A pasta documentos do Windows funciona como uma biblioteca que pode ser movida de um disco para o outro, mas o que fazer quando restaurar as opções não é possível? Não se preocupe, veja o que fazer para restaurar a pasta padrão dos documentos.

Restaurar a pasta padrão dos documentos

Tipicamente a noção que o usuário tem da pasta documentos é que ela é uma pasta física, ou seja, está em termos presente no disco. O que em partes é verdade e não. O atalho em si no explorador de arquivos apenas aponta para um local específico do computador. Portanto, os documentos podem residir em C:, D:, onde o usuário desejar, basta alterar o local nas propriedades.

O erro não tem motivo para acontecer, ou ao menos não uma causa clara. As vezes ocorre de uma má reinicialização, uma atualização que não foi instalada corretamente ou de uma instalação do Windows corrompida. Independentemente de qual for a razão, o processo para solucioná-la é o mesmo, o editor de registro do Windows.

Atenção: Conecte-se com uma conta de administrador antes de continuar o procedimento descrito abaixo.

Abra o editor de Registro do Windows ao digitar regedit no executar (Windows+R)

restaurar a pasta padrão dos documentos

Ou também pela pesquisa do Windows (Windows+S) também ao digitar regedit.

restaurar a pasta padrão dos documentos

Dentro dele, navegue até a seguinte chave: HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\User Shell Folders

O painel à direita mostrará alguns dados de valor, o que buscamos são Personal, Video, Pictures e Music. Personal é o equivalente a pasta documentos, enquanto Video, Pictures e Music são referentes as pastas Imagens, Meus Vídeos e minhas músicas. Mantenha-os como referência caso venha a dar problemas no futuro.

restaurar a pasta padrão dos documentos

Ao clicar duas vezes sobre Personal você então verá a pasta não-padrão dos Documentos, que você possivelmente ajustou anteriormente. No Dados de valor troque para %USERPROFILE%\Documents e reinicie o computador.

restaurar a pasta padrão dos documentos

Pronto! Agora as pastas documentos foi restaurada para a versão original, mas com um grande porém, os arquivos não foram movidos de volta. Tipicamente ao mover uma destas pastas os arquivos são movidos, mas devido a forma que foi feito no tutorial, isto tem de ser feito manualmente. Basta acessar a pasta anterior que utilizava, recortar e colar na pasta documentos. O processo, obviamente, irá variar de acordo com o tamanho da pasta.

Isto conclui o tutorial de como restaurar a pasta padrão dos documentos. Qualquer outra dúvida, crie um tópico no fórum do BABOO.

  • Dentro da pasta Videos, existe uma pasta Capturas, que é referente ao DVR de jogos do App Xbox. Eu acabei excluindo essa pasta sem querer e ela tem propriedades semelhantes. Não adianta recriar a pasta pois o app continua não encontrando ela. É necessário o mesmo procedimento para recriar a pasta, porém seguindo o tutorial e um pouco de lógica não surtiu efeito. Tentei criar o parâmetro Captures e apontar pra pasta em questão, mas não funcionou. O que busco é saber como recriar essa pasta, bem como a sua aba “local” pois acredito que iria poder recriar a pasta e fazer o app voltar a funcionar.