A Oracle disponibilizou para download nesta semana o VirtualBox 5.1.20, nova versão do seu software gratuito que permite a criação e execução de máquinas virtuais em diversas plataformas.

Com ele é possível utilizar múltiplos sistemas operacionais em um mesmo computador sem que seja necessário reparticionar o disco rígido. Além disso, o software inclui suporte para dispositivos USB, para sistemas operacionais 64 bits (hosts e guests) e para o Windows 8, Windows 8.1 e Windows 10.

Alguns dos sistemas operacionais suportados podem ser instalados com a BIOS tradicional ou com o modo UEFI habilitado. O VirtualBox também inclui suporte para que o usuário arraste conteúdo do host para a máquina virtual e vice-versa.

De acordo com o changelog publicado aqui, a versão 5.1.20 traz apenas correções de bugs. Um deles afeta máquinas virtuais com grade quantidade de memória RAM (64GB ou mais).

Faça o download do VirtualBox 5.1.20

Usuários do Windows podem fazer o download do VirtualBox 5.1.20 neste link. Usuários de outras plataformas podem obter a nova versão aqui.

Desenvolvedores interessados podem baixar o código-fonte da versão 5.1.20 aqui.

Importante: Depois de instalar o VirtualBox 5.1.20, baixe e instale a nova versão do Oracle VM VirtualBox Extension Pack clicando aqui.

Oracle VirtualBox 5.1.20
VirtualBox exibindo algumas informações sobre a máquina virtual
Usuários podem habilitar o suporte para EFI facilmente usando a opção acima antes de instalar o sistema operacional na máquina virtual
VirtualBox suporta conexão de dispositivos USB 1.1, USB 2.0 e USB 3.0