A Oracle disponibilizou para download nesta semana o Java RE v8 Update 161 para Windows* e outras plataformas.

O Java Runtime Environment (ou Java RE) permite que os usuários executem jogos e aplicativos programados em Java, façam o upload de fotos em certos sites, conversem online, façam tours virtuais e usem serviços como treinamento online, transações bancárias online e mapas interativos.

Muitos serviços de internet banking no Brasil requerem a instalação do Java Runtime Environment no computador, por isso é extremamente importante mantê-lo sempre atualizado. Ele está disponível para download gratuitamente e em versões 32 e 64 bits para Windows.

*Java RE v8 não inclui suporte para o Windows XP.

De acordo com a Oracle, o Java RE v8 Update 161 traz a correção para os bugs listados aqui e também traz correções para múltiplas falhas de segurança.

A lista com as falhas corrigidas está disponível aqui e algumas delas são de alto risco.

Faça o download do Java RE v8 Update 161

Os usuários podem fazer o download do Java RE v8 Update 161 para Windows (32 e 64 bits) e para outras plataformas clicando aqui e mais informações sobre o Java podem ser encontradas no site java.com.

Vale lembrar que a Oracle já havia anunciado no início de 2016 que iria descontinuar o plugin do Java para navegadores. Assim como o Flash Player da Adobe, que também será descontinuado, o plugin da Oracle sempre sofreu com falhas de segurança.

Na época do anúncio a empresa confirmou que o plugin para navegadores seria descontinuado a partir da versão 9 do JDK (Java SE Development Kit) e em futuras versões do JRE (Java Runtime Environment).

Oracle disponibiliza o Java RE v8 Update 161