Já percebeu que um serviço chamado AntiMalware Executable toma muito processamento do disco ou da CPU? Entenda o que causa isso e como evitar que aconteça novamente no tutorial abaixo..

Corrigir alto uso de disco do AntiMalware service executable

O Antimalware Service Executable é o nome dado ao serviço de proteção em tempo real do Windows Defender. Ele é ativado ocasionalmente para efetuar uma varredura por possíveis malwares no computador ou toda vez que um aplicativo novo é instalado.

Em teoria, isso ocorre quando o computador está em ocioso, ou seja, o usuário está longe do computador ou em horários de menor uso, como madrugadas. Há momentos, porém, em que ele é ativado mesmo em períodos de intensa utilização, o que resulta em um desempenho reduzido. Há duas principais maneiras de resolver o problema.

Método 1: Alterar as configurações do agendador de tarefas

O primeiro método reduz, porém não elimina completamente o problema, já que a proteção em tempo real só pode ser desativada totalmente e fazer isso não é recomendável. Nesse caso, há a opção de especificar condições para que as outras funções do Windows Defender sejam iniciadas e diminuir as chances de problemas. Isso é feito dentro do Agendador de Tarefas do Windows.

Acesse o Agendador de Tarefas ao digitar Agendador na Pesquisa do Windows (Windows+S). Dentro dele, escolha Windows Defender.

Uso de disco do AntiMalware service executable

Clice com o botão direito do mouse tanto em Windows Defender Scheduled Scan quanto em Windows Defender Verification.

Uso de disco do AntiMalware service executable

Marque a opção Iniciar a tarefa somente se o computador estiver ocioso há e Interromper se o computador não estiver mais ocioso, ambas as opções estão disponíveis na guia Condições. Defina também o tempo mínimo até que a tarefa seja iniciada. Clique em Aplicar e OK.

Uso de disco do AntiMalware service executable

Método 2: Utilizar outro antivírus.

O segundo e totalmente eficar método é alterar o antivírus padrão do Windows. Quando um segundo antivírus ou antimalware é instalado no computador, o Windows Defender é automaticamente desativado e junto com ele o serviço de proteção em tempo real. O BABOO já conta com uma lista atualizada de antivírus compatíveis com o Windows 10.

É importante reforçar que salvo no caso de um segundo antivírus, alguma a proteção em tempo real não deve ser desativada manualmente. A ação coloca o computador em risco desnecessariamente e deve ser usada apenas em casos extremos onde o computador se torna inutilizável devido ao alto uso de processamento.
Você pode desativar a proteção em tempo real em Configurações -> Atualização e segurança -> Windows Defender.

Uso de disco do AntiMalware service executable

Em caso de uso de 100% de disco, pode ser um problema relacionado também a fragmentação do disco rígido ou um disco rígido antigo com possíveis problemas de leitura ou gravação. Não se esqueça de dar uma olhada no tutorial sobre Desfragmentação no BABOO e dicas para evitar o uso de 100% da CPU. Para mais dicas acesse a área de Windows do BABOO.

  • Por favor, estando no agendador de tarefas, qual as diferenças entre as opções

    – cache maintenance
    – cleanup
    – schedule scan
    – verification

  • Guedes Marajunior

    TA COM O MESMO PROBLEMA DE INICIO ERA SO A MEMORIA AI INSTALEI O avast e a memoria reduziu o consumo mais o disco disparou direto pra 100% fiquei sem entender nada formatei o pc diversas vezes restaurei ele testei um monte de programas mais so piorava ai um amigo comentou sobre o avira na de mais nem era sobre o assunto ai fiquei curioso em testa lo e nao é que o pc voltou a normalidade ele so aumenta bruscamente o consumo do disco quando scaneio o pc mais ficou uma uva gostei mt do w 10 mais esses bugs matam qualquer um

  • Leandro Bremer

    Opa! Funcionou!
    Valeu a dica!

  • Muito boa essa dica

  • Wagner Amário

    Simples e eficiente! Grato.

  • Sdc Nci

    não achei estas telas no agendador, neste caso teria que criar?