Usuários do Windows 7 e Windows 8.x podem fazer upgrade gratuito para Windows 10, mas alguns gostariam de fazer uma instalação limpa (“do zero”) do Windows 10. Embora isso seja possível, o Windows 10 não será ativado, pois a Microsoft não considera essa instalação limpa como um upgrade.

A solução para isso é um tanto trabalhosa: primeiro você deve atualizar o Windows 7 ou Windows 8.x para Windows 10, e depois disso fazer a instalação limpa do Windows 10. Isso é necessário pois na primeira atualização a Microsoft vai gerar uma chave de ativação do Windows 10 para você – e essa chave permitirá que você instale o Windows 10 quantas vezes você quiser nesse mesmo computador ou notebook.

[sws_yellow_box box_size=”100%”]Atualização 30/Jul Alguns internautas notaram que a chave de ativação do Windows 10 gerada no item 13 é uma chave genérica, e mesmo assim o Windows está corretamente ativado. Isso acontece quando o seu hardware ID consta no database de ativações da Microsoft, e com isso não há necessidade de alterar a chave de ativação: ao se conectar à internet o Windows 10 identifica o seu hardware e ativa-o automaticamente sem a necessidade de uma nova key. Isso acontecerá novamente se houver necessidade de reinstalar o Windows 10 nesse mesmo PC. [/sws_yellow_box]

Como fazer instalação limpa no upgrade para Windows 10

Existe uma outra solução para fazer uma instalação limpa no upgrade para Windows 10: instalar o Windows 10 na mesma partição do seu Windows atual, mas sem manter NENHUM arquivo, pasta, aplicativo ou configuração deste. Desta maneira você fará uma instalação limpa do Windows 10, e tudo relacionado ao Windows 7 ou Windows 8.x anterior estará dentro da pasta windows.old – que será apagada.

Tecnicamente não há diferença entre essas duas “instalações limpas” (pois em ambos o Windows 10 será instalado sem nenhuma relação com outra versão do Windows) além da existência da pasta windows.old na segunda solução. A vantagem disso é que na segunda solução o Windows estará ativado, bastando apenas você apagar a pasta windows.old e obter a nova chave de ativação do Windows 10.

Para fazer isso tudo, siga o passo-a-passo abaixo:

1. Instale o Windows 10 sobre o Windows 7 ou Windows 8.x atual, de acordo com a sua versão. É importante que você instale a versão correta, pois se você instalar a versão errada ele solicitará uma cd-key que você não tem:

Se você utiliza Windows 7 Home ou Windows 8, você deve instalar o Windows 10 Home
Se você utiliza Windows 7 Professional ou Windows 8 Pro, você deve instalar o Windows 10 Pro
Se você utiliza Windows 7 Starter ou Windows 8 Single Language, você deve instalar o Windows 10 Home Single Language

Como fazer instalação limpa no upgrade para Windows 10

2. Clique na opção Alterar o que deve ser mantido:

instalacao-limpa-windows-10-2

3. Clique em Nada:

instalacao-limpa-windows-10-3

4. Instale o Windows 10 normalmente:

instalacao-limpa-windows-10-4

5. Após a instalação ser finalizada, clique o botão do Windows > Configurações:

instalacao-limpa-windows-10-4a

6. Clique na opção Atualização e segurança e em Ativação:

Como fazer instalação limpa no upgrade para Windows 10 - Ativação

7. Clique em Ativar e o Windows será ativado. Se isso não acontecer, reinicie o computador e tente novamente. Se mesmo assim a ativação não for completada, não se preocupe: mantenha o computador ligado pois ele será automaticamente ativado depois de algumas horas ou dias:

instalacao-limpa-windows-10-6

 

8. Agora vamos apagar a pasta Windows.old que contém todos os arquivos da sua instalação anterior do Windows. Se você quiser fazer backup de algum arquivo dali, esse é o momento certo!

Como fazer instalação limpa no upgrade para Windows 10 - Windows.old

9. Execute a aplicação Limpeza de Disco:

instalacao-limpa-windows-10-8

10. Assim que a aplicação abrir, clique no botão Limpar arquivos do sistema:

instalacao-limpa-windows-10-9

11. O programa ficará algum tempo analisando o seu disco rígido e será reaberto. Clique então na opção Instalação(ões) anterior(es) do Windows e clique no botão OK.

instalacao-limpa-windows-10-10

12. A eliminação da pasta Windows.old levará alguns minutos:

instalacao-limpa-windows-10-11

13. Agora é hora de você saber qual é a nova chave de ativação do seu Windows 10. Para isso faça download do ProductKey da Nirsoft e execute o arquivo ProduKey.exe existente ali dentro (alguns antivirus ou antimalware podem reclamar desse arquivo, mas isso é normal devido à natureza dele e esse aplicativo não oferece risco algum). Anote a sua chave de ativação (cd-key) do Windows 10:

instalacao-limpa-windows-10-12

É isso aí! A instalação limpa no upgrade para Windows 10 foi finalizada e agora você está pronto para usar a sua versão limpa e “zerada” dele!

Boa diversão :)

[]s

Aurélio “Baboo”
MVP Windows Expert Consumer
mvp-baboo-2014

  • Fabio_Galdino

    Boa tarde. Alguém pode me ajudar?
    Tenho um notebook com Windows 7. Fiz a atualização gratuita para Windows 10. Percebi que a memória RAM da máquina, que é de 4GB, está sendo usada parcialmente pelo W10. A máquina está apenas com 2,7GB de RAM disponível.
    Disseram-me que a versão do W10 instalada era de 32bits, por isso o uso parcial de memória. Isso procede?
    Formatei a máquina voltando ao Windows 7. Se a informação sobre o consumo de memória for verídica, há meios de fazer a instalação do W10 64bits para que o sistema operacional não consuma memória RAM???

    Abs e obrigado.

  • Andre Luiz

    boa tarde
    a placa mae do meu pc queimou, troquei a mesma porem o windows 10 agora esta pedindo para ativar
    como resolver esse problema ?

    • Depende. Se o seu Windows 10 era OEM (veio pré-instalado com o PC), daí vc terá que comprar outra cópia do Windows ou contatar o fabricante do PC para resolver isso. Se o seu Windows 10 não é OEM, você pode ativa-lo por telefone (abra uma janela com Prompt de Comando, digite SLUI 4 e tecle ENTER..

      • Andre Luiz

        meu windows não é OEM não, fiz o UPGRADE quando estava gratuito

        • Se o serial utilizado para ativar o Windows estiver em uma lista negra (incluindo o serial utilizado no Windows 7 ou 8.x na época do upgrade gratuito), você precisará de outro serial para ativá-lo..

          Para mais ajuda, poste um tópico no nosso fórum: https://forum.baboo.com.br

      • Andre Luiz

        digitei o comando acima e não deu em nada “SLUI 4”

  • SamuelWP

    alguém me tire uma duvida essa key que eu pegue eu posso tipo se o meu pc da um erro de bot e eu tenho que fazer uma instalar pela mídia de instalação se for Windows 10 eu posso usar essa mesmo key se for a mesmo verção?

    • SamuelWP

      e tb tipo eu pego a key do Windows 10 volto para o Windows 8 (e not tem a opção de restaurar configurações de fabricar)e dps pego tb a key do Windows 8 ai tipo eu posso pegar a key do Windows 10 de eu pegue e instalar o Windows 10 em qualquer pc???

      • Ao voltar do Windows 10 para o Windows 8 nos primeiros 30 dias após a migração, você não poderá voltar novamente para o Windows 10 pois o upgrade gratuito do Windows 8 para o 10 acabou no final de julho.

    • Se o Windows 10 já foi ativado nesse computador antes, você não precisará informar nenhuma key ao reinstalar o Windows 10 pois a ativação será automática..

  • Paulo Roberto Vieira Junior

    A dica desta matéria foi extremamente útil. Segui os passos e deu tudo certo. Obrigado.

  • Elias

    As chaves do “Windows single language (8.1 e 10)” são diferentes de “Windows single language com o Bing”, que é diferente de “Windows com Bing”

    Eu queria fazer uma instalação limpa do “Windows 8.1 Single Language com o Bing” que veio do fabricante (OEM), para conseguir atualizar para o Windows 10 (free), mas a MS não fornece nenhuma ISO com Bing. E tem que ser por atualização mesmo :(

  • Karl-El EL

    Na hora de instalar o windows home com a chave do windows 7 home ele não ativa o que fazer ?

    • Provavelmente a chave foi utilizada para muitas ativações e/ou está na “lista negra” de chaves de ativação (típico de quem compra no Mercado Livre)..

      • Karl-El EL

        Eu acho que a chave é do windows home x86 e eu instalei o pro x64 … é a chave que veio com o notebook, inclusive eu estava quase jogando foa esse aparelho pois, parecia que estava com superaquecimento , instalei o windows 10 aniversary e nossa o bichinho está outro nem faz mais baralho de ventoinha …

      • Karl-El EL

        Eu consegui resolver , como tinha que fazer um aio do windows 10 formatei a máquina digitei o serial e apareceu , as opções de windows home x86 e x64 agora está ativado com o serial particular e original obrigado baboo

  • Wander Ti
  • Felipe

    Olá!
    Tenho um note que veio com windows 8.1 Single Language, só que o mesmo foi formatado e instalado o windows 10 pro, mas não ativou. Tenho a chave original oem que peguei da bios usando o produkey. O disco está agora sem sistema nenhum, pois formatei o windows 10 pro.Como devo proceder? Posso instalar o Windows 10 Home e ainda assim ativá-lo usando essa chave?

  • nossa o povo não sabe ler mesmo, por mais que tenha o aviso ali que aqui e para comentários…o povo posta duvidas. fala serio, brasileiro e complicado kk

    • Em breve teremos muitos vídeos que irão servir como resposta para as mesmas dúvidas de sempre dos internautas, pois eles serão inseridos nos artigos. Além disso eles também podem ser utilizados como link para respostas em outros tópicos ;)

  • Rogério Sardinha de Jesus

    Olá!
    Tenho licença do Windows 7 PRO, fiz atualização para windows 10 na data 06-06-2016, no dia 08-06-2016 passei um programa de inventário AIDA64 na estação, e apresentou o relatório como se eu estivesse utilizando o Windows 8.1, o que pode ter acontecido? Utilizei também o aplicativo MAPs da Microsoft para fazer o mesmo teste, também apresentou informações de SOs: Windows 7 , Windows 8.1 e Windows 10. Fique sem saber o por que destas informações. Alguém pode me ajudar?

  • Rafael

    Pessoal! Eu tinha windows 7 Pro atualizei para o Windows 10 dentro do prazo ao passar o AIDA64 detectou sistema operacional Windows 8.1. Minha pergunta é ao atualizar do 7 pro 10 primeiro ele migra para o Windows 8.1 para depois ficar definitivo no Windows 10?

    • Digite winver e verifique qual Windows você está utilizando. Se algum aplicativo informar que o sistema operacional não é esse, ele está enganado..

  • Ramon Bispo

    Exclui a pasta .old quando reiniciei o pc deu erro falta bootmgr. :'( Tenho que instalar tudo denovo, não acredito!!

  • Caio

    nuss… que função.

  • @MVP_Baboo:disqus tenho um PC e um Note com W7 ativados com a mesma chave.
    CD do W7 que veio junto com o Notebook na compra.
    Seu eu atualizar o PC antes do Notebook, quando for atualizar o Note, o W10 vais er ativafo no Note tbm sem problemas?

  • Roger

    pessoal esse negocio de instalação limpa é bobagem pode atualizar normalmente e continuar com os arquivos

    • Bobagem? A instalação limpa é uma excelente opção para quem utiliza o mesmo computador há muitos anos e que tem rastros de dezenas de aplicativos, updates e arquivos antigos desnecessários: basta instalar o Windows e os aplicativos necessários para o seu dia-a-dia e copiar os arquivos utilizados anteriormente, apagando todo o resto..

  • Pablo Técnico de Informática

    Prezados, só uma dúvida: no meu notebook tinha instalado o windows 8.1 em partição MBR e dessa maneira fiz pelo o windows update a atualização para o windows 10. Gostaria de saber se quando eu fizer uma instalação limpa do windows 10, posso mudar o sistema de partições para GPT e se isso haverá algum problema na ativação?

    Agradeço desde já!

    • Se o seu Windows 10 está ativado e você reinstalá-lo “do zero” nesse mesmo computador, ele será automaticamente ativado independentemente do tipo de partição, idioma e versão (32 ou 64 bits) utilizados nessa nova instalação..

  • Gustavo Ramos

    Boa noite o meu notebook veio com Windows 8 single language; fiz um upgrade para o Windows 8.1 é ficou tudo ok! ativado certinho! mas quando fiz um upgrade para o Windows 10 ele simplesmente não ativa mesmo constando que a chave. já fiz a instalação tanto online quanto limpa, mas de nenhuma forma ele ativa! alguém pode me ajudar neste probleminha!

    • Gisele de Melo

      Estou com o mesmo problema, você conseguiu alguma solução?

  • Paulo Lima

    Para contribuir:

    1º. Formatei um Desktop, do zero, o qual tinha sido atualizado respectivamente com os Windows 7, 8 e 8.1. Utilizando uma chave do Windows 8.1 e um DVD de BOOT, instalei o Windows 10 TH2 do zero apenas mantive aquela partição que o Windows 7 ou 8 cria e deu tudo certo e foi ativado automaticamente.

    2º. Formatei um Notebook, do zero, o qual tinha sido atualizado respectivamente com os Windows 7, 8 e 8.1. Utilizando uma chave do Windows 8 e um DVD de BOOT instalei o Windows 10 TH2 do zero apenas mantive aquela partição que o Windows 7 ou 8 cria e deu tudo certo e foi ativado automaticamente.

  • Andressa Martins

    Eu tenho um dell ha anos, e veio sem a midia do win 7 porem a chave está gravada em baixo da maquina. Tentei procurar uma iso do win7 home premium para baixar porem a MS não deixa eu baixar e manda eu pedir para o fornecedor e o fornecedor (dell) não oferece mais o software por falta. Meu note está travado na tela de boot com a OS corrompida. Posso baixar o win10 e instalar com a chave do 7?

  • Anderson

    eu comprei um notebook que já veio com o windows 10 home, mas senti a necessidade de usar o windows 8.1 e tentei formatar e instalar o 8.1, mas ta dando erro na instalação. alguem poderia me dar uma ajuda a fazer esse processo?

    • MVP_Baboo

      A chave do Windows 10 não funciona no Windows 7 ou 8.x. No seu caso você deve manter o Windows 10 original ali, contatar o fabricante e perguntar sobre downgrade para o Windows 8.1..

  • Vitor Manoel

    Se eu atualizar meu Windows 7 Os arquivos e Aplicativos e todas as configurações Ficam mesmo com a Atualização ou Formata e apaga tudo ?

  • siljoevsan

    Tentei criar uma conta no fórum e não consegui deu a mensagem que eu não posso criar uma conta (?!)
    Por isto vou postar minha dúvida aqui
    Tenho um um DEL Inspiron 15R 5537 com windows 8.1

    Fui fazer a atualização do 8.1 para 10 e ele parou em 8%

    Duas coisas.

    1- Alguma ideia do que fazer?

    2- Segundo um amigo eu posso fazer uma instalação limpa direto usando a midia “Windows 10 Single Language” (que me disseram que é a de atualização para quem já tem licença do windows 7 ou 8). Isto procede? Posso fazer isto sem medo? Por que a ideia é fazer uma instalação limpa mesmo!

    Desculpe por postar a dúvida aqui mas realmente tentei criar com conta de e-mail e com uma conta do twitter e nenhuma funcionou para eu me logar no fórum

    [UPDATE]

    3- O suporte da microsoft me deu esta solução… fazer uma instalação limpa e depois:

    Executar o prompt de comando como administrador e executar o comando
    wmic path softwarelicensingservice get oa3xoriginalproductkey

    Ao executar o comando, a chave do Windows 8.1 será apresentada, seriam 25 caracteres alpha numéricos.

    Para ativar o Windows 10 basta ir em configuração do sistema, para isso aperte a combinação de botões
    Windows + i > Atualização e Segurança > Ativação

    Alguém já fez este comando?

    Obs: Estou no trabalho e farei isto quando chegar em casa!

    • MVP_Baboo

      O Fórum acabou de ser atualizado para a versão nova e ainda estamos trabalhando nele. Qual erro apareceu quando você tentou criar uma conta? Se possível também poste a imagem..

      (responderei a sua dúvida daqui a pouco)

    • MVP_Baboo

      O Fórum acabou de ser atualizado para a versão nova e ainda estamos trabalhando nele. Qual erro apareceu quando você tentou criar uma conta? Se possível também poste a imagem..

      O comando que a Microsoft forneceu funciona em qualquer versão do Windows e serve para mostrar a chave de ativação. Outra maneira de obter isso é pelo Registro ou aplicações gratuitas de terceiros.

      Pelo que me consta, quem utiliza Windows 8 Single Language pode fazer atualização gratuita para o Windows 10 Home (e não necessariamente o Windows 10 Single Language)..

      • siljoevsan

        Quando chegar em casa vou postar a imagem da mensagem de erro

        Então o Windows 10 Home é melhor que o Single Language? É que a orientação que tive era que o Single Language eram para estes que já vem com ele instalado tipo os notebooks da DELL

  • Jeferson Rodrigues

    MVP_Baboo eu posso fazer atualização do W7 para W10 e depois para fazer a instalação limpa, com uma imagem eu apenas pulo a parte de inserir serial foi assim que entendi oque vc explicou em outros comentarios conferi?

    • MVP_Baboo

      Sim! Se o seu Windows 7 estiver ativado no seu computador, o Windows 10 será automaticamente ativado ao ser instalado nesse mesmo computador sem necessidade de inserir qualquer chave de ativação.

  • Ronald Matheus Chegado

    a instalaçao nao sai de 41% alguem me ajuda ja fui em varios site e nada se ajuda eu agradeço

  • Ronald Matheus Chegado

    a instalaçao nao sai de 41% alguem me ajuda ja fui em varios site e nada se ajuda eu agradeço

  • Wagner Lucena Lins

    Hoje resolvi fazer uma formatação limpo do meu atual windows 10 (ativado) com a imagem fornecida pela Microsoft, ao terminar a formatação tive a surpresa que o Windows não está ativado…. não sei o que fazer para voltar a ativar o meu windows….

  • Diego

    Ola eu estava instalando o arquivo mas ai meu pc desligou por queda de energia e agr o arquivo nao abre mais, oque faço?

  • Evan

    Eu atualizei o meu Windows para o WIN 10 PRO e ganhei uma nova chave.
    Mas, eu gostaria de formatar o meu notebook usando a ISO do WIN10PRO.
    Com a nova chave que ganhei eu consigo usá-la para formatar o notebook
    do zero?
    Eu preciso muito saber disso, pois a necessidade de
    formatá-lo é grande e eu não quero ter que comprar um novo Windows
    apenas para isso, até porque eu já o obtive gratuitamente.
    Agradeço desde já!

    • MVP_Baboo

      Você não precisa utilizar a chave de ativação, pois se você instalar o Windows 10 ele deverá se ativar automaticamente..

  • Diego Angelo

    Duvida, meu Windows 10 já esta ativado faz + – 5 meses… hoje preciso formata o computador, vou ter que instalar o windows 8.1 pro para depois instalar o windows 10 pro? ou eu ja posso grava ISO do windows 10 pro e instalar ?

    • MVP_Baboo

      Você pode instalar diretamente o Windows 10 e ele se ativará sozinho.

      • Amigo, preciso de sua ajuda:

        Tenho um notebook Samsung que veio com Windows 8.1. Instalei todos os updates disponíveis, inclusive o update para o Windows 10. Instalei o W10 e depois (no mesmo dia) senti a necessidade de fazer uma instalação limpa. Antes de tudo, eu guardei a chave original do Windows 8.1 e posteriormente a [nova] chave do Windows 10.

        Instalei de novo o Windows 10 e não consegui ativar o bendito, a chave não ativa.
        Como proceder?

        Obs: Eu instalei a mesma versão do Windows 10 que recebi por update (Windows 10 Home Single Language).

        • MVP_Baboo

          Se o seu Windows 10 anterior (update do Windows 8.1) estava ativado, não utilize nenhuma chave de ativação na instalação do ‘novo” Windows 10 pois ele deve se atualizar automaticamente..

  • Guilherme Silva

    Obrigado pela dica… vou guardar para referencia futura

  • Anderson Lourenço

    ola instalei e sumiu tudo no meu note acho que limpo o hd é a segunda vez que misso acontece o que fazer??

  • Sammy

    Olá. De início, tentei atualizar pela reserva da Microsoft, porém, o Windows baixava e dava erro na instalação. Ontem, fiz a instalação limpa do 8.1 single language pelo software da microsoft, baixando e fazendo um pen drive bootavel. Ele ativou sozinho devido a parada lá da chave na BIOS e tals. Porém, ainda não consigo atualizar para o Windows 10 e novamente quero tentar fazer um pen drive bootavel e fazer sua instalação limpa. Mas, aí está minha dúvida: ele será ativado com a chave da BIOS? Porque, pelo que entendi, isso definitivamente não vai rolar :/
    Grato desde já!

  • marlisom jeam

    Olá onde eu posso encontrar o Setap para dowload do W10 ?

  • Márcio

    Olá,
    esse processo ajuda a evitar erros de drivers? Estou com problema no meu Lenovo g480, quando atualizo pro 8.1 (n tentei o w10 pq já vi relatos que acontece o mesmo erro) o Driver de Audio Dolby deixa de funcionar. Alguém sabe como pode ser evitado ou resolvido esse problema? Quero mt atualizar pro w10 mas isso ta me impedindo! :/ Obrigado

    • Amóz Felipe

      Márcio, Já resolveu seu problema? Eu consegui resolver da seguinte maneira: Vá nas configurações de som, nas propriedades do alto-falante clique em avançado e marque a opção “Desativar todos os efeitos de áudio”, depois diminua a qualidade de reprodução de 24 para 16 bits. Qualquer dúvida amoz.df@gmail.com

      • Márcio

        Acabei de fazer. O dolby ainda n funciona.

  • Robson Benevides Simplicio

    Olá , MVP_Baboo.

    Eu tenho um Notebook da HP , modelo : G42 340-Br.
    Intel I5 M460 2.53Ghz
    6Gb de Ram
    Intel HD Graphics 3000

    Ele venho com o Windows 7 Home Basic , tentei atualizar para o Windows 10 mais de 5 vezes , porém sempre que ele termina de instalar os Drives ele da erro e volta pro Windows 7.
    O Erro é esse :

    Erro na Atualização do Windows 10…Second Boot.
    Erro 0xC1900101 – 0x4000D.

    O engraçado é que meu amigo tem um Notebook da HP também com a mesma placa de video ( HD Intel 3000 ) só que o processador é I3 , mesmo assim ele nao teve problemas pra atualizar.

    Se souber de algo ou puder me ajudar eu agradeço , muito.
    Quero utilizar o W10 , porque vou comprar um Windows Mobile e quero tem os mesmos sistemas tanto no Notebook , quanto no celular.

    • West380

      Parece que tem a ver com algum Software instalado no computador, tente desinstalar o antivurs e refazer o processo de instalacao. Abraço

  • Marcos Juliano

    Tenho um note com Windows 8.0 instalado e com HD particionado em C: e D:. Pretendo realizar a instalação limpa do Windows 10, conforme o tutorial. Caso eu marque na tela “Escolha o que deseja manter” a opção “Nada”, o Windows irá apagar apenas o Disco C: ou as duas partições (C: e D:)?

    • MVP_Baboo

      Ele não apagará nenhuma partição. A pasta Windows atual no C: será renomeada para Windows.old (mantendo todos arquivos atuais ali dentro) e não haverá nenhuma mudança em D:..

      • Marcos Juliano

        Obrigado pela resposta!! Agora senti mais segurança para realizar o procedimento =)

        • Daniel Rothmund

          olá e se eu estiver ja com o windows 10 e quiser restaurar e clicar em excluir tudo, vai apagar só a do windows ou vai apagar tbm a D onde estao arquivos pessoais ?

        • Daniel Rothmund

          olá e se eu estiver ja com o windows 10 e quiser restaurar e clicar em excluir tudo, vai apagar só a do windows ou vai apagar tbm a D onde estao arquivos pessoais ?

          • MVP_Baboo

            Apenas a partição do Windows será apagada

  • Ana Teixeira

    Formatei o pc e perdi o office. Se instalar o windows 10 , instala também o office correspondente?

    • MVP_Baboo

      Não, pois Office é um produto independente do Windows.

  • LM Droid

    GENTE ESTOU TENDO UM PROBLEMA! QUANDO O DOWNLOAD DO WINDOWS 10 PELO UPGRADE ESTA NO 99% DA UM ERRO AI VOLTA DO ZERO E REPETE VARIAS VEZES. EU QUERIA SABER SE DA PRA ATUALIZAR DE OUTRA FORMA?

    • Costa 96

      Boa tarde;
      Se não tiver resolvido ainda tenta fazer as orientações do link abaixo. Obs: são três etapas, eu fiz somente a terceira etapa, pulei as duas primeiras e no meu caso consegui instalar. Tente fazer somente a etapa 3 e vê se dá certo, senão, depois, tenta seguir todas as etapas do tutorial. Esse erro poder ser algum problema com o Windows update.

  • Marcos Moreira

    Acabei de fazer a atualização para o W10, ocorreu tudo bem, meu windows ativou logo de cara, mas as opções 2 e 3 mostradas no tutorial não apareceram pra mim. E agora, como faço para ter uma instalação limpa?? Obrigado desde já!

  • Patricia Marina
  • Jose Henrique

    Muita gente conseguiu ativar o win 10 sem ter que digitar o serial durante o processo de instalação limpa….

  • Bruno De Queiroz Matos

    Boa noite. Instalei a versão preview (insider) do Windows 10, mas está com problemas de buscar novas atualizações, ele não atualiza mais no Windows Update e está dizendo que será expirado. Eu gostaria de saber se tem como eu voltar para uma versão anterior (Windows 7) e instalar o Windows 10 que está sendo disponibilizado de graça, completo. Não tenho backup, não tem nada na pasta de restauração de sistema, em fim…fodeu! Baixei o ProduKey e tenho uma P.K. com o nome Internet Explorer e a P.K. do Windows insider Preview. Tem como eu fazer isso? Desde já agradeço. Abçs.

  • Joao Felipe Tavares

    Não havia visto esse post e atualizei o meu windows 8.1 para windows 10 assim que adquiri o meu computador. Para deixá-lo limpo agora devo realizar esse procedimento (baixar o windows 10 no site da microsoft e instalá-lo) ou posso simplesmente utilizar os recursos Restart/Refresh??

  • MVP_Baboo

    Não apague essa partição.

  • Yesh Bir Ojas Singh

    eu posso ajudá-lo a trazer o seu ex-costas contactar-me com este e-mail: doctorojasspellcasterhome@outlook.com

  • Paulo Dieckel

    Fiz uma Atualização normal, sem apagar nada.
    Posso usar o Software mencionado para ver o serial, e então formatar e instalar o win 10 do zero, utilizando serial “novo” ??

    • Tarcísio Dematte

      NÃO!
      Falei com a atendente da Microsoft, sempre terá que repetir o processo.
      Não pode: Trocar ou formatar o HD, trocar a Placa Mãe, instalar do Zero.
      Tem mais: Isso só vale até metade do ano que vem!

      • Jose Henrique

        A atendente está equivocada, porque no próprio artigo diz bem claro, que é possível formatar quantas vezes quiser, desde que seja na mesma maquina….

  • Sidirley Mello

    Boa noite mara, existe a opção de ativadores… como 90% das maquinas no brasil são ativadas… digo os “Piko’s” mas não é o recomendado… principalmente agora que temos a opção do w10 de graça.. Então diante de tal problema… sugiro que faça backup’s de seus arquivos em um hd externo e depois faça a instalação do windows 7 e ative novamente (como sempre rsss) e ai sim faça a atualização (upgrade) da maneira correta… Sucesso!!!

  • Maria

    Eu instalei meu windows sem ter visto o passo a passo. Na verdade procurei esse passo a passo porque desde que eu instalei (ontem) está aparecendo uma mensagem para Ativar o Windows, fui em configurações e tudo mais, aparece que a chave do produto não funciona, e que eu teria que entrar em contato com a loja em que o comprei, mas não comprei, eu atualizei pelo aviso, e agora o que eu faço? Meu Windows é o 10 Home Single Languagem, gostaria de saber como eu faço para voltar ao windows de origem e fazer esse passo a passo.

    • MVP_Baboo

      Entre em Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação e utilize a opção “Voltar para o Windows 7”

  • Mastertim

    Pessoal o Windows 7 starter atualiza para a versão home! E nao sinale language

    • MVP_Baboo

      Ótimo, pois aparentemente a Microsoft está abandonando a versão SL..

    • Jose Henrique

      Até a 8.1 Bing vai pra Home…..

  • Michel

    Fiz o mesmo ontem, Mara. Mas fiz no note da minha namorada e ainda não tive tempo de reverter isso. Mas acredito que se reinstalarmos o Win 8, ele vai ser validado. A partir daí é só atualizar pro Win 10 e fazer o procedimento que tá no site. Espero que dê certo! rs

  • Luan Carlos Schmitz

    como se trata de um notebook, volte a versão que veio de fábrica nele, atualize para o Windows 10. e dentro do Windows 10 vá nas configurações do sistema e faça a formatação por lá. É a melhor solução.

    • mara

      Acabei fazendo isso mesmo gente ! Muito obrigada, deu tudo certo !
      Eu só achava que não iria ter como atualizar mais pro 10 pois ja havia passado do dia 29 de julho, e a reservada que tinha feito foi pro beleléu…
      Mas entao resolvido ! vlww

  • Wesley Mattos

    No começo da matéria diz que o Windows 7 Starter será atualizado para o Windows 10 Home Single Language. Mas o meu Starter atualizou para o Windows 10 Home.

    • Luan Carlos Schmitz

      esse “Single language” é referente ao Windows possuir somente um idioma, ou seja, não é permitido alterar o idioma que veio com o Windows, e não uma versão do Windows. Já no WIndows 10 Pro isso é permitido.

      • Wesley Mattos

        Sim amigo, sei disso. Mas meu comentário foi referente a qual versão será atualizada o Windows 7 Starter.

  • Saga On

    O office 2003 funciona normalmente no windows 10?

  • Saga On

    fui tentar pegar o numero de série do meu windows 7 antes de instalar o windows 10 e não aparece pelo ProductKey. Dá numero não encontrado. Eu já estou recebendo a msg da ms pedindo para fazer a atualização para windows 10. será que a ms ocultou o numero de serie das versões antigas para evitar instalação dos mesmo e incentivar a migração para o windows 10?

    PS. tenho umas dúvidas logo abaixo que ainda não encontrei respostas, quem puder ajudar, agradeço. Valeu!

  • Erick

    Boa tarde, eu atualzei meu windows 8 para o 10 e está ativado, mas estou montando um pc novo com hardware novo, se eu instalr o windows 10 do zero posso usar o mesmo serial do meu pc atual?

    • Jean

      Existem apenas duas formas legais de adquirir uma licença de Windows: a partir de um fabricante de hardware (OEM/System Builder) ou por meio da “caixinha” do produto, também chamada de FPP (Full Packaged Product). O Licenciamento por Volume cobre apenas atualizações de sistemas operacionais Windows. Licenças OEM de sistemas operacionais vivem e morrem junto com cada computador, ou seja, elas não são transferíveis.
      Fonte Microsoft Corporation
      Para maiores detalhes click no link
      http://www.microsoft.com/brasil/windows/empresas/licenciamento.aspx

      Espero ter ajudado.

  • Paulo Ferreira

    Se a Microsoft regista o hardware para validar as instalações,se trocarmos a placa gráfica,ou pior,o disco rígido,como é que vai ser?

    • MVP_Baboo

      Nada muda. Se a troca for da placa-mãe ou vários componentes, você poderá reativar o Windows via telefone.

  • Roberto LIns

    Fiz a instalação limpa com CD do windows 10… isso depois de ter feito o upgrade (atualização)
    do 8.1 pro 10.. e ativou perfeitamente. foi pedido o product key 2 vezes durante a instalação eu apenas ignorei e não coloquei nada no final ativou sozinho online.

  • Sergio Ricardo Beserra

    MVP, tenho um win 7 home que recentemente pegou alguns vírus, se eu att pro win10 selecionando a opção de não manter nada será como uma formatação ? (obviamente eu terei que apagar a pasta windows.old) E essa att sem mante nada, gera a chave do 10 e ativa o win ? obg !!!

  • Zumbi dos Palmares

    Muito louco :)
    Aqui em casa temos 3 equipamentos com Windows original.
    1 notebook com Windows 8.1 com licença FPP comprado na Kalunga.
    1 PC com Windows 8.1 com licença FPP de atualização a partir do Windows 7 comprada na loja online da Microsoft.
    1 notebook com Windows 8.1 com licença obtida através da minha conta de estudante no Dreamspark.
    Ambas as cd-keys são diferentes uma das outras, óbvio.
    Fiz o procedimento de atualização para o Windows 10 nos 3 equipamentos, e após isso, o ProduKey mostrei a mesma cd-key genérica nos 3 dispositivos. Após isso, fiz a instalação limpa nos 3 dispositivos usando esta mesma cd-key “generíca”, e todos foram ativados com sucesso! ;-)

  • Ariel Bleker

    e se eu for formatar o pc pelo dvd, o que vou ter que fazer se pedir serial?

  • Viih Candido

    tenho um Windows 7 Starter e tentei duas vezes instalar e apareceu o erro 0x80004005 – 0x20004 fase SAFE_OS com um erro durante a operação INSTALL_RECOVERY_ENVIRONMENT como eu posso resolve lo ?

  • Saga On

    Pessoal 3 dúvidas:
    1 – Se eu fizer upgrade no pc agora eu perco a atualização para windows 10 que eu tenho disponivel aqui na minha area de trabalho?
    2 – Quando eu fizer a atualização o serial do meu windows 7 deixa de existir ou funcionar?
    3 – Depois de fazer a atualização para o windows 10 e obter o numero serial de instalação eu posso fazer o upgrade no pc sem problemas?

  • Rodrigo José

    Já estou com o Windows 10 Pro atualizado do 7 mas esse método não serve porque esta instalado num HD e quero instalar do zero num SSD. Onde posso conseguir uma imagem do Windows 10 pra gravar num DVD?

  • Chiko

    Qdo eu atualizei meu W7 ULT 64 Bits p/ W10 PRO PT-BR (ISO baixado p
    MEGA)…Pediu Serial, usei um encontrado na Internet, diferente do
    citado aki como Generica c final 3V66T….Ta ATIVADO porem, ao usar o
    ProduKey notei q é mesmo Serial q lancei na instalaçao…Ta correto? …
    Outra questão: Posso agora FORMATAR usando essa mesma Key??? Vlw!

  • Fabio Silva

    Na primeira instalação de atualização do W10, o win cria uma partição de 400MB chamada OEM. É nela que vai ficar salvo a sua informação sobre a chave. Ao formatar/redimensionar seu HD, não apague esta partição. Ao reinstalar o Windows, ele vai buscar esta partição e ativar automaticamente o seu Windows 10.

    • RedOctra™

      Olá!

      Realmente ao fazer upgrade o Windows 10 cria essa partição no disco, mas não faz mal apaga-la não, eu apaguei nos PCs que eu ajudei fazer o upgrade e a formatar em seguida, e o Windows 10 ativa normalmente, o que importa é apenas o ID de hardware e uma conexão com a internet, nada mais.

      Abraço, fui! ;D

      • Edson Calixto

        como assim RedOctra™? nao entendi

        • RedOctra™

          Olá @edsoncalixto:disqus!

          O que quis dizer é que não tem problema apagar a partição, o seu Windows 10 não precisa dela para ser ativado. Talvez essa partição sirva para ativar o Windows offline, mas ai já não posso te confirmar pois não testei.

          Em relação a sua pergunta ali de cima, não acho que seja uma partição de recovery pois tem só 450 MiB e o próprio Windows 10 tem a opção nativa de zerar o sistema.

          Fuiz! ;D

          • Edson Calixto

            valeu

    • Edson Calixto

      Fabio silva : esse OEM que voce fala é um recovery que ele criar? ai qndo eu precisar restaurar ele vai voltar zerado de fabrica é ativado??

  • Vitor Abel Fragnani

    Olá. Eu atualizei para Windows 10 antes de ler o passo-a-passo que colocaram aqui e deixe a opção de manter todos os apps, porém o notebook é novo, ou seja, não instalei nada nele. Mesmo assim, posso seguir do passo 6 em diante sem medo?

  • Rodrigo

    Pretendo atualizar um ultrabook LG que veio com windows 8 SL, alguém sabe dizer se essa atualização limpa remove o crapware? Aqueles programas pré-instalado…

    • Gustav Van Der Kätfood

      Sim, pois você vai formatar o disco todo. :)

  • Roberto Franco

    eu posso fazer essa instalação limpa de primeira já? ou preciso manter os arquivos primeiro para pegar minha key? pq ja tentei instalar umas 50 vezes e cada hora da um erro diferente, falaram até q a samsung poderia estar barrando minha instalação, o q eu acho dificil

    • MVP_Baboo

      Tecnicamente não (pois uma instalação limpa não é considerada upgrade pela Microsoft), mas o artigo acima resolve isso. Alguns internautas estão conseguindo instalar do zero e o Windows ativar-se automaticamente (veja o quadro no início do artigo).

      • Marlon

        Qdo eu atualizei meu W7 ULT 64 Bits p/ W10 PRO PT-BR (ISO baixado p MEGA)…Pediu Serial, usei um encontrado na Internet, diferente do citado aki como Generica c final 3V66T….Ta ATIVADO porem, ao usar o ProduKey notei q é mesmo Serial q lancei na instalaçao…Ta correto? … Outra questão: Posso agora FORMATAR usando essa mesma Key??? Vlw!

    • José Luiz Moreno Filho

      cara… eu tive problema pra instalar no meu note da samsung tb… o problema estava na placa wireless dele que era incompativel… a minha é uma broadcom… tirei ela… a instalação foi normal…. mas mesmo depois de instalado… nao reconhece… to usando a placa de rede cabeada… funciona a placa da atheros… vc encontra ela na faixa de 50 a 75 reais… experimenta isso de tirar a placa wireless e reinstalar…

      • Edson Calixto

        meu note é samsung np305e4a-bd2br, todos os meus drivers foram reconhecido automaticamente, inclusive o meu wi fi, estranho no seu nao funcionar, vai no site do fabricante, baixe o drive dele pro windows 8 que talvez funcione, mas recomendo que faça um ponto de restauração antes.

    • Roberto LIns

      Pelo metodo acima que esta neste post Sim.. agora fazer a instalação limpa fazendo boot ahi não.. porque a primeira vez tem que ser pela atualização pra que o ID do hardware do seu Pc fique registrado no banco de dados da microsoft..pra que quando vc fizer uma instalação limpa pelo Cd ou pendrive bootavél o sistema ative sem problemas..

  • Gustav Kamashini

    Tenho o Windows 8.1 PRO e fiz o upgrade para o Windows 10 normalmente e já está ativado. Gostaria de saber se eu poderei instalar o Windows 8.1 PRO em outro pc e utilizar a minha antiga key original para ativá-lo.

    • Raldiney

      Pela lógica Provavelmente não Gustav. Se não ninguém mais compraria licença, pegaria uma única chave e sairia instalando o W8 e atualizando pro W10. Acredito que sua chave antiga ficará inutilizada ou se der pra utilizar será somente no computador que você comprou.

      • jonny

        eu quero um wimdow pra mim

  • Laerço

    Atualizei meu Windows 7 home que veio em meu note para o Windows 10, anotei o serial gerado e fiz uma instalação limpa. Tudo certo Windows 10 home ativado.

    • jonny

      sim eu quero um melhor wmdow pra todos

  • Saga On

    Já é possível sobreviver com o Windows 10 e os softwares habituais numa boa? Avast, Suite de escritório, firefox, plugin de bancos, flashplayer, codecs… funcionam no windows 10?

    • Dione Quevedo

      Sim, utilizo o Windows 10 a alguns meses, desde a primeira versão de testes (Windows Insider) e está muito estável. Praticamente todos os softwares utilizados no Windows 7 e 8 funcionam perfeitamente no Windows 10. Particularmente não tive problema com nenhum aplicativo, alguns até melhoraram neste S.O.

    • jonny

      e quero uma melhor cpu pra el wimdow 10

  • Rodrigo Rodrigues

    Perguntinha:

    Instalar pelo Win update aguardando sua vez na fila e instalar simplesmente baixando a Media Creation Tool no site do microsoft tem alguma diferença? se a fila não é necessária porque ela existe já que posso simplesmente baixar o sistema atualizar ativar e problema resolvido? quais são os erros recorrentes de furar esta fila? Salientando que independente da forma que eu faça, possuo o win 7 original em uma maquina e win 8.1 original em outra.

  • Rodrigo Rodrigues

    Perguntinha:

    Instalar pelo Win update aguardando sua vez na fila e instalar simplesmente baixando a Media Creation Tool no site do microsoft tem alguma diferença? se a fila não é necessária porque ela existe já que posso simplesmente baixar o sistema atualizar ativar e problema resolvido? quais são os erros recorrentes de furar esta fila? Salientando que independente da forma que eu faça, possuo o win 7 original em uma maquina e win 8.1 original em outra.

  • Rodrigo Rodrigues

    Perguntinha:

    Instalar pelo Win update aguardando sua vez na fila e instalar simplesmente baixando a Media Creation Tool no site do microsoft tem alguma diferença? se a fila não é necessária porque ela existe já que posso simplesmente baixar o sistema atualizar ativar e problema resolvido? quais são os erros recorrentes de furar esta fila? Salientando que independente da forma que eu faça, possuo o win 7 original em uma maquina e win 8.1 original em outra.

    • RedOctra™

      Olá!

      Pelo ícone na bandeja do sistema é executado um teste de compatibilidade de drivers, aplicativos e outras coisas em seu windows atual, assim evitando qualquer tipo de problema que possa vir a ocorrer caso você faça o upgrade. Pela ISO não é feito esse relatório de compatibilidade, mas o windows também é ativado normalmente, podendo ser formatado a qualquer hora após o upgrade.

      Falando na pratica…
      O ícone apareceu aqui, esperei uns 2 dias após o lançamento e nada, apenas aquilo tipo “você vai ser notificado quando estiver pronto”, não aguentei, baixei a ISO original da MSDN, fiz o upgrade, verifiquei se já tinha ativado, então fiz a instalação limpa sem nenhum serial e ativou. :)

      Isso é tudo.
      Saudações, RedOctra.

    • RedOctra™

      Olá!

      Pelo ícone na bandeja do sistema é executado um teste de compatibilidade de drivers, aplicativos e outras coisas em seu windows atual, assim evitando qualquer tipo de problema que possa vir a ocorrer caso você faça o upgrade. Pela ISO não é feito esse relatório de compatibilidade, mas o windows também é ativado normalmente, podendo ser formatado a qualquer hora após o upgrade.

      Falando na pratica…
      O ícone apareceu aqui, esperei uns 2 dias após o lançamento e nada, apenas aquilo tipo “você vai ser notificado quando estiver pronto”, não aguentei, baixei a ISO original da MSDN, fiz o upgrade, verifiquei se já tinha ativado, então fiz a instalação limpa sem nenhum serial e ativou. :)

      Isso é tudo.
      Saudações, RedOctra.

    • Roberto LIns

      Aquele get da reserva em muitos casos não funciona muito bem não é atoa que a empresa criou o media creation tool.. no meu caso por exemplo o get apareceu porem não tava funcionando direito então eu usei essa ferramenta pra atualizar e tbm eu não tive paciência pra esperar..Eu acho que não faz muita diferença entre um e o outro.

  • Cleber

    Baixei o windows 10, assim que ele caiu na tela para confirmar os termos de licença o laptop hibernou. Será que eu tenho que iniciar o download novamente ou tenho como recuperar o arquivo baixado?

    • Alex Gaspar

      espera.. demora mesmo

  • Alex Gaspar

    se eu anotar esse serial que o win 10 fornece, com a atualização e resetar com boot posso usar essa chave?

    • Roberto LIns

      Tem gente que ta usando essa chave pra fazer a atualização limpa, apesar que essa chave é genérica e não importa muito o que importa e o ID do hardware que fica registrado na microsoft depois que vc faz o upgrade.. apesar que as informações sobre isso ainda são confusas…Não da pra ter certeza de nada ainda..

      • Felipe Henrique

        acredito q vc está correto,tenho 2 computadores atualizados e as chaves são as mesmas

  • Marcio

    Quero fazer a migração do 7 para o 10 e já estou pronto, a minha duvida é: como meu HD é particionado, preciso fazer bkp de alguma coisa que está na partição D? O Outlook vai continuar como está ou vai ser preciso reinstalar o Office?

    • Roberto LIns

      As outras partições são independentes da principal onde está o windows elas não se alteram nem mesmo se vc fizer uma instalação(upgrade) limpa do sistema.

      • Marcio

        Ok Roberto, agora com relação aos programas que utilizo e estão na partição C , eles continuam com essa atualização, o 10 faz uma compatibilidade deles ?

        • Roberto LIns

          Os programas são mantidos isso se vc não fizer a (atualização limpa) meu primo tbm atualizou o dele e foi mantido todos não apagou nada nem mesmo os virus kkkkkkkkk mais de 69 virus kkkkkkkk…. porem sempre tem algum programa que é incompatível com o novo sistema… E só atualizar esses programas por versões mais recentes.

        • Roberto LIns

          Os programas são mantidos isso se vc não fizer a (atualização limpa) meu primo tbm atualizou o dele e foi mantido todos não apagou nada nem mesmo os virus kkkkkkkkk mais de 69 virus kkkkkkkk…. porem sempre tem algum programa que é incompatível com o novo sistema… E só atualizar esses programas pra versões mais recentes.

  • Allan Petterson

    Atualizando com este aplicativo da microsoft é preciso ter o serial? E mais preciso de mais alguma coisa ou só este aplicativo e se não tenho a bandeira ao lado do relógio

    • Roberto LIns

      Não pede serial so se vc for fazer uma instalação limpa através da ISO e pela primeira vez ahi pede o serial e se vc pular a opção do serial não adianta nada porque não ativa depois…A primeira vez vc faz desse jeito como atualização e nem pede serial..pelo menos aqui não pediu passou direto.Quanto ao get de reserva do windows 10 eu acho que não faz muita diferença porem recomendo vc instalar todas as atualizações do windows update antes de fazer a atualização.

  • MVP_Baboo

    Cosme, eu trabalho com Windows desde 1987 e sou MVP de Windows há 13 anos. Quando vc posta que o artigo acima é uma “gambiarra” sem conhecer as limitações da instalação limpa do Windows 10 (que ao contrário que vc alega, nem sempre se ativa automaticamente nela), você está pedindo para ter o seu comentário removido. Idem para a “ativação” do Office 2013.

    O artigo aborda a instalação limpa para quem deseja ter uma instalação “do zero” durante o upgrade – e não para quem quer apagar o HD e perder todos os arquivos (que neste caso ficam na pasta Windows.old).

    A única “verdade” é que aqui não é Orkut aonde qualquer um posta alguma asneira e pretende ser levado à sério..

    • diego

      Se eu atualizar como no artigo e depois precisar recuperar ao estado de fábrica. Elle volta ao inicio do w10 ou w8 q veio de fábrica ?

      • MVP_Baboo

        Ao recuperar o estado de fábrica no Windows 10 você tem a opção de manter os arquivos e configurações (reinstalando o Windows 10), remover tudo (ideal se você doar ou vender seu computador) ou restaurar o estado de fábrica original (recolocando a versão do Windows que veio com o notebook) – embora essa última versão pode não estar disponível dependendo do fabricante…

        • Beto

          Meu caro, fiz o upgrade num note lg (c400) via Media Creation Toolx64, mandei atualizar o win7 home mas optei por manter todos os aplicativos e arquivos pessoais. Tudo bem, o danado fez isso mas mesmo assim criou a pasta windows.old

          • MVP_Baboo

            Sim, ela é necessária caso você queira voltar ao Windows anterior, e será automaticamente apagada depois de 31 dias..

        • Beto

          Ah, gostei também de ter mantido a partição Recovery junto com o aplicativo Smart recovery intacta.

  • COSME LUIS

    kkkk ficou com medo de postar uma verdade, PUTS
    tudo bem, quando não temos capacidade para enfrentar
    verdades alguns simplesmente se escondem em mentiras.

  • Daniel Thomazini

    Estou com uma licença original do W8 da Dell, num teste cheguei a
    inserir na instalação do W10 e ela foi validada. Então posso fazer uma
    instalação limpa, saindo de uma versão pirata do windows 7 e inserir
    essa do W8 que foi validada e instalar o W10, que não terá problema?! (desculpa se ficou confuso)

    • MVP_Baboo

      Teoricamente não, pois uma instalação limpa não é considerada upgrade pela Microsoft, mas alguns internautas conseguiram fazer isso sem problema..

      • Daniel Thomazini

        Obrigado pela resposta! mas deu certo a licensa do W8, consegui faze uma instalação limpa e está ativado xD.
        Só o meu notebook q a licensa do W7 dele funcionou no W10, vou ter q atualizá-lo antes de uma instalaçao limpa mesmo.

  • Daniel Thomazini

    Estou com uma licença original do W8 da Dell, num teste cheguei a inserir na instalação do W10 e ela foi validada. Então posso fazer uma instalação limpa, saindo de uma versão pirata do windows 7 e inserir essa do W8 que foi validada, que não terá problema?!

  • RedOctra™

    Cara que coincidência…

    Estou com outro notebook com esse mesmo vídeo onboard ai, baixei a ISO da MSDN, gravei em um pendrive e atualizei diretamente o Windows 8, sem esperar a “reserva”. Ao instalar o driver o vídeo bugou lindo, parecendo interferência na imagem. Desativando o programa que inicia com o windows consegui fazer funcionar, mas ainda aparece pequenos artefatos na tela.

    Por isso a microsoft sempre recomenda atualizar pelo ícone na bandeja do sistema, para evitar esse tipo de problema.

    Obs.: O driver padrão do Windows funciona perfeitamente mas não identifica a resolução máxima do notebook de 1440×900, apenas 1280×768.

    Abraço, Fui! ;D

    • Elias

      Olha, o note nem é meu, e só é usado de vez em quando. Acho que vou aguardar mais um pouco por possíveis soluções (ou não). Mas, veja, até achei um driver para o Windows 10. Caso queiram testar, vejam aqui: http://www.driverscape.com/download/sis-mirage-3-graphics
      Só instalo se ficar com desempenho bom, caso contrário, fico com Win7 mesmo sem problema nenhum. Melhor que trocar o certo pelo duvidoso né.

  • MVP_Baboo

    Quando há necessidade de apagar com segurança um HD, há muitas opções no mercado: o KillDisk é bom, e o Eraser é um dos melhores.

    Não há motivo para tanta paranóia em relação a rootkits. Basta rodar um bom programa para detecção como o TDSSKiller da Kaspersky, o Malwarebytes Anti-Rootkit, entre outros..

  • Teclado ficou desconfigurado, alguém sabe como concertar (interrogação)

  • Dan Oliveira

    alguém que tinha o Windows 7 ou 8.x fez a atualização e ativou o Windows 10 e depois formatou pra fazer a instalação limpa? ficou ativado o W10 depois da formatação?

    • chimatti

      Fiz e ativou perfeitamente, sequer pediu o novo serial do W10,

    • RedOctra™

      Sim!

      Atualizei pela ISO da MSDN, verifiquei se estava ativado, então formatei e exclui tudo inclusive uma partição que o Windows 10 criou que estava marcada como OEM (não era do meu windows anterior).

      Após tudo isso, o sistema ativou normalmente sem colocar nenhum serial na hora da instalação.

      Abraço, Fui! ;D

  • Lindolfo Silveira Kemmerich

    Instalei do mesmo jeito que o Roberto Lins só que fiquei grilado com uma coisa … Qd o serial ? se eu precisar formatar (tomara que não!!) mas se… como faço se pedir serial ? uso o antigo que me foi informado quando comprei o windows 8 via download?

    • Existe um programa não sei se vai rodar no W10, mas roda no 7/8 que mostra todo o serial que tem no seu PC. ;-)

      http://www.baixaki.com.br/download/belarc-advisor.htm

    • Roberto LIns

      Essa é a duvida que mata rsrsrrs Pelo que eu li todos os seriais são genéricos, todos estão com o mesmo product key, Eu vi inclusive no forum da microsoft que a chave fica atrelada ao hardware quando vc faz a atualização pela primeira vez e depois disso vc pode fazer uma instalação limpa (formatar) o Pc normalmente que depois ativa de boa…porem…quem vai querer arriscar né rsrrsrs

      • chimatti

        Eu formatei depois de atualizar, e ativou sem problemas. Pode fazer na boa !!!

  • Cristiano Violla

    Ok

  • Roberto LIns

    Finalmente consegui e ativou perfeitamente… Pra quem não ta conseguindo é só Baixar o windows media creation tool http://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10 e selecionar pra baixar a ISO. depois de baixar é só descompactar com o winrar e executar o setup.exe assim o sistema vai reconhecer como um upgrade.. aqui passou direto e nem pediu o serial e depois ativou de boa automaticamente.

    • Lindolfo Silveira Kemmerich

      Fiz a mesma coisa aqui e deu certo também.

  • MVP_Baboo

    Pessoal, quem tiver algum problema com Windows 10 ou precisar de suporte, não poste aqui: poste no nosso fórum de Windows 10 pois o foco aqui é comentário – e não é suporte. Com isso, muitas dúvidas não serão respondidas aqui, ok?

  • Hugo Nascimento

    Essa Instalação NÃO É LIMPA brother, vc está fazendo uma atualização e depois removendo a instalação anterior , se houver algum virus na máquina, provavelmente ela continuará infectada, INSTALAÇÃO LIMPA É SÓ FORMATANDO O HD!

    • MVP_Baboo

      Esta É uma instalação limpa pois o Windows instalado não tem relação alguma com o Windows anterior: se houver algum virus instalado, ele estará dentro do arquivo da pasta Windows.old. Ela é indicada justamente para quem não quer (nem precisa) formatar o HD.

      • DarkWingsX

        Percebe-se que não conhece Engenharia de um Vírus.
        Alguns Vírus, Rootkits e Worms podem se propagar via o Upgrade do Windows se auto copiando para a memória ram.
        Jà vi isso acontecer num computador que migrou do Windows 7 para Windows 8.

        • MVP_Baboo

          Eu conheço muito bem vírus, rootkits e worms , e sei que muitos rootkits continuam funcionando mesmo depois de formatar o HD.

          A instalação do Windows não acontece enquanto o Windows está funcionando (isso seria impossível), mas sim durante o “modo DOS” após o primeiro boot, tornando irrelevante o que está na memória. Além disso a própria cópia de *todos* os arquivos (incluindo infectados) para a pasta Windows.old também acontece em “modo DOS” quando o Windows não está rodando – e nesse estado os malwares estão inativos.

          O upgrade de Windows mantendo todos os dados (algo que não é abordado nesse artigo) é mais inseguro pois muitos arquivos antigos continuam em funcionamento após o upgrade de versão, mas nada disso acontece quando você instala o Windows da maneira acima..

          BTW novos rootkits conseguem infectar SO de 64-bits e até mesmo a UEFI, fazendo com que até mesmo a troca de HD não sirva para nada no quesito segurança. A própria NSA alterava o firmware do HD para acessar os dados dali independentemente do sistema operacional utilizado, tornando qualquer proteção inútil..

          Os dias de hoje estão complicados para quem trabalha com segurança ;)

  • RedOctra™

    É uma pena que mesmo com toda a informação disponível os “usuários” ainda não entenderam “que a chave não importa” independente dela ser genérica ou não. :

  • “Atualização 30/Jul Alguns internautas notaram que a chave de ativação do Windows 10 gerada no item 13 é uma chave genérica, e mesmo assim o Windows está corretamente ativado. Isso acontece quando o seu hardware ID consta no database de ativações da Microsoft, e com isso não há necessidade de alterar a chave de ativação: ao se conectar à internet o Windows 10 identifica o seu hardware e ativa-o automaticamente sem a necessidade de uma nova key. Isso acontecerá novamente se houver necessidade de reinstalar o Windows 10 nesse mesmo PC.”

    Tá, então quer dizer que a Microsoft não está me dando um upgrade do Windows10, ela só está liberando o uso dele no hardware porque eu já tinha um outro Windows nele.
    Se minha placa mãe queimar e meu hardware id mudar, depois de um ano, não vou poder fazer a instalação do win10 vindo de uma atualização porque o hardware id vai ter mudado…
    Quem vive fazendo upgrades de cpu na máquina ta ferrado então.

    Resumindo: “Não existe almoço grátis”.

    • John Smith

      Falei isso desde o princípio, e vou mais longe, daqui a 1 ano, ou até menos, vai ter um monte de gente irritada com essa história de não ter mais serial pra instalar, quem viver verá.

    • Leoni Martini

      Em fevereiro eu tinha o windows 8.1 ativado em minha máquina, mas descarga elétrica danificou a placa mãe. Comprei uma nova igual, mas ao instalar novamente o windows 8.1 não houve a ativação, mas o mesmo aplicativo de ativação indicou um telefone 0800 para ajudar na ativação. Liguei para esse número, falei com um atendente da microsoft que por sua vez me forneceu novo ID de confirmação. OBS. a lincença do meu Windows é FPP, e não é OEM que por sua vez é atrelado a hardware vendido. Não que a ativação da licença FPP não seja também ativada ao hardware, mas ele é sua e pode até vender, mas deve ser desativada na máquina instalada pela primeira vez. Quando do lançamento do windows 8 comprei 2 licenças FPP por R$ 29,00 da versão PRO. É isso!!!!!

    • MVP_Baboo

      Você está enganado: se você alterar bastante o hardware, você precisará apenas reativar a sua cópia via telefone quantas vezes for necessário da mesma maneira desde o Windows Vista. Usuário comum não “vive fazendo upgrade de CPU”.

      • Ok, como eu faria então uma instalação num novo hardware (que nunca recebeu o win10) se a chave do Windows 8.1 não funciona pra instalar o windows 10 e a chave que está sendo dada a nós no win10 é genérica e no database da Microsoft constará um Hardware ID antigo?
        Não tem lógica, eu preciso de uma chave nova se o hardware for novo pois o hardware ID é do outro hardware e a ativação grátis estará atrelada ao hardware antigo.
        Agora se a Microsoft checar que eu usei minha chave do Windows 8.1 pra instalar uma maquina e quero usar ela novamente pra instalar em outra, desativando a antiga, tudo bem, ai concordo contigo.

        • MVP_Baboo

          Pense um pouco do lado da Microsoft: se a licença do Windows é atrelado ao hardware e o novo hardware nunca recebeu o Windows 10, então ele não pode ser considerado upgrade, certo? :)

          Todos esses problemas deixam de existir se você simplesmente comprar uma cópia do Windows 10, pois na prática a promoção de upgrade gratuito é somente para quem já tem Windows 7 e 8.x funcionando. – e nesse caso tudo é simples e direto.

          • Euds

            MVP o sistema que a Microsoft está te liberando não é uma cópia do Windows 10 mesmo. É um Upgrade, é uma atualização.
            Ela está vinculada a comparação da sua chave original do windows anterior.
            Em nenhum momento a Microsoft prometeu dar uma cópia de Windows 10 a ninguém. É uma atualização.
            Você tem 1 ano pra fazer isso, caso tenha feito, independente da queima ou troca da placa mãe, está atrelado que naquela chave original que possui, poderá atualizar para Windows 10;
            Isso eles fizeram no Windows 8 para o 8.1.

          • MVP_Baboo

            Você está enganado: o Windows 10 disponibilizado é a versão final completa – tanto que é possível ativá-lo com uma chave comprada do Windows 10 na Loja da Microsoft caso você queira fazer uma instalação limpa dele em outro computador.

            O upgrade do Windows 7 e 8.x é uma promoção de um ano que a Microsoft está fazendo.

          • Euds

            Oi MVP, só para informação de todos, não citei que a Microsoft não estaria fazendo a venda final do Windows 10.
            Estavamos falando em relação ao sistema de atualização em cima de qualquer versão do Windows 7 ou Windows 8 ou 8.1.

            Para que se obtenha uma cópia do Windows 10, é necessário o processo upgrade e para que se gere uma chave Windows 10, entre aspas, a microsoft tentou nos levar a crer que em cima do seu sistema anterior, ao fazer este upgrade, ela lhe forneceria uma chave original Windows 10 relacionada à comparação da chave da versão do sistema anterior, neste caso, windows 7 ou 8.

            Uma chave não OEM ou via upgrade, com certeza que vai funcionar em qualquer máquina.

            Abraço!

          • MVP_Baboo

            Para obter uma cópia do Windows 10 basta baixá-lo diretamente da Microsoft e a Microsoft não precisa mais gerar uma chave para o Windows 10: se o seu computador roda Windows 7 ou 8x original, a instalação do Windows 10 terá ativação automática neste computador pois a Microsoft sabe que a sua cópia é legítima aí..

  • Monica Ferreira T

    Olá, pelo que notei acontece o seguinte, se eu tenho uma chave original, mas por uma razão ou outra no momento da ativação eu estava usando uma pirata, pois mudei para o ultimate, e a chave era da starter, ele gerou a genérica. Dai formatei novamente utilizando a chave original starter, e ele gerou a genérica da mesma forma, por que uma vez que a Microsoft detectou o ID ( que no momento era a pirata) gerou a ativação, e mesmo formatando colocando a chave original ele ficou com a genérica, seria mais ou menos isso??

    • MVP_Baboo

      Sim, teoricamente é isso mesmo.

      • Quer dizer que se eu utilizo o 7 Ultimate pirata mas tenho uma chave do 7 Home Premium e quero manter o Windows totalmente original sem essa chave genérica, então tenho que primeiro formatar para o 7 Home Premium com minha chave pra depois atualizar para o 10?

        • MVP_Baboo

          Isso mesmo. Se o Windows 10 detectar que seu Windows é pirata, ele fará o upgrade mas não será ativado.

  • Nathan

    Baboo ou quem souber, responde faz favor. O que fazer se as 3 primeiras opções não apareceram? Como proceder para elas aparecerem? Aqui já foi direto para a etapa 4, de instalação.

  • Fabiano Correa

    Eu já tenho os arquivos na pasta $Windows.~BT porem quando clico em SETUP para instalar da o erro 0x80070002 (boot.win). E agora? tem que esperar a Windows liberar mais alguma coisa?

    • Anderson

      Sim, da forma que você esta fazendo não é a correta, quando ela estiver pronta no Windows Update do Seven vai dizer para você instalar (pois nesse caso todos os arquivos já estão disponíveis)

  • Cristiano Rimoldi

    a instalação limpa nao funciona retirando a key de um windows 10 instalado e atiivado após upgrade. o mesmo serve para usar uma key de um windows 7 ou 8.1 original. o windows 10 nao aceita.
    a instalação limpa só é ativada se usar uma key de windows 10.
    em qualquer outra situação deve ser feito a instalação atraves de uma previa de windows 7 ou 8.1 previamente ativada.

    isso serve para os insiders

    • Não funciona porque a Key que a Microsoft está jogando pra todo mundo é de final 3V66T… Nunca vai funcionar. Essa Key é do Technical Preview.
      Eu estou achando que está acontecendo algum erro que está identificando os insiders e jogndo a key do technical, porque não tem explicação, todo mundo com essa key genérica…

  • gabriel

    Como aproveitar os arquivos da pasta $Windows.~BT para fazer outra instalação? Criei um usb bootável com os arquivos e tá dando um erro 0x80070002 (boot.win)…

  • Fábio

    Como eu sei se a minha chave é ou não genérica? Vale a pena fazer uma instalação limpa?

    • John Smith

      Se for final 3V66T é a genérica.

      No meu micro, fiz só o upgrade e nenhum dos aplicativos até agora deu problema, então nem sei se vale a pena fazer a instalação limpa, acho que depende do que cada um usa.

      Faz antes o upgrade, e se der algo errado ou não conseguir solucionar, ai sim parte pra uma limpa.

  • Lúh Moises

    Ok intao como instalo o win em outro computador com outro hardware .

    • MVP_Baboo

      Da mesma maneira que o Windows é instalado há 20 anos :) Utilize o DVD ou pendrive e instale-o.

  • BrunO_R

    Eu só quero saber o seguinte: Posso fazer uma instalação limpa mesmo com essa chave genérica?

    • Lúh Moises

      mo mesmo computador sim…agora em outro hardware . ex outra placa mae ..

      • BrunO_R

        Sim, quero fazer no meu notebook. Ele está com o Windows 8.1, pretendo atualizar pro windows 10 e depois fazer uma instalação limpa… Mas tô com receio de dar algum problema por causa dessa chave genérica.

        • ademirs27 .

          Amigo quando fizer a atualização vc me fala se deu certo?

          • BrunO_R

            Se eu realmente fizer, eu falo sem problemas… Vou dar uma pesquisada melhor pra ter certeza. Na verdade, o problema é que, pensando de uma forma grosseira, a gente tá trocando um Windows original por um pirata, se considerar que é a mesma chave de ativação para praticamente todos os que receberam o Windows 10 de graça!

            Aliás, a atualização eu já fiz, mas só pra confirmar se a minha chave tbm seria genérica. Confirmei, e por isso terminei voltando pro windows 8.1

          • Juliano Eduardo

            Engraçado, tenho o Windows 8.1 Pro com Key original e mesmo atualizando, quando ativa na internet fica com a chave genérica com final 3V66T. Muitos em sites gringos estão dizendo que essa chave está sendo atrelado ao seu ID do PC. Aí pensei, será que uma mesma chave serial será atrelado ao seu ID, esta seria sim a Chave serial, porém quando fizer uma instalação limpa, só vai ativar por causa do ID, ou seja, automaticamente..!!

          • John Smith

            Falou tudo Bruno, realmente é bem isso, estamos trocando um original por um pirata, esta chave pode ser cancelada a qualquer hora, se não vier explicação da microsoft, não sei se também não vou voltar pro windows 8

  • Jonas Mohamed

    O mais legal 3 que essas primeiras opções antes de ficar o item 4 não apareceram pra mim e eu não consegui fazer a instalação limpa ‘–

    • Nathan

      Aqui também não apareceu as 3 primeiras etapas, foi direto para a instalação.

  • John Smith

    Só pra constar, fiz uma instalação upgrade mesmo, sem ser do zero, o windows voltou como ativado, só que a chave consta como a genérica já citada em comentários anteriores, o meu vídeo veio também com o drive genérico, mandei atualizar, deu como erro, que não conseguiu atualizar, fui ver nas configurações e estava atualizado pro drive correto, ou seja pelo visto ainda temos alguns bugs, de resto está tudo funcionando.

  • John Smith

    Tem como ver se o hardware ID consta no database de ativações da Microsoft?

  • Cristiano Violla

    Não entendi prq meu Windows já está ativado, baixado pelo MediaCreationTool e mesmo assim ainda está Compilação 10240. Não teria que estar Windows 10 RTM???
    Obs.: participo do Insider

    • Anderson

      10240 é o próprio RTM.

      • Cristiano Violla

        Ok, obrigado.
        Já que você está aqui… sem querer abusar…
        Posso apagar as pastas “$Windows.~BT” e “$Windows.~WS”???

  • Gabriel

    Como aproveitar os arquivos da pasta $Windows.~BT para fazer outra instalação? Criei um usb bootável com os arquivos e tá dando um erro 0x80070002 (boot.win)…

    • Marcos

      Não precisa! A microsoft ja disponibilizou a iso original em seu site, em caso de precisar reinstalar o sistema. Inclusive, já baixei, e tenho aqui salvo.

  • Thiago Henrique

    aqui fala

    Se você utiliza Windows 7 Professional ou Windows 8 Pro, você deve instalar o Windows 10 Pro

    No momento da instalação não aparece opções de escolha, se quero instalar Home ou Pro, ou é o próprio sistema que escolherá isso ?

    • John Smith

      Se for pelo upgrade automático sim, se for pela ferramente que baixa a iso você pode escolher qual baixar, mas não instale uma diferente da tua por que não vai ativar depois.

      • Thiago Henrique

        depois que fui entende! ontem eu tinha instalado pela ferramenta que baixei no site da MS, instalou de boa, só que deu pau no sistema, Windows quando ia iniciar, reiniciava… voltei para o Windows 7, instalei pela ferramenta e instalou o Windows Pro, quando fui verificar se tinha ativado… disse que não foi possível e que era para esperar algum tempo.

      • Thiago Henrique

        Foi o que aconteceu aqui, ele não me deu opção de escolh, apenas apareceu para instalar… segui os passos conforme tinha seguido na primeira instalalçao. Fala que o windows não está ativado e pede para aguardar.

  • Frmg

    Pelo que tenho notado a grande questão é que essa nova metodologia de ativação por hardware ID, que fornece uma chave genérica para os usuários que fizeram instalação limpa migrando de Windows anteriores originais, pode causar enorme confusão em um futuro não muito distante.
    A ausência de uma chave individual para cada utilizador vai gerar enormes problemas quando for necessário substituir algum componente de hardware, seja por upgrade ou principalmente quando houver defeito de algum componente que altere o Hardware ID e resulte na necessidade de uma instalação limpa do zero. Nesse cenário o usuário não terá mais a versão anterior instalada para realizar o upgrade e será obrigado a instalar o Windows 10 do zero sem uma chave serial própria ficando com a ativação comprometida. Ou seja, é como se ele perde-se o sistema operacional tanto o novo, como o anterior.
    A Microsoft infelizmente não planejou, ou não esclareceu como vai lidar nesses tipos de cenários que são bastante comuns.
    Mancada da Microsoft. Lembro que na mudança do Windows 8 para o Windows 8.1 a coisa foi mais organizada e eu recebi um novo serial para o upgrade. Não podia fazer a instalação do zero, mas ao menos eu tinha um serial individual de upgrade e podia ativar o Windows 8.1 utilizando ele.

    • John Smith

      Na minha opinião ficou bem claro, só vai funcionar por um ano, ai após isso compre uma licença se quiser continuar usando, falei isso desde o começo que não acreditava em nada grátis vindo da microsoft, deram 1 ano pra você se acostumar e não querer mais largar, só isso.

      • Não, não é isso. Eles vão dar uma copia pra você. O problema é que esse método da MS linka a licença com o hardware e não a pessoa (que antes usava uma Key pra ativar). Quando você faz tudo como tem que fazer, seu hardware fica registrado na sua conta. É só olhar no site do gerenciamento da sua conta pra constatar isso. O Problema é que ninguém está entendendo porque o Windows está sendo ativado com a Key que era do inside, quando você restaura o sistema por completo, optando por apagar tudo. Era pra ficar exatamente a nova key que é gerada na atualização pelo app de reserva. Muita gente não percebeu que a Key mudou e que não é a Key genérica fina 3V66T. A MS tá muito quieta invés de ver o que tá ocorrendo de errado e dar uma explicação.

    • O que parece estar acontecendo é que o serviço de ativação não está liberando as chaves novas durante a migração. O correto era a MS enviar uma nova chave pra gente após a migração pelo app de reserva.
      Ok, ela quer ter certeza que você migrou e criou um app pra confirmar que você realmente fez a migração de um pro outro, o server de autenticação gera uma nova Key e usa ela pra instalar o Windows 10. Depois ela associa essa nova Key ao seu Hardware na sua conta. Até aí, tudo bem. O problema é que não temos a Key (ela não envia por email, deixa visível na conta e etc) e como você disse, caso dê uma pane no hardware e precisarmos trocar algo, o ID do hardware + Key gerada não vai bater e não vai autenticar.
      O pior é que o sistema está ativando com as Keys do inside!
      Existe até no Pastebin um tutorial idiota de fazer o Windows 10 ativar, sem update, sem nada, e fica igualzinho os nossos.
      A MS não está vendo esse problema?
      O meu jeito de remediar isso é eles confirmarem as Keys do WIn 8.1 que a gente tem e nos enviarem outra pro Win10, pronto.
      Eu vou aguardar a resolução disso. Esse foi o método de update mais desastroso que eu vi, partindo da Microsoft.

  • João C Junior II

    “É isso aí! A instalação limpa no upgrade para Windows 10 foi finalizada e agora você está pronto para usar a sua versão limpa e “zerada” dele!”

    na ETAPA 12 já foi finalizado né? o programa para ver o serial é apenas para termos caso precise formatar ou instalar em outro PC, correto?
    _________________________________________

    E sobre a versão do win10, qual pegar para quem tem Windows 7 ULTIMATE? :-)

    • John Smith

      É o windows 10 pro.

      Quanto a formatar, não se preocupe em 1 ano provavelmente você vai precisar formatar sem dúvida alguma.

  • Lindolfo Silveira Kemmerich

    Tenho uma duvida. Outro dia comprei um daqueles notebooks da acer um acer v5-123-3824 (uma bomba) que minha irmã estava usando ate o sistema parar. Resolvi formatar o bixinho e instalar o Windows 8.1 single language (que baixei via utilitário da Microsoft) mas para minha surpresa descobri que a versão pre instalada na era a single language mas uma chamada single language whith Bing. Resumindo não consegui mais instalar o sistema e acabei tendo que instalar o fedora no bixinho. Há algum jeito de instalar o Windows 10 single language de forma legal ? Como faço isso ?

    • Louis

      Entre em contato com a Acer. A Acer é conhecida por esse tipo de coisa, mas ela sempre manda os DVDs do Windows quando o usuário solicita.

  • Fabio Santos

    Baboo, sabe explicar porque geral ta com mesmo serial, após o upgrade? E no meu PC não apareceu a tal da loja não.

  • Estive tentando fazer isso na primeira tentativa de atualização, usando o media creator tool da Microsoft e obtive o resultado final de um Windows 10 não ativado com uma chave genérica.
    Na minha conta da Microsoft, aparece exatamente o meu hardware, com o serial da placa mãe e o escambau. Meu PC é montado, não OEM e não tem bios EFI. Sua bios não iria permitir “casar” os dados da placa mãe com a minha conta. Se eu fizer um upgrade ou formatar o Windows eu só teria 1 ano para usar novamente minha chave do Win 8.1 pra baixar e ativar o Win10 de graça.
    Resumindo, eu achei esse esquema muito ruim! Pra quem não tem uma máquina com bios EFI (onde a key do Windows fica na própria bios) é um tiro no pé. Se eu formatar a maquina daqui a 1 ano ou trocar qualquer hardware principal como MOBO, CPU ou HD eu perco o Windows 10 grátis.
    Eu liguei pro suporte e tirei todas as duvidas que eu queria com um representante da Microsoft.
    A única forma de ter o Windows 10 realmente SEU, com a sua KEY não genérica é através do app de reserva. Só quando a MS enviar pra você liberação é que você poderá fazer a atualização. Qualquer tentativa de um “não OEM” e tentar fazer o upgrade vai resultar na chave genérica como final.

    • tambem achei isso muito desorganizado… Minhas maquinas eu reservei e tals, porem o APP não pediu meu email em todas na hora de reservar… isso vai virar uma bagunça. Pergunto Baboo qual a sua opinião sobre isso… Ainda acho que a atualização do Windows 8 foi mais organizada…

  • João Farias

    Gostaria que me esclarecessem uma dúvida, por favor. Possuo o Windows 8.1 Single Language original instalado no meu computador porém estou testando o Windows 10 Pro numa máquina virtual como Insider. A minha dúvida é quando eu atualizar meu Windows 8.1 original para o Windows 10 e entrar com a conta do Insider, eu irei receber o Windows 10 Home ou Pro?

    • Home.

      • João Farias

        E se eu pegar a key do Windows 10 Pro da máquina virtual, posso fazer a Home virar Pro?

        • zeca

          Eu tenho o windows 8.1 single language, e o único windows que funcionou foi o windows 10 home single language.

  • Luiz Fernando

    Aurélio (Baboo), uma questão.
    Fiz o Upgrade partindo do Windows 7 home premium, instalando o Windows 10 home.
    Foi ativado regularmente, mas optei por manter os arquivos pessoais e configurações.
    A questão é: se eu formatar o computador e instalar o Windows 10 utilizando a Key obtida pelo programinha indicado, este tipo de instalação realmente do zero é possível?
    Ou tenho que reinstalar o Windows 10 e optar por não manter nada.
    Grato desde já.
    Uma dica: aos que não conseguem ATIVAR o Windows 10 e não querem aguardar horas/dias, basta apenas clicar várias vezes no botão ativar que uma hora dá certo. Aqui funcionou após 5 tentativas.

    • Ângelo Conrado

      Alguém que entenda responda por favor aqui, estou com a mesma situação/duvida

  • cyberknot

    Eu tenho uma questão Baboo! Tenho o Windows 8.1 ativado de maneira “não oficial” no meu computador, eu posso fazer o upgrade para o Windows 10 pela ferramente “media creation tool”, ou terei de fazer pelo Windows Update mesmo? E mais uma coisa, após eu estar com Windows 10 no meu PC ativado (caso seja possível), eu posso fazer uma instalação/formatação pela ISO fornecida pela ferramenta “media creation tool”? Estou muito em duvida sobre isso!

  • Nalmir Parreira

    Vou comentar, experiência vivida. Não gostei do Windows 10. Fiz upgrade, mirando com dados e maquina ficou lenta. Core i7 SAMSUNG 8GB RAM, fiz a instalação e não ativou meu Windows, após update meu SOM parou de funcionar. Essa telas parte superior titulo branca. Telas grande de MessageBox. Moral da História no momento 100 chances de migrar Voltei do 8.1 PRO ativado com serial valido.
    Sem felizes com o 10, que serei feliz com o 8.1 por um bom tempo. Podem esperar um UPDATE 1 urgente para o Windows 10.

  • Augusto Brito

    Eu fiz o update pro windows 10 pelo Win Update mesmo, agora quero fazer uma instalação limpa já com o windows ativado, tenho duas partições uma pro S.O e outra Backup, será que é possível fazer a instalação sem deletar a partição Backup? Obs: No windows 8.1 e nos anteriores eu sempre fazia isso e nunca tive problema, alguem poderia me informar isso? Obrigado!

    • Alan

      Augusto Brito, e possivel sim sem deletar a outra partição. Fiz no meu note sem problema.

      • Augusto Brito

        Obrigado, das 3 opções eu selecionei a segunda, pois a primeira estava bloqueada nao sei porque, mas segundo as informações ela diz q mantem os arquivos, logo penso que nao vai deletar meu D:

        Obrigado.

  • DFlexy

    Então vou postar de novo o que fiz foi o seguinte agora instalei uma nova instalação limpa e coloquei a genéric key para ativar e ativou ok
    Mas mesmo assim ainda estou com receio
    Mas pelo menos está ativado uma instalação limpa

    • MVP_Baboo

      Então seu hardware ID consta no database de ativações da Microsoft.. Para saber se seu Windows 10 vai expirar, basta abrir o Prompt de Comando e digitar slmgr /xpr

      • Leandro

        Se foi feito a ativação CORRETA, o que deve aparecer quando se digita: slmgr /xpr ?? Poste ai pra nós.

        • Gustav Van Der Kätfood

          Aparece essa mesma mensagem aí de cima.

  • John Smith

    Deixa eu fazer uma pergunta : pelos comentários que eu li, está sendo gerada uma chave genérica. Ai o que acontece daqui a 1 ano, se a microsoft travar essa chave, ou até antes disso???? Se não funcionar mais não poderei instalar o windows 10 do zero, e se instalar os windows anteriores, não conseguirei fazer o upgrade, porque já passou o ano que permitia tal upgrade. Será essa a jogada do tal “windows 10 grátis”????? Só o futuro nos revelará se é isso ou não, mas não gostei dessa de não ter a chave própria pro windows 10 como tinham prometido que iria dar pra fazer instalação do zero.

    • RedOctra™

      @disqus_SSqZz5rv16:disqus Ela nunca prometeu que iria dar outra chave para fazer a instalação do zero, ela deixou bem claro no seu site e em sua página do Facebook que a atualização seria atrelada ao hardware. O que ocorreu foi um equivoco do Babbo que falava que seria gerada outra chave pela loja, principalmente nas respostas aqui dos comentários.

      O serial não será bloqueado pois não é ele que ativa o seu Windows 10 mas sim a sua identificação de hardware.

      Abraço, Fui! ;D

  • João Pedro

    Estou usando o insider preview e até hoje ele ta na build 10074, já procurei atualizações pelo windows update e até agora nada.

  • Anderson

    Só gostaria de agradecer ao Aurélio mantenedor do site. Tudo muito bem mastigado e facílimo de entender. Abs

  • Leoni Martini

    Fiz exatamente como o tutorial acima, mas o serial ainda é o genérico, mesmo com o win10 devidamente ativado.

    • MVP_Baboo

      Em alguns casos isso também ocorrerá, pois o seu hardware ID consta no database de ativações e com isso não há necessidade de alterar a chave de ativação: ao se conectar à internet o Windows 10 identifica o seu hardware e ativa-o sem a necessidade de uma nova key.

  • DFlexy

    Baboo sinto muito em lhe informar que a chave que ele gera após o update é genérica e fica ativado mas acredito que temporariamente.

    Basta pegar a chave com o Produkey e procurar no google que vai achar monte de site com a mesma chave.

    A Microsoft esta f.. nos e ninguém notou.

    Porque esse negocio de Windows de graça ate agora não vi nada porque so funciona com modo UPDATE em instalação limpa não funciona.

    Fiz este mesmo procedimento citado aqui acima e esta ok mas ate quando.

    Quero e minha chave para instalação limpa igual eu tenho a do Windows 8

    • Bruno Campos

      Pelo que eu li a ativação é definitiva sim e pode formatar que sempre vai ativar. Agora a chave realmente é generica então não é possivel usar pra instalar em outra máquina.

      Só vai ter chave do Windows 10 quem comprar a licença.

      • DFlexy

        Formatei meu pc umas 4 vezes hoje e nada não ativa

      • John Smith

        “sempre vai ativar”, ou vai ativar neste ano grátis???? Eis a questão.

    • MVP_Baboo

      Em alguns casos isso acontecerá mesmo. Leia a minha resposta no comentário acima. Não poste palavrão ou seu comentário será apagado, ok?

  • Juliano Eduardo

    Só não compreendi uma coisa. Este Upgrade é para ser feito pelo Windows Update ou pela ISO criada pelo Media Creator Tool, ferramenta esta disponibilidade pela própria Microsoft..??
    Obrigado..!!

    • @julianoeduardo:disqus eu baixei a ISO, desocmpactei e executei o instalador pois queria uma instalação limpa. Deu certo.

      • Juliano Eduardo

        Mas desta forma a ativação com seu Serial Original não ocorre, estou certo..??
        Pelo que entendi primeiramente deve-se realizar a atualização para a Microsoft lhe fornecer o Serial que ativará o W10 e somente após poderá realizar uma instalação limpa. Posso estar enganado, mas creio que seja isso..!!
        Tiago, você conseguiu realizar sua ativação.?? Se sim, não foi pelo serial Retail..??

        • Não @julianoeduardo:disqus . E pesquisei a chave existente no Windows e APARENTEMENTE é uma chave genérica pois uma simples busca no google resultou em várias pessoas comentando.
          De qualquer maneira sei que o erro foi meu pois NÃO atualizei e sim fiz uma instalação limpa. Porém como tem muita gente na mesma situação creio que uma solução irá aparecer (nem que seja instalar o 8, depois o 10 novamente)

          • Juliano Eduardo

            Tiago, no período da tarde liguei para Microsoft e o atendente me disse que o procedimento é:

            1) Instalar ou ter instalado Windows 7, 8 ou 8.1 e ativado com uma Key original.

            2) Realizar a atualização através do Windows Update.

            3) Após a atualização, a mesma Key do Windows anterior ativará o Windows 10.

            4) Somente agora, após a atualização bem sucedida, poderá realizar uma instalação limpa e usar seu Serial para ativar.

            Fiz tudo isso, mas após atualizar ficou com uma chave genérica, final 3V66T, e não posso instalar ou ativar com minha chave original..!!

          • @julianoeduardo:disqus meu Windows foi ativado! Não alterei nada, simplesmente tentei mais algumas vezes e foi alterado. Não sei o que ocorreu, acredito que ele tenha pegado a chave da BIOS e ativado pois como você mesmo disse a key anterior poderia ser utilizada.
            Lendo em outras fontes o comentário era que o servidor de ativação do Windows estava sendo muito acessado e dessa maneira estava lento a ativação. Acredito que o seu será ativado também ;-)

          • Juliano Eduardo

            Você fez Upgrade pela ISO do Media Creation Tool ou pelo Windows Upgrade..??

          • @julianoeduardo:disqus respondi acima, viu lá né?

          • Juliano Eduardo

            Desculpa Tiago, vi sim….era apenas para perguntar para o DFlexy, mas acabei perguntando para você também sem querer….kkkkkkkk

          • DFlexy

            Fiz a instalação via update de 6gb e fiz via media creation todas 2 ficam ativadas porém quando faço uma instalação limpa não ativa

          • Juliano Eduardo

            Tenho certeza que se você fizer uma instalação limpa e utilizar o serial genérico om final 3V66T, o W10 vai ativar normalmente..!!
            Mas com seu Serial Original não vai ativar..!!

          • DFlexy

            Pessoal meu Windows esta ativado desta forma tbm.
            Mas pega os arquivos e coloca num pendrive e tenta instalar e ativar.
            não vai dar certo.

          • MVP_Baboo

            Em alguns casos isso também ocorrerá, pois o seu hardware ID consta no database de ativações e com isso não há necessidade de alterar a chave de ativação: ao se conectar à internet o Windows 10 identifica o seu hardware e ativa-o sem a necessidade de uma nova key…

          • DFlexy

            Tbm já fiz tudo isso e estou com a mesma chave 3V66T.
            Liguei la na Microsoft os caras não sabem nada.
            Primeiro falei com uma tal de MARTA que nem sabia dessa informação;
            ae ela me transferiu para um tal de Tiago que pediu meu serial e meu id e no fim das contas falou que os servidores estão sobrecarregados e tenho que aguardar.
            Fala serio a Microsoft causa o maior barraco na internet do Windows 10 e tal e agora nem os atendentes deles não sabe tratar.
            Fala serio

          • Juliano Eduardo

            Você fez Upgrade pelo Windows Update ou pela ISO do Media Creation Tool..??

          • Fiz assim:
            1) Baixei a ISO e depois a descompactei. Baixei usando a ferramenta da MS
            2) Executei o setup existente
            3) Escolhi a opção de não guardar nada, como informado aqui no artigo
            4) Na primeira vez deu pau e ele voltou ao antigo.
            5) Tentei novamente e deu certinho!
            6) Demorou ativar, como comentei, mas depois ativou beleza!
            Faz aí que dará certo!

          • DFlexy

            Já fiz instalei o Windows 8 e atualizei para o 10 esta ativado porem com chave genérica.

          • MVP_Baboo

            Em alguns casos isso também ocorrerá, pois o seu hardware ID consta no database de ativações e com isso não há necessidade de alterar a chave de ativação: ao se conectar à internet o Windows 10 identifica o seu hardware e ativa-o sem a necessidade de uma nova key..

  • Jorge

    Aqui não funcionou (em termos). Fui ate a etapa 13. Peguei a chave q estava ativada pelo Windows 10 (Instalação do Windows 8.1 para o Windows 10 tudo ativado e certo). Com o programa peguei e anotei a chave. Resolvi formatar pelo Pen Drive (Windows 10 que tinha instalado…..simulando q talvez pudesse ter uma falha no HD e precisa-se formatar) Usei a chave e passo. Ao finalizar ele NÃO ATIVA MAIS. pelo visto sera que volter q sempre instalar o Windows 2 vezes? Se souber de algo!!!
    Obrigado

    • DFlexy

      não funciona mesmo

  • Enoque

    Baboo essa dica não funciona. Sabe o que esta acontecendo? A chave até é aceita na hora de instalar mas na hora de ativar, ai não funciona. Seberia explicar?

  • Douglas Dreer

    @MVP_Baboo:disqus no site da Microsoft tem vários tipos de Windows, o que é cada um ?

  • Vinicius

    Windows 8.1 “Bing” tem de atualizar para qual versão? Meu Asus Transformer só aparece uma mensagem que serei avisado quando estiver pronto para instalar mas nada de atualizar….

  • Jorge

    Pegando a chave do Windows 10 (uma vez instalado do Windows 8 ou 7, já ativado) instalar pela ISO na mesma unidade (como dito vai criar uma extensão .old) e assim ativando o Windows 10 e pegando a chave e anotando. Digamos q futuramente na mesma máquina e formatar tudo. Poderia instalar direto o Windows 10 com a chave q antes foi anotada???

  • Marcelo Henrique

    Instalei o Windows 10 em cima do 8.1, ele ativou automaticamente sem problemas. Usei o programa Productkey e peguei a nova chave de ativação do windows 10, fiz uma instalação limpa (deletando partições e criando novamente) e quando foi ativar essa versão “totalmente limpa” ocorreu um erro dizendo q a minha chave de ativação está incorreta.. Lembrando que usei a versão Single Language em todos os casos.

    • Julian

      Mesma coisa aqui. Fiz tudo igual você e diz que minha chave é invalida.

  • Leandro Lima

    Eu sabia que não iria demorar a isso ocorrer! Baboo como sempre em muitos anos só tenho a agradecer @MVP_Baboo:disqus

  • O arquivo ProductKey da Nirsoft quando baixado é identificado como vírus pelo Windows Defender, Baboo já percebeu isso?? Tem que configurar uma pasta no W. Defender para ele ignorar, e fazer o download nela.

    • Marcelo Henrique

      verdade, pra funcionar vc tem que desativar o windows defender dentro de “configurações”

  • Leonardo

    eu consegui baixar a atualização do windows 10 aqui pelo windows update e quando terminou de “preparar para instalar” deu erro e ficou por isso ): o q eu faço?

  • Boa tarde. Estou atualizando um note. Baixei a iso, descompactei e executei. Tentou instalar mas depois de reiniciar algumas vezes com a tela como a fotoanexa ele restaurou a versão anterior. Tentei fazer instalação limpa

    • Lucas Dias

      Tentou fazer instalação limpa e deu certo??

      • Oi Lucas,
        Deu certo sim. Estou com o Windows 10 agora. Vou parecer redundante e acho que isso já foi respondido mas ainda não li as demais respostas:
        Ao tentar ativar fala que minha licença é inválida.
        Vou aguardar para ver se ela é validada mais tarde
        Abs

    • Acho que vc tem que configurar o bios para fazer essa instalação.

      • Opa. Não foi preciso. Depois dele voltar ao 8.1 eu reiniciei o processo e foi instalado corretamente.
        Guardei a chave do 8.1. Vamos ver se será ativado mais tarde

  • William Souza

    Baboo, uma pequena dúvida: Sou um “Insider” e instalei a versão “preview” sobre o Windows 7 Home. A última versão para “Insider” disponibilizada foi uma “Pro”, qual versão devo baixar e instalar: a Pro ou a Home? Obrigado

    • MVP_Baboo

      Você não deveria ter instalado uma versão Insider sobre o Windows 7 Home. O ideal é você reinstalar o Windows 7 Home e atualizá-lo para Windows 10 Home. Instalações do Insider sempre vão expirar..

      • William Souza

        Desculpe, não me expressei adequadamente. Estou usando a versão Insider desde outubro/2014. Quando aderi ao programa a versão Insider disponibilizada era a Home, mas nas últimas versões ela passou para a Pro. Tenho nesse momento a versão Pro Insider instalada. Eu devo atualizar para a versão Pro RTM, ou devo seguir o critério de quem vai atualizar a partir das versões do Windows 7 ou 8.1? Estou falando baseado no uso da ferramenta de download. Obrigado desde já.

  • Maycon Vinicius Ferreira

    Sei que é uma pergunta besta que vão me xingar mas do W7 Ultimate qual versão do 10 pode ser usada?

    • Bruno Campos

      Não é besta, normal ter dúvidas. O Windows 7 Ultimate lhe dá direito ao Windows 10 Pro.

      • Maycon Vinicius Ferreira

        Vlw Bruno …. vou subir o meu para o Pro então …. só o chato ter que reinstalar tudo que tenho … trabalho com video ai já imagina né… mas vou organizar para fazer isso… mas antes vou fazer um test-drive no meu notebook.

  • Bruno Campos

    Valew pela explicação, queria me poupar do trabalho de atualizar primeiro mas infelizmente não tem escapatória já que só assim se obtém a licença do Windows 10.

  • Então eu fiz a a atualização do Windows 8.1 Pro > Windows 10 Pro, no passo 13 descrito aquele serial que é mostrado é o qual eu devo usar quando eu for instalar “do zero” e digitar no campo do serial da instalação?

    • MVP_Baboo

      Yep.

  • Fabricio Conink

    Pode atualizar pelo MediaCreationTool? lá tem a opção de atualizar este computador.

    • MVP_Baboo

      Sim. O MediaCreationTool inicia a instalação do Windows após o download, mas o passo-a-passo depois disso é o mesmo..

  • Danilo Lopes

    Baboo qual e versão da build do RTM só para saber pois o meu estava dando erro durante o processo de atualização dai criei um pen drive com o Windows 7 USB DVD Download Tool com a iso que baixei do site da microsoft EUA que um rapaz postou aqui no comentarios mais cedo, dai quero comparar pra ver se e a RTM

    • MVP_Baboo

      10240

      • Danilo Lopes

        vlw vou conferir assim que acabar a instalação obrigado.

      • Danilo Lopes

        vlw vou conferir assim que acabar a instalação obrigado.

  • Ermeson Souza

    Pessoal depois que atualizai meu Windows 8.1 Pro original para o 10 Pro está aparecendo o Windows como desativado estou tentando, mas até o momento meu Windows continua desativado.

    • Emerson, conseguiu ativar? Aqui a mesma coisa

      • Ermeson Souza

        Consegui, eu tentei uma segunda vez e foi de boa:)