Na minha opinião, o Panda Free é o melhor antivírus gratuito do mercado pois ele é extremamente eficiente e funciona muito bem em computadores antigos.

Infelizmente a configuração default do Panda Free não é perfeita, e abaixo eu mostro as poucas mudanças nas configurações dele para ficar ainda mais eficiente.

Para baixar o Panda Free, clique aqui

Antes disso, assista meu vídeo sobre os melhores antivírus do mercado:

Update 28/04/17: eu acabei de publicar um vídeo abordando Panda Free + Traffic Light + Panda Cloud Cleaner:

Panda Free – configurações

1. Clique no menu (três barras horizontais acima à esquerda) e clique em Configurações. Desça a barra de rolagem até embaixo e desabilite as duas opções de Bolentins Panda. Isso impedirá que o antivírus mostre promoções para compra da versão paga.

Panda Free: configuração 1

2. Agora clique na opção Antivírus (menu à esquerda) e habilite as duas opções Verificar arquivos compactados:

Panda Free: configuração 2

3. Agora desça um pouco mais a página e escolha a opção A cada 3 dias em Quarentena:

Panda Free: configuração 3

4. Clique na opção Proteção USB (menu à esquerda) e habilite a opção Vacinar automaticamente qualquer unidade USB presente no PC

Panda Free: configuração 4Pronto! Dessa maneira o Panda Free estará configurado para proteção máxima do seu computador.

[]s
Aurélio “Baboo”
MVP Windows

 

  • Elias

    Obs. No Windows Xp e Vista, o Panda está com um problema de ficar sem proteção e mensagem a cada hora de que o Psevents parou de funcionar…
    Eles estão procurando uma solução: https://goo.gl/zdO5tF
    vamos aguardar.

    • Elias

      Os problemas já foram corrigidos!

  • Ricardo

    Baboo, O Panda está bloqueando o Zemana dizendo que ele está com W32/Exploit.gen .

    É um falso positivo ou o Zemana está infectado? Baixei direto do site oficial.

    • Ricardo

      Era falso positivo.

  • Maicon De Oliveira Santos

    Baboo, Gostei muito do assunto abordado e inclusive das soluções apresentadas, mas só gostaria de saber uma coisa, pois não vi citando o Norton e nem o McAfee, acredito que não são boas soluções mas o que você tem a dizer sobre esses Antivírus? Obrigado.

    • O McAfee é fraquinho e o Norton é fraco..

    • Felipe

      McAfee parece mais um adware do que um antivírus. Acho que nem seu criador recomenda mais…

  • Heber

    Baboo, Vacinar automaticamente unidade USB em “ON” quando conecto meu HD Externo com partição (sistema de aarquivos) “NTFS” o Panda bloquei o acesso – ele nem faz a varredura do HD – deixei o HD conectado por doze horas… e nada, sabe o porque, a opção vacinar automaticamente USB é compatível com o sistema de arquivos NTFS.

    • Eu só uso NTFS em armazenamento externo e tudo funciona OK com a vacinação automática do Panda neles..

  • Thiago

    Baboo, posta sobre o browser Brave.

  • Ricardo

    Baboo, entre o Panda Internet Security e o ESET Smart Security qual você me indicaria? São para 4 pcs.

  • Ricardo

    Baboo, os arquivos compactados que possuem vírus dentro é perigoso ao sistema? Ou ele somente se torna perigoso quando se extrai? Costumo deixar a configuração do Panda free padrão, porque quando eu atualizo a versão do programa ele reseta as configurações.

    A, e sobre os vídeos eles estão claros e objetivos. Continue assim.

    • Não é perigoso pois o vírus está inativo uma vez que o arquivo não foi executado, mas independentemente disso não é recomendável mantê-lo no seu PC..

      • Ricardo

        Vlw Baboo.

  • ricardo cesar

    O QUE VC ACHA DO AVAST E AVG AURELIO?

  • Lucas Silva

    Aurélio, sabe onde posso desabilitar minha conta do Panda (aquela pede o login e senha quando se instala o antivírus)?
    Tenho uma conta antiga e não uso.

  • F Silva

    Baboo, assisti seus vídeos e parabéns e obrigado. Mas tenho umas dúvidas: você fala em antivírus, mas em relação às soluções de segurança mais completas como o KIS, que traz mais coisas que o AV puro? Você tem intenção de fazer vídeo sobre eles? E outra coisa, quem usa “só” antivírus, pode confiar no firewall nativo do Windows? E sobre programas como Zemana, Malwarebytes, você recomenda, o que teria a dizer sobre eles?

    • Lucas Silva

      Tenho essa dúvida também quanto ao Firewall do Windows.

  • fenixcload

    to usando o IObit Malware Fighter adicionaram novos recursos importantes na versão pro
    http://www.iobit.com/pt/malware-fighter-pro.php

    • Celso

      Só uma pergunta, vc utiliza o IObit Malware Fighter como antivírus? Se sim, aconselho vc a usar um antivírus, porque ele não é antivírus… E não sei se vc sabe, mas a IObit é uma empresa chinesa..

    • Celso

      Eu iria comentar que ele não é antivírus, mas parece que ele se tornou um e está inclusive utilizando o motor Bitdefender tbm…. Cada um usa o que quer, mas com o preço da licença dele que é R$ 63,99, vc compra licença de antivírus muito mais conceituado como do Kaspersky por exemplo e mais barata… E não sei se vc sabe, mas a IObit é uma empresa chinesa, e ter que pagar por antivírus chinês – eu particularmente jamais utilizaria antivírus chinês, mas se eu tivesse que escolher em usar um, eu utilizaria o 360 Total Security que inclusive é grátis..

  • Sim, o Kaspersky Free existe em alguns idiomas, mas infelizmente não existe em inglês..

  • junior

    Como é eficiência do Windows defender? Eles já vem no Win10, é muito ineficiente?

    • Infelizmente o Windows Defender é fraco, embora eu ainda não tenha testado a versão dele no Creators..

      • Zamtonsky Mun

        Foi muito bom vc ter aparecido no youtube. Apesar de eu nao trabalhar mais com informática(trabalhei menos de 1 ano e nao me indentifiquei com a área) é bom sempre ficar informado porque sou eu aqui em casa quem cuido dos computadores. Sucesso para você!

  • Kaspersky Free existe desde 2016 (eu testei <a href="https://www.baboo.com.br/software/antivirus/review-do-kaspersky-free/"aqui mas ainda não existe a versão em inglês. No Brasil essa página não faz download do programa e nos EUA ela redireciona para a homepega da Kaspersky EUA..

    Se a Kaspersky lançar uma versão gratuita do seu antivírus para todos, daí certamente será um excelente produto ;)

  • Kennedy

    Acho que o que mata o Panda é o fato da atualização não ser automática, por isso não o indico a ninguém, principalmente parentes (que costumam ser leigos). Porque a maioria só quer ter o antivírus instalado ali e eles não abrem a interface do antivírus, não realizam escaneamentos, não checam se há novas atualizações e portanto não baixam a nova versão… aí já viu.

    • Eu concordo, mas o usuário está bem protegido mesmo com um build desatualizado, uma vez que o arquivo de dados dos malwares independe do build..

      • Kennedy

        Bom saber disso, mas é preocupante porque essas pessoas não conferem os status do antivírus e a situação se perpetua durante vários meses… Se não fosse esse problema, indicaria ele pra todos.

  • nj hacker

    Panda muito ruim contra ransonware zero-day. https://www.youtube.com/watch?v=Eq1ERg_HbhQ

    • Nenhum antivírus é 100% eficiente. Em alguns dias eu publicarei um vídeo mostrando a inutilidade desses testes além do fato de mostrar isso..

      • nj hacker

        Nada ver ele fez o mesmo teste em outros avs e não ocorre isso.

        • Os resultados desse tipo de teste varia dia a dia: existem vídeos na internet mostrando que NENHUM antivírus é infalível em proteção 0-day ou em outras situações. Como eu escrevi acima, esse tipo de vídeo não serve para absolutamente nada além de comprovar isso..

    • Eu instalado para todos os clientes que não querem comprar um antivirus o Kaspersky Anti Ransonware Tool alem de algum Antivirus Free, testei outro dia não me lembro qual ferramenta, acho que era da Malwarebytes se o micro estava vulnerável com essa ferramenta ai instalada e pelo programa estava tudo certo.

      https://go.kaspersky.com/Anti-ransomware-tool.html

  • Elias

    Eu uso o Panda Free há uns 3 anos já.
    Baboo, sei que atualizações automáticas é só na versão paga…
    Mas minha dúvida é se posso baixar cada versão mais recente e instalar sobre a antiga (ou é preciso desinstalar a antiga primeiro antes de cada atualização). Da última vez eu desinstalei, mas é bem chatinho isso.

    • O programa de instalação do Panda remove a versão anterior antes de se instalar..

  • Celso

    Tem pessoas que adquirem um antivírus por apenas um determinado fator_ Mas a realidade, uma boa solução de segurança tem que ir muito mais além, tem que abranger vários fatores, como o próprio Baboo já mencionou… E na minha opinião dentre os pagos, as soluções Kaspersky e ESET estão a frente dos demais…

    • A. Faybert

      Não são não, segundo a OPSWAT, o Kaspersky é apenas o sétimo antivírus mais usado no mundo, o antivírus mais usado no mundo continua sendo o Avast. E sobre o Eset, esse fórum aqui https://malwaretips.com/ que considero um dos melhores de segurança, pois até as empresas participam de algum debates, nesse fórum tem o Malware Hub aonde o pessoal faz testes todos os dias com malwares e ransomware mais recentes, usando vários antivírus, e o da Eset é um dos piores nesses testes, quase sempre o sistema é infectado com ele instalado, caso duvide, crie uma conta no fórum e veja você mesmo.

      • Celso

        Eu conheço esse site, a maioria dos membros são mulecadas e ganham licenças e brindes para fazerem propagandas de determinados antivírus…

        É uma pena que eu não tenho aqui o link da última pesquisa feita sobre antivírus mais utilizados, mas vou procurar o link, o Kaspersky e o ESET são os dois antivírus que estão entre os QUATROS mais usados em TODOS os continentes…

        O Kaspersky tem mais de 400 Milhões de usuários em mais de 200 países https://www.kaspersky.com.br/about/company

        A ESET tem mais de 100 Milhões de usuários em mais de 180 países, bem atrás do Kaspersky, mas muito a frente do terceiro colocado… https://www.eset.com/pt/about/why-eset/#tab-573160=1

        Sobre o Avast, não sei dizer, até por que ele tem antivírus grátis e pagos, só sei que dentre os pagos Kaspersky e ESET estão muito a frente do terceiro colocado…

        • A. Faybert

          Pode até ter mulecada, como em todo lugar, até aqui aqui no Baboo também tem, pessoas que não entendem nada de AV e vem falar coisa que não sabe. Mas quem faz os testes lá são usuários avançados, pois lá tem regras e tem que ter um certo conhecimento para poder fazer os testes. E não é só ali que a Eset não vai bem, nos testes mais recentes da AV-TEST e AV-Comparatives também, está sempre atrás em proteção de Avast, Bitdefender, Kaspersky, Norton, G Data, F-Secure, Trend Micro, Quick Heal, Avira (embora ultimamente esteja bem mal em 0-day) e sobre essa de que o Kaspersky tem 400 milhões, no site da Avira também fala que eles tem mais de 500 milhões de downloads, assim como a G Data informa que tem 280 milhões de clientes, isso ai no site de cada um é puro marketing, pode acreditar. Aqui a fonte que te mencionei dos mais usados: https://www.metadefender.com/reports/anti-malware-market-share#!/?date=2017-03-26

          • Celso

            Nesse relatório do Metadefender, o ESET está como o segundo mais utilizado, e ao contrário do Avast que tem o pago e grátis, a ESET não tem antivírus grátis, portanto segundo esse relatório a ESET é a solução paga mais utilizada…

            Mas o Kaspersky em sétimo, é no mínimo muito estranho… E o BitDefender que tem grátis e pago e é um antivírus muito utilizado em oitavo…

  • Maxgrilo

    Eu utilizo o Kaspersky Internet Security a mais de 6 anos e estou satisfeito com ele.

  • Windows Defender

    uso o windows defender ,deixei de usar anti virus de terceiros,o anti virus é o próprio usuario

    • Não mesmo: o primeiro e quarto motivos listados no vídeo “5 motivos para usar antivírus” são justamente para quem considera antivírus desnecessário..

      • Roberto Lopes

        Windows defender é antivírus!

        • Lucas Silva

          Já tive experiências ruins com o Windows Defender. Hoje uso o Panda Internet Security e estou satisfeito!! Além dele ser leve, é seguro, estável e não pesa a máquina.

    • Fabricio

      Concordo 100%

  • Zamtonsky Mun

    Estava usando o avast free. Decidi experimentar. Quando fui instalar o adobre acrobat ele logo neutralizou alguma coisa daquela instalação….O avast parece que realmente nao estava fazendo nada!

    • Thiago

      Eu também uso o Acrobat e não tenho esse problema. Talvez, seja do lugar que você baixou. Procure sempre na página oficial da desenvolvedora é mais seguro.

      • Zamtonsky Mun

        Baixei do site oficial. E mesmo assim o panda viu algo errado.

  • Isaias Freitas

    To testando aqui;

  • Felipe

    Muito bom! Eu uso o Panda desde quando se chamava “Panda Cloud”. Poucas vezes me decepcionou. É mais leve e me arrisco a dizer que é mais eficiente do que outros mais populares, como Avast, AVG etc. Único ponto fraco é que não se atualiza automaticamente quando lançam novas versões.

  • Helvi0

    Caro Aurélio,
    Respeitosamente discordo de sua opinião quanto ao Panda ser o melhor AV free.
    Como já mencionei outras vezes os pop ups são muito chatos (agora resolvidos neste post) e o fato de ele ter deixado um maldito harakit entrar e não fazer nada comprometeram totalmente a credibilidade. (pedi para ele verificar aí ele matou, mas voltou, pois é um virus quase imortal)

    O bitdefender seria o melhor se fosse possível colocar itens na lista branca

    O melhor AV acredito que seja o Kaspersky, porém para free eu me viro com o Defender mesmo

    • Embora nenhum antivírus seja perfeito, o Panda identifica a família de Harakit desde 2008. É importante notar que a Panda criou uma nova engine para seu antivírus em 2015 e por isso eu indico o uso dele. Antes dessa engine nova, o Panda não era tão bom..

      • RodPaulo

        Em 2015 o Panda foi responsável por muitas telas azuis, depois disso saiu do AV-Comparatives, regressando agora e apresentando excelentes resultados.

        • Felipe

          Sim, nessa época eu usava o Panda (não lembro a versão, interface verdinha) e apresentou muitos problemas. Depois da 18.0 ficou filé