Você altera a permissão de um arquivo ali, outro ali, e quando você menos percebe alguns arquivos não funcionam corretamente. Ao invés de fazer um por um novamente, há uma maneira bem mais simples de se realizar o processo. Aprenda a como restaurar permissões de arquivos com rapidez no tutorial abaixo.

Como restaurar permissões de arquivos com rapidez

O programa a ser usado é o Reset Permission, que está disponível no site oficial. Faça o download, o extraia com a senha lallouslab e inicialize-o.

Vale apontar que o programa usa o mesmo sistema que o Windows utiliza para alterar a permissão, nenhuma ferramenta de terceiros é usada, para mais detalhes você pode acessar o site da Technet. Vale salientar que é necessário estar conectado com uma conta de administrador, caso não esteja, conecte-se.

Atenção: É recomendado antes de fazer qualquer alteração que você crie um ponto de restauração. Para isso abra a pesquisa do Windows (Window+S), e digite restauração.

restaurar permissões de arquivos com rapidez

Selecione o disco rígido que você fará a alteração e aperte em Criar.

restaurar permissões de arquivos com rapidez

Na próxima janela dê um nome a ele e clique mais uma vez em Criar. O tempo de criação do ponto de restauração pode variar entre computadores.

restaurar permissões de arquivos com rapidez

O funcionamento do Reset Permission é relativamente simples, clique em Choose Folder para definir a pasta, restaure as permissões com a opção Reset Files Permission e tome propriedade delas com a opção Take Files Ownership. Caso queira fazer para todos os subdiretórios, marque a opção Apply for All sub directories. Feito isto, é só apertar em GO.

restaurar permissões de arquivos com rapidez

Uma janela avisará quando o procedimento estiver finalizado. Recomendamos que se for fazer mais de uma alteração, primeiro restaure as permissões para depois alterar permissão delas.

Outra opção do programa é adicioná-lo ao Menu de contexto do Windows. A opção está disponível em Advanced -> Add to Explorer folder context menu. Sua remoção é feita na mesma aba em Remove from Explorer folder context menu.

restaurar permissões de arquivos com rapidez

Pronto, agora você pode restaurar permissões de arquivos com rapidez e em múltiplos computadores sem o uso de linhas de comando ou muito trabalho. No caso de qualquer dúvida poste na área de Windows do Fórum BABOO.