De acordo com informações da empresa de segurança ESET, um grupo de cibercriminosos tem obtido um surpreendente sucesso na propagação de um Windows Movie Maker falso.

O principal objetivo do golpe é tirar dinheiro dos usuários.

Golpe usa Windows Movie Maker falso para tirar dinheiro dos usuários

De acordo com a empresa, a propagação do golpe (que não é novidade) tem sido impulsionada pelo excelente posicionamento do site dos cibercriminosos no Google e pela alta demanda pelo Windows Movie Maker.

Vale lembrar que o software, oferecido como parte da suíte Windows Essentials 2012, foi descontinuado pela Microsoft em janeiro de 2017.

Ao fazer a busca pelo Windows Movie Maker em site de busca como o Google, Bing e outros, o site dos criminosos aparecem como os primeiros resultados.

As soluções de segurança da ESET detectam o software falso como Win32/Hoax.MovieMaker:


Se o usuário acessar o site dos criminosos, ele verá o software falso oferecido como na imagem abaixo:


Quando o Windows Movie Maker falso é instalado, ele se comporta como uma versão de avaliação (ou trial), sendo que o software original da Microsoft é completamente gratuito.

A versão falsa pedirá que o usuário “compre e registre o software” para que ele possa continuar sendo usado:

Golpe usa Windows Movie Maker falso para tirar dinheiro dos usuáriosOs criminosos cobram US$ 29,95 pela versão falsa do software. Este valor é oferecido como “preço promocional”:

Se você instalou o software falso, remova-o imediatamente e execute uma verificação completa usando uma solução de segurança confiável.

  • Isaias Freitas

    Aconteceu comigo, estranhei pq pedia pra ativar, vinha com um crack ativador, so q continuava pedindo pra ativar, então fui na pasta de instalação e vi q tinha outro executável, com esse sim, abriu normal sem pedir ativação. Estranhei mas não notei mais nada, então esta funcionando … Será q p pc corre risco?

    • Fernando Junior

      Melhor você remover conforme orientação da matéria… Graças a Deus eu ainda tenho a última versão pra instalação offline até hoje.

      • Isaias Freitas

        Ok. Achei a versão off line, vou guardar essa.

  • John Son

    Rapaz eu abaixei no google e ate agora não apareceu isso não!

  • Cortana ✔

    Bem que a Microsoft poderia disponibilizar o verdadeiro na Windows Store.

    • Sid Vicious @ BABOO

      O novo aplicativo Fotos (ou Story Remix, selá como vai ficar o nome) do Windows 10 é o sucessor dele.

      • herbert

        esses app do windows não funcionam direito, são aplicativos porcos, feito nas pressas, o app email até hoje não baixa direito os emails, o aplicativo fotos no meu pc não imprimi na impressora, manda imprimir e nada da impressora imprimir, nem aparece na caixa de impressão da impressora, outros softwares funcionam normalmente, simplesmente um lixo esses app da microsoft, os app do windows 8.1 funcionavam bem.

        • Vai ver que seja de cada um… Aqui os apps estão funcionando.