Nesse vídeo eu vou abordar Pirataria do Windows a FUNDO, que é um tema que muito poucos entendem e por isso há tanto conteúdo errado e bobagens publicadas por aí para “legalizar” o Windows 10, quando obviamente o Windows continua sendo pirata.
Muitos acham que basta ativar o Windows para que ele seja considerado original, quando isso é o erro mais comum cometido por jornalistas, gamers e youtubers quando falam sobre legalidade do Windows.
Para facilitar a compreensão desse tema, esse vídeo tem as 10 principais perguntas sobre esse importante tema:
1. O que é considerado pirataria de software?
2. Utilizar Windows sem ativar é legal?
3. Meu Windows está ativado, então ele é original?
4. Eu ativei o Windows via Prompt de Comando sem ativador. Isso é ilegal?
5. Eu ativei o Windows com um ativador e quero legalizar ele. Como fazer?
6. Eu atrelei meu Windows pirata na minha conta Microsoft. Agora ele é original?
7. Eu comprei chave de ativação por R$ 30 que ativou meu Windows. Agora ele é original?
8. Eu pirateio porque o Windows é caro
9. É verdade que a Microsoft aceita a pirataria para o Windows ser mais usado e evitar que os usuários migrem para Linux?
10. O que eu preciso fazer para a minha microempresa não ter dor de cabeça com pirataria?
Há mais de 20 anos é possível ativar o Windows via Prompt de Comando utilizando o comando slmgr, sendo esse um dos “métodos autorizados” citado no contrato de licenciamento do Windows 10.
Esse tipo de ativação é muito comum no mercado corporativo e é perfeitamente normal ativar o Windows dessa maneira, sendo que a ilegalidade da ativação depende de QUAL chave de ativação foi utilizada – e não apenas COMO a ativação foi feita.
No exemplo da chave que eu comprei na Kabum, eu poderia ativar o Windows via menu Configurações, via Prompt de Comando, via PowerShell, via telefone, etc, porque o meu Windows vai ser original independentemente de qual dessas técnicas de ativação eu usei, pois chave de ativação que eu usei é original – e é isso que importa.
Qualquer um que ativar o Windows 10 via Prompt de Comando usando uma chave de ativação encontrada na internet ou que comprou alguma “chave vitalícia” que custou R$ 30, ele vai continuar tendo um Windows pirata depois dele ser ativado porque a CHAVE de ativação que ele usou não pertence a ele.
No caso da ativação via Prompt de Comando existe uma dupla pirataria: a primeira por utilizar uma chave de ativação ilegal, e a segunda pelo método de ativação ser o KMS.
Ativação KMS (Key Management Service) é utilizada por grandes empresas, aonde elas configuram um servidor interno para servir como servidor de ativação – e com isso todos os computadores da rede podem ser automaticamente ativados por ali.
Isso facilita muito a ativação de centenas ou milhares de estações de trabalho porque a ativação pode ser realizada via rede local sem depender da internet, embora essa ativação KMS seja uma ativação temporária e os computadores ativados com ela precisam se conectar constantemente ao servidor interno para confirmar que a ativação continua válida.
Inclusive muitos ativadores criam um servidor de ativação no próprio computador do usuário para ele se auto-ativar, e para fazer isso ele precisa manter rodando na memória RAM um programa para isso – e esse programa infecta o computador e permite acesso remoto de hackers sem que o usuário saiba disso, conforme eu detalho no meu vídeo sobre Ativadores A FUNDO.
A conclusão é que simplesmente TODAS ativações KMS via internet são piratas.