O RanSim Ransomware Simulator é um utilitário que simula um ataque de ransomware para testar as defesas do seu PC contra 10 diferentes ameaças: InsideCryptor, LockyVariant, Mover, Replacer, Streamer, StrongCryptor, StrongCryptorNet, ThorVariant e WeakCryptor.

O utilitário não modifica nenhum arquivo do usuário e é perfeitamente seguro. Depois da conclusão dos testes, ele mostrará quais arquivos teriam sido criptografados se fosse um ataque verdadeiro.

Hoje em dia muitas soluções de segurança oferecem proteção contra este tipo de ameaça, como o BitDefender Total Security. Nos testes, ele detectou corretamente o simulador e se fosse uma ameaça real o PC estaria protegido.

Os usuários podem fazer o download do utilitário através do seu site oficial clicando aqui ou através do site MajorGeeks se você não quiser preencher o formulário. Ele é compatível com o Windows 7 e versões posteriores do Windows.

Você obtém mais informações na área de comentários abaixo sobre quais antivírus detectaram e quais falharam na detecção do RanSim.

A indicação do RanSim foi uma sugestão do internauta A. Faybert

Resultados de um teste do RanSim Ransomware Simulator em um sistema vulnerável:

RanSim: descubra se seu computador está vulnerável a ransomware
O utilitário não modifica nenhum arquivo do usuário e é perfeitamente seguro. Depois da conclusão dos testes, ele mostrará quais arquivos teriam sido criptografados se fosse um ataque verdadeiro

O que é um ransomware?

Ransomware é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema ou certos arquivos e cobra um valor de “resgate” para que o acesso possa ser reestabelecido.

Exemplos conhecidos incluem o CryptoLocker, CryptoWall, CTBLocker, CoinVault e Bitcryptor. No caso destes dois últimos, a Kaspersky disponibilizou uma ferramenta que varre o computador do internauta e recupera os arquivos sequestrados.

A Malwarebytes lançou seu Malwarebytes Anti-Ransomware Beta e a BitDefender também disponibilizou seu Bitdefender Anti-Ransomware.

Já a Emsisoft lançou oferece o site Emsisoft Decrypter. O site atualmente conta com 14 ferramentas gratuitas para ajudar na recuperação de arquivos bloqueados por ransomwares como AutoLocky, DMALocker2, HydraCrypt e CrypBoss.

Por fim, a AVG disponibilizou seis ferramentas gratuitas para ajudar vítimas de ransomwares e a Trend Micro disponibilizou uma versão atualizada da ferramenta Trend Micro Ransomware File Decryptor.

Ferramentas para desbloquear arquivos criptografados por este tipo e ameaça também estão disponíveis no portal No More Ransom. O portal foi lançado pela Unidade de Crime de Alta Tecnologia da Polícia Holandesa, European Cybercrime Centre (EC3) da Europol e duas empresas de cibersegurança – a Kaspersky Lab e a Intel Security.

Acesse o portal clicando aqui.

RanSim: descubra se seu computador está vulnerável a ransomware</a></p>