Windows | BABOO

WINDOWS

Windows

Windows é o sistema operacional para desktop mais utilizado no mercado.

O Windows 1.0 foi lançado em novembro de 1985 (ele completou 30 anos em 2015) e dois anos depois foi lançado o Windows 2.0.

Em 1990 a Microsoft lançou o Windows 3.0 que até hoje é considerada a primeira versão de sucesso do Windows. Em 1993 fio lançado o Windows 3.11 for Workgroups, que se tornou um sucesso mundial por incorporar funcionalidades de rede local (algo que até então exigia soluções de outras empresas, principalmente da Novell e LANtastic).

Dia 24 de agosto de 1994 a Microsoft lançou o Windows 95, que popularizou esse sistema operacional no mundo todo (em 2015 ele completou 20 anos), e em 1998 o seu sucessor Windows 98 foi lançado dando continuidade ao sucesso da versão anterior.

Em 2000 a Microsoft lançou o Windows Me (Millennium Edition) que não agradou o mercado, e também lançou o Windows 2000 que era mais rápido e estável (por eliminar a compatibilidade com o DOS em Modo Real que existia nas versões 95, 98 e Me) e que era focado no mercado corporativo – embora muitos usuários preferiam utilizar em casa o Windows 2000 Professional ao invés do Me.

Dia 25 de agosto de 2001 a Microsoft lançou o Windows XP, e anos depois ele se tornou padrão nos computadores das empresas e domésticos no mundo todo – inclusive muitos continuam utilizando-o hoje em dia, mais de uma década e meia após o seu lançamento(!).

Somente 6 anos depois, em 2007, a Microsoft lançou o sucessor do XP: o Windows Vista. Ele não agradou o mercado principalmente por ser lento para os computadores da época, e com isso muitos permaneceram usando o XP.

Em julho de 2009 a Microsoft se redimiu lançando o Windows 7, que era tudo que o Windows Vista deveria ser: leve e rápido. Em 2012 foi lançado o Windows 8, seu sucessor, e que também não agradou muitos usuários por utilizar uma interface destinada a dispositivos móveis também na versão desktop.

Em outubro de 2013 o Windows 8.1 foi lançado como um upgrade gratuito para usuários do Windows 8 e trouxe algumas melhorias para os usuários de desktop.

Dia 29 de julho de 2015 a Microsoft lançou o Windows 10 como uma atualização gratuita para todos os usuários (não-corporativos) do Windows 7, 8 e 8.1 até o dia 30 de julho de 2016. Com uma interface modificada que mescla elementos de dispositivos móveis e desktop, ele está se tornando um sucesso de mercado.

Nesse ano a Microsoft também iniciou o Programa Windows Insider que permite que usuários comuns possam testar versões do Windows 10 que estão em desenvolvimento (mais informações aqui).

Abaixo está um gráfico atualizado com a participação do Windows no mercado de sistemas operacionais para desktop:

Participação do Windows no mercado desktop

Windows 89.9%
Mac 7.8%
Linux 2.3%

Programa Insider | BABOO

O Programa Windows Insider permite que o internauta teste novas compilações (versões beta, ou seja, versões em teste com funcionalidades incompletas e alguns bugs) do Windows 10 (W10) e Windows 10 Mobile (W10M) assim que elas estiverem disponíveis.

A participação no Windows Insider é gratuita e você obtém mais informações aqui (W10) e aqui (W10M).

A versão Insider permite você testar algumas novidades que serão incluídas nas próximas versões do sistema operacional, além de relatar problemas/bugs para a Microsoft e enviar sugestões para melhorar o produto.

IMPORTANTE: Nem pense em substituir o seu sistema operacional atual pela versão Insider pois esta é uma versão incompleta do Windows e pode causar problemas de estabilidade e até mesmo perda de dados. Além disso, todas as compilações do programa Insider deixam de funcionar após alguns meses.

CURSOS DO BABOO

COMPRE KASPERSKY NO BABOO

VÍDEOS DO BABOO

MAIS COMENTADAS: WINDOWS

GOSTOU? DIVULGUE O BABOO!

5,628FãsCurtir
4,206SeguidoresSeguir
47,904InscritosInscrever

MAIS ARTIGOS SOBRE WINDOWS

Windows | Novidades e Informações sobre Windows</a></p>

Compartilhe com um amigo