BABOO
  • Site
  • Curso gratuito Windows RÁPIDO e SEGURO
  • Cursos
  • Windows 10
  • Segurança Digital
  • Fórum do BABOO
Sem resultados :(
Ver todos os resultados
  • Site
  • Curso gratuito Windows RÁPIDO e SEGURO
  • Cursos
  • Windows 10
  • Segurança Digital
  • Fórum do BABOO
Sem resultados :(
Ver todos os resultados
BABOO
Sem resultados :(
Ver todos os resultados
Home Segurança Digital Conteúdo Essencial sobre Segurança Digital

Ativadores do Windows A FUNDO

Aurélio "Baboo" por Aurélio "Baboo"
24 de novembro de 2020
Envie via e-mailCompartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterEnvie via WhatsAppVeja o código QR desta páginaPoste no LinkedIn

Ativadores do Windows A FUNDO

Há muitos anos a pirataria do Windows no Brasil tornou-se algo comum no dia-a-dia, aonde lamentavelmente sites e youtubers incentivam livremente a ativação ilegal do Windows e de outros programas através de cracks e ativadores sem NENHUMA preocupação com o resultado prático disso.

Para piorar, dezenas de lojas virtuais (muitas conhecidas) vendem Windows piratas como se fossem originais, causando sérios prejuízos para quem compra. Leia mais aqui

Embora a pirataria seja criminosa por violar as leis de direitos autorais, esse meu vídeo não aborda as questões legais dela nem o péssimo resultado disso na sociedade: o meu foco nesse vídeo é fazer uma análise puramente técnica desses cracks e ativadores comprovando os graves problemas de instabilidade e segurança que eles causam no Windows.

E pra você compreender isso, inicialmente eu preciso explicar como a Microsoft desenvolve e testa o Windows e as atualizações dele, e também como eles essas atualizações são instaladas.

Ir para

3. Como ativadores funcionam?

  • 1. Como o Windows é testado?
  • 2. Atualização via Windows Update
  • 3. Como ativadores funcionam?
  • 4. Serviços do Windows
  • 5. Windows pirata
  • 6. Demonstração de ativadores destruindo o Windows
  • 7. Demonstração de Windows Frankenstein
  • 8. Windows pirateado é muito mais inseguro e instável

Como ativadores funcionam?

Quando gamers e youtubers sugerem o uso de ativadores para ativar ilegalmente o Windows, eles ignoram algo básico:

:pergunta: O que acontece com o sistema operacional quando ele é ativado utilizando qualquer ativador?

:pergunta: Será que todos os arquivos do Windows e o Registro são os mesmos de um Windows original? E se forem, então o que esses ativadores fazem no Windows para enganar o sistema de ativação dele?

:pergunta: Será que eles simplesmente removem os arquivos relacionados ao sistema de ativação do Windows? Será que eles alteram o Registro, adicionando ali chaves e variáveis únicas que confundem a ativação do Windows?

:pergunta: Ou será que o Windows é magicamente ativado pela “fada encantada da ativação do Windows” que faz isso de maneira misteriosa e inexplicável deixando um Windows pirata idêntico a um Windows original?

Fada Encantada da ativação do Windows | Ativadores do Windows A FUNDO

Para responder todas essas perguntas de maneira técnica, clara e definitiva, eu testei os principais ativadores do mercado, e como eu vou demonstrar mais abaixo, eles essencialmente destroem o sistema operacional para fazer isso.

Essas são algumas tarefas que eles executam:

:nope: Esses ativadores carregam arquivos maliciosos na inicialização do Windows, ou eles são executados via Agendador de Tarefas, tornando o sistema operacional inseguro porque eles executam tarefas desconhecidas sem que o usuário perceba

:nope: Eles criam regras no firewall que permitem acesso remoto a esses arquivos maliciosos que estão sendo executados, basicamente criando um canal de comunicação entre o arquivo malicioso e o hacker, permitindo de maneira simples que o hacker acesse o computador remotamente sempre que ele quiser.

:nope: Eles modificam permissões de arquivos importantes do Windows, fazendo com que esses arquivos que antes não podiam ser alterados, agora podem – e o resultado disso é que eles podem ser infectados utilizando técnicas que não funcionariam antes dessa modificação.

:nope: Os ativadores criam centenas de chaves desconhecidas no Registro, eles alteram o conteúdo de outras chaves e, o pior de tudo, eles apagam milhares de chaves do Registro, criando problemas e erros quando o Windows baixa e instala alguma atualização – e não é à toa que gamers e youtubers que incentivam a pirataria reclamam que o “Windows Update só dá problema” e agora FINALMENTE eles entendem o motivo real disso

:nope: Alguns ativadores alteram regras do Windows Defender, fazendo com que o arquivo malicioso instalado no Windows não seja detectado como malware,

:nope: Além disso, vários ativadores adicionam certificados digitais no Windows, fazendo com que arquivos maliciosos que utilizem esses certificados sejam considerados seguros pelo próprio sistema operacional, permitindo a execução de tarefas maliciosas.

Isso tudo é uma lista resumida com apenas SEIS TRAGÉDIAS DIGITAIS resultantes pelo uso de ativadores, sendo que incrivelmente é preciso apenas UMA para comprometer seriamente a estabilidade e a segurança do Windows.

E tenha em mente que isso tudo foi obtido em uma análise geral e relativamente rápida de cada um dos ativadores, mas ela é totalmente suficiente para comprovar a destruição que eles fazem no sistema operacional resultando claramente em um Windows mais inseguro e instável. Uma análise mais profunda, incluindo o tráfego de entrada e saída de dados dos ativadores com servidores externos e uma investigação mais detalhada das alterações no Windows e no Registro certamente mostraria ainda mais problemas.

E não é à toa que ativadores sempre exigem que você desabilite o antivírus para eles funcionarem corretamente, sendo que alguns também exigem que você se desconecte da internet antes de executá-lo, pois dessa maneira o seu Windows fica totalmente desprotegido e eles podem fazer o que quiser com o sistema operacional.

A conclusão disso tudo é o Windows ativado ilegalmente é um Windows MUITO diferente de um Windows legítimo ativado sem esses programas, porque a execução de um ativador simplesmente destrói o Windows original.

E como todos ativadores fazem diversas alterações no Registro, e o Windows não salva a configuração original do Registro antes do ativador ser executado, mesmo que o ativador seja removido, esse Windows NUNCA ficará igual a um Windows original por causa das alterações realizadas no Registro, e ele continuará instável e apresentando problemas aleatórios.

Com isso, a ÚNICA maneira de você ter um Windows estável e original depois de usar um ativador ou um Windows Frankenstein qualquer que existe por aí é fazer backup dos seus arquivos e simplesmente instalar um Windows original “do zero” nesse computador.

Então obviamente quem ativou o Windows ilegalmente utilizando qualquer ativador na prática tá usando um Windows adulterado, com arquivos modificados e Registro com milhares de alterações que não existem no Windows original.

E o resultado disso é que obviamente ele vai ter problemas com atualizações, o Windows vai ter gerar aleatórios ou esquisitos, algumas funcionalidades deixam de funcionar corretamente, e, claro, vão aparecer telas azuis – afinal o Windows está funcionando de maneira diferente da maneira como ele foi criado, e o resultado disso é imprevisível.

E quando isso acontecer, o usuário obviamente vai chilicar e xingar o Windows 10 dizendo que ele é ruim, que ele é instável e trava toda hora, que ele é um “Ruindows” e ele vai dar chilique no YouTube, nos sites e fóruns que o Windows é uma desgraça e as atualizações dele “sempre dão problemas”. E depois dele chilicar ele vai reinstalar o Windows todo nervosinho, e vai novamente ativá-lo com algum ativador, repetindo essa idiotice inúmeras vezes até o dia que ele finalmente resolve raciocinar um pouco e compreender que o problema não é o Windows em si, mas sim dos ativadores que alteram o funcionamento correto dele.

Os principais usuários que estão aprisionados nesse círculo vicioso estão todos os gamers e youtubers que incentivam a pirataria e os que sugerem desabilitar o Windows Update.

E não se engane: esses youtubers não são profissionais de TI: eles são apenas usuários curiosos e fuçadores que nunca estudaram TI, Windows ou Segurança Digital a fundo, e defendem todo tipo de bobagem e achismo, achando que todos devem fazer as mesmas besteiras que eles.

O resultado disso não poderia se outro: o termo “técnico de informática” foi corrompido há muitos anos porque qualquer formatador de Windows se considera um “técnico de informática” por mais incompetente ou desqualificado que ele seja – e os vídeos dos canais deles no YouTube apenas comprovam isso.

Os problemas que eu listei com ativadores acontecem em todas as versões deles – inclusive com ativação via KMS, que é uma ativação temporária que funciona por no máximo 180 dias, e por isso ela exige o Windows acesse constantemente um servidor remoto de ativação para garantir que essa ativação continua sendo válida – e se ela não for, o Windows pode ser automaticamente desativado.

Para resolver isso, os ativadores precisam executar constantemente um programa malicioso – ou pior, instalam um Serviço no Windows que simula um servidor de ativação no próprio computador do usuário – e aí é que os problemas de estabilidade e segurança se agravam ainda mais.

Ir para

3. Como ativadores funcionam?

  • 1. Como o Windows é testado?
  • 2. Atualização via Windows Update
  • 3. Como ativadores funcionam?
  • 4. Serviços do Windows
  • 5. Windows pirata
  • 6. Demonstração de ativadores destruindo o Windows
  • 7. Demonstração de Windows Frankenstein
  • 8. Windows pirateado é muito mais inseguro e instável
Página 3 de 8
Anterior 12345678 Próxima

Isso pode te interessar:

  • Curso: Formatar e Instalar o Windows 10 corretamente
  • Curso: Windows 10 SEGURO
  • Como OTIMIZAR o Windows
  • CUIDADO com artigos e análises de antivírus (com vídeo)
  • CUIDADO: licença permanente e vitalícia vendida na web é golpe!
Tags: chave de ativaçãopirataria
EnviarCompartilharTweetarEnviarVisualizar código QRCompartilhar
Artigo anterior

Aula 10: Windows Update (com vídeo) | corrija problemas

Próximo artigo

Curso Windows 10: da Formatação à Produtividade

Aurélio "Baboo"

Aurélio "Baboo"

Eu sou Aurélio "Baboo", Engenheiro Mecânico e especialista em Windows e Segurança Digital. Eu sou um consultor independente e trabalho profissionalmente com Windows desde 1987e tenho mais de 33 anos de experiência nesse sistema operacional. Leia mais sobre mim aqui.

Nos últimos 18 anos o meu trabalho tem sido reconhecido internacionalmente pelo meu profissionalismo, competência e foco em ajudar a comunidade brasileira de usuários de Windows. Conheça meus cursos online.

Próximo artigo
Curso Windows 10: da Formatação à Produtividade

Curso Windows 10: da Formatação à Produtividade

©2020 BABOO
Sem resultados :(
Ver todos os resultados
  • Site
  • Curso gratuito Windows RÁPIDO e SEGURO
  • Cursos
  • Windows 10
  • Segurança Digital
  • Fórum do BABOO

© 2021 BABOO