Um pesquisador de segurança alertou nesta semana para uma falha no Internet Explorer que pode ser usada para expor os hábitos de navegação na Web do usuário.

A falha afeta a versão mais recente do navegador e de acordo com o pesquisador de segurança Manuel Caballero, ela pode expor endereços de sites, termos de pesquisa e qualquer outro texto digitado na barra de endereços do Internet Explorer.

Isto ocorre porque um bug no navegador permite que qualquer site visitado acesse qualquer texto digitado na barra de endereços do navegador assim que o usuário pressiona Enter.

A falha no Internet Explorer foi descoberta recentemente pelo pesquisador, que também criou um site para servir como prova-de-conceito:

Falha no Internet Explorer pode expor hábitos de navegação do usuário

A Microsoft está investigando a falha e disponibilizará uma correção no próximo ciclo de atualizações conforme necessário. A recomendação é que os usuário sutilizem outros navegadores, como o Microsoft Edge.

Vídeo demonstrando a falha no Internet Explorer:

  • Isso me fez lembrar um caso curioso.
    No curso técnico de informática, o professor era metido a fanboy de Linux.
    Aí ele nos mostrou que no Windows 2000 Server (edição sem service pack) havia um bug no IIS que funcionava assim: você, cliente, colocava um determinado caractere na barra de endereços e o servidor rodava o comando após ele. Por ex. Você colocava o caractere + cmd.exe e o servidor rodava o cmd.
    Aí tivemos um trabalho feito em aula: a tarefa era invadir o servidor e mudar alguma coisa. Era relativamente fácil com esse bug: as pessoas colocavam pra rodar um servidor FTP ou um VNC, coisa assim e o servidor era facilmente invadido.
    A questão toda é que esse professor usava esse exemplo de aula pra mostrar “como windows é inseguro, cheio de bug bla bla bla” entre outros papos, típicos de fanboy de Linux. Tudo bem que a falha era consideravelmente alta, mas veja bem: era Windows 2000 SEM NENHUM SP! E garanto que o Linux tb tinha falhas graves do mesmo nível que essa, mas o quente mesmo do professor era meter pau na MS a todo custo.
    Que tal hein? Aquela discussão parecia mais religião que ciência!

  • Cleber Gustavo

    Chrome Firefox e o Edge estão aí firme e forte, más infelizmente alguns serviços públicos ou empresas só funcionam no IE, é vergonhoso más é a realidade por ser um software obsoleto.

  • Eu usei o IE por muito tempo, mas parei quando chegou o Edge. Os navegadores da Microsoft sempre foram os melhores em acessibilidade.

    • None

      Acessibilidade? Então identifique empecilhos do Firefox ou Chrome em termos de acessibilidade.

        • None

          Algo de errado não esta certo. Porque aqui o site abre normal. Uso o Chrome e não enfrento problema de compatibilidade com as págs.
          Inclusive, as páginas web são desenvolvidas com testes geralmente no Chrome principalmente, já que é a maioria dos usuários

          • Andrey

            Quando o colega diz “acessibilidade”, ele está se referindo à um recurso de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, como alguma deficiencia motora, visual, auditiva ou etc. Note pelas imagens que que ele usa um tema de cores de alto contraste e que nas imagens o site fica ruim no chrome.

  • Alguêm sabe como posso desabilitar a telemetria do YouTube?

  • RYZEN

    Nem me preocupo, pois nem uso.

    Desativem esse lixo do Windows:
    01. Em Programas e Recursos, clique em “Ativar ou desativar recursos do Windows”.
    02. Desmarque a caixa de seleção “Internet Explorer”, clique em Ok depois reinicie o sistema.

    Pronto! O Windows está seguro novamente e sem tralhas ultrapassadas. KKK

    • Duani Oliveira

      O problema são páginas que só funcionam nele, e não são poucas, um usuário doméstico pode elimina-lo sem problemas mas dentro de empresas o cenário é outro

  • Ronaldo Da Gama Viva Sony

    é so usar o EDGE

  • Maxgrilo

    Eu uso e estou nem ai para quem diabos queira ver isso.

    • Joaomanoel

      Tu usa o IE ainda? Pq? Huauhahuauhau.

      • Maxgrilo

        Acho mais pratico que o EDGE, e quanto aos outros não gosto do FF ou do Chrome, usei por muito tempo o Opera mais só ate a versão 12 depois ficou ruim e ainda pior depois de ser vendida para a empresa Chinesa.

        • None

          Você também usa XP, porque acha ele mais prático, e não gosta do Win7 ou do 10? xD

  • Mauro

    hj acho que ninguem mais usa IE pra navegar talvez em empresa pra algum sistema especifico

    • mmarquete

      Sim, na empresa mesmo utilizo para execução de algumas APIs. Em casa Opera.

    • Duani Oliveira

      Em empresas é complicado por compatibilidades, principalmente com sites do governo, um usuário doméstico nem lembra que ele existe na maioria das vezes, mas em empresas é diferente.