Normalmente quando se aperta o atalho Windows+X para acessar as configurações avançadas no Windows 10, o painel de controle está presente. Mas, o que fazer caso a opção tenha desaparecido? Não se desespere, a solução para restaurar o painel de controle no menu Windows+X é mais fácil do que parece.

Restaurar o painel de controle no menu Windows+X

O motivo pode variar de computador para computador. O Creators Update removeu a funcionalidade do painel de controle e colocou o menu de configurações. Por mais que esteja melhorando, o painel de controle ainda é essencial para algumas tarefas, principalmente ferramentas administrativas.

Em outros casos, pode ser que o próprio painel de controle foi removido ao voltar para um ponto de restauração anterior ou uma restauração completa do Windows. Independentemente do caso a solução é praticamente a mesma

Abra o explorador de arquivos, copie o seguinte comando e cole na área superior. %LOCALAPPDATA%\Microsoft\Windows\WinX\Group2. Isso levará você para o menu onde estão armazenados as opções do Windows+X.

Restaurar o painel de controle no menu Windows+X

Caso o seu painel de controle tenha sido alterado para o menu de configurações do Windows, um atalho chamado Painel de Controle estará lá. Caso ele tenha sido removido completamente, nenhum indício do mesmo estará presente.

Restaurar o painel de controle no menu Windows+X

Antes de mais nada, faça um backup do atalho em um local seguro, seja em uma outra pasta em um arquivo zip. Depois disso delete-o. Caso você não tenha indícios, pode pular esta etapa.

Ainda na pasta, clique com o botão direito do mouse, escolha novo -> Atalho.

Restaurar o painel de controle no menu Windows+X

No campo “Digite o local do item”, cole o seguinte comando %windir%\system32\control.exe. Dê o nome do atalho de Painel de controle e clique em finalizar. Feito isto, reinicie o Windows.

Pronto! Agora quando você acessar o menu Windows+X o atalho para o painel de controle estará presente novamente. Se por um acaso o problema acontecer outra vez, é só você fazer o procedimento novamente.

Isto conclui o tutorial de como restaurar o painel de controle no menu Windows+X. Em caso de dúvidas, poste na área de Windows do fórum do BABOO. Mais dicas estão disponíveis na área de tutoriais.

  • Valter

    Não consegui, tutorial feito nas pressas?, não diz nem o nome do atalho que deve ser colocado :/ , eu nem sabia que era possível adicionar items nesse menu, resolvi pesquisar a respeito e consegui depois que baixei um programa disponibilizado no site WinAero o “Win+X Menu Editor” (https://winaero.com/comment.php?comment.news.30).

  • TecBeta

    Fiz o procedimento conforme a explicação dada e nada aconteceu. Não apareceu painel de controle no comando windowsX coisa nenhuma. Usando aqui W10 versão 1703, build 15063.674

  • fenixcload

    pode também criar um arquivo .bat e salvar no desktop

  • Pra dica funcionar tive que renomear o atalho para “4 – Control Panel”, Então o Sistema muda para “Painel de Controle” e assim funcionará.

  • ultimate_live

    Só pesquisar no Windows “Painel de controle” e ele aparece. Vai no local do arquivo e joga um atalho no Desktop, se desejar.

  • Daniel Mourthe

    Aqui no meu Windows 10 (15063.674), qualquer atalho que eu crie, é solenemente ignorado. Não tem efeito algum. Testei nos outros grupos (1 e 3), e nada também.
    Será que, no meu caso, falta alguma config ou chave no registro para a dica funcionar?

    • Carlos Pacheco

      blá, fiz também e o resultado foi o mesmo: nada.

  • Carlos Pacheco

    Hum, vou fazer aquele atalho do “god mode”. Valeu pela dica!

  • Marcos Itao

    Como sempre ótimas dicas.