Windows | BABOO

WINDOWS

Windows

Windows é o sistema operacional para desktop mais utilizado no mercado.

O Windows 1.0 foi lançado em novembro de 1985 (ele completou 30 anos em 2015) e dois anos depois foi lançado o Windows 2.0.

Em 1990 a Microsoft lançou o Windows 3.0 que até hoje é considerada a primeira versão de sucesso do Windows. Em 1993 fio lançado o Windows 3.11 for Workgroups, que se tornou um sucesso mundial por incorporar funcionalidades de rede local (algo que até então exigia soluções de outras empresas, principalmente da Novell e LANtastic).

Dia 24 de agosto de 1994 a Microsoft lançou o Windows 95, que popularizou esse sistema operacional no mundo todo (em 2015 ele completou 20 anos), e em 1998 o seu sucessor Windows 98 foi lançado dando continuidade ao sucesso da versão anterior.

Em 2000 a Microsoft lançou o Windows Me (Millennium Edition) que não agradou o mercado, e também lançou o Windows 2000 que era mais rápido e estável (por eliminar a compatibilidade com o DOS em Modo Real que existia nas versões 95, 98 e Me) e que era focado no mercado corporativo – embora muitos usuários preferiam utilizar em casa o Windows 2000 Professional ao invés do Me.

Dia 25 de agosto de 2001 a Microsoft lançou o Windows XP, e anos depois ele se tornou padrão nos computadores das empresas e domésticos no mundo todo – inclusive muitos continuam utilizando-o hoje em dia, mais de uma década e meia após o seu lançamento(!).

Somente 6 anos depois, em 2007, a Microsoft lançou o sucessor do XP: o Windows Vista. Ele não agradou o mercado principalmente por ser lento para os computadores da época, e com isso muitos permaneceram usando o XP.

Em julho de 2009 a Microsoft se redimiu lançando o Windows 7, que era tudo que o Windows Vista deveria ser: leve e rápido. Em 2012 foi lançado o Windows 8, seu sucessor, e que também não agradou muitos usuários por utilizar uma interface destinada a dispositivos móveis também na versão desktop.

Em outubro de 2013 o Windows 8.1 foi lançado como um upgrade gratuito para usuários do Windows 8 e trouxe algumas melhorias para os usuários de desktop.

Dia 29 de julho de 2015 a Microsoft lançou o Windows 10 como uma atualização gratuita para todos os usuários (não-corporativos) do Windows 7, 8 e 8.1 até o dia 30 de julho de 2016. Com uma interface modificada que mescla elementos de dispositivos móveis e desktop, ele está se tornando um sucesso de mercado.

Nesse ano a Microsoft também iniciou o Programa Windows Insider que permite que usuários comuns possam testar versões do Windows 10 que estão em desenvolvimento (mais informações aqui).

Abaixo está um gráfico atualizado com a participação do Windows no mercado de sistemas operacionais para desktop:

Participação do Windows no mercado desktop

Windows 89.9%
Mac 7.8%
Linux 2.3%

Programa Insider | BABOO

O Programa Windows Insider permite que o internauta teste novas compilações (versões beta, ou seja, versões em teste com funcionalidades incompletas e alguns bugs) do Windows 10 (W10) e Windows 10 Mobile (W10M) assim que elas estiverem disponíveis.

A participação no Windows Insider é gratuita e você obtém mais informações aqui (W10) e aqui (W10M).

A versão Insider permite você testar algumas novidades que serão incluídas nas próximas versões do sistema operacional, além de relatar problemas/bugs para a Microsoft e enviar sugestões para melhorar o produto.

IMPORTANTE: Nem pense em substituir o seu sistema operacional atual pela versão Insider pois esta é uma versão incompleta do Windows e pode causar problemas de estabilidade e até mesmo perda de dados. Além disso, todas as compilações do programa Insider deixam de funcionar após alguns meses.

MAIS COMENTADAS: WINDOWS

GOSTOU? DIVULGUE O BABOO!

5,000FãsCurtir
4,114SeguidoresSeguir
6,442InscritosInscrever

MAIS ARTIGOS SOBRE WINDOWS

Compartilhe com um amigo