O que fazer para DOMINAR o Windows?
Internautas sempre me questionam como eu obtive tanto conhecimento sobre o sistema operacional Windows:
Cara, como vc aprende tudo isso? Vc tem indicação de livros ou sites para estudar?
Baboo, eu tenho 14 anos e queria ter o mesmo conhecimento que vc. Qual curso devo fazer ?
Como você aprendeu tudo isso? Me ensina!
Amigo, qual a sua qualificação profissional? Vc é técnico em informática? Engenheiro de TI ou o quê?
Mano, achei seus vídeos incríveis. Você fez faculdade ou algo do tipo? Se sim, qual?
Baboo, onde vc aprendeu tudo isso sobre computadores? Vc fez alguma faculdade de ciência/engenharia da computação? Se sim, aonde?
Baboo, existe algum livro/apostila ou outro material bom sobre o sistema operacional do windows para estudar?
A minha competência como especialista em Windows é o resultado de milhares de horas de dedicação, leitura e estudos aplicados nas minhas consultorias.
Aqui você sabe mais sobre meu trabalho, A minha formação é de Engenheiro Mecânico (que não tem nenhuma relação com TI) e nenhum curso ensina o que eu apresento nos meus vídeos. Meu primeiro contato com um computador foi em 1981 (época dos saudosos Prológica Sistema 700 e CP500), e o meu foco em Windows começou no momento que eu tive o primeiro contato com esse sistema operacional em 1987 – e desde então eu sempre me foquei nele.
Todo meu conhecimento veio de muita leitura e aplicação prática por mais de 30 anos, com mais de 20 anos de consultoria de alto nível solucionando todo tipo de problema nos mais diversos cenários.
O que fazer para DOMINAR o Windows? Se você quer REALMENTE ser um profissional qualificado competente e dominar o Windows, abaixo estão os passos que te levarão a isso:
Como ser um profissional qualificado em Windows
1. Domine o idioma inglês. Isso é FUNDAMENTAL para você aprender e se atualizar com os melhores profissionais do mundo, pois todos os artigos, vídeos, palestras, entrevistas e livros deles estão em inglês. Se você não domina esse idioma, você jamais vai dominar o Windows pois você está restringindo seu conhecimento técnico. Os meus cursos de Manutenção de Windows contêm muitas informações importantes e atualizadas sobre Windows e segurança digital – e tudo em português 🙂

2. Aprenda com quem REALMENTE conhece o Windows: Mark Russinovich, o CTO da Microsoft que certamente é o profissional que mais entende de Windows. Leia seus livros técnicos Windows Internals 7 Parte 1, Windows Internals 7 Parte 2 e Troubleshooting with Sysinternals Tools), além de assistir todos os vídeos e palestras dele no YouTube.

3. Leia centenas de textos detalhados no site americano da TechNet para você ter uma base SÓLIDA do assunto. LEIA, LEIA e LEIA! Isso permitirá que você entenda o PORQUÊ das coisas – e não somente COMO FAZER. Um dos maiores problemas dos youtubers e jornalistas que escrevem sobre Windows e nunca estudaram ele é repetirem à exaustão dicas, sugestões e informações incorretas por pura falta de conhecimento, que eu apelidei de FAKE DICAS.

4. O que fazer para DOMINAR o Windows? Participe de eventos da Microsoft no Brasil e principalmente no exterior! Esses eventos têm palestras fantásticas e você pode tirar todo tipo de dúvida com especialistas REAIS (e não “especialistas”), e depois assista os vídeos de todas as palestras que você não conseguiu assistir (algumas dezenas por evento).
No Brasil o principal evento é o Microsoft Ignite e a Microsoft tem uma página específica listando centenas de palestras online gratuitas para você se atualizar.
5. Participe de eventos técnicos (presenciais ou webcast) de empresas focadas em hardware, como Intel, NVIDIA, AMD e outras para você saber o que está por vir nos próximos anos.
Para DOMINAR o Windows, mantenha contato com os especialistas
6. Tenha o máximo de contato com especialistas da sua área via Twitter, Newsletter ou qualquer outro meio digital, pois eles sempre têm informações e dicas valiosas e atualizadas. O programa MVP (Microsoft Most Valuable Professional) inclui centenas de profissionais independentes especializados em diversas tecnologias que ajudam a comunidade de usuários com informações, dicas e soluções.
7. Acesse sites e blogs desses especialistas, aonde eles postam informações e vídeos muito úteis. Sempre que possível compre seus cursos para você aprender e se manter atualizado, pois esse investimento te trará muitos benefícios e diferenciará você dos demais profissionais do mercado.

8. Participe ativamente de fóruns para saber o que acontece no mundo real longe de você. Usuários do mundo todo postam diariamente problemas e soluções que ajudam você a compreender melhor o funcionamento do Windows. Entre os fóruns americanos mais conhecidos estão o TenForums, SevenForums e o Neowin, e em português o meu Fórum do BABOO (que é focado nos alunos dos meus cursos) e também o CDH do Gabriel Torres.
9. Quando você estiver preparado, preste serviço de consultorias em todo tipo de empresa (de multinacionais a SOHO) para ter contato com problemas e vivenciar cenários diferentes.
10. Mantenha-se SEMPRE atualizado com o que está por vir – e para isso o Windows Insider é perfeito. Esse programa é gratuito e permite que você instale versões beta (em desenvolvimento) do Windows, podendo testar novas funcionalidades e reportar à Microsoft problemas, bugs e sugestões pra melhoria dele.
11. Por fim, aproveite finais de semana e feriados chuvosos de modo proveitoso: lendo e aprendendo tudo que vc não teve tempo durante a semana.
Cada minuto investido nas dicas acima valerá a pena, pois (como em qualquer outra profissão), você jamais se tornará um profissional excelente se não se dedicar seriamente 🙂
Recentemente a UOL publicou um excelente artigo sobre Laércio Albuquerque, que era catador de papel num pequeno município do Mato Grosso do Sul e agora é nada menos que o presidente da Cisco Brasil. Ele deu dicas valiosíssimas para quem quer ter sucesso:
Dica 1: Faça sempre muito bem feito aquilo para o que foi contratado para fazer. Seja o melhor. Faça a mais, e eu tenho certeza de que alguém vai olhar em algum momento e vai te trazer para outra posição.
Dica 2: Não fique pensando só no último degrau da escada de sucesso: se você tiver o pé firme em cada degrau da sua vida, vai chegar muito mais sólido ao final dessa escada.
Dica 3: Entenda que ‘quem aconselha a si mesmo tem um idiota como conselheiro’. Você não é o dono da verdade, não é o cara que sabe tudo e que não precisa de ninguém. Busque conselhos com os mais velhos e mais experientes.