Nesse vídeo eu vou abordar Pirataria do Windows a FUNDO, que é um tema que muito poucos entendem e por isso há tanto conteúdo errado e bobagens publicadas por aí para “legalizar” o Windows 10, quando obviamente o Windows continua sendo pirata.
Muitos acham que basta ativar o Windows para que ele seja considerado original, quando isso é o erro mais comum cometido por jornalistas, gamers e youtubers quando falam sobre legalidade do Windows.
Para facilitar a compreensão desse tema, esse vídeo tem as 10 principais perguntas sobre esse importante tema:
1. O que é considerado pirataria de software?
2. Utilizar Windows sem ativar é legal?
3. Meu Windows está ativado, então ele é original?
4. Eu ativei o Windows via Prompt de Comando sem ativador. Isso é ilegal?
5. Eu ativei o Windows com um ativador e quero legalizar ele. Como fazer?
6. Eu atrelei meu Windows pirata na minha conta Microsoft. Agora ele é original?
7. Eu comprei chave de ativação por R$ 30 que ativou meu Windows. Agora ele é original?
8. Eu pirateio porque o Windows é caro
9. É verdade que a Microsoft aceita a pirataria para o Windows ser mais usado e evitar que os usuários migrem para Linux?
10. O que eu preciso fazer para a minha microempresa não ter dor de cabeça com pirataria?
A pirataria no mercado corporativo é MUITO grave, porque ao comprovar a ativação por chaves ilegais em uma auditoria, a multa pode chegar 3 mil vezes o valor de cada cópia pirata.
Mas o pior nem é isso: a responsabilidade do crime cairá nos SÓCIOS da empresa: se uma empresa utiliza Windows pirata e ela sofrer uma auditoria, os sócios dessa empresa podem ser processados por sonegação fiscal e crime contra ordem tributária – mesmo que o “técnico de informática” tenha instalado Windows pirata sem o conhecimento deles.
Além disso, quanto mais cedo os programas estiverem legalizados, melhor, porque é muito mais barato e menos estressante a empresa legalizar os programas
ANTES de uma auditoria do que DEPOIS dela.
Aí vão 5 dicas simples para você não ter problemas:
Sempre compre computador ou notebook com Windows pré-instalado, sendo que o ideal é que seja o Windows 10 Pro ao invés do Home por ter mais opções de segurança.
Se você ainda acha que o Office é caro, saiba que o Office 365 custa a partir de R$ 24 por mês por usuário, ou seja, ele é mais barato do que um lanche do McDonald´s.
Sempre que possível utilize programas gratuitos como 7-Zip, VLC, e muitos outros que eu indico em um artigo do meu site.
Guarde TODAS as notas fiscais de compra e não jogue elas fora (mesmo que você tenha comprado há muitos anos) porque elas são fundamentais para provar que a compra foi legítima
Saiba DETALHADAMENTE todas as tarefas que o responsável de TI ou o “técnico de informática” terceirizado fez em relação a cada software de cada computador para garantir que não há nada de ilegal ali.
Bem, agora que você conhece um pouco mais sobre pirataria, não caia mais na conversa-fiada de youtubers nem de empresas trambiqueiras que prometem legalizar seu Windows, quando na prática ele continuará pirata.
Se vc quer comprar Windows original, compre de lojas confiáveis e idôneas como a Loja da Microsoft, Kabum, Brasoftware, etc. para você não jogar dinheiro no lixo.
No próximo vídeo eu vou abordar Windows Update A FUNDO para você entender porque ele é fundamental para o Windows funcionar corretamente e eu também respondo as principais dúvidas sobre ele..