27 soluções para o problema do disco a 100% – HD100
Nesse artigo eu detalho 27 soluções para o problema do disco rígido (HD) se manter a 100% no Windows.
Infelizmente muitos jornalistas e youtubers adoram postar artigos ou vídeos prometendo que têm a solução que funciona 100%, que o problema do disco rígido a 100% foi “resolvido”, “aprovado” e outras frases fantasiosas – e não é à toa que em TODOS os vídeos ou artigos estão dezenas de comentários de internautas dizendo que essas “soluções mágicas” simplesmente não funcionam.
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E elas não funcionam por um motivo muito simples: o problema do disco rígido a 100% pode ocorrer em diversas situações que não tem nenhuma relação entre si, portanto não existe e jamais existirá uma solução ÚNICA para resolver esse problema.
É por isso que nesse artigo eu abordo 27 soluções para o problema do disco rígido se manter a 100%. E por que tantas soluções? Pois o problema do disco rígido a 100% pode acontecer em situações específicas ou em combinação de fatores, sendo que cada uma delas requer uma solução única.
Isso não acontece com a memória RAM, aonde todo conteúdo é perdido se houver algum travamento grave ou se o computador reiniciar repentinamente por um problema de hardware ou queda de energia.
O uso do disco rígido pelo Windows é crucial justamente para o sistema operacional não depender da volatilidade da memória RAM, e basicamente é por isso que o arquivo de paginação existe e jamais deve ser desativado.
Além disso, o Windows suporta bilhões de combinações possíveis de hardware e software – e eu não estou exagerando: em 2009 a telemetria do Windows 7 já mostrava que haviam 16 mil diferentes drivers de vídeo sendo utilizados pelos usuários, e hoje em dia um dos sites que disponibilizam drivers tem um banco de dados com 26 milhões de drivers.
Multiplique isso por dezenas de milhares de softwares disponíveis no mercado que podem afetar o funcionamento do Windows, de antivírus a plugins de navegadores, funcionando em centenas de milhões de computadores e notebooks com todo tipo de configuração possível – e o resultado é um número infinito de combinações possíveis que evidentemente podem gerar problemas ou bugs que resultam no HD100.
Independentemente disso tudo, é importante você saber o que é considerado HD100 e o que não é:
O que pode ser considerado HD100
quando o disco rígido fica constantemente acima de 90% sem nenhum motivo aparente
quando o disco rígido fica constantemente acima de 90% por vários minutos (mais de 30) se o computador não está sendo utilizado ou não
O que não pode ser considerado HD100
quando o Windows Update está em uso (pois às vezes ele precisa utilizar muito o disco rígido)
quando você está jogando ou utilizando um software que exija muito do computador (pois o uso constante do disco é normal nesses cenários)
quando o disco rígido do seu computador é lento (5.400 rpm) e o disco rígido fica constantemente em uso quando você utiliza programas “pesados”
quando o antivírus está realizando uma varredura completa
Solução 10: Agendador de Tarefas
10: Execute o Agendador de Tarefas > Biblioteca do Agendador de Tarefas > Microsoft > Windows > Defrag > clique com o botão da direita do mouse > Desativar. Reinicie o computador:
Se isso o problema não foi resolvido, reative o Defrag seguindo os mesmos passos, mas clique em Habilitar.
Faça o mesmo desabilitando individualmente todos os itens dentro de Application Experience, Autochk e Customer Experience Improvement Program, e também o item Microsoft-WindowsDiskDiagnosticDataCollector que está dentro do DiskDiagnostic.
Você pode desabilitar todos eles, reiniciar o PC, e se isso não resolveu o problema do HD100, habilitá-los novamente.
Solução 11: MMAgent
Abra uma janela do Powershell (não é o Prompt de comando) em modo Admin, digite Disable-MMAgent -mc e reinicie o computador.
Se isso não resolveu, faça o mesmo digitando Enable-MMAgent -mc e reinicie o computador.
Solução 12: NDU
27 soluções para o problema do disco a 100%: Abra o Registro, navegue até a chave HKLM\System\ControlSet001\Services\Ndu à direita, altere a variável Start de 2 para 4 e reinicie o Windows:
NDU é o Windows Network Data Usage Monitor (funcionalidade que monitora o uso da rede) e a opção 4 desabilita-a.
Solução 13: Previsão de página do Chrome
Abra o Chrome, acesse chrome://settings/?search=carre e desabilite a opção Usar um serviço de previsão para carregar páginas mais rapidamente:
Solução 14: Skype
Se você ainda utiliza a versão Skype para desktop, acesse a pasta C:\Arquivos de Programas (x86)\Skype\Phone e clique com o botão da direita do mouse em Skype.exe. Clique em Propriedades > aba Segurança > Editar > clique em TODOS OS PACOTES DE APLICATIVOS > clique na opção Gravar > OK > OK e reinicie o computador:
Solução 15: Política de Diagnóstico
A Política de Diagnósticos é outro Serviço que pode causar HD100, então abra Serviços > vá em Serviço de Política de Diagnóstico > clique com o botão da direita do mouse > Parar.
Se o HD100 foi resolvido, então algo está interferindo no funcionamento correto desse Serviço e nesse caso o jeito é desativá-lo dando um duplo-clique em Serviço de Política de Diagnóstico > mude o Tipo de Inicialização para Desativado, clique em Parar, clique em OK e reinicie o computador.
Solução 16: Windows Update e BITS
Outros dois Serviços que podem estar causando HD100 é o BITS (Serviço de transferência inteligente de tela de fundo) e o Windows Update e o BITS, e nesse caso basta desativar esses Serviços, reiniciar o Windows e voltar a ativá-los.
Para fazer isso abra Serviços > dê um duplo-clique em Serviço de transferência inteligente de tela de fundo > clique no botão Parar e altere o Tipo de Inicialização para Desativado. Clique em OK:
Faça o mesmo com o Serviço Windows Update. Agora você deve reiniciar o Windows e, quando ele voltar, desfaça essas mudanças indo em Serviços > duplo-clique em Windows Update > altere o Tipo de Inicialização para Automático (Atraso na Inicialização), clique no botão Iniciar e clique em OK:
Solução 17: Antivírus
Isso é interessante: o seu antivírus pode estar causando o HD100, principalmente se você estiver usando o Avast/AVG, Norton, McAfee ou BitDefender – e até mesmo o Windows Defender pode ser o responsável por isso. Nesse caso eu sugiro você desinstalar o seu antivírus e reiniciar o Windows. Quando o Windows voltar ele terá o Windows Defender ativado, e você deve analisar se o HD100 foi resolvido.
Se ele foi resolvido, então seu antivírus era o culpado. Você pode baixar a versão mais recente dele e reinstalá-lo, ou instalar o antivírus da Kaspersky ou Panda, que são excelentes.
Se o HD100 continua, desative o Windows Defender para ver se o problema foi resolvido. Se foi, instale outro antivírus no lugar dele (e você pode instalar o antivírus que você estava usando anteriormente) ou instalar um dos antivírus listados entre os melhores gratuitos ou pagos.
Solução 18: WSReset
Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin), digite WSReset e tecle ENTER. Aguarde a finalização (que pode levar mais de um minuto) e veja se o problema do HD100 foi resolvido.
O WSReset apaga os arquivos de cache da Loja da Microsoft.