Imagine que você deu de cara com um bug no Windows que não permite você remover um item fixado da barra de tarefas, ou talvez só quer uma maneira rápida de remover tudo. Você pode limpar itens fixados na barra de tarefas ajuda do editor de registro do Windows. Aprenda mais neste tutorial.

Como limpar itens fixados na barra de tarefas

Atenção: Para usar o Editor de Registro do Windows é preciso estar conectado com uma conta de administrador.

Você pode acessar o registro do Windows de duas formas, primeiro ao digitar regedit no Executar (Windows+R)

limpar itens fixados na barra de tarefas

Ou usar a pesquisa do Windows (Windows+S) e também digitar regedit.

limpar itens fixados na barra de tarefas

O processo é realizado em duas etapas, primeiro você deve acessar a seguinte chave: HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Taskband. Antes de mais nada, clique com o botão direito sobre a chave e escolha Exportar. limpar itens fixados na barra de tarefasSalve o arquivo .reg em um local seguro.

limpar itens fixados na barra de tarefas

Por mais que exista poucas chances de dar problema, um backup da chave pode ser a diferença entre um computador saudável e um inoperante, não hesite em fazer.

Com o backup em mãos, exclua todo o conteúdo da chave, ou seja, todos os dados de valor localizados na tela da direita, mas não a chave em si.

limpar itens fixados na barra de tarefas

Agora abra o explorador de arquivos e copie o seguinte local %AppData%\Microsoft\Internet Explorer\Quick Launch\User Pinned\TaskBar. Este local oculto é onde os principais aplicativos estão fixados na barra de ferramentas. Faça o mesmo processo, crie um backup — desta vez de preferência um arquivo .rar — e remova todos os arquivos.

limpar itens fixados na barra de tarefas

Após isto, reinicie o computador e você verá que a barra de tarefas não terá mais os itens e o menu iniciar foi restaurado para a versão padrão do Windows. Basicamente o que o processo realiza é a exclusão e reconstrução do registro do Windows e posteriormente a exclusão dos atalhos da barra de tarefas.

Vale apontar que em caso de mais de uma conta, o processo de limpar itens fixados na barra de tarefas deve ser repetido em sua totalidade, incluindo o backup das chaves e da pasta TaskBar. Em caso de dúvidas, crie um tópico no fórum do BABOO.

  • Janaina

    Baboo,
    Yan Dago se manifestou lá no seumicroseguro.com sobre questionarmos os testes dele. Vá lá ver o que escreveu.
    Precisamos de pessoas com conhecimento debatendo.

    • Eu estou me lixando para o que ele escreve ali. Em alguns dias eu publicarei meu vídeo sobre esse assunto encerrando essa discussão..