Como prometido, o suporte para o Windows Vista com Service Pack 2 (SP2) foi encerrado pela Microsoft hoje, 11 de abril de 2017. Isto significa que esta versão do sistema operacional deixará de receber atualizações de segurança depois desta data.

Fim do suporte para o Windows Vista

De acordo com o site da Microsoft com informações sobre o ciclo de vida de seus produtos, o fim da fase de suporte estendido do Windows Vista com Service Pack 2 significa que novas vulnerabilidades, falhas e bugs deixarão de ser corrigidas nesta versão do sistema operacional.

A fase de suporte padrão, ou mainstream, do Windows Vista com Service Pack 2 foi encerrada em 10 de abril de 2012. Nesta fase o sistema operacional pode receber novos recursos e funcionalidades além das atualizações de segurança e correções de bugs.

Na fase de suporte estendido, o sistema operacional recebe apenas atualizações de segurança.

Com o fim do suporte para o Windows Vista com Service Pack 2, usuários e empresas que quiserem uma plataforma suportada deverão migrar para versões posteriores do Windows, como Windows 8.1 ou Windows 10.

Microsoft encerra o suporte para o Windows Vista
Windows Vista foi lançado em janeiro de 2007, mas foi disponibilizado para as empresas em novembro de 2006

O Windows Vista foi lançado pela Microsoft em janeiro de 2007. As empresas receberam o sistema operacional um pouco antes – novembro de 2006.

Esta versão do sistema operacional sucedeu o Windows XP e era conhecida originalmente pelo codinome Longhorn. No início do seu desenvolvimento, o Windows Vista era baseado no código do Windows XP.

Por problemas na estabilidade, o desenvolvimento do Windows Vista teve que recomeçar com base no código do Windows Server 2003 (o famoso “Longhorn Reset”, na época). Isto fez com que o lançamento do sistema operacional atrasasse alguns anos.

O Windows Vista introduziu diversas melhorias na segurança, o novo tema Windows Aero (com efeitos de transparência e acelerado por GPU), cliente do Windows Update integrado ao sistema operacional ao invés de uma versão baseada na Web, o navegador Internet Explorer 7 (primeiro da Microsoft com suporte para navegação com guias), o suporte para gadgets na área de trabalho e outras novidades.

  • Saudades do Windows Vista, com as ultimas atualizações ele ficou bem estável e utilizável. Mesmo agora usando o Windows 10 Creators Update, adoraria voltar a usar o Vista.

    • Elias

      Pra mim ele sempre foi ótimo, por isso estou usando agora e uso há uns 8 anos direto, 11 horas por dia. O Vista em si é ótimo, mas….o problema são as empresas que já o abandonaram faz tempo, por ex. acabaram as atualizações, o IE só vai até o 9, Chrome já não suporta, Firefox só suporta até esse ano, até o Street View só funciona no Chrome antigo, nos outros dá tela preta, vários serviços ou programas não suportam…. ou seja, só por isso não aconselho mais a instalar o Vista, mas por mim, vou usar até o fim da vida útil da máquina.

      • É um problema das versões mais antigas do Windows, por mim continuaria usando o Windows 3.X, porém devemos acompanhar as novidades, mas sempre que possível volto aos mais antigos. Quero ao menos ter um laptop para cada versão e edição de cada Windows.

  • Everton

    Sempre fui usuário do Windows desde a sua versão 3.1 (ou 3.11, não me lembro agora). De lá pra cá usei praticamente todas as versões dirigidas para o usuário doméstico (Windows 95, 98, 98 SE, Me, XP….7, 8, 8.1, 10) e algumas versões corporativas (Windows NT, excelente em estabilidade, e Windows 2000, meu preferido na época antes do XP), porém a única versão em que nunca sequer dei um clique foi no Windows Vista. Lembro da época em que foi lançada a reclamação geral de que deixava uma máquinas parrudas como verdadeiras carroças. Como a primeira impressão é a que fica nem me preocupei em usar, estendendo o uso do XP até o lançamento do Windows 7.

    • Lucas Silva

      Verdade porém depois que a Microsoft lançou o SP2, o sistema deu uma melhorada, ficou mais rápido e estável. Mas, já era tarde demais, muitos não quiseram sequer usá-lo novamente.

      • Mauro

        pois é hj se vc roda games no vista com driver novo perde em tudo q jogo do windows 7 e 8.1 creio que direct3d mais antigo do vista tire desempenho

      • Com o Vista SP2, ficou estável sim. Utilizei nas três versos do Vista, sem SP, com SP1 e SP2, além de atualização da Plataforma Windows (que dava alguns recursos do Windows 7 para o mesmo). Saudades.

  • Skulltrail

    Mais uma vez devo corrigir o redator: O Vista sempre foi baseado no Server 2003. Antes do reset: Server 2003 RC; Depois do reset: Server 2003 SP1 RC.

    • project

      foi baseado no windows NT cara

      • Gustavo

        Isso mesmo Base do Windows NT, o Windows Vista só foi reescrito em vez de ser só uma continuação do código do Windows XP, então em vez do kernel 5 foi para o 6

        • bot Barracuda

          pelos moldes desse windows esta do mesmo jeito desde o windows 95 kkk

  • Ricardo Borges de Lima

    Alguém sabe de alguma ISO atualizada com o Vista Business ? Aqui na empresa tem várias maquinas com ela e ajudaria para reinstalar.

    • Lucas Silva

      Acho que não existe, no site da Microsoft você só encontra para o Windows 7.

    • Elias

      Para reinstalar? É só criar uma imagem de sistema completa (aqui eu uso o Macrium Reflect Free) há anos, que cria uma cópia exata da partição (ou do Hd inteiro), com o Windows atualizado e todos os programas e arquivos exatamente igual a data da criação da mídia, pode guardar num Hd externo (aqui eu guardo em outra partição) e quando preciso em menos de 20 min tenho o Windows restaurado.

      • Ricardo Borges de Lima

        Preciso criar uma instalação limpa. Nesse caso poderia usar esse software após isso.

        • Elias

          O próprio Windows já tem essa função de criar imagem de sistema. Há outros programas que fazem isso como o da Paragon e muitos outros, porém sempre usei o Macrium Reflect, ele compacta o tamanho total pela metade, você pode salvar no pendrive ou em outra partição ou em Dvds ou Hd externo ou até em rede se quiser.
          Você pode criar uma instalação limpa do jeito tradicional, instalar todos os programas, atualizar e configurar tudo e quando tudo estiver perfeito, fazer uma cópia com o Macrium, leva mais ou menos 20min para fazer como restaurar. No dia que o Windows der pau (desde que não seja hardware), é só usar um Cd gravado previamente, dando o boot por esse Cd que apresenta a interface para recuperar a imagem gravada e em menos de 20min está tudo funcionando como era na data da cópia (Windows e todos os programas ativados e até arquivos, pois é uma cópia exata bit por bit da partição). Eu uso isso há uns 15 anos.

          Também me parece que, desde que as máquinas sejam exatamente iguais, dá pra fazer 1X para usar em todas as máquinas, mas como nunca usei assim, não tenho tanta certeza.

  • Cleber

    Windows 7 e Windows 8.1 são ótimos estáveis aplicativos e jogos rodam que é uma beleza
    Esse Windows 10 está uma desgraça à Microsoft pisou feio na bola Tenhamos que admitir o melhor Sistema Operacional é Microsoft más não esse Windows 10 “POR AINDA”

    • Renato

      Estou usando o W10 desde que foi lançado e nunca tive um problema sequer. Talvez você poderia nos dizer o motivo por trás da “desgraça” do sistema. E olha que sou usuário Linux também e não sou movido a fanatismo algum.

      • Lucas Silva

        Cleber, não uso o Windows 10 por uma série de motivos mas acho que depois de algum tempo, ficará mais estável com certeza.

        • Cleber

          Acredito igual a você simples né
          Bacana

          • Lucas Silva

            Verdade Cleber, top!

        • Renato

          Poderia citar alguns desses motivos, pelo menos um deles. Fiquei curioso. Como falei anteriormente, sou usuário Linux e acho o W10 excelente.

          • Lucas Silva

            Olá Renato, não uso o Windows 10 pelos seguintes motivos: Windows 10 não permite o controle sobre o Windows Update, coleta de dados excessiva (não concordo), serviços inúteis como Cortana e outros na qual você não tem o direito de desabilitá-los, programas inúteis se instalam em seu computador e mesmo desabilitando-os aparecem novos programas no menu Iniciar, bugs no sistema e outros que nem me lembro mais pois não uso…

            Não critico o Windows 10, acho um bom sistema que tem tudo para dar certo, mas sinceramente, não confio no sistema e não concordo então, prefiro não utilizar.

            Hoje só uso o Windows 8.1 em meus computadores pois além de ser rápido, é estável e atende a todas as minhas necessidades. Antes eu usava outro sistema operacional diferente do Windows mas tive alguns probleminhas.

          • Renato

            Claro, a pessoa não é obrigada a usar nada e se essas características do sistema não lhe agradam você tem todo o direito de rejeitá-lo. Mas eu particularmente não vejo problema com a estabilidade do sistema. Isso que gosto do Linux, se a característica de um determinado WM não me agrada, por exemplo, tenho uma série de outros pra escolher. Abç.

          • Lucas Silva

            Verdade Renato, concordo com você. Eu uso Linux também e gosto bastante.

      • Cleber

        Beleza ótimo pra você mesmo
        Más ao inverso de sua pessoa não desejo saber sequer a perfeição de seu W10

        • Renato

          Mas nem disse que é perfeito, apenas perguntei qual o motivo da “desgraça”. Não precisa ironizar a resposta, apenas informar pois pode ser algum problema que nós, pequenos mortais, possam ajudar. Talvez “sua pessoa” possa informar.

          • Cleber

            Renato o Lucas descreveu alguns problemas do W10
            Renato você disse que desde que o sistema operacional W10 foi lançado você não teve um problema sequer “certo ?” Me desculpe minha interpretação de sua opinião sobre à minha.
            Acho que não sou uma divindade
            Na paz irmão rsrs sem estresse

          • Renato

            Tranquilo, como disse anteriormente eu não tive problemas, mas tenho certeza que sempre existirão assim como em qualquer sistema. O lucas apontou características que até concordo, mas que no meu caso não vejo como empecilho para o uso. Vai da pessoa. Abç.

          • Cleber

            Renato beleza irmão tranquilo

    • Pelo seu comentário deve morar aqui em Sete Lagoas – MG. (olha o preço que o “PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA” FORMATA E CONFIGURA COMPUTADORES aqui na cidade)

      Utilizo sempre a ultima versão do Windows, tive muito poucos problemas com Windows 10, coisas que se pesquisar em alguns fóruns achamos o problema, as vezes um token não tem compatibilidade mas rapidamente ou a fabricante ou a próprio microsoft lança uma correção.

      Windows Vista todo mundo fala mal dele, quando saiu a maioria dos usuários domésticos e empresas tinham equipamentos com pouca memoria, hardware muito fraco, mas com ele veio muitas melhorias para jogos, o Aero e muitas tecnologias novas.

      https://uploads.disquscdn.com/images/9c1dc98b0bc1a1907d44bac9eb98aad8785bebd5fbb4c35a42f06e559abf94cd.jpg

    • Pelo seu comentário deve morar aqui em Sete Lagoas – MG. (olha o preço que o “PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA” FORMATA E CONFIGURA COMPUTADORES aqui na cidade)

      Utilizo sempre a ultima versão do Windows, tive muito poucos problemas com Windows 10, coisas que se pesquisar em alguns fóruns achamos o problema, as vezes um token não tem compatibilidade mas rapidamente ou a fabricante ou a próprio microsoft lança uma correção.

      Windows Vista todo mundo fala mal dele, quando saiu a maioria dos usuários domésticos e empresas tinham equipamentos com pouca memoria, hardware muito fraco, mas com ele veio muitas melhorias para jogos, o Aero e muitas tecnologias novas. https://uploads.disquscdn.com/images/05fc8d8fd6f40e63539da28320383e8296125c350c722930edf2a447d9263894.jpg

      • Cleber

        As aparências enganam igualmente sua ironia. Sou paulista São Paulo

      • Cleber

        Amigo esqueci um pequeno detalhe
        Moro no Estado de São Paulo más não sou melhor que qualquer ser humano honesto brasileiro.
        Nosso sangue é vermelho não vejo cor credo ou local de nascimento.
        Tudo na paz amigo beleza.

  • Fabian

    Bom dia!
    Alguém sabe até quando vai o suporte normal e estendido para o Windows 7 SP1?

    • Mauro

      2020 acaba os updates do win7 so isso q sei, e 8.1 ate 2023

  • Bruno Campos

    Windows mais bonito até hoje, mas nasceu condenado ao fracasso com a sua exigência de hardware alta para a época e várias incompatibilidades.

    • Mauro

      mesmo hj nao suporta driver nvidia novos e nao roda firefox nem 32 e 64-bit mais resumindo quase mais nada roda no vista, logo win7 fica da mesma forma comecam tira suporte aos driver e apps mais conhecidos ae se quiser usa vai precisar usa versoes antigas de driver e navegador oque nao é nada bom

      • Cleber

        A demanda de usuários no Windows 7 é de 49% é muita gente
        As empresas desenvolvedoras de software levem isso em consideração mesmo à Microsoft matando seu próprio produto A morte do Windows 7 não irá ser fácil
        Más concordo com você com o tempo a mudança é inevitável

        • Mauro

          e os games daqui a pouco exigira dx12 ae so com win10 pro game funcionar ae matam win7 e 8.1, eu acho sacanagem isso mas vai acontecer

          • Cleber

            Tremenda sacanagem mesmo Eu não sou programador más acredito que uma atualização para Win7 e Win8.1 rodaria o DX12
            Concordo a mudança será inevitável mas deixemos à Microsoft sofrer para vender o seu novo sistema rsrsrsrs

    • Felipe Sena

      Já li que isso foi proposital, para obrigar o usuário a atualizar ou trocar de PC. Bom para a Microsoft e para os fabricantes, pois como sabemos, o XP roda em qualquer carroça.

      • Everton

        Uma verdade, o XP era uma leveza só. Sinto falta dele as vezes, boot era rápido em computadores modestos e o seu visual luna era muito agradável de se ver. Hoje, pelo contrário, é tudo dark. Muito embora tenho gostado do Windows 10, pra jogos tem rodador melhor que o antecessor Windows 8 e 8.1….

        • Felipe Sena

          Parece que é verdade o que me disseram uma vez: A Microsoft lança um S.O bom e um ruim (XP-bom, Vista-ruim, 7-bom, 8-ruim, 10-bom) rsrs.

  • não fará falta nenhuma.

  • Elias

    E… uso direto todo dia até hoje e devo usar ainda até não sei quando! Curioso é que apenas há 2 dias atrás deu uma tela azul pela 1ª vez, e reset enquanto usava o Chrome portable (deve ter sido o causador).

    Essa é a última atualização de SO, porém o suporte para o Office 2007 (que também uso) continua por mais alguns meses até próximo do fim do ano. Minhas atualizações estão desativadas e eu faço manualmente todo mês, vou esperar mais 2 dias para fazer isso (da última vez levou 11 horas, mas por problemas tive que fazer isso 3X: quase 33 horas para completar esse WU quebrado).

    Até o fim de semana devo criar uma imagem de sistema total (e final) com o Macrium Reflect para caso precise reinstalar.

    • TecBeta

      tu ta atrasadinho demais hein. por opção mesmo? maquina fraquinha? por que essa insistência em permanecer em um sistema antigo? te perguntar: tu nunca usou o 7, o 8 e o 8.1 ? só o vista?!

      • Elias

        Não é questão de estar atrasadinho, nem de máquina fraquinha, mas sim, que se o Vista supre todas minhas necessidades, então ele já é suficiente. O Pc continua rápido. Temos o 7 e 8.1, mas quando for a hora atualizo para o Win10 (ou mais atual) sem problema.

        • TecBeta

          hum, então é por opção mesmo. Só que a partir de hoje teu computador vai ta muito vulnerável, pois uma máquina sem o suporte da microsoft é que os crackers adoram. Boa sorte!

          • Fabian

            Tem que ver também que o Windows não é de graça pra trocar quando se quer.

          • Lucas Silva

            Todo sistema operacional assim como um software, tem um ciclo de vida.

            O próximo é o Windows 7 e depois o Windows 8.1.

            Agora o Windows 10…(ops, buguei geral, não sei o que vai acontecer, rsrs)

          • TecBeta

            Cara a microsoft deu o sistema de graça para todo o planeta durante 1 ano, quem não aproveitou foi porque não quis mesmo,

          • Fabian

            Ou porque não tinha um PC compatível.

          • Elias

            O que a MS deu de graça foi o Win10 para quem tinha Win7 ou 8.1 e não para Win Vista (ainda assim, 2 sistemas meus não eram compatíveis).
            Na época do lançamento do Windows 7, tinha a promoção para quem usasse o Xp ou Vista e quisesse comprar o Win7 por R$ 69,90, então não era de graça.

        • Cleber

          Nunca gostei do Windows Vista más concordo com você
          Um ótimo antivírus e um bom navegador atualizações não fazem falta em sistema sem suporte oficial
          Conheço pessoas e vejo em lojas o Windows XP com o Panda Free

  • TecBeta

    já vai tarde

  • fenixcload

    que descanse em paz
    o windows 7 ainda merece viver por mais alguns anos pois a maioria dos programas ainda rodam perfeitamente nele

  • Lucas Silva

    Descanse em paz Windows Vista! Rsrs

    O próximo é o Windows 7 ainda bem estou usando o Windows 8.1 que por sinal está muito rápido e estável!

    Agora o Windows 10 não me agrada de jeito algum por vários motivos mas será um ótimo sistema assim como os outros.