A Microsoft disponibilizou para download nesta semana para os participantes do Windows Insider Program o Windows 10 IoT Core Preview build 15002.

Windows 10 IoT Core Preview build 15002

De acordo com o changelog publicado aqui pela empresa, este build traz correções para múltiplos bugs, Cortana habilitada por padrão, melhorias no Windows Device Portal, inclui o Universal Write Filter (UWF) como uma opção para o Windows Imaging and Configuration Designer (ICD) e mais.

A lista de problemas conhecidos inclui um que faz com que NanoRDP não seja renderizado corretamente em algumas plataformas e um que faz com que a placa MinnowBoard Max com firmware 0.93 perca a conectividade com a rede.

Microsoft disponibiliza o Windows 10 IoT Core Preview build 15002
A lista completa com as novidades e problemas conhecidos pode ser vista no link acima. As instruções para começar a usar a Cortana também estão disponíveis no mesmo link.

Os participantes do Windows Insider Program rodando builds anteriores podem instalar o Windows 10 IoT Core Preview build 15002 via Windows Update.

Windows 10 IoT Core

O Windows 10 para “Internet das Coisas” permite que desenvolvedores e entusiastas criem dispositivos conectados à nuvem e outros projetos usando placas de desenvolvimento como a Raspberry Pi 2, a MinnowBoard Max e a Qualcomm Dragonboard 410c. Mais detalhes sobre estas placas podem ser encontrados aqui.

Os interessados podem fazer o download da versão final do Windows 10 IoT Core para as placas Raspberry Pi 2, Intel MinnowBoard MAX, Qualcomm Dragonboard 410c e das ferramentas adicionais aqui. O sistema operacional está disponível gratuitamente, mas a Microsoft também oferece a versão Pro para uso comercial.

O site oficial do Windows 10 IoT Core inclui informações sobre ele, modelos de projetos que podem ser usados pelos desenvolvedores e muito mais.