Ter um celular ou smartphone roubado ou perdido não é algo difícil de acontecer. Recuperar o aparelho é algo quase impossível, mas o verdadeiro dono consegue bloquear a linha e o gadget mesmo à distância. Nesta semana, o SindiTelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal) publicou uma dica sobre como bloquear um celular roubado.

Como bloquear um celular roubado

Como bloquear um celular roubado: usuário precisa do IMEI em mãos

Por mais que pareça algo complexo, é muito simples de ser feito. Mas o primeiro passo é uma atitude preventiva, que deve ser feita pelo dono do aparelho com ele em mãos: descobrir o IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) do gadget.

Para isso, basta digitar no teclado do aparelho *#06# que o código aparecerá. “É como se fosse o chassi do carro, que identifica o celular quando ele está usando a rede de telefonia móvel”, explica a SindiTelebrasil. Com esse número salvo, o usuário pode solicitar que o aparelho seja travado em caso de perda ou roubo.

Nessas ocasiões, ele deve ligar para a operadora de telefonia móvel utilizada, informar o que aconteceu e pedir o bloqueio. Isso pode ser feito independente do aparelho ter sido comprado na loja da operadora, de informática ou pela internet, por exemplo.

A linha telefônica móvel pode ser travada mesmo sem o IMEI, apenas com dados do cadastro do titular – como RG, CPF e endereço –, mas o bloqueio do gadget não. Por segurança, a operadora também orienta o usuário que registre o roubo ou perda em Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil.

Os números bloqueados vão para o CEMI (Cadastro de Estações Móveis Impedidas), serviço criado pelas operadoras. Hoje existem cerca de quatro milhões de aparelhos registrados nesse cadastro.

  • ary

    perdi meu lumia 535, ja bloquei ele pelo site, porem o mesmo nao consegue localiza-lo, creio que seja devido a falta de carga da bateria, porem, minha duvida é como fazer fazer desbloquea-lo quando encontrar ele

  • jeferson

    meu moto g roubaro quero bloqueia ele o mais rapido que pude

  • Robson

    Nokia

    Asha 202 356694056690209

  • Renato Silva

    nokia lumia 520 imei 358329058046781tenta bloquear o meu

  • marcos

    353335066477350

  • Paulo Ailton

    Comprei um cel, nem chip deu pra mim colocar, e roubaram liguei na operadora claro passei o Imei: 351876061722987 e a atendente apenas disse que ela não consegue bloquear pq o sistema não encontra o numero da pra entender ? sendo que o numero esta corretíssimo.

  • Alfredo Ferreira Syah

    num acredito que funciona mesmo esse bloqueio
    até vou deixar meu IMEI 355925051611316

  • Artur de S. Aragão

    É! Já tive informações sobre isto e a coisa funciona muito mal. Os caras conseguem colocar os aparelhos no mercado novamente. E, não adianta B.O.

  • Fields

    Infelizmente esta dica não funciona, pois qualquer “loja” de concertos ou camelôs do centro do rio sabe e faz o desbloqueio do IMEI.

    • Renato Mendes

      “ConSertos”

      • Fields

        Muito obrigado.

    • The xD

      Vejo isso como uma forma de ao menos dificultar a vida do meliante, além disso, como esses celulares vão ser utilizados apenas por bandidos, é melhor você ao menos fazer o B.O, para reduzir as chances de ter mais problemas ainda.

      • Fields

        Concordo, aconselho a todos que façam, mais infelizmente a maioria só recorre ao B.O., quando acontece alguma coisa pior.

    • Isso é fácil de resolver, bastar prender quem faz esse tipo de solução. E quem souber quem faz, tem a obrigação moral de denunciar.