Recortar uma imagem no Photoshop pode não ser a tarefa mais fácil do mundo, mas com as ferramentas corretas isto pode se tornar bem menos trabalhoso. O tutorial abaixo irá apresentar as principais ferramentas de seleção do Photoshop.

Ferramentas de seleção do Photoshop

As ferramentas serão separadas em duas categorias: Ferramentas básicas e Ferramentas avançadas.

As ferramentas básicas englobam o Letreiro Retangular, o letreiro Elíptico, Linha única e coluna única.

ferramentas de seleção do Photoshop

Localizadas na parte superior da barra de ferramentas, elas funcionam de maneira similar. Selecione-a, clique e arraste sobre o objeto. Aperte Ctrl+C e Ctrl+V para copiá-lo para uma nova camada ou altere para a ferramenta Mover caso queira alterar a posição.

Exemplo: Selecionar um quadrado de uma imagem e mover.

Com a ferramenta Letreiro retangular, o quadrado da imagem abaixo foi selecionado. Após isso foi apenas usar a ferramenta Mover (Atalho:V) para mudar a posição. Mas atenção, quando isso é feito em um documento que não há mais de uma camada um espaço em branco ou transparente aparecerá no lugar. Para qualquer dúvida, acesse o tutorial sobre camadas.

ferramentas de seleção do Photoshop

Essas ferramentas são usadas apenas para seleções básicas. Mas aqui vai uma dica: caso você tenha feito um círculo e ele não tenha ficado do tamanho desejado ou deformado, use o Shift. Ao clicar Shift+ botão esquerdo do mouse o Photoshop cria todas as seleções (ou formas) com proporções exatas.

O Shift também pode ser usado para adicionar mais de um círculo a seleção. Primeiro faça uma seleção e antes de realizar a próxima, aperte Shift e o botão esquerdo. Sem soltar o botão esquerdo, pressione o Shift novamente caso você queria outra seleção em uma proporção exata.

Da mesma maneira, o Alt remove qualquer seleção básica. Neste caso, uma seleção já está feita, depois disso aperte o Alt e clique com o botão esquerdo do mouse para remover parte dela.

ferramentas de seleção do Photoshop

Por fim, para cancelar uma seleção, clique com o botão direito sobre uma seleção e escolha Cancelar seleção para removê-la.

ferramentas de seleção do Photoshop

Isso conclui as ferramentas básicas.

As ferramentas avançadas incluem a Seleção Rápida, a Varinha mágica, o Laço, o Laço Poligonal e o Laço magnético. Ao contrário das ferramentas básicas, cada uma delas serve para um propósito mais específico, que serão listados abaixo:

Seleção Rápida e Varinha Mágica

ferramentas de seleção do Photoshop

Ambas as ferramentas de seleção do Photoshop são ótimas para quem deseja selecionar um objeto relativamente simples, como uma camisa por exemplo. A Seleção Rápida funciona como um pincel, clique com o botão esquerdo e a área é automaticamente selecionada.

Já a Varinha Mágica funciona de uma maneira parecida, porém distante das ferramentas básicas. Ela faz uma amostra de ponto com uma tolerância específica para a realizar a seleção. Esta amostra é baseada tipicamente na coloração onde o mouse foi posicionado.

ferramentas de seleção do Photoshop

Para aumentar ou reduzir o tamanho da amostra ou a tolerância, use o painel superior.

ferramentas de seleção do Photoshop

Ela permite por um lado uma seleção rápida, porém não muito precisa do objeto. Também há suporte aos modificadores Shift e Alt para adicionar ou remover partes da seleção. É recomendável usá-la apenas como método principal e posteriormente usar a seleção rápida para remover algum local desejado.

Laço, Laço Poligonal e Laço Magnético

ferramentas de seleção do Photoshop

Chegamos então nas três últimas, e mais “complexas” de serem usadas ferramentas de seleção no Photoshop.  Novamente, todas funcionam de uma maneira muito parecida. O laço requer que você faça um “traçado” em volta do objeto desejado e complete-o para que ele crie a seleção.

Para quem usa apenas o mouse, o que é o periférico mais barata para qualquer iniciante do photoshop, o Laço pode ser um senhor desafio. Uma alternativa viável é tanto o Laço poligonal como o Laço magnético.

ferramentas de seleção do Photoshop

O Laço Poligonal desenha apenas linhas retas ao clicar com o botão esquerdo do mouse, perfeito para superfícies retas. Nas curvadas, clique mais de uma vez para tentar deixar o mais preciso possível.

ferramentas de seleção do Photoshop

Por fim, temos o laço Magnético que funciona de uma maneira mais uma vez, parecida com o primeiro Laço, porém ele busca se alinhar às bordas da imagem. No exemplo abaixo, perceba como o laço magnético é capaz de realizar uma seleção relativamente precisa sem muito esforço.

ferramentas de seleção do Photoshop

Em todos os casos, a questão do aprendizado da técnica anda de mãos dadas com a prática. Pegue uma imagem, teste as ferramentas de seleção e pratique. Pratique bastante até pegar o ritmo. Essa é a dica essencial que damos.

Máscara rápida de seleção

Apesar de não necessariamente serem ferramentas de seleção, é válido salientar que tanto a máscara rápida como a Caneta podem ser usadas como uma.

A Máscara Rápida — localizada na área inferior da barra de ferramentas — tipicamente é usada para selecionar áreas que serão removidas.

ferramentas de seleção do Photoshop

Clique duas vezes sobre ela e altere para Áreas selecionadas.

ferramentas de seleção do Photoshop

Usando o pincel você pode então demarcar as áreas que deseja selecionar. Para garantir que toda da área seja selecionada, vá na parte superior e altere a dureza do Pincel (Atalho: B) para 100%.

ferramentas de seleção do Photoshop

Após isso é só clicar no ícone de Máscara Rápida mais uma vez e a seleção está criada.

ferramentas de seleção do Photoshop

Caneta

ferramentas de seleção do Photoshop

A caneta é muito utilizada para a criação de formas, mas também seleção. Para isso ela deve estar selecionada como Demarcador. O uso da caneta é muito mais avançado do que qualquer outra ferramenta apresentada até então, sendo recomendável apenas para aqueles que estiverem suficiente acostumados com o programa.

Basicamente o que é necessário é: Clique com o botão esquerdo do mouse em um local da imagem e um ponto será criado, clique em outro e uma linha aparecerá. Toda vez que você apenas clicar com o botão do mouse será criado uma reta.

Porém, se você clicar e arrastar para qualquer ponto a linha será curvada de acordo. Consequentemente isso torna a caneta uma das ferramentas de seleção do Photoshop essencial para imagens detalhadas.

ferramentas de seleção do Photoshop

Para editar uma demarcação criada pela caneta é preciso usar a ferramenta Converter Pontos.

ferramentas de seleção do Photoshop

Ao clicar em um ponto ele é convertido em um ponto curvado ou reto. Pontos curvados possuem as duas linhas adicionais com círculos nas pontas para que você ajuste a curvatura.

Mover um ponto também é possível com a ferramenta Converter pontos. Tudo que é preciso é segurar o Ctrl para que o cursor vire uma seta, colocar sobre o ponto desejado e arrastá-lo.

A última etapa é converter a demarcação em uma seleção em si. Aperte com o botão direito do mouse dentro da demarcação e escolha Criar seleção.

ferramentas de seleção do Photoshop

Alternativamente isso também pode ser feito na ferramenta Caneta em Criar Seleção.

ferramentas de seleção do Photoshop

Isso finaliza o tutorial sobre ferramentas de seleção do Photoshop. Lembre-se: praticar, acima de tudo, é essencial. Qualquer outra dúvida, poste no fórum do BABOO.