele… O que eu não concordo é a periodicidade de necessidade de atualização porém já explicado por você que não é obrigação e existiram outras alternativas.

          • MVP_Baboo

            Eu consideraria essa decisão radical se TODAS as placas-mãe novas funcionassem SOMENTE com Windows 10, mas o consumidor poderá continuar a utilizar o Windows 7 e 8.x com alguns modelos. O mais interessante é que as próprias empresas que fabricam essas placas terão MUITO interesse em vender modelos com novos processadores que suportem as versões antigas do Windows, pois a imensa maioria do mercado ainda não usa o Windows 10.

            Bem, as vendas corporativas são as que mais interessam para a Microsoft, e no blog do Windows (link no artigo), representantes da Dell, Lenovo e HP informam que eles ajudarão empresas com soluções que permitam seus clientes a aproveitarem o máximo das novas tecnologias usando versões antigas do Windows.

            Eu conheço muitíssimo bem o uso do Windows em empresas e corporações, e sei que elas atualizam o Windows muito depois dos consumidores em geral – e muitas vezes o “novo” Windows adotado por ele é a versão anterior à versão atualmente à venda no mercado (por questão de custo, compatibilidade, testes, etc). Obviamente os fabricantes de hardware terão modelos especialmente criados para empresas que continuam utilizando versões antigas do Windows – afinal essas empresas são seus maiores clientes..

            Eu convivi com sérios problemas de upgrade em empresas na época do Windows 9x, XP, Windows 2000 e Windows Vista, e poucas tiveram problemas para usar o Windows 7. Além disso, quase nenhuma adotou Windows 8.x, justamente para evitar problemas (além da questão da usabilidade).

            Por outro lado, praticamente todas as empresas que eu conheço que migraram para Windows 10 em caráter de teste/laboratório estão bastante satisfeitas com o resultado: há pouca incompatibilidade (pois ambiente corporativo é muito mais controlável) e a performance nos notebooks foi o que mais impressionou (a bateria dura muito mais). O upgrade foi tranquilo e tudo está funcionando, e elas pretendem aumentar o uso do Windows 10 nos próximos meses.

            A conclusão é que aos poucos as demais empresas vão ficar menos preocupadas em atualizar seus parques para o Windows 10 pois o stress e custo para mover do Windows 7 ou 8.x é bem menor do que com as versões anteriores..

          • Vini Oliveira

            Concordo plenamente contigo, tanto é que no sistema PJE da justiça do trabalho só oferece a possibilidade de assinar arquivos quando se está usando o Windows 8, já no windows 10 não é permitido. Não sei pq o MVP_Baboo defende tanto essa política do Windows 10, será que ele trabalha para a microsoft?kkkk

          • MVP_Baboo

            Eu defendo pois quero ver os usuários aproveitando o melhor da tecnologia – e não ficarem travados no passado por causa de “assinaturas digitais” de um paisinho de terceiro mundo, achando que o mundo é isso!

            Se o usuário tem dinheiro para investir em um computador novo que ficará com ele por muitos anos, não faz sentido ele usar um SO antiquado que limite as suas possibilidades..

            O fato é que haverão placas que suportam Windows mais antigos e essa discussão é inútil… e se eu trabalhasse na Microsoft eu não teria tanto tempo para ficar aqui e no meu fórum ;)

          • Vini Oliveira

            Essa é a sua opinião mas não quer dizer que esteja totalmente certa ou errada, mesmo assim não concordo com seus argumentos.

          • MVP_Baboo

            OK pois essa não é uma situação em que haja uma única solução..

          • Ian Iacovo

            O problema é que há milhares de usuários domésticos,inteligentíssimos, mas que ao chegar na frente de um computador se tornam ignorantes. Pessoas mais “antigas” que não tem a menor paciência e não querem “se atualizar” por que já estão familiarizados com o que já tem, vão ser obrigados , de forma autoritária, a faze-lo? Eles precisam de algo que atenda as próprias necessidades, e não que tenha recursos, muitas vezes aos olhos deles, inúteis. Por isso se chama Personal Computer(PC). O fato de alguém querer não quer dizer que os outros devem.

          • MVP_Baboo

            Essa discussão é inútil pois haverão placas-mãe compatíveis com versões antigas do Windows, que são indicadas justamente para esses casos..

          • Ian Iacovo

            Haverá o mesmo modelo para os mais antigos? Ou terão específicos para os antigos?

          • MVP_Baboo

            Os modelos serão específicos para Windows anteriores, embora você possa instalar Windows 10 caso queira.

          • Ian Iacovo

            De uma certa forma é venda casada. Se eu quiser trocar meu Intel por um AMD não poderei. O que falta é um PADRÃO. Não sei você, mas a troca de tomadas do Brasil inteiro foi um pé no saco. Havia um padrão que funcionava para todos os eletrônicos, e muito bem. De repente chega um babaca e fala que esse não é mais o padrão. O que acontece, todo o Brasil é “obrigado” a trocar.

          • MVP_Baboo

            Você não é obrigado a trocar a tomada, pois basta utilizar um adaptador. E não há venda casada quando um produto não depende de outro, como no caso da placa-mãe que pode ser adquirida para substituir outra, sem necessidade de compra de um sistema operacional (qualquer que seja ele)..

          • Ian Iacovo

            Ou seja, eu tenho o inconveniente de TER que comprar um adaptador sendo que poderia existir um padrão. O trabalho das empresas é garantir conforto e segurança, de uma maneira geral, aos usuários. Se é necessário um adaptador, então a empresa , ou seja qual for o “nome” , é obrigada a fornecer gratuitamente o adaptador aos usuários.

          • MVP_Baboo

            A questão do adaptador é bastante diferente, pois tanto o adaptador antigo quanto o novo fazem exatamente a mesma coisa – e nesse caso o adaptador novo nem deveria existir. Eu sou engenheiro mecânico e considero o novo padrão de plugues e tomadas algo tão inteligente quanto a decisão do ex-presidente Itamar Franco ter incentivado a fabricação do Fusca: são decisões típicas de paisinho de terceiro mundo.

            No caso das placas-mãe, a diferença é imensa pela incorporação de novas tecnologias nos modelos recentes que não estão disponíveis nos modelos antigos e nos sistemas operacionais daquela época..

    • Holandês Louco

      Quer dizer que meu computador novíssimo com 2 cpu de 12 núcleos não vai rodar MS-DOS?????

  • Kabbal

    Uma bela jogada da Microsoft junto com as empresas de processadores para forçarem a quem é entusiasta em sempre renovar seus PCs a terem a última versão do Tio Bill. A questão é se esses processadores serão agora exclusivos para o Win 10 ou limitarem seus recursos a usuários que utilizam outras plataformas.

    • MVP_Baboo

      “Tio Bill” é coisa de 10 anos atrás quando Gates ainda participava ativamente da Microsoft ;)

      • Kabbal

        O cara pode estar mumificado, sempre associarei ele a seu ‘filho’, Windows (mesmo que não faça mais nada na Microsoft – que para mim eu não acredito muito, um conselho ou outro o chefe dá!)

        • MVP_Baboo

          Hehehe boa..

  • Mário Avelino

    No caso do win 7 até dá pra compreender, mas o win 8.mimimi complicou um pouquinho. Meio prematuro não oferecer suporte tão cedo restando ainda tanto tempo de vida útil pela frente.

    • MVP_Baboo

      OK mas isso também ajuda a convencer o usuário a aceitar o upgrade gratuito do Windows 7 e 8 para Windows 10 ;)

      • Michael Sidney

        Como incentivo pode até ser, porém esse “projeto” creio que será depois do upgrade gratuito, ou seja se for montar um computador novo após 07/2016 terá de comprar nova licença de S.O sendo que o suporte de licença do W 8.1 vai até 2023, então creio estarem forçando demais a barra e sendo injusto.

    • MasterGeek

      Um processador novo significa nova placa-mãe e novos pentes de memória. Em suma, uma máquina nova. Se você tem novo hardware por que manter software antigo? Sou fã do Windows 8/8.1 como também era do XP (usei por quase 10 anos), mas o Win 10 foi muito bem-vindo em todas as minhas máquinas, novas ou velhas.

      • Mário Avelino

        Gosto tanto do win8 e seus mimimi quanto gosto de dor de dente. Novo processado, nova placa, nova máquina… O gasto já ficou alto ainda temos que nos ver na obrigação de investir ainda mais em um novo SO quando o investimento feito no anterior ainda é recente? — Incentivar é diferente de obrigar!

        • MVP_Baboo

          O incentivo é para todos migrarem gratuitamente para Windows 10 antes de 29/Jul/16 (pois depois disso ele custará $$), mas ninguém é obrigado a fazer isso..

        • MasterGeek

          O Windows 10 pode ser ativado com as chaves do win 7/8/8.1. Então você não vai gastar com SO. Pense que a Microsoft se tornou uma potência vendendo SW. Pense que o Brasil não produz HW (só monta). Pense que você e eu podemos ser um desenvolvedores com baixo investimento e alto lucro com SW, coisa que é impossível com HW. Tem que se livrar do velho para abrir espaço para o novo.

          • Mário Avelino

            Pensar??? Já pensou na data que o Aurélio colocou ali embaixo? Pense nela e tendo a realidade futura em mente reveja o cenário. Está aí a obrigatoriedade. Se os processadores não suportam os demais sistemas então o que resta?
            Desenvolver SW comercial no Br com o nível de pirataria por aqui só mesmo se for como empregado. Já tive minha cota de aborrecimentos.

  • Mauro M.

    aposto quanto quiserem que alguem vai faze algum patch pra pode instalar windows 7 e 8.1 nesses cpus novos, provavelmente alterando alguma dll ou outro arquivo, os cara sempre conseguem burlar :) a nao ser q seja muito diferente mesmo a CPU.

    • MVP_Baboo

      O problema é que o suporte a essas features deveria vir da Microsoft para garantir a estabilidade do sistema operacional..

      • Mauro M.

        pois é e nas empresas como fica, servidor nao vao poder usar server 2008/2012 nessa cpu so server 2016 tambem vai ser complicado estar com o ultimo S.O em todas que daqui 1 ano quando comprarem essa cpu?

        • MVP_Baboo

          Você pode instalar QUALQUER Windows (desktop ou server) com essas novas CPUs, mas algumas features exclusivas dessas CPUs estarão disponíveis somente para Windows 10 (e certamente Windows Server 2016) e as próximas versões..

          • Mauro M.

            eu vi comecando pela performance de video 30x maior no win10 sob essa cpu, incrivel isso usando gpu integrada da cpu, quero ver nas gpus nvidia se terá grande aumento tambem no win10 neste cpu novo.

          • MVP_Baboo

            ATUALIZADO: novos processadores realmente não suportarão Windows anteriores ao Windows 10 e eu aualizei o artigo. Somente alguns modelos deles terão suporte.

        • MasterGeek

          Geralmente quando a empresa troca hardware também atualiza software.

  • Juliano F.M.F.

    Nem ao menos rola de rodar o windows 7 em máquina virtual com essas cpus?

    • MVP_Baboo

      Claro que sim: você pode instalar QUALQUER Windows com essas novas CPUs (até mesmo o Windows 3.0), mas excetuando o Windows 10, as demais versões não aproveitam todo o benefício delas..

      • Juliano F.M.F.

        Entendi, mas é que pelo título da notícia, dava a ideia errada.
        “NOVOS PROCESSADORES SÓ SUPORTARÃO O WINDOWS 10”

        Poderia ser:
        Novos Processadores rodarão nos OS antigos com algumas funcionalidades limitadas.

        De qualquer forma, acredito que esses 30x de vantagem sejam apenas uma ladainha de marketing, como a Apple fez com a API Metal. Provavelmente deve valer para situações muito específicas e em códigos projetados de forma mais orientada a utilizar esses novos recursos.

    • MasterGeek

      Completando o que o MVP_Baboo falou, é como jogar jogos do Atari em emuladores, vai rodar mas os gráficos não vão mudar em nada em relação ao hardware antigo. Você não terá um Pacman, Enduro ou River Raid em 3D só porque está rodando em novo HW.

      • Everton

        Boa comparação!

        • MasterGeek

          São clássicos!

      • MVP_Baboo

        ATUALIZADO: novos processadores realmente não suportarão Windows anteriores ao Windows 10 e eu atualizei o artigo. Somente alguns modelos deles terão suporte ao Windows 7 e 8.x.