Em setembro deste ano o Yahoo! revelou que sofreu um ataque em 2014 e que 500 milhões de contas de usuários foram comprometidas por causa dele. Agora a empresa revelou que um ataque sofrido em 2013 comprometeu 1 bilhão de contas de usuários.

Parece até piada, mas a empresa afirma que o ataque de 2013 só foi descoberto recentemente.

Ataque sofrido pelo Yahoo! em 2013 comprometeu 1 bilhão de contas de usuários

Em um novo post publicado nesta semana em sua página para investidores, a empresa confirmou que informações de pelo menos 1 bilhão de contas de usuários foram roubadas durante um ataque à sua rede em 2013.

As informações roubadas pelos atacantes incluem endereços de email, nomes, números de telefone, datas de nascimento, senhas criptografadas e até mesmo respostas para perguntas de segurança foram roubadas.

Ataque sofrido pelo Yahoo! em 2013 comprometeu 1 bilhão de contas
Em setembro deste ano o Yahoo! revelou que sofreu um ataque em 2014 e que 500 milhões de contas de usuários foram comprometidas por causa dele. Agora a empresa revelou que um ataque sofrido em 2013 comprometeu 1 bilhão de contas de usuários

Entre as informações que não foram roubadas durante ataque estão senhas em texto puro, dados financeiros (contas de bancos, informações de pagamento e etc.). Este tipo de informação é armazenado separadamente pela empresa.

O Yahoo! recomenda que seus usuários alterem as senhas e perguntas de segurança de suas contas para evitar que terceiros as utilizem.

Como não dá para levar a sério o comprometimento da empresa com a segurança, a melhor recomendação é que os usuários eliminem suas contas para evitar futuras dores de cabeça.

  • Marcos Itao

    Não é por nada não, mas acredito que a grande culpada do Yahoo ter tomado esse caminho é justamente da CEO Marissa Mayer. Ela tomou muitas decisões erradas, uma que eu queria destacar é “forçar” a contratação de mais profissionais mulheres do que homens, sei que existem sim boas profissionais no mercado de trabalho, mas é inadimissível que bons profissionais homens tenham deixado de fazer a diferença no Yahoo por causa da vaidade dessa mulher.

  • Leonardo Della Giustina

    Uso o Yahoo Mail! desde 2004 e acho que já está mais do que na hora de removê-lo. Os recentes vazamento de dados deixam cada vez mais claro que a empresa não está nem ai para a segurança dos usuários. Realmente uma pena. Estou migrando todos e-mails par ao Gmail (com a ferramenta interna do Gmail), em seguida, vou acessar todos sites (que pelo menos eu lembrar que tenho cadastro) e alterar o e-mail interno deles pois, caso eu clicar em esqueci a senha, não enviará um e-mail para um e-mail inexistente. Acredito que muitos devem cuidar com esta situação pois será bem trabalhoso recuperar uma conta que tenha o Yahoo Mail deletado associado. Enfim, apagarei minha conta.

  • Angela Alves

    ate o final do mes terei migrado definitivamente para o gmail, e as informaçoes que foram roubadas baboo pode dar algum problema pra gente, eu ja mudei minha senha

  • Saga

    Tu sabe me dizer qual é o antivírus usado pela Yahoo, Aurélio?

    • Não faço ideia..

    • T

      E faz diferença? Nenhum é infalível. A própria Kaspersky já recebeu ataques.

  • Luiz

    Que trágica notícia, ainda bem que a maioria das pessoas não usam os serviços do Yahoo no Brasil.

    Mudando o assunto, o baboo fechou a discussão “https://www.baboo.com.br/software/downloads/vivaldi-1-6-689-34/” . E não deu tempo pra dizer adeus.

    Sou formado na área da tecnologia e leciono, me cansei de discutir assuntos técnicos, que se misturam com ideologias, preconceitos, que saem da lógica e partem para “quem sabe mais”. Não entrei aqui pra competir conhecimentos, e sim dividi-los, aprender também por que não? Na vida temos que ter humildade de dar o braço a torcer, quando estamos enganados, e isso não acontece com o dono deste site, por isso me retiro, por me sentir extremamente ofendido com tamanha falta de empatia, e ridicularização escancarada, do Baboo a mim.
    Aos leitores do site, perdem informações importantes sobre softwares, por serem chineses, sob alegação de que…”são chineses” . Ou de outros que são “fraquinhos”. Eu sou mais racional, e acredito que as coisas devam ser vistas da forma que são, não como imaginamos que são.

    Eu estudo desde o primário, e nunca parei até então, defendendo o que acredito, mas sem perder o senso de coerência e respeito. Aos moderadores, colaboradores, não vão precisar mais fechar discussões , adeus.

    • Conversa-fiada! Postar uma patética “cartinha de despedida” não esconde que você tentou me desacreditar utilizando argumentos infantis (data do vídeo, PUP) para defender o Avast quando eu mostrei claramente que ele é FALHO para o usuário final. Nada melhor que um banho de realidade no MUNDO REAL, algo que a sua educação e “racionalidade” preferiram ignorar.

      Você é o exemplo clássico do internauta que acostumou a ler asneiras no Orkut, Baixaki e Tecmundo, e acha que toda bobeira que posta será elogiada – entre elas defender um antivírus que aceitou 586 arquivos maliciosos no PC sem sequer bloquear um deles.

      Você está errado e não admite por pura arrogância. Meu trabalho é sério e o BABOO não precisa de internautas como você.

      • Roger

        Apague os meus dois comentários ali em cima, Aurélio, fazendo o favor.

      • Marlon

        Ufa! Até que enfim, Aurélio.
        Pensei que ele iria continuar defendendo as asneiras ad infinitum.

      • T

        Bem, Baboo, você acha o Avast fraco mais em testes realizados por empresas especializadas, ele não é nem um pouco. Pode não estar no nível de um Kaspersky, mas chama-lo de fraco é exagero. Você mostrou nas imagens os vírus em um computador com Avast, mas não leva em conta que o usuário pode ter ignorado os avisos e ter permitido a instalação daqueles PUPs, entre outros fatores.

        • Em um mesmo ambiente TODOS os computadores com Avast e AVG tinham malware, enquanto os dois únicos PCs com Avira estavam limpos! Isso mostra que, independentemente dos testes de empresas especializadas, o Avira está melhor preparado para esse tipo de ambiente.

          Se isso é uma questão de detecção ou interface, isso é irrelevante pois no final os usuários que tinham Avast e AVG acabavam infectados. Detalhe: depois da instalação do Panda nos computadores que tinham Avast e AVG não houve mais nenhum problema (idem para os dois que continuaram com Avira)..

          • T

            Eu particularmente não ligo para a interface, mesmo que a do Avira fosse ainda mais “ultrapassada” que a atual. O que importa de fato é a proteção oferecida. O usuário deve decidir se quer beleza ou proteção. Eu fico com a segunda opção, com certeza.

      • T

        As vezes, parece que você trata sua opinião como verdade absoluta, e usa como defesa seus reconhecimentos como profissional para tal. Não estou falando por mal.

        • Eu particularmente não dou a mínima se o usuário usa Avast, AVG ou antivírus chinês pois isso não me afeta em nada, mas quando ele tenta desacreditar as imagens dos vídeos que tenho mostrando como o Avast é fraco utilizando argumentos infantis, daí a discussão perde o sentido.

          Eu tenho 30 anos de experiência em PC, sou focado em segurança desde quando ele andava de fraldas, tenho reconhecimento internacional do meu trabalho e eu deveria estar me lixando para o que os internautas pensam – mas eu decidi publicar o BABOO para para ajudar e ensinar o internauta.

          Enquanto a imensa maioria dos internautas aproveitam as informações, novidades e resultados da minha experiência baseada no MUNDO REAL, outros não concordam comigo – e eu estou perfeitamente OK com isso. O problema começa quando eu comprovo o que eu digo e o internauta só continua a discussão somente para me contrariar. Meu trabalho é sério e aqui não é Baixaki..

          A minha participação aqui visa ajudar e ensinar o internauta a fazer a coisa do jeito certo. O incrível é que as minhas dicas de segurança custam ZERO para vocês, enquanto empresas pagam muito dinheiro para eu aplicá-las nos seus computadores. Vcs deveriam aproveitar isso ao invés de entrar em discussões inúteis comigo..

          Por fim, entenda apenas que eu não aceito babaquice de internauta que no final apagou todos os comentários que ele postou mostrando o baixo nível dele. BABOO não é para qualquer um: é para o internauta que quer aprender a fazer do jeito certo com alguém especialista em Windows e segurança. Quem não quer isso tem diversos outros sites com jornalistas que escrevem de tudo e não são focados em nada como Baixaki, Tecmundo, Facebook & afins..

          • T

            Eu entendo você Baboo. Me deparava com alguns comentários em que ele enfatizava a formação dele como se isso tornasse ele um expert e o restante dos usuários leigos. Porém, eu também não concordo com sua opinião sobre Avast e AVG. São dois antivírus reconhecidos mundialmente e os usuários que você atende estando infectados são verdadeiros leigos. Eu uso Avast, conheço pessoas que usam ele e estão com seus Windows limpos.

          • É justamente pelo fato dos usuários serem totalmente leigos que o Avast e AVG se mostraram falhos. Com as versões free do Panda, BitDefender ou Avira qualquer usuário leigo está melhor protegido..

    • Roger

      entra em contato comigo, Luiz. declana7x@outlook.com

    • Roger

      É sempre com quem não concorda com ele (só ver o chilique dele fechando os comentários), as vezes o Aurélio se acha acha um Deus, ninguém pode questionar ele, essa de que ‘eu me divirti massacrando vc’ ‘ que vc esta aqui para aprender comigo’ mostram o nível de arrogância do cara, pelos seus exemplos eu prefiro não aprender nada com você, Aurélio, um profissional de verdade não age dessa forma, cadê o respeito com o usuário? Não esquece que sem o usuário que vem ler aqui todos os dias, vocês nem teriam o site Baboo, pelos comentários do Luiz eu já notei o nível de inteligência dele e que tinha formação, sempre com humildade e mostras provas de sites especializados em segurança, se você faz falta com respeito com ele, nem queiro imaginar se fosse um usuário “comum” (como eu) Falta humildade e respeito no Aurélio, sem contar suas opiniões radicais, só a opinião dele conta, a dos outros é lixo. E é como você mencionou ai Luiz, os usuário daqui perdem e muito informações sobre outros programas que o Aurélio tem preconceito, caso do Opera (um dos melhores se não o melhor navegador), Avast, entre outros ai, espero que um dia mude um pouco desse teu jeito Aurélio, e que o Baboo 2017 seja mais “light” e que poste notícias sobre o Opera, o Novo Avast que está por vim com bons módulos vindo do AVG, no começo do ano será introduzido nele o HIPS, porque ficar boicotando bons programas não é legal para o site, ainda mais que é focado em segurança, enfim, é isso, que ano que vem as pessoas possam respeitar umas as outras, e sempre lembrar que ninguém é melhor do que ninguém. Boa noite.

      • Eu dou a chance das pessoas aprenderem e levarem a sério com um profissional gabaritado – algo que você não encontra em outros sites. Quando internautas vêm aqui achando que “ninguém é melhor que ninguém”, o resultado é o que vemos: discussões inúteis.

        Eu acho ótimo que o Luiz tenha apagado o comentário dele e fugido pois apenas comprova que ele estava aqui para criar confusão.

        O BABOO está no ar para ajudar e mostrar o caminho certo para os internautas. Você erra em achar que todos são iguais, pois não somos. Uns ensinam, outros aprendem.

        Eu não sou Deus, mas tenho quase 30 anos de experiência em TI e a minha humildade e respeito está no resultado do meu trabalho: desde 1999 eu coloco diariamente meu conhecimento e opinião para todos, e já dediquei dezenas de milhares de horas respondendo dúvidas e ajudando internautas sem custo algum! Alegar que “ninguém é melhor que ninguém” é pura balela.

        Há dezenas de tópicos com centenas de comentários contrários aos meus, e eu não me incomodo em nada com isso pois há civilidade ali. Eu provei que Avast é um antivírus fraco e mostrei casos reais do MUNDO REAL para vocês, e mesmo assim vcs acham isso “preconceito”? Só rindo mesmo…

      • Fabricio

        Eu mesmo sou um que tenho um email bloqueado, só comento com outra conta no disqus. Ah, me esqueci de comentar o motivo e vou editar meu comentário, motivo: um belo dia defendi o OSX contrariando o windows que utilizo e estou utilizando agora, ridículo.

        • O BABOO tem milhares de internautas postando comentários, e se você foi bloqueado, certamente houve um bom motivo para isso. Aqui não é Orkut.

          • Fabricio

            Há momentos que você se comporta pior que um comentarista do orkut. Obs.: frequento esse site desde meados de 1998.

          • Você é o melhor internauta do BABOO por acessar este site um ano antes dele ser publicado ;)

  • Roberto Lopes

    depois de três anos eles divulgam,o yahoo a muitos anos não é mais uma empresa confiável!

  • Mauro

    por isso q prefiro google quando vao invadir e roubar trocentas contas do gmail, provavelmente NUNCA

  • Fernando

    Que antivírus é usado nos servidores dela?

    • Avast! rsrs (treta plantada com sucesso)

    • Renato

      Kaspersky que faz a proteção dos servidores deles, não tem nada de Avast como foi respondido abaixo. O artigo foi postado em 2014 no Olhar Digital, aonde a Yahoo contratou os serviços dos russos, e deu no que deu,

  • Que fim, trágico para o Yahoo.