Algumas vezes, por qualquer motivo,você precisa ocultar alguma coisa no Excel: guias,planilhas, colunas, células e etc. Neste artigo, eu vou mostrar uma ampla lista de itens que você pode esconder no Excel.

Como ocultar guias ou planilhas no Excel
Para ocultar um guia, clique com o botão direito e escolha Ocultar. Fácil não?

Para exibir novamente, você pode clicar com o botão direito em uma guia visível e clicar em Reexibir. Aparecerá uma lista de todas as guias ocultas e você pode selecionar aquela que pretende mostrar novamente.

Como ocultar células no Excel
O Excel não tem a capacidade de ocultar as células no sentido tradicional do termo, de modo que elas simplesmente não apareçam, como foi mostrado acima. Só é possível que elas apareçam em branco. Veja como:

Clique com o botão direito sobre o grupo de células e escolha Formatar células.

Na guia Número, escolha Personalizado e na caixa Tipo, introduza três ponto-e-vírgulas (;;;), sem os parênteses.

Clique em OK e, agora, os dados dessas células estão ocultos. Para reavê-los, siga o procedimento acima, mas escolha o formato original das células em vez de Personalizado. Note que se você digitar qualquer coisa nessas células será ocultado automaticamente e o valor original será substituído pelo que você digitou.

Como ocultar linhas e colunas no Excel
Se você quer esconder toda uma linha ou coluna, selecione a linha(s) ou a coluna(s), clique com o botão direito do mouse e escolha Ocultar.

Para exibir novamente uma linha ou coluna, é necessário selecionar a linha/coluna anterior e a posterior á que foi oculta. Por exemplo, se estiver ocultado a Coluna B, você tem que selecionar e coluna A e a coluna C, e, em seguida, clicar com o direito do mouse e escolher Reexibir.

Como ocultar fórmulas no Excel
Ocultar fórmulas é ligeiramente mais complicado do que se esconder linhas, colunas e guias. Se você quer esconder uma fórmula, tem que fazer duas coisas: ocultar o conjunto de células e, em seguida, proteger a planilha.

Assim, por exemplo, se você quer ocultar estas fórmulas:

Em primeiro lugar, selecione as três células na coluna D, clique com o botão direito do mouse e escolha Formatar células. Agora clique na guia Proteção e marque a caixa Ocultas.

Note que isto não esconde nada. Agora você tem que clicar sobre a guia Revisão e, em seguida, clicar em Proteger Planilha.

Você pode entrar com uma senha, se quiser impedir as pessoas de mostrar novamente as fórmulas. Agora, você vai notar que, se você tentar visualizar as fórmulas (pressionando CTRL + ~), elas não serão visíveis, porém, os resultados das fórmulas permanecerão visíveis.

É isso!

  • Juliana

    Muito bom. Obrigada por compartilhar!