De acordo com relatos de vários usuários, alguns anúncios no Skype estão baixando arquivos maliciosos que infectam PCs com ransomware.

O que é um ransomware?

Ransomware é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema ou certos arquivos e cobra um valor de “resgate” para que o acesso possa ser reestabelecido.

Exemplos conhecidos incluem o CryptoLocker, CryptoWall, CTBLocker, CoinVault e Bitcryptor. No caso destes dois últimos, a Kaspersky disponibilizou uma ferramenta que varre o computador do internauta e recupera os arquivos sequestrados.

A Malwarebytes lançou seu Malwarebytes Anti-Ransomware Beta e a BitDefender também disponibilizou seu Bitdefender Anti-Ransomware.

Já a Emsisoft oferece o site Emsisoft Decrypter. O site atualmente conta com 14 ferramentas gratuitas para ajudar na recuperação de arquivos bloqueados por ransomwares como AutoLocky, DMALocker2, HydraCrypt e CrypBoss.

Por fim, a AVG disponibilizou seis ferramentas gratuitas para ajudar vítimas de ransomwares e a Trend Micro disponibilizou uma versão atualizada da ferramenta Trend Micro Ransomware File Decryptor.

Ferramentas para desbloquear arquivos criptografados por este tipo de ameaça também estão disponíveis no portal No More Ransom. O portal foi lançado pela Unidade de Crime de Alta Tecnologia da Polícia Holandesa, European Cybercrime Centre (EC3) da Europol e duas empresas de cibersegurança – a Kaspersky Lab e a Intel Security.

Acesse o portal clicando aqui.

Anúncios no Skype infectam PCs com ransomware

Os primeiros relatos surgiram em um tópico no Reddit, onde o usuário que publicou o post original afirma que a tela inicial do Skype – a primeira exibida para o usuário pelo software após sua execução – exibiu um anúncio falso alertando usuário que ele deveria baixar uma “atualização crítica para o Flash Player”.

O anúncio então iniciou o download de uma aplicação Web (imagem abaixo) criada para se parecer com um aplicativo legítimo. Quando executado, este aplicativo faz o download do ransomware que bloqueará os arquivos no PC e exigirá um pagamento para que eles possam ser desbloqueados.

Anúncios no Skype infectam PCs com ransomware
Ransomware disfarçado como Flash Player oferecido por um anúncio no Skype

Em uma nota breve, a Microsoft disse que o anúncio falso faz parte de uma tática conhecida como engenharia social e recomendou que os usuários “tenham cuidado” com anexos e arquivos baixados de fontes não-oficiais.

A empresa também disse que os usuários precisam manter suas soluções de segurança sempre atualizadas para evitar infecções.

Vale lembrar que esta não foi a primeira vez que anúncios no Skype infectaram os PCs dos usuários. Em 2015, anúncios maliciosos exibidos no software ofereciam malwares disfarçados como o Flash Player e o Java.

  • anonimous

    Maioria das propagandas de skype, de qqr página da internet, email, ou até de utorrent infectam o pc com alguma coisa. Isso não é de hoje.

  • Anderson Freitas
  • Michel Pain

    Hum, mas então, no final, precisa da interação do usuário para a infecção? Ele não se executa sozinho?

    • É Isso Aí

      Como a maioria das pragas virtuais. Geralmente o usuário é o próprio culpado pelo problema, por falta de atenção, por se arriscar demais, por ser ingênuo e muito curioso, por ser inconsequente… Enfim, não é a toa que dissemos que o usuário prudente é o melhor anti-vírus que existe.

  • Isso que da ficar enfiando propaganda em programas.

  • Zamtonsky Mun

    tudo que a microsoft coloca a mão vira cinzas!

  • Peterson Diorgi

    Uma vergonha isso! Muito amador!

  • Nalmir Parreira

    Microsoft Microsoft, que caminho queres ir?
    Windows 10, cada build ou atualização é um problema.!
    Skype depois que a MS comprou sei naum…. viu!

    • Holandês Louco

      Saudades do Skype escrito em Delphi…

    • Reginaldo Farias

      Windows 10 só dá problema em hardware ruim.

  • Valter

    Microsoft, por favor, traga de volta o MSN!, esse Skype…

    • Edson

      MSN ta aí: http://br.msn.com

      • Pango

        Ele referiu-se ao antigo mensageiro instantâneo, MSN Messenger (depois Windows Live Messenger), descontinuado em 2012.

        • Lobo Branco

          Pela foto do perfil esse não vivenciou o MSN, quando achávamos descolado personalizar o nick com o MSN Plus, ou usar o winks para chamar a atenção, ou sair e entrar no msn várias vezes para chamar a atenção de todos kkkkkkkkkkkkkkkk, bons tempos!!!

          • Bons tempos MESMO! Se eu pudesse trocar o Skype pelo MSN Messenger, eu faria isso agora mesmo ;)

      • Holandês Louco

        kkkkk. Boa sacada.
        Alguns não sabe nem o que é a M.S.N. …
        Confundem com o Messenger… Coisa de “usuário”. O Messenger era um lixo… Eita programa impertinente, invasivo e chato na mão dos malas.

        • Edson

          Verdade. O MSN continua vivo. Quem morreu foi o Windows Live Messenger.

          • Lucas Silva

            Legal, também gostava do Windows Live Messenger! Sempre deixava no status “Ausente” e quando eu chegava no meu pc, tinha um monte de alerta de uma colega chata, rsrsrs!

            Uma coisa que achava legal também, era o “MSN Explorer”. Era tudo integrado: Email, MSN Messenger, a cortana era mais nova e quando eu me logava no MSN Explorer ela dizia “Boa noite!”, rsrs.

            Mesmo tendo alguns bugs, bons tempos…

          • Espanhol Surreal

            Não, o MSN morreu mesmo. O MSN Messenger, o mensageiro instantâneo, que somente depois de muito tempo foi renomeado para Windows Live Messenger para ser encaixado na suíte Windows Live. O uso do termo para se referir ao Messenger é válido, sendo o portal apenas outra definição.

        • Espanhol Surreal

          Não era um programa tão ruim assim, Van Gogh, pelo menos nos últimos anos. Melhor que o Skype com a MS ele era, sem dúvida alguma.

          • Holandês Louco

            Eu odiava a chamada de atenção e os winks…

  • ʞו

    Cara, anúncios dentro de um mensageiro! Não estamos mais em 2001, por favor.