Muitos sites e youtubers aterrorizam desnecessariamente os internautas comentando sobre bugs do Windows, fazendo parecer que isso é uma falha catastrófica que afeta todos os usuários.
Nada mais exagerado e fictício do que isso.
Se houvesse alguma falha que afetasse TODOS os usuários, MILHÕES de computadores e notebooks do mundo todo travariam assim que essa atualização fosse distribuída pela Microsoft, que é algo que NUNCA aconteceu.
Abaixo está uma imagem obtida na página oficial da Microsoft sobre problemas no Windows 11 que mostra três bugs do Windows 11 que afetam configurações específicas:
O primeiro bug envolve a mudança de posição de ícones quando o Copilot é utilizado com mais de um monitor. O segundo bug ocorre em alguns ambientes que utilizam o MDM (solução de gerenciamento de dispositivos móveis), e o terceiro bug ocorre somente com um determinado driver de áudio da Intel.
Nenhum bug impede que o usuário continue a trabalhar normalmente com o Windows, da mesma maneira de centenas de outros bugs de atualizações do Windows nos últimos anos que afetavam cenários específicos e que foram corrigidos pela Microsoft.
O bug mais danoso ocorreu em 2020 com a atualização do Windows 10 para uma nova versão. Essa atualização fez com que usuários perdessem seus arquivos, mas além desse bug acontecer apenas com quem havia instalado programas fora da partição C: (algo que JAMAIS deve ser feito), os arquivos podiam ser recuperados utilizando qualquer programa de recuperação de arquivos apagados.
Além disso, se alguma atualização causar problemas, basta desinstalá-la (até mesmo com o Windows offline) com um simples comando, e o problema será resolvido.
Veja como é simples: para desinstalar a atualização KB1234567, por exemplo basta digitar o comando wusa /uninstall /KB:1234567 e teclar ENTER – e ela será desinstalada.
Eu detalho como desinstalar atualizações do Windows nesse tutorial.
Lembre-se que sites e youtubers lucram com publicidade, então quanto mais internautas eles atraírem, melhor. Por isso para eles “quanto pior, melhor“, pois uma notícia ruim ou negativa pode facilmente ter dez vezes mais acesso do que uma notícia boa ou positiva.
Conclusão: nenhum sistema operacional está imune a falhas, mas não seja enganado por chamadas atraentes.