Desde a atualização de aniversário do Windows 10, o prompt do UAC (Controle de Conta do Usuário). A nova interface é um pouco maior e mais parecida com estilo do novo sistema operacional da Microsoft. Aqueles que não gostaram da mudança, não se preocupem, pois, reverter para o modelo antigo é bem simples. Veja como alterar o visual do prompt do UAC no Windows 10 abaixo.

Como alterar o visual do prompt do UAC no Windows 10

Desde a atualização de aniversário do Windows 10, o seu prompt do UAC deve parecer como o da imagem abaixo.

alterar o visual do prompt do UAC no Windows 10

Atenção: Para realizar as alterações é preciso estar conectado com uma conta de Administrador, certifique-se de que esteja antes de continuar.

As alterações serão feitas no editor de registro do Windows. Ele pode ser acessado ao digitar regedit no executar (Windows+R).

alterar o visual do prompt do UAC no Windows 10

Ou pela pesquisa do Windows (Windows+S) também ao digitar regedit.

alterar o visual do prompt do UAC no Windows 10

Dentro dele navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Authentication\LogonUI\TestHooks e verifique a existência do valor DWORD (32 bits) XamlCredUIAvailable.

Caso não exista, clique com o botão direito e escolha Novo -> Valor DWORD (32bits) e nomeie-o XamlCredUIAvailable.

alterar o visual do prompt do UAC no Windows 10

Clique duas vezes sobre ele para alterar o valor. Altere-o para 0 e reinicie o computador.

alterar o visual do prompt do UAC no Windows 10

Após isso os prompts voltarão ao estilo antigo. O que o valor XamlCredUIAvailable faz ao ser configurado para 0, é o prompt antigo do Windows 7/8.x, enquanto ao ser configurado para 1, mostrará o prompt novo.

Para reverter as mudanças é só alterar o valor para 1. Vale reforçar que esta opção, assim como já aconteceu com outras opções “clássicas” do Windows 10, como a barra de áudio, podem ser removidas em futuras atualizações.

Isto conclui o tutorial de como alterar o prompt do UAC no Windows 10. Em caso de dúvidas poste no fórum do BABOO para que a comunidade o ajude. Para mais tutoriais, acesse a área de Windows do BABOO.

  • Igor Ruckert

    Fiz tudo mas não mudou nada, continua o prompt novo

  • SmileY

    Sem falar que o bug de não aparecer o prompt continua não resolvido: quando inicia o app tenho que clicar no desktop depois no APP que estiver executando para aparecer.

    • Rogerson Torrel Miotto – RTM

      Dá pra ‘resolver’ colocando a UAC no nível máximo, fazendo o windows trocar para o desktop seguro, ai sempre vem pra frente o prompt do UAC…
      Passei por isso tbm.. Achei um saco mas resolveu.

      • SmileY

        Obrigado, mas ter que piscar a telinha por causa de um bug inútil me parece um pé no saco.

        E também esse bug existe desde os primeiros builds do windows 10, não é possível que não vão corrigir (Eu acho que não). Mas curiosamente o tutorial corrige o problema, ou seja o bug persiste no modo prompt novo. Já exportei o registro .reg para usar em futuras instalações.

        • Rogerson Torrel Miotto – RTM

          Eu tenho uma ideia, de fazer no delphi uma aplicação que fica procurando a janela do uac e dá um bringtofront com setfocus e ver se resolve o problema, porque eu tbm prefiro que nao pisque a tela, mas nunca parei para fazer…

    • Igor Ruckert

      Aqui resolveu depois de atualizar para o Creators Update