O Windows 10 Preview build 15002 para PCs foi disponibilizado hoje para os participantes do Windows Insider Program.

Confira abaixo algumas novidades neste build.

Novidades no Windows 10 Preview build 15002

O post com o anúncio da Microsoft lista um grande número de novidades neste build. A lista é bem extensa e inclui novidades em múltiplas áreas do sistema operacional.

Windows 10 Preview build 15002

Começando pelo Microsoft Edge, o Windows 10 Preview build 15002 traz a nova Tab preview bar. Ela permite que o usuário visualize rapidamente todas as guias abertas sem que seja necessário sair da página que ele está visitando:

Também é possível separar algumas guias para visualização posteriores:

O Microsoft Edge no Windows 10 Preview build 15002 traz suporte para listas de atalhos (ou jump lists) e bloqueia por padrão conteúdo em Flash não confiável:

Novidades no Windows 10 Preview build 15002

O navegador também traz suporte para a nova API Payment Request, que permite que sites confirmem o pagamento de produtos usando as informações armazenadas no Microsoft Wallet. Este recurso ainda está em fase Preview:

Confirmando os rumores, os usuários do Windows 10 Preview build 15002 agora podem criar pastas de aplicativos no menu Iniciar para melhor organização. Este recurso já está presente no Windows Phone 8 e no Windows 10 Mobile:

A experiência de compartilhamento de conteúdo também foi melhorada neste build e ganhou um novo design. O atalho de teclado Winkey + H, usado com a experiência de compartilhamento anterior, foi descontinuado:

O build 15002 traz melhorias na exibição de aplicativos tradicionais para desktop em monitores com alta taxa de DPI. Use a opção abaixo quando necessário:

A experiência de configuração inicial do PC após a instalação do sistema operacional ficou mais acessível. Os usuários poderão usar a Cortana durante o processo.

O Windows 10 Preview build 15002 também traz diversas melhorias no Windows Defender baseado na Universal Windows Platform, incluindo a opção Refresh Windows. Esta opção reinstala e atualiza o Windows caso o usuário esteja tendo problemas com o sistema operacional:

A opção para redução na emissão de luz azul também está presente neste build, bem como novas opções de personalização incluindo mais cores e suporte para gerenciamento e instalação de temas obtidos via Windows Store:


Começando com este build, a cor da tela azul da morte (BSOD) foi alterada de azul para verde (GSOD) para diferenciar os relatórios de erros dos participantes do Windows Insider Program dos relatórios enviados pelos usuários do Windows 10 “normal”.

Já para quem usa a solução de virtualização Hyper-V, o Windows 10 Preview build 15002 traz uma nova tela para criação rápida de máquinas virtuais. Basta abrir o Hyper-V Manager e clicar na opção para criação rápida:

O Windows Update também foi atualizado e traz nova opção para permitir que os usuários impeçam o download e instalação de novos drivers e pausem a instalação de atualizações* por até 35 dias:


*Apenas nas edições Professional, Education e Enterprise.

Confira a lista completa com todas as novidades no Windows 10 Preview build 15002, a lista com os buigs corrigidos e a com os problemas conhecidos no post com o anúncio da Microsoft.

As ISOs deste build deverão ser disponibilizadas para download na próxima semana.

  • Flavio Pugnal

    Quanto tento ir no Windows update para baixar a nova build, a 15007, o app configurações fecha sozinho, aconteceu com mais alguém??? Alguém tem a solução??

  • l2k99

    não sei se é só comigo, fiz a atualização e o meu “Console Window Host” fica em 40% a 50% em uso de cpu direto. =(

    obs: estou usando máquina virtual.

  • Espero que esteja disponível para o usuário final em breve!

  • Humberto Freitas

    O que eu queria mesmo era uma tela para escolher quais atualizações de drivers vão ser instaladas.
    Talvez criarem uma aba chamada “Opcional” como já tem no Windows 7 e 8.

  • Edson

    E a opção de não instalar drivers pelo Windows Update?

  • Henrique Seraph

    Pra mim a opção de criar pastar ta perfeita. A atualização já está liberada?

    • Sid Vicious @ BABOO

      “Preview”

      • Acho que ela se referia a possibilidade de download, não?

  • Lobo Branco

    Até que enfim vai ter a opção de impedir que drivers sejam instalados pelo Windows Update..

  • Marco
    • Marco

      ficou filé a ISO

    • Diego

      o computador não explodiu com tanta aba aberta no Chrome? aksopask zoa

      • Marco

        não kkkkkkkkkkk.

  • Edson

    A escolha de não instalar drivers pelo Windows Update, assim como pausar atualizações, não estão na edição Home? Essa parte do texto ficou meio ambígua!

  • ʞו

    Legal, agora sim o SO parece tá saindo do beta.

    • Mauro

      mais 1 ano win10 esta finalizado hehehe finalmente

      • Isso é ironia ou vocês realmente acham que essas betas ainda existem pelo sistema ainda estar “em construção”?

  • A. Faybert

    Curti, Microsoft no caminho certo.