Formatos para compressão de vídeo para economizar espaço evoluem a cada dia que passa. Com o advento dos vídeos em alta definição ocorreu o surgimento do h.264. Agora com o crescimento de conteúdo em 4K o HEVC começa a ganhar força. Entenda mais sobre o formato e como ele pode o ajudar no tutorial.

Como converter vídeos para o formato HEVC

H.265 ou HEVC (High Efficiency vídeo Coding) é um novo formato e o sucessor do h.264. O projeto começou a tomar forma em 2004 e em 2013 teve a sua primeira versão lançada. Ele promete uma redução de até metade do tamanho de um vídeo em h.264 sem perder a qualidade.

Ou seja, se você tiver um vídeo em h.264 com uma taxa de 3000 bits por segundo, o mesmo terá a metade do tamanho em HEVC. O novo formato conta com suporte de resoluções até 8K.

Por ser um formato novo tem suas desvantagens também, ainda mais quando se leva a compatibilidade em mente. Poucos programas o suportam, suporte em smartphones e tablets é quase inexistente. Isso tende a crescer em 2015, mas se usa o PC para ver vídeos no PC já pode desfrutar disso.

Para executar um vídeo em HEVC no PC você precisará do MPC – Home Cinema e o decoder LentoidDec. Ambos disponíveis em seus respectivos sites oficiais. Com isso feito, agora será preciso de um conversor para transformar os vídeos atuais em vídeos com o formato HEVC.

Um dos disponíveis é o IFME (Internet Friendly Media Encoder). Ele permite converter de vídeos AVI, MP4 para HEVC. Faça download dele na página oficial do Sourceforge.

converter vídeos para o formato HEVC

Para adicionar novos vídeos, clique no símbolo de positivo.

converter vídeos para o formato HEVC

Você pode definir a qualidade que você quer que o vídeo fique na aba Video Configuration. Vale apontar que se o arquivo original tem uma taxa de bits de 2048kbps, por exemplo, uma taxa maior no IFME não irá melhorar a qualidade dele.

Altere a opção Rate Control para Single Pass, bitrate based e coloque a mesma taxa de bits que o arquivo original.

converter vídeos para o formato HEVC

Caso você não saiba qual é, a maneira mais rápida de descobrir isso é executá-lo no MPC-HD e apertar Shift+F10. Na aba MediaInfovocê verá a overall bitrate do vídeo. No caso do vídeo do tutorial, 1885kbps.

converter vídeos para o formato HEVC

Com isso feito, clique em Start e espere o processo ser finalizado.

O IFME é um pouco mais lento se comparado com conversores mais tradicionais, porém o resultado é satisfatório. O vídeo de 31MB foi reduzido para 4MB. Veja a comparação abaixo.

hevc-10

converter vídeos para o formato HEVC

É importante lembrar que esse vídeo não pode ser enviado para o youtube ou outras plataformas de reprodução de vídeos online, já que não oferecem suporte para o HEVC. Se você quer converter vídeos para formatos mais tradicionais, é recomendável usar o IceCream Converter. Para mais dicas, acesse a área de Software do BABOO.

  • FlacMania

    No meu caso um vídeo em 1080P com 22min iria levar horas. Phenom 2 x4 940 Black Edition e com 4GB de memória em dual channel, e míseros 256MB de vídeo onboard.

  • TdSN

    É igualzinho! Exceto que a cena é diferente :)

    (ok..ok… só zueira….. Sei que a ideia foi mostrar qualidade de imagem).

  • O HandBrake na sua versão 0.10 também converte para H265, apesar o tempo de conversão do vídeo é bem mais demorado que usando o H264;

    • Kergyfilho

      Claro cara, mais algoritmos, mais compressão, necessário maior processamento,

      • Nem sempre, pode ser que ainda não está na versão final, e por isso pode não estar otimizado, se um i7 4790 demora pra caramba imagina em outros processadores.