Desde 1999, quando eu publiquei o site BABOO, eu decidi que era o meu site que deveria ser conhecido – e não eu. Como eu dou MUITO valor à minha privacidade, eu sempre evitei ao máximo a minha exposição ao público em geral, e com isso até hoje não há nenhuma foto minha na internet.

Eu sempre escrevi artigos e nunca pensei em gravar vídeos, pois além da questão da privacidade, eu considero que 99% dos vídeos técnicos são monótonos e chatos. Além disso a maioria deles tem um visual muito amador que não ajuda muito..

Estúdio do BABOO

Em 2012 eu abri o Estúdio do BABOO, um estúdio focado exclusivamente para gravação de vídeos técnicos. Ali foram gravadas centenas de horas de vídeos principalmente para a Microsoft, que gravou ali muitos treinamentos para o MVA, vídeos para a TechNet, vídeos internos, etc.

Nos últimos anos houve uma explosão no uso do YouTube, Facebook, Instagram, Snapchat e muitas outras plataformas que permitem o compartilhamento de vídeos. Somente no YouTube as pessoas gastam por mês mais de 6 bilhões de horas assistindo vídeos(!!).

Hoje em dia praticamente todos os sites de tecnologia têm um canal de YouTube, e embora tenhamos o nosso canal ali desde 2009, ele nunca foi relevante. O conteúdo dali contém vídeos com dicas simples, gravação de eventos e alguns vídeos com MVPs. Eu mesmo gravei apenas um vídeo em 2013 mostrando a vantagem do uso do SSD em um notebook antigo..

Eu não tenho cara de nerd nem geek, embora eu orgulhosamente faça parte desses grupos ;)

Vídeos pavorosos

Eu recebo constantemente e-mails perguntando sobre alguns vídeos do YouTube, e até hoje a imensa maioria deles mostrava algo errado relacionado ao Windows e principalmente os vídeos sobre segurança e antivírus. Em segurança especificamente, 99,9% dos vídeos que eu vi estão absurdamente errados na remoção de vírus e na “proteção” do usuário. E, para piorar, esses vídeos são muito visualizados e comentados, aonde a imensa maioria deles indica “formatar o PC” quando a “solução” mostrada no vídeo não funciona. Mais pavoroso, impossível..

Ah, peraí, tem algo mais pavoroso sim: canais sugerindo que antivírus é inútil ao mostrar vídeos com executáveis “destruindo” o Windows, malwares 0-day infectando o PC (algo real, mas que é exceção e não regra) e o uso de aplicativos inúteis tipo AntiTest para mostrar a “facilidade” de enganar o antivírus. URGH!

Com milhares de vídeos com esse (baixo) nível sendo levados a sério, eu não me surpreendo que o Brasil seja um dos países com maior taxa de PCs infectados..

No ano passado eu decidi que estava na hora já passou da hora de gravar meus próprios vídeos no Estúdio do BABOO – e nos últimos meses eu me foquei nisso. Eu rapidamente percebi que meus vídeos tinham que ser diferentes dos demais, e com isso eu defini que eles jamais teriam as características abaixo que existem na quase totalidade dos vídeos técnicos:

  • vinheta (inútil)
  • introdução explicando quem é que está falando (desnecessário)
  • fala lenta e monótona (95% dos vídeos que eu assisto são com velocidade 2)
  • termos abobalhados da moda como “galera”, “velho”, “mano” & afins
  • nhé-nhé-nhé inútil que só serve para aumentar artificialmente o tempo do vídeo

Por outro lado, meus vídeos precisavam ter obrigatoriamente as características abaixo:

  • Legenda para ajudar as pessoas com deficiência auditiva e também para permitir que os vídeos sejam aproveitados sem áudio (ideal em empresas e uso mobile)
  • Fala rápida mas compreensível
  • Logo MVP em todos os vídeos para divulgar essa relevante premiação
  • Uso de imagens REAIS para exemplificar o que eu falo
  • Uso de imagens genéricas para “quebrar” a monotonia e, em alguns casos, para expressar o que eu penso naquele momento ;)
  • Vídeos em alta definição (FullHD) para aproveitar ao máximo a resolução dos monitores e smartphones atuais
  • Vídeo final curto incentivando o internauta a se inscrever no canal do YT e conhecer este site e o Fórum do BABOO
  • Sugestão eventual de links do site e fórum quando houver conteúdo relacionado relevante
  • Tempo máximo do vídeo: 6 minutos, com média inferior a 4 minutos

Vídeos do BABOO

Hoje eu publiquei o vídeo inicial de apresentação além do primeiro vídeo de conteúdo abordando 5 motivos para utilizar um antivírus. Nesta semana eu publicarei um vídeo novo por dia, e a partir da semana que vem eu publicarei no mínimo um vídeo por semana (toda 6ª feira).

Com meu foco atual sendo a criação de vídeos inteligentes, eficientes e úteis, eu espero que esses vídeos sejam muito compartilhados e se tornem referência para quem quer conteúdo sério e profissional sobre Windows e segurança.

Em breve eu também publicarei vídeos com entrevistas de profissionais da Microsoft (Brasil e Redmond) e também de outras empresas.

Se você tem alguma sugestão, crítica ou sugestão de vídeo, poste na área de comentários abaixo ou poste na área de comentários do vídeo inicial de apresentação.

Sucesso a todos!

[]s

Aurélio “Baboo”
MVP Windows

  • Peterson Diorgi

    @MVP_Baboo:disqus muitos vídeos seguidos sobre o mesmo tema, não leve isso como uma crítica, apenas um feedback, os vídeos estão ótimos!

    • Os temas são similares, mas não são iguais. Esses vídeos “teóricos” são importantes por dois motivos:

      1. Eu quero mostrar o PORQUÊ antes de mostrar COMO FAZER

      2. Esses vídeos contém informações importantes que respondem dúvidas e comentários dos internautas. Um bom exemplo é o caso de internautas que acham que estão protegidos por utilizar um navegador atualizado com adblock e não carregarem conteúdos em Flash: basta uma vulnerabilidade 0-day do sistema operacional ou do navegador e ele poderá ser hackeado.

      Falta apenas um vídeo dessa série..

      • Peterson Diorgi

        Quando eu disse sobre o mesmo tema eu me referi ao tema Segurança. A propósito, instalei o Panda Free devido a sua recomendação e gostei bastante! Abraços!

        • Entendi. O foco inicial dos vídeos será segurança pois isso é útil para usuários de qualquer versão do Windows. Nas próximas semanas eu também gravarei vídeos sobre ransomware, senhas, Windows 10 & afins..

  • Kaled

    Rapaz, vivi para ver a face do Baboo. Since 2000 no site e fórum … Vida longa !!!

  • Diego Secco

    @MVP_Baboo:disqus , bom dia! Sempre acompanho o site, mas não costumo comentar muito. Ultimamente estou mais ativo (menos que gostaria) no fórum do Clube do Hardware, que, NMHO formam, com o seu, os 2 melhores fóruns de TI do Brasil. Já pensou em gravar videos com o Gabriel Torres? Acho que, para a comunidade, seria de grande valia.

    Abraço!

    • Peterson Diorgi

      Seria épico, duas referências que acompanho a mais de 15 anos.

      • Mauro

        vou manda email pro danilo gentili chamar os 2 pra entrevista no the noite sera q eles chamam e eles vao?

      • Diego Secco

        Sim, seria mesmo top demais!! E sim, tbm acompanhando a mais de 15 anos. Acho que esses 2 sites fazem parte da “formação” da maioria daqui, com algumas exceções que só fazem piadinhas rsrs

    • Eu me encontrei com o Gabriel Torres há uns anos na CES em Las Vegas, juntamente com o pessoal do Adrenaline e outros. Eu pretendo gravar algumas entrevistas com profissionais competentes, e certamente ele é um deles ;)

  • Peterson Diorgi

    Baboo é Rock ‘N Roll

  • Ronan

    Ótimos videos curtos e bem explicados!
    Estou seguindo.

  • Pessoal, qual é a opinião de vcs sobre o áudio dos vídeos? Está OK? Vcs acham que tem eco?

    • Celso

      Qualidade 100% !

      Som, imagens etc, tudo muito bom!!!

      Mais uma vez, parabéns Baboo..

    • Elias

      Porque não posta linkado para rodar o vídeo diretamente aqui no site?
      Fui lá novamente no Youtube conferir e está tudo ótimo, o som tá gravado na altura correta, nem baixo, nem alto demais. O que é terrível pra mim é áudio baixo demais, que nem no volume máximo não dá pra se ouvir.
      O seu tá ótimo.

      • Nesta 6a feira eu vou trabalhar na nova área de vídeos aqui do site e ali estarão todos os vídeos incorporados :)

        • Val Gina

          Parabéns Baboo por esta iniciativa! Vídeos excelentes aproveitando este comentário gostaria de fazer uma sugestão, notei que você tem um notebookgamer então deduzo que goste de alguns games enfim a minha sugestão e que em algum vídeo você falasse de hardware como processadores, placa de vídeo e fontes, porque a maioria que vejo no YouTube e sites é a pessoa falando que processador tal é bom para games um exemplo e dizer que o Core I7-6950X e para games quando na verdade ele e muito mais recomendado para computação gráfica, às vezes parece que estão fazendo publicidade indireta do produto, e não a análise do mesmo, de novo Parabéns Baboo e fica aqui a minha sugestão de falar mais de hardware.

          • Infelizmente eu não sou gamer: eu preciso de notebooks rápidos pois uso muitas VMs e gosto muito da Alienware ;)

            Sobre hardware, eu tenho uma “carta na manga”: um profissional extremamente competente em hardware, que trabalha com PCs há muito tempo e está sempre atualizado sobre o que está acontecendo na Ásia. Eu pretendo gravar alguns vídeos com ele..

          • Val Gina

            Obrigado por responder a minha pergunta. Esperando ansiosamente pelos vídeos de hardware.

    • Alfredo Peres

      Excelente trabalho! Preferiria a voz sem “efeito”, mas, isso é pessoal. Parabéns!

    • DarthTheme

      O áudio está perfeito para mim.

    • Quanto ao áudio está OK, porém acho que as legendas deveriam ser as do próprio YouTube e não embutidas nos vídeos pois poderia ligar e desligar. Do jeito que está com as legendas “obrigatórias” não consigo deixar de prestar atenção nelas, sendo que não preciso.

    • Kabbal

      Concordo. Se deixar as legendas do Youtube, vai ser bem melhor.

  • Helvi0

    Aurélio

    Parabéns pela iniciativa,

    Minhas considerações sobre este post e canal

    -As vinhetas podem ser rápidas e discretas, tipo notificação do windows

    -Termos abobalhados da moda como “galera”, “velho”, “mano” & afins (kkkkkk)- como isto é irritante! Também os palavrões e gírias são inconvenientes e desnecessários pois as vezes assistimos perto da família, a linguagem não pode ser chula

    -Fala lenta e monótona – há canais com conteúdo fantástico (Boson) mas caem neste erro, também locutor que fala baixo demais fica incompreensivo

    -Não citado: canais as músicas, as vezes irritantes, altas, atrapalham locutor, tiram foco, mesmo sons mais leves não agradam todos, melhor é nenhuma música se o foco é realmente técnico

    -Canais onde o equipamento do locutor tem no desktop imagens de caveiras, mulheres nuas, ou qualquer outra imagem não-família (acredito que as imagens devem ser neutras)

    -Gostei da apresentação, estou inscrito

    • Boas considerações. Meus vídeos não têm imagem de fundo de caveira ou mulheres nuas: as imagens que eu sempre usei são de Porsches – e isso não mudou nos meus vídeos ;)

      • Peterson Diorgi

        Eu me lembro das imagens dos Porsches assim que lançou o Windows XP aí passei a usa-las, acompanho o Baboo desde 2001 mais ou menos. :)

  • Elias

    Aí, até que enfim hein Baboo. Confesso que há uns anos atrás procurei sua imagem de todo jeito no Google por curiosidade e não tinha nem uma palhinha…

    Assisto alguns vídeos no Youtube, mas não consigo comentar com minha conta do Google pois ele me bloqueou por uma questão que uso um nome de empresa. E acho até que bom que não consiga comentar nada mesmo, só me divirto lendo os comentários, aquilo mais parece uma arena de gladiadores, não pode-se deixar qualquer opinião, sempre vai aparecer alguém que não aceita e logo começam com ofensas pessoais e xingamentos, fica parecendo um bando de crianças mal educadas.

    Por isso faço questão de ficar longe de redes sociais, não comento, não dou minha opinião, mas também não me estresso a toa nem perco meu tempo em debates inúteis com gente mal educada (a grande maioria).

    • Eu estou acompanhando os comentários dos vídeos e removerei aqueles que forem ofensivos pois meu foco é manter a QUALIDADE (e não a quantidade) de comentários como todos os demais canais fazem (eles estão se lixando para o conteúdo dos comentários). Eu sou rigoroso aqui e também serei lá..

  • Felipe Sena

    Boa notícia! Com certeza acompanharei

  • Jorge C. Silva

    Baboo, contei dezenove vezes o pronome “eu”.

    • Sim pois esse artigo é sobre mim e os motivos que me levaram a gravar meus vídeos. Não é egocentrismo ;)

  • JorgeM.S

    Finalmente! Muito bom, já me escrever

  • F Silva

    Oi Baboo,
    Só tenho uma “reclamação”: vc demorou demais. Tem muita baboseira mesmo por aí. As vezes a gente passa horas pesquisando sobre algo e pouca coisa se salva. Estava ansioso pelos vídeos. Convenhamos que qualidade e bom conhecimento são coisas que dificilmente encontramos, principalmente as duas caminhando de mãos dadas. Obrigado.

  • Fabricio

    Antivírus pra mim é o windows defender.

    • Roberto Lopes

      Idem!

      • Lucas Silva

        Sinceramente, não confio no Windows Defender. Eu prefiro utilizar o Panda Internet Security que além de leve, é mais seguro.

        Conheci o Panda aqui no Baboo e só utilizo ele.

    • JorgeM.S

      Comecei a usar somente ele também, meu pc tá até mais rápido na inicialização. Nunca pego vírus mesmo, só quem uso o pc sou eu

    • Leo Dimaria

      Não sei se é só comigo, mas quando utilizo o Windows Defender aqui, TODA vez que vou abrir alguma pasta que contenha executáveis, ela demora além do normal para abrir, algumas vezes até aparece na barra de título (não respondendo). Quando utilizo outro antivírus, Avast ou Avira isso não acontece. Devo fazer alguma configuração extra para corrigir esta demora? Gostaria de usar somente ele, já que vem nativo no Windows.

  • Roberto Lopes

    Cara de mau,nem discuto mais kkkk ,brincadeira cara, finalmente conhecemos o baboo,felicidades Aurélio!

  • project

    alguém aqui fala minha língua kkk é isso ai

  • project

    quero dizer aqui que estou muito chateado com esse YouTube de hoje em dia afff é muito lixo, bons tempos em que o YouTube prestava mais hoje com essa ”invasão” de youtubers ficou muito bagunçado eu acho

    • Felipe Sena

      É igual a TV meu amigo. Escolha o que te agrada. Mas concordo que a maioria do conteúdo é fraco / mal produzido / irrelevante etc

    • Celso

      Sem falar nos testadores marca barbante de antivírus que virou uma febre no youtube! Cada figura que testa antivírus que chega a ser cômico aqueles lixos de testes..

  • mpptritan

    Muito boa essa decisão, faz falta videos mais sérios no Youtube brasileiro, ainda mais em tecnologia, Windows ou segurança digital, já que nosso youtube brasileiro tem o setor tech dominado por logistas de opinião duvidosa. Que o Baboo vire referencia para os demais canais que venham a tratar o assunto de forma mais séria.

  • Opa! Mais um canal de qualidade para me inscrever. O que vc acha do Marcelo Strippoli?

  • Celso

    Parabéns Baboo!!! Agora sim teremos vídeos de qualidade principalmente sobre soluções de segurança.. Eu particularmente não assisto a maioria daqueles testadores de antivírus do Youtube, pois 99% são totalmente desprovidos de qualquer confiança e credibilidade… são meros aventureiros.. Mas agora teremos um canal de respeito e credibilidade…

  • Joaomanoel

    Que estilão motoqueiro o seu, Aurélio hahaha. Muito legal os vídeos.

  • Lucas Silva

    Simples, útil, objetivo e profissional! Adoro vídeos assim Baboo!

    Existem outros canais do Youtube que tenho até raiva de ver, o apresentador enrola muito para entrar no assunto e colocam vinhetas longas, isso não acontece somente com tecnologia mas em diversos tópicos como saúde, informação, etc. E as caretas que eles fazem, tossem, falam asneiras e palavrões, aff!

    Mais uma vez parabéns e continue assim!

    • Edson

      Ou quando esses caras colocam comerciais no início ou até no meio do vídeo.

      • Lucas Silva

        É verdade Edson, chega a cansar os ouvidos!

      • Celso

        Sobre propagandas utilize um bloqueador de anuncios, na minha opinião o Adguard AdBlocker é o melhor..

  • Thiago

    Baboo, você tem cara de rockeiro rsrsrs

    • Luís Carlos Ballaminut

      Também achei! Cara e jeitão! rs…

  • Leo Dimaria

    Parabéns por esta iniciativa! Vídeos são bem melhores e mais intuitivos para aprendermos sobre algum assunto. E aproveitando, qual o nome desta fonte que você usou aqui nesta imagem acima? Gostei demais dela.

  • Kabbal

    “Eu não tenho cara de nerd nem geek, embora eu orgulhosamente faça parte desses grupos ;)” Eu acho que parece o Patroppi…rs

  • Vini M

    finalmente o youtuber que voce respeita!

  • Lucas Silva

    Baboo, fico muito feliz com esta notícia!
    Com certeza , irá nos ajudar muito!
    Obrigado!

  • Ai sim :)

  • Carlos Pacheco

    Baboo, como estou feliz com esse post. Sim, estou aqui para bancar o puxa saco… hahahahahahaha

    Hoje o Brasil sofre com uma tranqueira no mercado: O “Profissional amador”. Qualquer um fala sobre hardware e software (especificamente, do Windows).

    Sem alguém como você, a direção para entusiastas e pessoas que realmente querem aprender, acaba se tornando muito difícil.

    É por isso que precisamos de ti, talvez um pequeno passo, mas sei que lhe renderá bons frutos. Obrigado pela iniciativa e boa sorte com os vídeos!

  • Jander Siqueira

    Parabéns pelos videos, muito bom, fazia muitos anos que não via uma explicação de um profissional com gabarito. Continue assim Parabéns novamente

  • Eu tinha uma imagem muito diferente do Aurélio. Achava que era um cara bem magrão, com cara de nerd e óculos fundo-de-garrafa, mas me surpreendi!

    • Eu fujo “um pouco” do estereótipo nerd/geek embora eu seja totalmente um deles ;)

    • Sid Vicious @ BABOO

      Esse seria eu.

    • JÃO

      Na verdade a caricatura que ele usa aqui é idêntica.

  • A. Faybert

    Até que enfim! Aurélio metaleiro? kk curti, irei acompanhar o canal (y)

    • Metaleiro? Hehe… nada mais longe da realidade ;)

      • marco

        Opaaaa já inscrito . ;)

      • Zamtonsky Mun

        Cheio de ferro nos dedos! Parece o wolverine! ahhaa

      • Aurélio curtiu o novo CD do Metallica? ;-)

        • Vixe.. eu estou mais para Enya e Hayley Westenra… Eu não gosto de barulho nem de ficar balançando a cabeça = eu jamais poderia ser metaleiro ;)

      • A. Faybert

        O Aurélio, eu iria fazer uma sugestão para o canal, mas acho que não seria possível, no caso seria entrevistar representantes aqui no Brasil de várias empresas de antivírus, abordar assuntos com eles de quais as maiores ameaças que aqui encontram (tipos de malwares e por ai vai), ameaças recentes, quais os novos métodos e tecnologias que cada uma tem para proteger o usuário, enfim, acho que seria interessante..