A Microsoft anunciou nesta semana o suporte para Unreal Engine 4 na Universal Windows Platform (UWP). Unreal Engine 4 é uma suíte completa com ferramentas para desenvolvimento de jogos.

Unreal Engine 4 na Universal Windows Platform

Com o anúncio do suporte para Unreal Engine 4 na Universal Windows Platform, a Microsoft também já disponibilizou o código-fonte no GitHub como um fork do repositório do Unreal Engine 4 da Epic Games.

O repositório da Microsoft está disponível através do endereço https://github.com/MICROSOFT-XBOX-ATG/MICROSOFT_UWP_UNREAL.

Se um erro 404 for exibido, primeiro crie uma conta no GitHub, inscreva-se no programa da Epic e siga as instruções para associar sua conta do programa à sua conta do GitHub.

Você poderá acessar o repositório da Microsoft depois disso.

O projeto é suportado pela comunidade e também terá atualizações periódicas do Xbox Advanced Technology Group (ATG) da Microsoft.

Microsoft anuncia suporte para Unreal Engine 4 na Universal Windows Platform

O post com o anúncio da Microsoft no fórum oficial do Unreal Engine também inclui links para desenvolvedores querendo saber mais sobre o desenvolvimento para a Universal Windows Platform e outras informações úteis.

  • DarkTheme

    Vocês se lembram da BUILD deste ano quando a Microsoft mostrou Witcher 3 sendo convertido com Desktop app converter e prometendo que ele estaria disponível na Windows Store, até hoje ele não está lá.
    https://www.youtube.com/watch?v=ON54dN32m2A

  • William Gomes

    As pessoas não entendem e não querem entender o que é o futuro com o UWP… é lamentavel

    Para eles, seria melhor a Microsoft ter parado no Windows 7 e nunca mais ter lançado um outro sistema operacional, nunca ter lançado um Xbox, nunca ter lançado o Windows 10 Mobile…

    E ela é proibida de fazer uma Loja em seu PROPRIO SISTEMA OPERACIONAL… Incrivel né ???

    A Google pode ter sua loja e seu sistema
    A Apple pode ter sua loja e seu sistema
    A Valve pode ter sua loja e seu sistema

    mas se a Microsoft tentar correr atraz e fazer um produto melhor, que o que ela esta FAZENDO… é RUIM… Nossa muito ruim, os consumidores estão sendo lesados…. GZUIS

    • DarkTheme

      Esses caras só gostam de reclamar mesmo.

    • Ricardo Borges de Lima

      A questão é, ninguém quer trocar a STEAM por nenhuma outra porcaria de loja de jogos, Origin, Uplay e WIndows store… STEAM é STEAM, a melhor, incomparável e única.

      • Raphael Silva

        Tenho Origin e Uplay e não reclamo nenhuma das duas, só uso pra jogar mesmo.

        Gaymer é gaymer né?

        • Ricardo Borges de Lima

          Ter é uma coisa, preferir é outra.

          • Reginaldo Farias

            Cala boca cara você apoia monopólios.

      • DarkTheme

        Então você quer que a STEAM domine todo o mercado e proibido ter qualquer tipo de concorrência.
        Cara a Windows Store nunca poderá competir com qualquer loja de jogos Win32, o UWP é pensado para ser seguro e isso traz uma monte de limitações técnicas que impede isso.

        • Reginaldo Farias

          Liga não, é mais um retardado que também acha que o Travoid deve monopolizar os smartphones.

  • Luiz Ricardo

    Quanto tempo será que vai demorar para a microsoft forçar o usuário a baixar tudo pelo sua loja?

    • Alguns anos – e quando ela fizer isso a quantidade de malwares nos computadores dos internautas diminuirá drasticamente..

      • Bones Jones

        Igual que acontece no android e ios queijo suiço?

      • Edson

        E será o fim de sites como Baixaki, SuperDownloads, Ultra Downloads, Softonic, etc.

      • Luiz Ricardo

        Está certo. Tomara que outras plataformas como origin ou steam não sejam prejudicadas por conta disso

    • Cell

      Então a Apple te força a baixar tudo da loja dela ? A Google também ? Me conte mais…

      • Luiz Ricardo

        Quando quer baixar um aplicativo no smartphones android de forma confiável prefere um apk baixado de fonte desconhecida ou ir direto a Google play? O fator segurança é uma vantagem de querer implementar uma loja de aplicativos, mas no desktop Windows isso ainda está longe de se tornar escolha padrao

        • Cell

          Embora o PC seja Windows e tenha uma loja, não acho justo forçar tudo a ser baixado de lá. Se o cara quer arriscar a segurança dos seus dados ou dispositivo, o problema é dele, fica a seu critério baixar ou não apk ou exe de fonte insegura.
          Só não acho que tenha que limitar o PC a instalar somente da loja. Eu vou na questão segurança. Não entendi muito bem o seu ponto de vista inicialmente, as agora está mais claro.

          • Luiz Ricardo

            O exemplo do jogo Quantum break no PC , só via Windows store, isso é uma forma de obrigar o usuário a utiliza-la. Não acho isso uma desvantagem direta, pelo contrário,mas e a concorrência? Se forem prejudicadas , nos usuários também seremos

          • Cell

            Eu não pretendo sair do Windows/Xbox, ou ter como plataforma principal de jogos, um console Sony ou uma Steam Machine, portanto, pra mim, tanto faz. É um pensamento egoísta sim, mas é igual o pensamento de fanboy da Apple, não larga seu celular por nada, não troca por nada, por ele, preferiria ver tudo somente em sua loja e primeiro em sua loja. Eu sei que muitos pensam assim.
            Escolher que os jogos dela saiam apenas na Windows Store, acredito que seja mais pra que a MS traga mais gente pro lado dela, jogada de marketing, para os novatos conhecerem sua loja e seus apps, antigamente tão criticada no Windows Phone.
            Há alguns meses a MS disse que estaria vendo com a Steam de distribuir seus games por lá também. Vamos ver.

      • Lucas Schafer

        Apple restringe também aplicativos de fora :) Google bloqueia por padrão a opção de Apks (E futuramente talvez fechem ainda mais) Windows Store possui o Sideload (Instalar apps pelo PowerShell)

    • DarkTheme

      Acho que vai demorar muito tempo, já que apartir de Aniversary Update a opção de fazer sideloding de apps da Windows Store é habilitada por padrão, ou seja, se um desenvolvedor não quiser por o seu app UWP na Windows Store, ele poderá sem ter nenhum problema.
      Acho que no futuro a Windows Store será o único lugar para se baixar apps no Windows, porque facilita a vida dos usuários que não precisa ficar caçando um site seguro para apps entre uma sacholada de site maliciosos e sites confiáveis, e também para os desenvolvedores que não precisam ter uma infra estrutura própria para comercializar seus apps.
      Eu não gosto muito do Linux, mas para mim um dos pontos positivos dele e ter algo bastante similar a Windows Store. No Ubuntu, por exemplo, tem um tal de Gnome software que é um lugar seguro para se baixar programas.

    • DarkTheme

      Apartir de Aniversary Update, a opção de sideloding de apps é a habilitada por padrão e os desenvolvedores podem lançar seus apps UWP de qualquer lugar, inclusive de fora da Windows Store. Além disso a Microsoft lançará um SKU do sistema sem a loja, então eu acho que demorará muito para Windows Store ser o único lugar baixar apps no Windows.

  • Anderson

    Será que Microsoft vai conseguir matar o Steam no Windows ?

    • Luiz Ricardo

      Acho que vai demorar um pouco, mas certeza que essa é a meta deles. O Steam já trabalha contra isso com o OS deles.

      • DarkTheme

        A Valve é como todas as outras empresas capitalistas é só quer criar o seu próprio monopólio. Pelo menos no setor de games ela já atingiu esse objetivo.

    • Everton
      • Ele é crítico desde sempre. As pessoas não reclamam do uso obrigatório de apps nos smartphones e tablets, e essa solução de apps não deveria ser diferente no desktop..

        • DarkTheme

          Geralmentte pessoas da interenet só gostam de reclamar e não querem fazer nada diferente disso.

      • John F. K. Holmes

        Dei uma lida na matéria, mas tenho um pensamento diferente. Eu acho que serviços de distribuição digital focados em games, aliás, não só games, mas qualquer tipo de conteúdo, música, filmes e etc., estes não serão “derrotados” pela loja da Microsoft. Existem características únicas em cada serviço, então, acredito que uma Steam da vida, ao invés de continuar com uma aplicação Win32, migre para a nova plataforma. É tempo de mudanças… Tudo pode acontecer…

      • Everton

        Não compartilho da opinião dele, apenas postei para ampliar o debate.

        • John F. K. Holmes

          Claro meu chapa, tentei responder na boa, não leve a mal não hahahaha Se escrevi algo que ficou estranho, não foi a intenção… :P

          • Everton

            KKKKK – nada a ver, não fiquei ofendido e outra penso de forma semelhante a sua. Postei a reportagem apenas para ampliar o debate, pois o comentarista ficou na dúvida sobre a possível morte da Steam. A quem acredite que tal façanha seja possível e por este motivo reportei aqui. E outra, se pensasse de modo diverso não haveria sentido em ficar com raiva, afinal todos temos pensamentos e opiniões próprias. O que não vale são as ofensas gratuitas como se vê muito por ai ultimamente sem qualquer fundamento, as vezes pelo modo de pensar, de assistir um programa de TV, de se vestir ou torcer por um time de futebol…..

    • DarkTheme

      O UWP ou app da Windows Store não é um concorrente da Steam, recentemente até Phill Spancer disse que a Steam sempre foi um grande aiado para usuários do Windows. Sem contar que o UWP é extremamente limitado por natureza e isso impede que ele supere o Win32 que permite fazer qualquer coisa, inclusive ativadores para o sistema.
      Espero que Aniversary Update traga melhorias de desempenho para UWP, porque se os jogos do Xbox Play Anyware saírem ruins como Quantum Break e GOW UE, será apenas mais decepção.