De acordo com informações dos pesquisadores de segurança do grupo MalwareHunterTeam, um novo ransomware conhecido como nRansomware exige fotos das vítimas nuas como pagamento ao invés de Bitcoin.

O que é um ransomware?

Ransomware é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema ou certos arquivos e cobra um valor de “resgate” para que o acesso possa ser restabelecido.

Exemplos conhecidos incluem o CryptoLocker, CryptoWall, CTBLocker, CoinVault e Bitcryptor.

Ferramentas para desbloquear arquivos criptografados por este tipo de ameaça também estão disponíveis no portal No More Ransom. O portal foi lançado pela Unidade de Crime de Alta Tecnologia da Polícia Holandesa, European Cybercrime Centre (EC3) da Europol e duas empresas de cibersegurança – a Kaspersky Lab e a Intel Security.

Acesse o portal clicando aqui.

nRansomware exige fotos das vítimas nuas como pagamento

Na maioria dos casos quando o usuário tem seus arquivos bloqueados por um ransomware, o método preferido dos criminosos para o pagamento do “resgate” é e o pagamento em Bitcoin.

Com o nRansomware a situação é um pouco diferente. Ele exige que a vítima crie uma conta no serviço prontonmail.com e envie uma mensagem para o endereço “1_kill_yourself_1@protonmail.com” e aguarde uma resposta dos criminosos.

Depois de receber a resposta, a vítima deve então enviar pelo menos 10 fotos dela nua para o endereço. Os criminosos então que precisam verificar se as fotos pertencem mesmo à vítima antes de enviar o código para o desbloqueio dos arquivos.

Embora isso possa parecer uma piada para alguns, o arquivo nRansom.exe é classificado como malicioso por diversos serviços, como o VirusTotal e o Hybrid Analysis.

Enquanto ele é executado no computador da vítima, a música do programa de TV da HBO “Curb Your Enthusiasm” é reproduzida no fundo a partir de um arquivo chamado “your-mom-gay.mp3”.

“Pedido de resgate” do nRansomware:

nRansomware exige fotos das vítimas nuas como pagamento ao invés de Bitcoin