BABOO
  • Site
  • Curso gratuito Windows RÁPIDO e SEGURO
  • Cursos
  • Windows 10
  • Segurança Digital
  • Fórum do BABOO
Sem resultados :(
Ver todos os resultados
  • Site
  • Curso gratuito Windows RÁPIDO e SEGURO
  • Cursos
  • Windows 10
  • Segurança Digital
  • Fórum do BABOO
Sem resultados :(
Ver todos os resultados
BABOO
Sem resultados :(
Ver todos os resultados
Home Windows 10 Conteúdo Essencial sobre Windows

CUIDADO: licença permanente e vitalícia vendida na web é golpe!

Aurélio "Baboo" por Aurélio "Baboo"
18 de março de 2021
Envie via e-mailCompartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterEnvie via WhatsAppVeja o código QR desta páginaPoste no LinkedIn

CUIDADO: licença permanente e vitalícia vendida na web é golpe!

Quando uma empresa pretende sair da pirataria e comprar licenças legítimas do Windows, Office e outros aplicativos, ela pesquisa na internet aonde comprar essas licenças. Ao invés de compra-las diretamente no site do desenvolvedor (Microsoft, Adobe, etc), o responsável pesquisa na internet se existem licenças originais por um preço mais baixo – e se depara com dezenas de sites vendendo-as.

E como quase ninguém perde tempo pesquisando sobre a credibilidade da empresa e a legitimidade das licenças vendidas por eles, o comprador adquire uma “licença permanente e vitalícia” sem saber que caiu em um golpe, pois essas chaves de ativação são ilegais e podem ser desativadas a qualquer momento pela Microsoft.

Para complicar ainda mais, comprar Windows ou Office em lojas online conhecidas (Americanas, Extra, Magazine Luíza, Walmart..) não muda nada, pois elas utilizam “lojas parceiras” sem saber que esses “parceiros” vendem “licença permanente e vitalícia” ilegais ou roubadas – e o cliente cai no mesmo golpe.

Esta matéria aborda isso em detalhe, sendo que a informação mais importante relacionada à pirataria é esta:

CUIDADO: licença permanente e vitalícia vendida na web é golpe!

É fundamental você compreender a diferença entre uma licença de uso e uma chave de ativação!

Windows ativado não é Windows legalizado, pois a compra de uma chave de ativação não inclui o direito de usar o Windows.

A chave de ativação é apenas o meio pelo qual o cliente que tem a licença original do Windows possa utilizar legalmente o sistema operacional. A chave de ativação funciona de maneira similar a chave de um apartamento: ela permite que você entre no apartamento, mas isso não significa que você tenha permissão de entrar no apartamento – e é exatamente isso que acontece quando você compra uma chave de ativação ilegal e recebe um link para download do Windows.

A chave de ativação “vendida” pelos golpistas não torna seu Windows original e muito menos legítimo pois esses golpistas não vendem a LICENÇA de uso do Windows, que é o documento necessário para comprovar que você ou a sua empresa podem utilizar o Windows e que define se um Windows é pirata ou não.

Sem a licença de uso do Windows fornecida pela Microsoft, um Windows ativado continua sendo considerado pirata – então ao comprar essas chaves de ativação na internet você está apenas jogando dinheiro fora, pois seu Windows continuará sendo pirata uma vez que esses “vendedores” não entregam a licença de uso delas.

Isso também se aplica ao Office, Photoshop, Premiere, CorelDRAW, AutoCAD e todos os demais softwares do mercado.

Além disso, muitos vendedores anunciam Windows “legítimo” entregue em DVD juntamente com o COA (Certificates of Authenticity, ou Certificado de Autenticidade), que é aquele adesivo com o logotipo do Windows e a chave de ativação dele) alegando que isso prova que o software é original. Isso é lenda.

A China é o paraíso dos falsificadores, e é perfeitamente possível comprar Windows 10 falso em uma embalagem falsa contendo um COA falso, como você pode ver nas imagens abaixo obtidas do Alibaba, sendo que obviamente eles “exportam” para o mundo todo – inclusive para o Brasil. Além disso, o COA não é uma licença do Windows e a sua existência não significa que o Windows seja original.

DVD, embalagem e COA falsos

Existem também a venda de Office 365 vitalício, algo que sequer existe, pois a assinatura do Office 365 é por definição anual e ela precisa ser renovada todos os anos. Não existe e nunca existirá um “Office 365 vitalício”. Além disso, as chaves ilegalmente vendidas no mercado do Office 365 são chaves de ativação destinadas para o mercado acadêmico (estudantes, professores e funcionários) que expiram depois de 365 dias e jamais podem ser comercializadas. Quem compra essas chaves está caindo em um golpe:

Office 365 vitalício não existe!

Confira meu vídeo Pirataria do Windows A FUNDO:

Ir para

2. Ativação do Windows

  • 1. Pirataria no Brasil
  • 2. Ativação do Windows
  • 3. Como esses “vendedores” da internet vendem licenças de software?
  • 4. Lista atualizada com empresas que vendem “licença permanente e vitalícia”
  • 5. Conheça a “sede” de quem vende “licenças originais” na internet
  • 6. Licenças do Mercado Livre
  • 7. Como desconfiar de uma loja e qual problema existe ao comprar software pirata?

Existem várias maneiras de ativar o Windows legalmente:

Ativação KMS (Key Management Service) é utilizada por grandes empresas: elas configuram um servidor interno para servir como servidor de ativação, e todos os computadores da rede podem ser automaticamente ativados por ali. Isso facilita muito a ativação de dezenas ou centenas de milhares de estações de trabalho de grandes empresas, que não precisam serem ativados via internet, mas ao burlar esses servidores de ativação é possível ativar qualquer computador ou notebook mesmo que ele não esteja na rede local da empresa, embora a ativação dure apenas 180 dias. A própria Microsoft disponibiliza chaves de ativação para computadores que devem ser ativados via KMS

Ativação MAK (Multiple Activation Key) permite múltiplas ativações de uma única chave, sendo muito utilizada quando uma empresa cria uma imagem de instalação do Windows e replica-a para centenas de estações

Ativação VAMT (Volume Activation Management Tool) é uma aplicação que coleta pedidos de ativação de vários computadores e envia. Como ela armazena as ativações, é possível reativar um Windows sem contatar os servidores de ativação da Microsoft.

Ativação OEM (Original Equipment Manufacturer) é realizada em computadores novos, aonde o Windows é automaticamente ativado de acordo com o número serial do equipamento instalado.

Ativações piratas via KMS existem desde o Windows Vista em 2006 através do uso de servidores públicos de ativação. Quando isso acontece, a Microsoft consegue desativar os Windows ativados ilegalmente desta maneira (além do uso de cracks, seriais inválidas e outras gambiarras) através de atualizações do sistema operacional, como ela fez com o Windows XP, o Windows Vista (duas vezes) e Windows 7. Ativações MAK  também vazaram e as ativações foram desabilitadas.

Quando o Windows é ativado, a Microsoft armazena em seus servidores diversas informações sobre a ativação: chave de ativação, versão do sistema operacional e revendedor (se aplicável), data da ativação, chave de Hardware ID (código gerado a partir de várias informações do hardware: número de série do processador, memória, HD, chipset..), idioma, endereço IP, Conta da Microsoft, etc.

Com essas informações, a Microsoft consegue saber facilmente se a cópia do Windows que você está utilizando foi ativada ilegalmente ou não – e com isso ela pode lançar uma atualização para desativá-la.

Informações sobre a licença e ativação do Windows

Na época do Windows 7 havia uma ativação pirata de OEM que fez muito sucesso: ela “enganava” o Windows fazendo-o pensar que ele está rodando em um computador de um determinado fabricante, quando não estava. Então uma chave OEM era aplicada e magicamente o Windows era ativado. Mesmo nesses casos a Microsoft conseguiu detectar versões ativadas ilegalmente, e em 2010 ela lançou um update que detectava se o Windows foi ativado utilizando algum dos setenta cracks disponíveis na web naquela época.

Felizmente com o Windows 10 a Microsoft começou a dispensar o uso de chaves de ativação conforme eu detalho aqui.

Licença permanente e vitalícia: lojas online enganam a todos

Existem vários métodos de ativação ilegal do Windows: uso de chave de ativação que foi roubada de grandes empresas (pois uma empresa com dezenas, centenas ou milhares de estações recebe uma única chave de ativação para todas elas), chaves para universidades e faculdades, NFR (Not for Resale, que são licenças para testes internos e que não podem ser comercializadas), chaves de ativação da MSDN,  etc.

Sabendo que os internautas gostariam de ter versões originais disso, apareceram na internet tem milhares de “vendedores” que comercializam Windows, Office, Photoshop, Premiere e outros programas a um preço muito menor do que os preços encontrados nas lojas oficiais.

Licença "permanente e vitalícia" = pirataria

Esses “vendedores” utilizam a plataforma de publicidade AdWords do Google para anunciar “licença permanente e vitalícia“, além de postá-los no Mercado Livre, o maior centro de pirataria do Brasil, anunciando “licença vitalícia”, “licença original com nota fiscal”, “chave original”, “chave legítima”, “compra com envio em 2 minutos”, etc, sendo que alguns alegam até mesmo ser “revenda Microsoft” ou que “não trabalhamos com pirataria”! Infelizmente eles lucram com a ingenuidade, falta de conhecimento e principalmente com a falta de bom senso dos internautas.

Pergunte no Mercado Livre se eles entregam nota fiscal e qual é o CNPJ da empresa que está vendendo essas “chaves originais”, e a sua mensagem é imediatamente apagada! Como o Mercado Livre está se lixando para as leis brasileiras e aceita tranquilamente a ação desses golpistas, uma simples pergunta sobre a validade legal da “chave original” transforma-se em algo proibido. Mais óbvio, impossível.

Alguns “vendedores” merecem um prêmio de criatividade ao disfarçar ao máximo a venda de chaves ilegais, pois ele é apenas “um revendedor autônomo que vende licença original de baixo custo sem nota fiscal” 🙂

Não falta criatividade para disfarçar a venda de software pirata

Se o Windows 10 Home é vendido pela Loja da Microsoft por R$ 730 e o Windows 10 Pro por R$ 1.099, você realmente acredita que vendedores desconhecidos da internet e do Mercado Livre estão vendendo legalmente o mesmo software por menos de um décimo do preço?!?

Nota de R$3 com a mesma validade legal das NF emitidas pelos golpistas que vendem "chave original" do Windows 10

Tudo que eles anunciam relacionado a uma inexistente licença permanente e vitalícia é basicamente uma grande mentira. Esses “vendedores” são oportunistas que obtiveram chaves ilegais e revendem elas como se fossem originais – sendo que em muitos casos eles até “emitem nota fiscal” cuja validade é a mesma de uma nota de três reais.

Comprar essas chaves com nota fiscal achando que elas são legítimas faz tanto sentido quanto comprar um carro roubado com “nota fiscal” pelo bandido! O fato de ter uma nota fiscal não significa em nada que o software foi comprado legalmente, pois a empresa que emitiu a nota fiscal pode preencher o que quiser ali e depois cancelá-la a qualquer momento.

As chaves de ativação comercializadas por eles foram obtidas ilegalmente e sua venda é proibida, ou seja, quem comprou essas chaves e ativou o Windows fez isso de maneira ilegal e por isso o Windows continua sendo considerado pirata, pois Windows ativado não é Windows legalizado.

Se uma empresa ativar o Windows de seus computadores com essas chaves ilegais e houver alguma auditoria da Microsoft, todos os Windows ativados serão considerados piratas pois eles foram ativados ilegalmente. Isso está claro no Termo de Uso do Windows: “Você estará autorizado a usar esse software somente se estiver corretamente licenciado e o software tiver sido ativado adequadamente com uma chave do produto (Product Key) original ou por outro método autorizado”.

Ir para

2. Ativação do Windows

  • 1. Pirataria no Brasil
  • 2. Ativação do Windows
  • 3. Como esses “vendedores” da internet vendem licenças de software?
  • 4. Lista atualizada com empresas que vendem “licença permanente e vitalícia”
  • 5. Conheça a “sede” de quem vende “licenças originais” na internet
  • 6. Licenças do Mercado Livre
  • 7. Como desconfiar de uma loja e qual problema existe ao comprar software pirata?
Página 2 de 7
Anterior 1234567 Próxima
Tags: chave de ativaçãolicençapirataria
EnviarCompartilhar259TweetarEnviarVisualizar código QRCompartilhar
Artigo anterior

Visualizador de Fotos no Windows 10

Próximo artigo

Windows – Perguntas Respondidas 11 a 20

Aurélio "Baboo"

Aurélio "Baboo"

Eu sou Aurélio "Baboo", Engenheiro Mecânico e especialista em Windows e Segurança Digital. Eu sou um consultor independente e trabalho profissionalmente com Windows desde 1987e tenho mais de 33 anos de experiência nesse sistema operacional. Leia mais sobre mim aqui.

Nos últimos 18 anos o meu trabalho tem sido reconhecido internacionalmente pelo meu profissionalismo, competência e foco em ajudar a comunidade brasileira de usuários de Windows. Conheça meus cursos online.

Próximo artigo
Segurança Digital – Perguntas Respondidas 11 a 20

Windows - Perguntas Respondidas 11 a 20

©2020 BABOO
Sem resultados :(
Ver todos os resultados
  • Site
  • Curso gratuito Windows RÁPIDO e SEGURO
  • Cursos
  • Windows 10
  • Segurança Digital
  • Fórum do BABOO

© 2021 BABOO