27 soluções para o problema do disco a 100% – HD100
Nesse artigo eu detalho 27 soluções para o problema do disco rígido (HD) se manter a 100% no Windows.
Infelizmente muitos jornalistas e youtubers adoram postar artigos ou vídeos prometendo que têm a solução que funciona 100%, que o problema do disco rígido a 100% foi “resolvido”, “aprovado” e outras frases fantasiosas – e não é à toa que em TODOS os vídeos ou artigos estão dezenas de comentários de internautas dizendo que essas “soluções mágicas” simplesmente não funcionam.
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E elas não funcionam por um motivo muito simples: o problema do disco rígido a 100% pode ocorrer em diversas situações que não tem nenhuma relação entre si, portanto não existe e jamais existirá uma solução ÚNICA para resolver esse problema.
É por isso que nesse artigo eu abordo 27 soluções para o problema do disco rígido se manter a 100%. E por que tantas soluções? Pois o problema do disco rígido a 100% pode acontecer em situações específicas ou em combinação de fatores, sendo que cada uma delas requer uma solução única.
Isso não acontece com a memória RAM, aonde todo conteúdo é perdido se houver algum travamento grave ou se o computador reiniciar repentinamente por um problema de hardware ou queda de energia.
O uso do disco rígido pelo Windows é crucial justamente para o sistema operacional não depender da volatilidade da memória RAM, e basicamente é por isso que o arquivo de paginação existe e jamais deve ser desativado.
Além disso, o Windows suporta bilhões de combinações possíveis de hardware e software – e eu não estou exagerando: em 2009 a telemetria do Windows 7 já mostrava que haviam 16 mil diferentes drivers de vídeo sendo utilizados pelos usuários, e hoje em dia um dos sites que disponibilizam drivers tem um banco de dados com 26 milhões de drivers.
Multiplique isso por dezenas de milhares de softwares disponíveis no mercado que podem afetar o funcionamento do Windows, de antivírus a plugins de navegadores, funcionando em centenas de milhões de computadores e notebooks com todo tipo de configuração possível – e o resultado é um número infinito de combinações possíveis que evidentemente podem gerar problemas ou bugs que resultam no HD100.
Independentemente disso tudo, é importante você saber o que é considerado HD100 e o que não é:
O que pode ser considerado HD100
quando o disco rígido fica constantemente acima de 90% sem nenhum motivo aparente
quando o disco rígido fica constantemente acima de 90% por vários minutos (mais de 30) se o computador não está sendo utilizado ou não
O que não pode ser considerado HD100
quando o Windows Update está em uso (pois às vezes ele precisa utilizar muito o disco rígido)
quando você está jogando ou utilizando um software que exija muito do computador (pois o uso constante do disco é normal nesses cenários)
quando o disco rígido do seu computador é lento (5.400 rpm) e o disco rígido fica constantemente em uso quando você utiliza programas “pesados”
quando o antivírus está realizando uma varredura completa
27 soluções para o problema do disco a 100%
As soluções a seguir estão em ordem de resultado, ou seja, as primeiras soluções resolvem a imensa maioria dos problemas, enquanto as últimas resolvem casos mais específicos. O ideal é você aplicar a primeira dica, reiniciar o computador quando isso for solicitado, e monitorar o uso do disco nos dois minutos seguintes após o Windows ser carregado.
Se o HD100 continua, você aplica a dica seguinte, e continue assim sucessivamente até que ele seja resolvido. E quando uma determinada solução funcionar, não há necessidade alguma de você aplicar as soluções existentes depois dela.
Eu vou abordar todas as soluções de maneira simples e prática sem perder tempo com detalhes excruciantes (e desnecessários) de cada problema e cada solução, pois meu foco é no passo-a-passo da solução, que é o que realmente interessa.
Bem, chega de ladainha. Aí vão as 27 soluções do HD100:
Solução 01: Notificações
Acesse Configurações > Sistema > Notificações e ações > desative as opções de obter dicas e mostrar a experiência de boas-vindas do Windows. Esse é uma das principais causas do HD100 no Windows 10:
Solução 02: Driver da Intel
Entre no Gerenciador de Dispositivos > Dispositivos do Sistema > clique com o botão da direita do mouse em cada item que tenha Intel > atualizar driver. Se não houver nada da Intel ali, ignore essa solução. Se tiver Intel na lista, mas nada foi atualizado, baixe o atualizador de drivers da Intel e execute-o:
Ele vai analisar os drivers da Intel instalados no seu computador e, se houver uma versão mais nova, você poderá atualizá-los. Faça isso, reinicie o Windows e verifique se o HD100 foi resolvido.
Solução 03: Driver AHCI
3: entre no Gerenciador de Dispositivos > Controladores IDE/ATAPI > clique com o botão direito do mouse no Controlador AHCI > Propriedade > aba Driver > Detalhes do Driver. Se ali aparecer storachi.sys, feche a janela e clique em Detalhes. Desça até Caminho da instância do dispositivo e anote o valor dali. O valor é uma string como por exemplo VEN_15AD&DEV_0790&SUBSYS_079015AD&REV_02
Agora execute o Regedit (Editor do Registro), desça até chave HKLM\System\CurrentControlSet\Enum\PCI\ e dê um duplo-clique no item que corresponde à string VEN_15AD&DEV_0790&SUBSYS_079015AD&REV_02. Ali acesse \Device Parameters\Interrupt Management\MessageSignaledInterruptProperties e altere MSI Supported de 1 para 0. Feche o Regedit e reinicie o PC.
Solução 04: Memória Virtual
Acesse Sistema > Configurações Avançadas > Configurações > Avançado > Alterar. Ali vamos inverter a configuração da Memória Virtual: se a opção “Gerenciar automaticamente” estiver desclicada, clique nela, clique em OK > OK e reinicie o computador.
Se a opção “Gerenciar automaticamente” estiver clicada, você desclica ela, clique em Tamanho gerenciado pelo sistema > OK > OK e reinicie o computador.
Solução 05: Indexação do Windows
Às vezes o principal arquivo criado pela Indexação do Windows (windows.edb) fica corrompido e causa o HD100 – e normalmente a recriação dele resolve este problema. Para fazer isso, digite index > clique em Opções de Indexação > clique no botão Avançado e clique no botão Recriar:
27 soluções para o problema do disco a 100% Se o HD100 continua, isso indica que existe algum problema de compatibilidade do Serviço do Windows Search com algum driver, arquivo ou programa do seu computador.
Nesse caso acesse digite serviços > execute Serviços > dê um duplo-clique em Windows Search > mude o Tipo de Inicialização para Desativado, clique em Parar e clique em OK:
Solução 06: SysMain
O mesmo problema do Windows Search pode acontecer com o SysMain, uma funcionalidade que faz parte do gerenciamento de memória do Windows. Para verificar isso, Abra Serviços > vá em SysMain > clique com o botão da direita do mouse > Parar:
Se o HD100 continuar, acesse a pasta \Windows\Prefetch e apague todos os arquivos dali. Agora você clica com o botão da direita do mouse em SysMain > Iniciar.
Se o HD100 reaparecer, isso indica que existe algum problema de compatibilidade do Serviço do SysMain com algum driver, arquivo ou programa do seu computador. Nesse caso o jeito é desativá-lo dando um duplo-clique em SysMain > altere o Tipo de Inicialização para Desativado, clique em Parar e clique em OK.
Solução 07: Telemetria
O mesmo problema do Windows Search e Superfetch também pode acontecer com o Serviço de Telemetria, então abra Serviços > vá em Experiências do Usuário Conectado e Telemetria > clique com o botão da direita > Parar:
Se o HD100 continuar, isso indica que existe algum problema com esse Serviço e nesse caso o jeito é desativá -lo dando um duplo-clique em Experiências e Telemetria de Usuário Conectado > mude o Tipo de Inicialização para Desativado, clique em Parar e clique em OK.
Solução 08: Flash no Chrome
Abra o Chrome e desative o Flash: acesse chrome://settings/content/flash?search=flash e desclique a primeira opção:
O ideal é também fazer isso no Firefox, mas felizmente as versões mais recentes do Firefox vêm com o Flash automaticamente desabilitado. Aliás, o ideal é você desabilitar todas as extensões do Chrome acessando chrome://extensions/ e testar se isso resolve o HD100.
Solução 09: WPR
Abra um Prompt de Comando (Admin) > digite WPR – cancel e tecle ENTER. Não se preocupe se aparecer a mensagem abaixo (There are no trace profiles running – Error code 0xc5583000) pois isso é normal.
Se o HD100 continuar e você está utilizando uma versão antiga do Windows 10, desinstale a atualização KB3201845 (caso ela exista) acessando Painel de Controle > Programas e Recursos > Exibir atualizações Instaladas. Depois reinicie o computador e instale-a novamente.
WPR é Windows Performance Recorder, e como o comando WPR – cancel funciona somente durante a sessão ativa, o WPR é automaticamente ativado na próxima reinicialização do Windows.