O WikiLeaks publicou recentemente milhares de documentos supostamente pertencentes à CIA, a agência central de inteligência dos Estados Unidos. Entre eles estava um documento com uma lista contendo softwares antivírus que foram burlados pela agência.

A lista também inclui outras soluções de segurança como o Microsoft EMET (Enhanced Mitigation Experience Toolkit).

Lista com antivírus e outras soluções de segurança burladas pela CIA:

– Comodo
– Avast
– F-Secure
– Zemana Antilogger
– Zone Alarm
– Trend Micro
– Symantec
– Rising
– Panda Security
– Norton
– Malwarebytes Anti-Malware
– Microsoft EMET (Enhanced Mitigation Experience Toolkit)
– Microsoft Security Essentials
– McAfee
– Kaspersky
– GDATA
– ESET
– ClamAV
– Bitdefender
– Avira
– AVG

WikiLeaks: Softwares antivírus foram burlados pela CIA

Você provavelmente deve reconhecer a grande maioria dos itens listados. Vale lembrar que o antivírus Microsoft Security Essentials foi substituído pelo Windows Defender no Windows 8/8.1 e Windows 10, mas ainda é basicamente o mesmo software.

Já o Microsoft EMET será descontinuado pela Microsoft em favor dos recursos de segurança já presentes e os que ainda serão incluídos no Windows 10.

Os documentos da CIA divulgados pelo WikiLeaks são de 2014 e o Windows 10 foi lançado só em 2015. Por causa disso ainda não há como saber se os recursos de segurança do sistema operacional também foram burlados.

Os documentos contendo a lista de softwares antivírus que foram burlados pela CIA tiveram que ser “limpos”, possivelmente pela equipe do WikiLeaks, antes da divulgação. A organização disse que a limpeza foi necessária para remoção de códigos maliciosos, dados pessoais e outras informações como endereços IP.

Detalhes técnicos sobre como os antivírus na lista foram burlados também foram removidos durante a limpeza.

Somente algumas informações parciais sobre a forma como três deles, F-Secure, Avira e AVG, foram burlados ainda estão presentes nos documentos.

Saiba mais aqui.

WikiLeaks: Softwares antivírus foram burlados pela CIA</a></p>