Desde 1999, quando eu publiquei o site BABOO, eu decidi que era o meu site que deveria ser conhecido – e não eu. Como eu dou MUITO valor à minha privacidade, eu sempre evitei ao máximo a minha exposição ao público em geral, e com isso até hoje não há nenhuma foto minha na internet.

Eu sempre escrevi artigos e nunca pensei em gravar vídeos, pois além da questão da privacidade, eu considero que 99% dos vídeos técnicos são monótonos e chatos. Além disso a maioria deles tem um visual muito amador que não ajuda muito..

Estúdio do BABOO

Em 2012 eu abri o Estúdio do BABOO, um estúdio focado exclusivamente para gravação de vídeos técnicos. Ali foram gravadas centenas de horas de vídeos principalmente para a Microsoft, que gravou ali muitos treinamentos para o MVA, vídeos para a TechNet, vídeos internos, etc.

Nos últimos anos houve uma explosão no uso do YouTube, Facebook, Instagram, Snapchat e muitas outras plataformas que permitem o compartilhamento de vídeos. Somente no YouTube as pessoas gastam por mês mais de 6 bilhões de horas assistindo vídeos(!!).

Hoje em dia praticamente todos os sites de tecnologia têm um canal de YouTube, e embora tenhamos o nosso canal ali desde 2009, ele nunca foi relevante. O conteúdo dali contém vídeos com dicas simples, gravação de eventos e alguns vídeos com MVPs. Eu mesmo gravei apenas um vídeo em 2013 mostrando a vantagem do uso do SSD em um notebook antigo..

Eu não tenho cara de nerd nem geek, embora eu orgulhosamente faça parte desses grupos ;)

Vídeos pavorosos

Eu recebo constantemente e-mails perguntando sobre alguns vídeos do YouTube, e até hoje a imensa maioria deles mostrava algo errado relacionado ao Windows e principalmente os vídeos sobre segurança e antivírus. Em segurança especificamente, 99,9% dos vídeos que eu vi estão absurdamente errados na remoção de vírus e na “proteção” do usuário. E, para piorar, esses vídeos são muito visualizados e comentados, aonde a imensa maioria deles indica “formatar o PC” quando a “solução” mostrada no vídeo não funciona. Mais pavoroso, impossível..

Ah, peraí, tem algo mais pavoroso sim: canais sugerindo que antivírus é inútil ao mostrar vídeos com executáveis “destruindo” o Windows, malwares 0-day infectando o PC (algo real, mas que é exceção e não regra) e o uso de aplicativos inúteis tipo AntiTest para mostrar a “facilidade” de enganar o antivírus. URGH!

Com milhares de vídeos com esse (baixo) nível sendo levados a sério, eu não me surpreendo que o Brasil seja um dos países com maior taxa de PCs infectados..

No ano passado eu decidi que estava na hora já passou da hora de gravar meus próprios vídeos no Estúdio do BABOO – e nos últimos meses eu me foquei nisso. Eu rapidamente percebi que meus vídeos tinham que ser diferentes dos demais, e com isso eu defini que eles jamais teriam as características abaixo que existem na quase totalidade dos vídeos técnicos:

  • vinheta (inútil)
  • introdução explicando quem é que está falando (desnecessário)
  • fala lenta e monótona (95% dos vídeos que eu assisto são com velocidade 2)
  • termos abobalhados da moda como “galera”, “velho”, “mano” & afins
  • nhé-nhé-nhé inútil que só serve para aumentar artificialmente o tempo do vídeo

Por outro lado, meus vídeos precisavam ter obrigatoriamente as características abaixo:

  • Legenda para ajudar as pessoas com deficiência auditiva e também para permitir que os vídeos sejam aproveitados sem áudio (ideal em empresas e uso mobile)
  • Fala rápida mas compreensível
  • Logo MVP em todos os vídeos para divulgar essa relevante premiação
  • Uso de imagens REAIS para exemplificar o que eu falo
  • Uso de imagens genéricas para “quebrar” a monotonia e, em alguns casos, para expressar o que eu penso naquele momento ;)
  • Vídeos em alta definição (FullHD) para aproveitar ao máximo a resolução dos monitores e smartphones atuais
  • Vídeo final curto incentivando o internauta a se inscrever no canal do YT e conhecer este site e o Fórum do BABOO
  • Sugestão eventual de links do site e fórum quando houver conteúdo relacionado relevante
  • Tempo máximo do vídeo: 6 minutos, com média inferior a 4 minutos

Vídeos do BABOO

Hoje eu publiquei o vídeo inicial de apresentação além do primeiro vídeo de conteúdo abordando 5 motivos para utilizar um antivírus. Nesta semana eu publicarei um vídeo novo por dia, e a partir da semana que vem eu publicarei no mínimo um vídeo por semana (toda 6ª feira).

Com meu foco atual sendo a criação de vídeos inteligentes, eficientes e úteis, eu espero que esses vídeos sejam muito compartilhados e se tornem referência para quem quer conteúdo sério e profissional sobre Windows e segurança.

Em breve eu também publicarei vídeos com entrevistas de profissionais da Microsoft (Brasil e Redmond) e também de outras empresas.

Se você tem alguma sugestão, crítica ou sugestão de vídeo, poste na área de comentários abaixo ou poste na área de comentários do vídeo inicial de apresentação.

Sucesso a todos!

[]s

Aurélio “Baboo”
MVP Windows