Alterar a data de modificação ou de criação de um arquivo apenas com as funcionalidades do Windows é um tanto quanto difícil. Conheça no tutorial abaixo duas formas de alterar isso sem ter dores de cabeça.

Como alterar a data de criação de um arquivo

Método 1 – Attribute Changer

O Attribute Changer é uma extensão gratuita da shell do Windows, acesse o site oficial para obtê-la.

Após instalado, clique com o botão direito do mouse em cima de um arquivo e escolha modificar atributos.

Alterar a data de criação

Além das configurações tradicionais como somente leitura, oculto, etc, ele permite alterar a data e hora de criação ou modificação do arquivo. Para isso, marque a opção Modificar Data e hora e escolha quais as opções que deseja.

Alterar a data de criaçãoExemplo: Para mudar apenas a data de criação, desmarque as caixas de Modificado Em, Acessado Em e digite tanto a hora como a data na caixa Criado em. Clique em Aplicar e depois em OK.

Alterar a data de criação

O programa também gera uma data e hora aleatória. Isso é feito na guia Aleatório. Após marcar Gerar data e hora aleatória entre, digite o período de tempo que deseja e clique em Aplicar.

Alterar a data de criação

Método 2 – SetFileDate 2.0

O setFileDate tem o mesmo propósito do Attribute Changer, porém com um grande diferencial, a possibilidade de alterar mais de um arquivo ao mesmo tempo. Ele é gratuito e está disponível no site oficial.

Após instalado, abra o programa, acesse a pasta onde está o arquivo que você deseja alterar a data e selecione-o.

Alterar a data de criação

No caso de mais de um arquivo, mantenha o Ctrl pressionado e clique com o botão direito para selecionar.

Escolha a data desejada abaixo de Day / Month / Year (Dia / mês /ano) e defina aonde a tal data será aplicada. A definição é feita ao marcar ou desmarcar as caixas Created (criado) Modified (modificado) Accessed (acessado).

Alterar a data de criação

Com isso, clique em Modify Dates para aplicar as alterações. Um alerta na parte inferior do documento mostrará que o processo foi feito com sucesso.

Aprenda algumas dicas para melhorar o tempo de boot do Windows. Outros tutoriais podem ser encontrados na área de Software do BABOO.

Como alterar a data de criação de um arquivo</a></p>