Há alguns anos nós tínhamos uma loja online que vendia CDs e DVDs de Treinamento Multimídia de Windows, Exchange, Segurança no Windows, entre vários outros, e as vendas iam bem – até que dezenas de cópias piratas apareciam no Mercado Livre por um décimo do preço.

Ao contatarmos o Mercado Livre naquela época (2006-2007) nós notamos que eles não estavam nem um pouco interessados em resolver o grave problema de pirataria que rolava solta por ali, uma vez que haviam milhares de produtos piratas à venda sem nenhuma interferência do site.

Pirataria corre solta no Mercado Livre. Como sempre

Eu sentia “na pele” o custo da pirataria, pois o investimento para produção, venda e pós-venda dos CDs e DVDs era alto – e certamente  muitos pirateiros ganhavam muito dinheiro vendendo os nossos treinamentos pelo Mercado Livre. Naquela época nós tivemos sérios problemas com o Mercado Livre (tanto que eu publiquei este artigo). O problema foi resolvido muito tempo depois, e como a loja online deixou de existir anos depois, eu esqueci isso. Até hoje.

Pirataria corre solta no Mercado Livre

Hoje eu recebi um e-mail de um internauta perguntando sobre os mecanismos anti-pirataria do Windows 8. Eu raramente respondo dúvidas via e-mail (eu respondo apenas no Fórum do BABOO ou eventualmente nos comentários abaixo), mas curiosamente essa dúvida me fez relembrar a questão da pirataria no Mercado Livre – então eu acessei o site deles para ver qual é o status disso.

O que eu vi é que absolutamente nada mudou: a pirataria continua correndo solta no Mercado Livre! Eu não entendo como um dos maiores sites de vendas do Brasil continua no ar permitindo atividades criminosas 24h por dia – e também não entendo como entidades anti-pirataria não tomam nenhuma providência!

Existe algo mais antiético e criminoso do que ver produtos Microsoft (além de jogos, filmes…) a preço de banana anunciados na homepage do Mercado Livre?

Pirataria corre solta no Mercado Livre
Preços assim só no Mercado Livre!

Será que o Mercado Livre é mantido por bots? Será que não existe um único funcionário ali com bom-senso e ética para seguir a lei e proibir isso?

Pirataria corre solta no Mercado Livre
ALÔ ALÔ MERCADO LIVRE!!! Tem alguém aí para remover isso tudo??

Mas isso não é o pior… além da página de “propriedade intelectual” (algo que eu duvido que eles saibam o significado) mostrar claramente ser “ilegal” a venda de cópias não autorizadas, a página listando os produtos permitidos e proibidos do MercadoLivre não inclui software pirata na sua lista de produtos proibidos!

Pirataria corre solta no Mercado Livre
(a seta e o Pinóquio não fazem parte da página original)

Pensando bem: se o Mercado Livre permite a venda de software espião para celulares, porquê eles proibiriam software pirata?

Pirataria corre solta no Mercado Livre - e programa espião de celular pode!

Por fim, a seriedade da questão “software pirata” no Mercado Livre é expressa de maneira perfeita no final da página de Propriedade Intelectual: ali há um link para denunciar produtos que ferem algumas das políticas do site…

mercadolivre-pirataria-4

… mas ao clicar nele você é redirecionado para uma página vazia! Você precisa alguma mensagem mais direta do que isso?

mercadolivre-pirataria-5

Sem hipocrisia nem utopia

Eu trabalho com informática desde a época do PC XT e compreendo perfeitamente que a pirataria é algo enraizado na sociedade brasileira. Eu também estou ciente que o download de cópias ilegais de software é algo corriqueiro para milhões de pessoas, e hoje em dia pode-se fazer isso até mesmo através de smartphone. Tradução: na prática é impossível impedir a pirataria.

A minha crítica sobre a conduta do Mercado Livre é que a obtenção de cópias piratas não deveria ser incentivada pelo maior site nacional de vendas online, que para piorar ainda lucra com isso (via MercadoPago)! A pirataria corre solta no Mercado Livre, e alguém ali deveria ter o mínimo de ética, interesse e profissionalismo para impedir isso!

Se até o Fórum do BABOO tem moderadores que apagam mensagens e suspendem participantes que postam conteúdo pirata, porque o Mercado Livre não faz o mesmo? Lamentável!

[]s

Aurélio “Baboo”
MVP Windows Expert Consumer

  • Isaque Emanuel

    Pior que lá também aceitam a pessoa vender arquivos de jogos baixados da internet. Tipo, ta lá um site de pirataria, a pessoa baixa um jogo e anuncia o arquivo baixado. E sempre dizem: “Não é pirataria, é patch! Trata-se de isso e isso para incentivar o uso de emuladores e bla bla bla seu console tem que estar destravado”. Primeiro que emuladores são pura pirataria e crime. Segundo, se o console tem que ser destravado… não tem mais o que dizer. E sempre que denuncio respondem que “o anúncio cumpria as regras de propriedade intelectual do Mercado Livre” e essas 7 últimas palavras ainda vêm sublinhadas e azuis, para que eu clique e leia, sendo que eles deveriam ler o que escreveram nas regras antes de cooperar com a violação delas. E além da cara-de-pau de quem anuncia isso, a pessoa tem que ser muito burra de comprar o arquivo se tem de graça na internet (não incentivo a piratatia). Alguém tem mesmo que ensinar a eles o que significa “propriedade intelectual”, por favor!

  • Maicon Bruno Alba

    Seria mais correto falar: A Put*ria come solto no Mercado Livre. O legitimo mercado negro.

  • Junior Omni Silva

    A PIRATARIA já começa com a elite, com o “TOPO” da pirâmide!
    Pra que, leitor e gravadores de CD e DVD, se fazer cópias é errado?
    Pra que softwares que baixam conteúdo “FREE”, se é errado usá-los?

    SEM PIRATEAR NADA, QUEM USARIA OS COMPUTADORES E A INTERNET ???

    ACABAR COM AS CÓPIAS, É IMPOSSÍVEL. Existem empresas que pagam seus impostos de um lado e roubam do outro. Será que todo técnico de Informática vai atender os seus clientes, SEM A PIRATARIA? Será que todas as suas ferramentas SÃO ORIGINAIS???

    EU DUVIDO, pois um sistema operacional só pode ser instalado no máximo 2 ou 3 vezes com uma chave de ativação. Depois já não dá mais pra fazer a formatação original. As próprias lojas, ao vender um computador, recebem da empresa uma “CÓPIA” do sistema operacional. Então, para ser colocado num PC de loja, NÃO É PIRATARIA ??? Mas se uma pessoa fizer uma cópia do mesmo sistema operacional e for instalar num PC para ganhar um dinheiro honestamente, AÍ PASSA A SER UM CRIME ???

    QUEM COMETEU O CRIME PRIMEIRO ???

    A MICROSOFT PERMITE “CÓPIAS” DO SISTEMA OPERACIONAL, MAS SE ALGUÉM FIZER VÁRIAS CÓPIAS SE TORNA UM CRIME ???

    Fica complicado querer ACABAR COM A PIRATARIA, porque o MAL EXEMPLO VEM DOS EMPRESÁRIOS. AS EMPRESAS DÃO MAU EXEMPLO, PRIMEIRO.

    QUAL É O OBJETIVO DE UM DRIVE DE DC / DVD ???

    SE FAZER CÓPIAS de CD/DVD é mesmo um CRIME…..PORQUE OS DONOS DAS EMPRESAS QUE FABRICAM OS GRAVADORES DE CDs / DVDs, não são os primeiros a serem presos ???

    QUEM VAI COMPRAR UM GRAVADOR DE CD/DVD e deixar parado em casa ???

    ????

    Por isso, é uma grande ILUSÃO querer acabar com a Pirataria !!!

    • Você está enganado em basicamente TUDO: alegar que “sistema operacional que só pode ser instalado no máximo 2 ou 3 vezes com chave de ativação” (você pode instalar quantas vezes quiser), comparar PC vendido em loja com CD (mídia) e a clonagem de um software para venda ilegal, objetivo de drive de CD/DVD, etc etc etc.

      A cópia que a Microsoft permite é para fins de backup da mídia caso houvesse problema com ela (algo totalmente desnecessário hoje em dia) e o gravador de CD/DVD tem múltiplas utilidades (backup de dados é uma delas)..

      O fato é que o software tem proteção de direitos autorais (afinal a Microsoft investe $$$$ nele e precisa lucrar com isso) e a cópia ilegal dele é crime. Se você fosse desenvolvedor de software, você compreenderia melhor isso..

      • Junior Omni Silva

        O sistema LINUX É GRATUITO, e o criador, “Linus torvalds” não reclama de da PIRATARIA !!!

        Porque ele sabe que a PIRATARIA NUNCA VAI ACABAR. Você pode passar a sua vida inteira reclamando da PIRATARIA. Enquanto existir DINHEIRO, a PIRATARIA vai existir.

        • Sim, mas as pessoas não querem Linux nem de graça..

          • Junior Omni Silva

            É exatamente isso que eu falei. A PIRATARIA SÓ EXISTE PORQUE DÁ DINHEIRO! Uma coisa sem valor, se for pirateada, não vai gerar lucro nenhum. Nem vírus atacam o Linux, porque as pessoas não terão este trabalho, se não gerar um meio de ganhar dinheiro com “Antivírus”.

            A PIRATARIA pode ser considerada CRIME, mas é um crime que a ELITE permite que ocorra diariamente. Os grandes também lucram com isso… SE A LEI REALMENTE FOSSE APLICADA PARA TODOS, OS RICOS SERIAM OS PRIMEIROS A SEREM PRESOS !!!
            .
            .
            .

          • Nada a ver.. as pessoas pirateiam muito mais por hábito do que por necessidade – tanto que até apps de 99 centavos e antivírus de R$ 19 são pirateados. Pirataria é a maneira mais fácil das pessoas sentirem quem levaram vantagem em algo..

  • Bruno Fontes

    Bebê, tá saindo do teu bolso por acaso?

  • herbert misson

    baboo, é simples você resolver o problema dos seus cds e videos cursos, faça igual ao programa norton antivirus que colocou um sistema de verificação redudante online via internet, que está sempre verificando se o sistema é legal ou ilegal, desta forma a hora que o sistema detectar que é ilegal, basta desabilitar rodar aquele video naquela maquina e pronto, igual ao norton antivirus, mas prepare porque as vendas podem despencar, igual aconteceu com a norton em 2003 e o avast tomou lugar.

    • Isso não resolve o problema da pirataria. Independentemente disso em 2017 teremos cursos online via streaming (que também não está imune à pirataria)..

  • Mauricio Avelino Ferreira

    As pessoas usam todo tipo de de desculpas para pagar mais barato e se possível for não pagar nada, porém a bíblia é clara:

    Ai daquele que constrói o seu palácio usando de corrupção e meios ilícitos; que força seu próximo a trabalhar sem qualquer retribuição, tampouco lhe paga o salário. E ainda pensa: ‘Construirei para mim um grande palácio, com grandes e confortáveis aposentos!’ Manda fazer amplas janelas, reveste o palácio de cedro e pinta-o de vermelho. Jeremias 22:13-14

    Seremos julgados um dia, por um justo juiz

  • Tiago Oliveira

    A pirataria no Mercado Livre chegou ao nível de alguns vendedores criarem cartuchos piratas de video games antigos e venderem como original e raro imitando até a embalagem.

  • Guimaraes Dinho

    O ML é um paraíso para os golpistas e uma tortura ilimitada para suas vítimas. Há anos tive um impedimento pessoal e não pude concluir uma compra pelo ML. Uma auxiliar minha entrou em contato com o vendedor explicando a impossibilidade da conclusão, solicitando, ao mesmo tempo, informação sobre qualquer despesa que o vendedor tenha tido, se dispondo a reembolsa-lo. O vendedor nada respondeu, me negativou alegando “Não pagou” – ocorre que ele jamais enviou a mercadoria. Já tentei via ML retirar essa negativação que há anos me calunia, eles ignoram meu pedido. O ML resiste às normas da moral e bom senso.

  • Juliano Gonçalves

    Opa. Eu sei que esse post é relativamente antigo, mas queria saber se realmente não existe nada que nós consumidores finais possamos fazer a respeito da pirataria no ML.

    Eu tenho diversos consoles de videogame e faço questão de comprar os jogos originais para eles. Toda vez que procuro algum jogo no Mercado Livre, me deparo com um mar de cópias piratas sendo vendidas de todas as formas, anunciadas como “Patch” ou “ROM”. Já tentei denunciar mais de uma vez e recebi uma resposta do próprio ML dizendo que o anúncio estava de acordo com as políticas do site. Como pode uma coisa dessas? Não é possível que não exista uma forma de denunciar o site.. é uma sensação extremamente forte de impotência.

    Se existir uma forma de combater esse crime, eu realmente gostaria de saber e faria um esforço grande para que esse tipo de anúncio fosse removido e que o Mercado Livre fosse punido.

    • MVP_Baboo

      O Mercado Livre é o chefe do crime organizado existente ali na venda de software e a empresa não tem interesse algum em remover seus ladrões vendedores, pois eles garantem lucro para o ML. A melhor opção é você protocolar uma denúncia detalhada no Ministério Público.

  • MVP_Baboo

    Se o ML estivesse realmente interessado em ser legítimo, ele exigiria a comprovação que o CNPJ do vendedor de software está efetivamente relacionado à venda de software! O ML está se lixando para isso – tanto que qualquer pessoa física ladrão pode “vender software” ali sem ser incomodado..

    • Manoel Cardoso

      Concordo com você em partes. Isto é complexo, veja bem: Sendo a Microsoft a grande afetada neste caso, ela sim teria que gritar e acionar a lei até ser ouvida e a mesma tem poder de sobra para isso. Porquê ela fica queta? Porque ela não coloca o preto no branco? simplifica, baixa os preços (o que agora já está mais ou menos), acaba com a burocracia, faz campanha de conscientização e esclarecimentos etc. Acho que sei a resposta e a Microsoft neste caso está entre a Cruz e a espada. Se ela lutar contra isso, ela vai criar inimigos (muitos) os quais serão dissidentes e se tornarão uma corrente antiMicrossoft. Então o que ela faz é deixar rolar, perde um pouco de vendas, mais em consequência, tem a admiração e a fidelidade do povão todo. Elá é inteligente, sabe o que faz.

      • MVP_Baboo

        Não tem nada de “complexo” nisso: o ML está fornecendo uma plataforma para realização de crimes, e ele deveria ser punido por isso. Simples assim. O que existe no ML é a prova que todos nós sabemos: aqui na Bananalândia as leis são antiquadas e quem não segue não é punido.

        A ABES (em nome da Microsoft, Adobe, Corel, Autodesk..) solicita constantemente a remoção de milhares de links do ML, e quando isso é feito, no dia seguinte aparecem centenas de novos links. Isso é culpa de quem? Apenas do ML, por permitir isso!

        A pirataria ali não tem nada a ver com preço – afinal até mesmo antivírus de R$ 29 (que custa 12x R$ 2,49 na Kabum!) tem cópia pirata ali. Não é à toa que brasileiro tem fama de trambiqueiro no mundo todo (algo evidente, pois o próprio brasileiro não aceita cheque de brasileiro), pois se há alguma chance dele levar vantagem a qualquer preço, ele fará isso.

  • MVP_Baboo

    O eBay é muito mais organizado – tanto que há uma página específica com regras para comprar software original Microsoft para você não ser enganado! Independentemente disso, o monitoramento deles é muito mais eficiente do que o ML, que está se lixando para o que é vendido ali..

    • FuZy Medi

      Não é mais eficiente não kkk. eu vendo em ambos games midia digital (aquelas famosas contas ps3) e no ebay nunca tive problema, no mercado livre tenho problema toda semana e sempre é um horror dialogar com eles, o mercado livre é bem mais duro que o eBay.

      • Fabio Pereira

        Olá, poderíamos conversar em MP, passa o seu e-mail, queria lhe fazer uma pergunta.

      • Ralfle Rodrigues

        FuZy Medi, também vendo mídia digital, poderia me responder uma dúvida sobre o mercado livre? aconteceu algo muito inusitado comigo lá sobre mídia digital, como podemos conversar?

  • MVP_Baboo

    Você está enganado: a partir do momento que o ML disponibiliza a plataforma dele para os vendedores utilizarem, ele se torna co-responsável. Para piorar, o ML fica com uma porcentagem da venda, tornando-se comparsa do criminoso que está vendendo produtos falsos ou roubados ali.

  • Quero Ficar Famosa

    Anuncie Grátis no classificados http://www.mercadaolivre.com

  • Fernando

    Caro MVP_Baboo, você saberia me dizer se um software do Sony Vegas Pro, vendido por cerca de R$ 40,00 no ML, é pirata? Após ver a discussão aqui sobre pirataria, fiquei na dúvida. Obrigado!

    • MVP_Baboo

      O “vendedor” do Mercado Livre baixou ele em um site pirata e ainda lucra “vendendo” ele. Comprador do ML não deve reclamar dos políticos que roubam, pois eles incentivam isso com esse tipo de atitude..

      • Fernando

        Vc tem toda a razão. Enquanto acharmos que estamos aproveitando essas “oportunidades fantásticas”, isso nunca vai parar. Obrigado!

      • Quero Ficar Famosa

        Quer anunciar seus produtos e serviços grátis? então acesse http://www.mercadaolivre.com é totalmente grátis.

  • Marcelo Raimundo

    se as pessoas ou empresas vendesse seus produtos ou software com a nossa realidade nao teria pirataria mais preferem vender a preços abisurdos ai nao tem jeito nao e pirataria mesmo e olha que tem mais gente desonesta no mercado fisico que no mercado online que por sinal esta mais seguro que o mercado fisico que te vende mais caro e para trocar algo e uma romaria

    • MVP_Baboo

      Isso não faz sentido: até mesmo antivirus de R$ 29 é pirateado. No Mercado Livre os vendedores desaparecem da noite para o dia e “troca” é um verbo que eles não conhecem. Ali são vendidos produtos roubados e sem nota fiscal por pessoas que enganam os compradores dizendo que o produto é legal e legítimo. Mercado Livre deveria se chamar Trambique Livre.

    • Quero Ficar Famosa

      http://www.mercadaolivre.com onde você pode anunciar seus produtos e serviços grátis.

  • Matéria antiga, mas que ainda mostra a realidade dessa terra sem leis. O que acontece se formos na polícia denunciar?

    • MVP_Baboo

      Nada. E por ser Lei de Direitos Autorais, sem um advogado dificilmente o problema será resolvido rapidamente. Desta maneira o Brasil sempre continuará um país em que tudo é feito “nas coxas” de maneira amadora e nunca deixará de ser um país de terceiro mundo..

  • Gabriel Albuquerque

    achei um kraken pro por R$ 250,00 no Mercado livre,quais as chances de ser pirateado em vista quem em outras lojas está certa de 350?
    http://informatica.mercadolivre.com.br/multimidia-fones/com-microfone/com-fio/razer-kraken

    • MVP_Baboo

      A questão aqui é sobre software vendido no ML, que são claramente piratas. Em nenhum momento eu abordei sobre hardware..

  • Gringo

    pirataria é bobagem, quem diz que é muito caro uma licença de windows não sabe aproveitar as oportunidades que a própria microsoft dá. No meu caso comprei um note com o windows 7 um pouco antes do lançamento do windows 8, eis que uma promoção da Microsoft oferecia através do “Windows Anytime Upgrade” a atualização do sistema por R$29,90. Isso mesmo, uma licença do windows 8 por R$29,90. Se não bastasse essa licença ainda deu direito a atualização para o Windows 8.1 e agora no final de Julho para o Windows 10. É caro R$29,90 por praticamente 3 Sistemas Operacionais?? Acho legal a iniciativa da Microsoft de liberar o Windows 10 para todos que tenham uma licença Original do Windows 7, 8 e 8.1, tirando ainda mais a “razão” dos piratas…

    • MVP_Baboo

      Sim, você tem razão. Infelizmente as pessoas pirateiam muito mais por hábito do que por necessidade. Eu já demonstrei isso em vários comentários abaixo..

  • João

    Assim como a maioria eu também já tive bons e maus momentos com o Mercado Livre, mais bons do que maus, mas não vejo vantagem em apontar um ‘culpado’ maior, já que se não fossem eles seriam outros no lugar deles. Enquanto tivermos impostos altíssimos, inflação e desvalorização constate da nossa moeda, o povo vai sempre buscar a alternativa que julguem melhor(nesse caso, a mais barata).

    Não adianta proibir, prender, bater ou o que for….enquanto houver alguém que queira comprar produtos piratas vai ter sempre alguém vendendo, seja no Mercado Livre, OLX, Facebook, Camelôs, Jornal de Classificados, etc….

    • MVP_Baboo

      Alto imposto é desculpa esfarrapada: Windows custa 12 x R$ 37 na Kabum, ou seja, pouco mais de R$ 1 por dia. As pessoas pirateiam por hábito, e não custo – ou não haveriam versões piratas de software que custam R$ 29 e apps que custam menos de US$1. O Mercado Livre é pior pois ali o crime acontece em todo Brasil 24h por dia.

      • Jr

        “Alto imposto é desculpa esfarrapada”. Isso é sério?

        Sou contra a pirataria, se tivesse condições, compraria sempre produtos originais. Comprei um notebook com W8.0 Single com possibilidade de upgrade para W8.1 Single, e o fiz. Mas 5 meses após a compra, precisei do Hyper-V para aprender a programar em WP e Android, e na minha versão de SO ele não estava habilitado. precisaria fazer Upgrade da versão Single para a PRÓ. mais R$ 450,00. ou seja, em uma faixa de tempo de 5 meses, iria precisar pagar quase R$ 900,00 só em SO (por que sei que paguei o preço do SO embutido no notebook). Agora eu pergunto, sobre esses R$ 900,00, quanto de imposto paguei? E por quê? Principalmente no caso do Upgrade para PRÓ, que só precisava clicar em um botão.

        • MVP_Baboo

          O problema aí não é o imposto, mas a versão do Windows. A versão que vem pré-instalada nos computadores não é a versão indicada para desenvolvedores ou para trabalho. Se você é estudante, Windows 8.1 Pro custa apenas R$ 119 na Loja da Microsoft.

          • Alice Cunnha

            Eu duvido q o autor que escreveu esse artigo já não tenha usado windows , ou outros produtos da adobe pirateado. Não sou a favor, mas posso garantir que se não tivesse a opção de crackear muitos softwares para usar, muitas pessoa não teriam e, não comprariam esses produtos então não faz diferença nenhuma. Esses tutoriais que tem no youtube, photoshop, ilustrator e outros, vcs acham que as pessoas pagaram para usar esses programas, não mesmo. O que quero dizer é que se não tivesse a opção de burlar para usar esses programas ninguém compraria, então ficaria na mesma, porque só paga por alguns serviços ou produtos realmente quem tem. Eu mesmo não compro já deixei de comprar várias coisa por não ter dinheiro. O autor só escreveu esse texto depois que sentiu na pela o que a microsoft sente kkk. Resumindo os brasileiros no geral não ganham nem mil reais por mês, isso é fato, não tem o que discutir, e se não tiver opção pirata essas pessoas não irão comprar, e isso não fara diferença para o vendedor do produto!

          • Essa questão já foi exaustivamente debatida em outro tópico. As pessoas comuns não precisam de Photoshop, Illustrator e a imensa maioria dos softwares que elas pirateiam pois eles são destinados a profissionais e empresas que trabalham seriamente com eles. Existem diversas alternativas gratuitas, mas ninguém quer elas pois preferem a pirataria.

            Se um profissional quiser usá-lo em casa, no Creative Cloud da Adobe o Photoshop custa R$ 42/mês e se o usuário também quiser o Illustrator, o custo é de R$ 85 por mês – algo irrisório diante do lucro que ele terá utilizando esses aplicativos durante 30 dias.

            Partir para o “coitadismo” do brasileiro é risível pois isso não é justificativa para praticar crime. Além do fato da média anual da renda da população ocupada do País em 2014 ter sido R$ 2.104 (e não “nem mil reais por mês” e estude mais antes de escrever que “isso não tem o que discutir”), é perfeitamente possível comprar um computador novo por cerca de 7% desse valor.

            A questão principal é que as pessoas pirateiam por hábito e falta de punição – tanto que até antivírus que custa R$ 29 é pirateado..

            Esse texto apenas comprova o problema que muitos estão tendo ao tentar atualizar gratuitamente o Windows 7 ou Windows 8.x comprado no ML, e não conseguem pois a chave de ativação é pirata. Eles acreditaram na mentira do vendedor que prometia “chave vitalícia” (e o ML nunca fez absolutamente nada contra isso) e o resultado é óbvio..

            Por fim, é hipocrisia demais defender a pirataria ao mesmo tempo reclamar dos políticos que roubam enganando a população, pois os vendedores do ML fazem exatamente isso: enganam os internautas vendendo produtos roubados e lucrando com isso.

            Eu gostaria muito de ver a sua reação se você tivesse investido $$$$ desenvolvendo um programa por alguns anos para vender para empresas, e visse dezenas de versões pirata dele custando R$ 15 no ML – e diversas “pérolas de comentários” dizendo que isso é certo pois “os brasileiros no geral não ganham nem mil reais por mês, isso é fato, não tem o que discutir, e se não tiver opção pirata essas pessoas não irão comprar, e isso não fara diferença para o vendedor do produto!”..

  • Rui

    Não é pirataria não, são fornecedores que compram licenças a rodo pra vender com hardware junto, mas acabam vendendo por preço bem mais barato. Já comprei varias licenças de windows 8.1 e office e todas ativam como uma original e nunca me deram nenhum problema. Isso não é pirataria

    • MVP_Baboo

      É claro que é pirataria: a licença OEM de fornecedores só podem ser instaladas em um computador novo montado por ele – e jamais vendida para o consumidor final. Isso está no contrato da Microsoft. Você ativou, mas essas cópias são legalmente piratas, isto é, em uma fiscalização anti-pirataria elas não tem validade alguma.

      • Rui

        Então eu sou um pirata! Yarrrrrg!

  • silas lima

    Quero usar o windows 7, mas não encontro lugar para comprar. o que posso fazer? posso comprar a verção OEM?

    • MVP_Baboo

      Versão OEM é para computadores novos.

  • Josecarlosdefranca Carlos

    eu suo o windows seven ultimate de 64 bits mais de um ano e ate agora não foi desativado afinal porque eu nao tenho estes problemas como os outros usários que padecem e correm para ativar o windows ultimate seven de 64 bists eu irei fazer a mesma coisa com o windows 10 versão nova

  • Marcelo Lira

    tem também a taxa por venda não concretizada! o que é isso? lá diz q se vc não vender não paga (anuncio bronze), mas não é bem assim…se uma pessoa desistir e vc não vender problema seu eles vão te cobrar uma taxa…acho que é 250,00. ref a locação do anuncio x tempo, obs. vc só vai poder sair do site mlivre se enviar um e-mail pedindo p sair e se estiver tudo ok sem dividas.

  • Marcelo Lira

    isso, eles não tem telefone, não tem endereço nada! e se a pessoa não tomar cuidado só tem dor de cabeça.

  • [M]

    A única defesa contra a pirataria é ela ser crime, mas carregar a Bíblia ou ser homossexual é crime em muitos países, ser ilegal não significa ser imoral.

  • Marcelo Lira

    Eu só vendo produto no ML que esteja ocupando lugar no meu quarto ou não tenha gostado! ex. vendi um samsung galaxy III neo e com o dinheiro comprei um asus, mas vejam vendi com nota e ainda na garantia! testei e mostrei pessoalmente o aparelho, Pronto! todos satisfeitos. Agora tem gente que compra mas não se importa de ver a nota pelo menos, ai dá nisso! E pelo que vi tá lotado de galaxy “similar” isso pq: 1º não tem fiscalização das autoridades, 2º o mercado livre não tem escritório, tel, nem nada ligando a nada! nem multa dá p enviar, 3º a política deles muda toda hora e é bem extensa dificultando tudo, vcs sabiam que mesmo não vendendo eles cobram tarifa? sim isso mesmo o que é escrito não é dito! e depois cobram te metendo no spc…kkkk ridículo, 4º se alguém der o golpe e depois pular fora é muito fácil! apesar do mercado pago ter um seguro tabajara! o problema que leva uns dias p voltar o dinheiro. Nem o mercado pago dá certo veja se vc vende e a pessoa diz que ta quebrado volta o dinheiro e o produto ok? mas em quais condições voltam o produto??? com ou sem acessórios? pq o dinheiro volta o produto não! Na verdade é uma aventura p quem vende e p quem compra. Eu to saindo de lá.

  • DU de RIb Preto

    Pirataria ou não o que o Baboo tem a ver com as grandes empresas multinacionais?
    Que o mercado livre, camelo, enfim que tem ou não vendido uma copia legal ou pirata.
    Quem tem que ver isso é as empresas em si e naum vcs.
    O Baboo pode sim reclamar de algo que ocorreu com vcs.
    E só, o resto é com cada um a microsoft num ta nem ai com o windows pirata que corre solta no mundo todo.
    E vcs esquentando a cabeça com algo que nem tem a ver com vcs.
    Afffffffff.
    è o cumulo do absurdo!!!!!!
    KKKKKKKKKKKKKK.

  • Daniel

    Concordo. Agora pergunto: onde estão as associações dos produtores de mídia? – que não são fracas. Trata-se de um dos maiores e mais conhecidos sites. Além de software, há outros produtos não originais. Outro dia estava no Fórum Cifra Club. É impressionante os relatos de produtos como fones da AKG e Koss não originais que estão encontrados. Sobre a conduta considerada por alguns como tolerável, penso eu, como no caso das drogas, não adianta punir o viciado, mas quem atua atrás da exploração, do lucro, vitimando o usuário – qualquer que seja o fator – e aqueles que o cercam. Quem baixa uma música ou um software, talvez tenha uma conduta aceita socialmente – assim como quem gravava o vídeo pelo rec do VCR ou a música pelo rec do aparelho de rádio pelas décadas de 80 e 90. Mas quem explora, deve ser autuado e processado. Como depende de representação, o lesado ou quem o represente deve atuar proativamente e representando às autoridades – salvo no caso de exposição de risco para a saúde – tênis, brinquedos e coisas do tipo, onde a atuação da autoridade é de ofício e independe de representação.

  • Eduardo

    O ML está tão esculhambado que eu atualmente tenho visto ser permitido pelo ML anunciar produtos de sites da China com o famoso prazo de entrega de 20 a 50 dias úteis para qualquer região do Brasil, sendo para acionar garantia de produto chinês ou ter reembolso depois de 152.398 dias de devolver o dinheiro na sua conta bancária se houver, até porque o vendedor do ML que anuncia esses diversos produtos não vai te dar respaldo preciso, não tem nenhum conhecimento de todas as especificações (que na China é diferente daqui), ou seja, não se responsabiliza pela demora na entrega (podendo levar 5 meses) e ainda nas Perguntas ao Vendedor ele ainda responde assim : ”Se parar na alfândega o comprador paga o valor cobrado qualquer valor que seja”, pior que o irresponsável incita o comprador a só ”liberar” o entregador ( trabalhador de verdade ) depois de testar o produto e ver se funciona é muita pilantragem fazer isso com uma pessoa, que sai para trabalhar e entregar um produto enquanto um vendedor incita o comprador a dar aborrecimentos ao trabalhador no local. O ML não bloqueia o anúncio e se o vendedor responder o que quiser lá no campo não tem bloqueio algum, porque o famoso ”10%” deve valer mais do que um bloqueio de anúncio de mercadorias sem identificação alguma. Enfim muitos compram ”reader” pensando que é ”flash drive”, no fim é nada x nada.

  • Eduardo

    O ML está tão esculhambado que eu atualmente tenho visto ser permitido pelo ML anunciar produtos de sites da China com o famoso prazo de entrega de 20 a 50 dias úteis para qualquer região do Brasil, sendo para acionar garantia de produto chinês ou ter reembolso depois de 152.398 dias de devolver o dinheiro na sua conta bancária se houver, até porque o vendedor do ML que anuncia esses diversos produtos não vai te dar respaldo preciso, não tem nenhum conhecimento de todas as especificações (que na China é diferente daqui), ou seja, não se responsabiliza pela demora na entrega (podendo levar 5 meses) e ainda nas Perguntas ao Vendedor ele ainda responde assim : ”Se parar na alfândega o comprador paga o valor cobrado qualquer valor que seja”, pior que o irresponsável incita o comprador a só ”liberar” o entregador ( trabalhador de verdade ) depois de testar o produto e ver se funciona é muita pilantragem fazer isso com uma pessoa, que sai para trabalhar e entregar um produto enquanto um vendedor incita o comprador a dar aborrecimentos ao trabalhador no local. O ML não bloqueia o anúncio e se o vendedor responder o que quiser lá no campo não tem bloqueio algum, porque o famoso ”10%” deve valer mais do que um bloqueio de anúncio de mercadorias sem identificação alguma. Enfim muitos compram ”reader” pensando que é ”flash drive”, no fim é nada x nada.

  • Eduardo

    O ML está tão esculhambado que eu atualmente tenho visto ser permitido pelo ML anunciar produtos de sites da China com o famoso prazo de entrega de 20 a 50 dias úteis para qualquer região do Brasil, sendo para acionar garantia de produto chinês ou ter reembolso depois de 152.398 dias de devolver o dinheiro na sua conta bancária se houver, até porque o vendedor do ML que anuncia esses diversos produtos não vai te dar respaldo preciso, não tem nenhum conhecimento de todas as especificações (que na China é diferente daqui), ou seja, não se responsabiliza pela demora na entrega (podendo levar 5 meses) e ainda nas Perguntas ao Vendedor ele ainda responde assim : ”Se parar na alfândega o comprador paga o valor cobrado qualquer valor que seja”, pior que o irresponsável incita o comprador a só ”liberar” o entregador ( trabalhador de verdade ) depois de testar o produto e ver se funciona é muita pilantragem fazer isso com uma pessoa, que sai para trabalhar e entregar um produto enquanto um vendedor incita o comprador a dar aborrecimentos ao trabalhador no local. O ML não bloqueia o anúncio e se o vendedor responder o que quiser lá no campo não tem bloqueio algum, porque o famoso ”10%” deve valer mais do que um bloqueio de anúncio de mercadorias sem identificação alguma. Enfim muitos compram ”reader” pensando que é ”flash drive”, no fim é nada x nada.

  • Eduardo

    O ML está tão esculhambado que eu atualmente tenho visto ser permitido pelo ML anunciar produtos de sites da China com o famoso prazo de entrega de 20 a 50 dias úteis para qualquer região do Brasil, sendo para acionar garantia de produto chinês ou ter reembolso depois de 152.398 dias de devolver o dinheiro na sua conta bancária se houver, até porque o vendedor do ML que anuncia esses diversos produtos não vai te dar respaldo preciso, não tem nenhum conhecimento de todas as especificações (que na China é diferente daqui), ou seja, não se responsabiliza pela demora na entrega (podendo levar 5 meses) e ainda nas Perguntas ao Vendedor ele ainda responde assim : ”Se parar na alfândega o comprador paga o valor cobrado qualquer valor que seja”, pior que o irresponsável incita o comprador a só ”liberar” o entregador ( trabalhador de verdade ) depois de testar o produto e ver se funciona é muita pilantragem fazer isso com uma pessoa, que sai para trabalhar e entregar um produto enquanto um vendedor incita o comprador a dar aborrecimentos ao trabalhador no local. O ML não bloqueia o anúncio e se o vendedor responder o que quiser lá no campo não tem bloqueio algum, porque o famoso ”10%” deve valer mais do que um bloqueio de anúncio de mercadorias sem identificação alguma. Enfim muitos compram ”reader” pensando que é ”flash drive”, no fim é nada x nada.

  • Eduardo

    O ML está tão esculhambado que eu atualmente tenho visto ser permitido pelo ML anunciar produtos de sites da China com o famoso prazo de entrega de 20 a 50 dias úteis para qualquer região do Brasil, sendo para acionar garantia de produto chinês ou ter reembolso depois de 152.398 dias de devolver o dinheiro na sua conta bancária se houver, até porque o vendedor do ML que anuncia esses diversos produtos não vai te dar respaldo preciso, não tem nenhum conhecimento de todas as especificações (que na China é diferente daqui), ou seja, não se responsabiliza pela demora na entrega (podendo levar 5 meses) e ainda nas Perguntas ao Vendedor ele ainda responde assim : ”Se parar na alfândega o comprador paga o valor cobrado qualquer valor que seja”, pior que o irresponsável incita o comprador a só ”liberar” o entregador ( trabalhador de verdade ) depois de testar o produto e ver se funciona é muita pilantragem fazer isso com uma pessoa, que sai para trabalhar e entregar um produto enquanto um vendedor incita o comprador a dar aborrecimentos ao trabalhador no local. O ML não bloqueia o anúncio e se o vendedor responder o que quiser lá no campo não tem bloqueio algum, porque o famoso ”10%” deve valer mais do que um bloqueio de anúncio de mercadorias sem identificação alguma. Enfim muitos compram ”reader” pensando que é ”flash drive”, no fim é nada x nada.

  • André

    Muitos dos produtos do marcadolivre incluindo seriados, animes, filmes, programas entre outros não são piratas, já que não há original a venda. Se eu quero comprar um seriado que passou em 1980 em que loja do Brasil comprarei? Muitos desses conteudos só sobrevivem devido a o uso digital, cópias entre outros, se não tem original pra vender, então não pode ser considerado cópia. Talvez deva ser o caso do windows xp, disseram que foi descontinuado, se foi descontinuado como comprarei um original novo na loja?

    • MVP_Baboo

      Windows 95, 98, XP, Vista… nada disso está à venda pois a Microsoft (dona deles) decidiu isso: a disponibilidade de venda de um produto não é decisão do comprador, mas sim da empresa responsável por ele. Nesse caso você jamais compraria ele legalmente.

      Entenda que se alguém não tem autorização de vender conteúdo cujo direito autoral ou propriedade intelectual não são seus, essa venda é ilegal e considerada pirataria. Simples assim.

  • André

    O autor desse tópico deve ser a unica pessoa que nunca baixou uma música na internet, viu um filme gravado ou usou o windows pirata. Leia esse texto e vai ver que pirataria não é considerada crime, pois é aceita por toda sociedade, mesmo que na lei esteja.

    O Juiz de Direito Roberto Coutinho Borba, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Alvorada, considerou improcedente a denúncia do Ministério Público contra um homem que foi flagrado vendendo DVD s piratas no centro da cidade de Alvorada. Segundo o MP, no momento em que foi abordado pela polícia, o homem vendia cerca de 75 DVD s falsificados.

    Em depoimento, o acusado confessou espontaneamente que adquiriu os DVDs pelo valor de R$ 2,00 cada, sendo que os expunha à venda no momento da abordagem por R$ 5,00. Declarou, inclusive, ter ciência da ilegalidade de sua conduta. O promotor ofereceu denúncia contra o acusado, alegando crime de violação dos direitos autorais, previsto no Art. 184, parágrafo 2º, do Código Penal.

    No entanto, o Juiz de Direito Roberto Coutinho Borba considerou que a conduta perpetrada pelo agente é flagrantemente aceita pela sociedade e, por tal motivo, impassível de coerção pela gravosa imposição de reprimenda criminal.

    Basta circular pelas ruas e avenidas centrais de qualquer cidade deste País para que se vislumbre milhares de pessoas comprando CDs e DVDs falsificados, sem qualquer receio de imposição de abordagem policial. E o mais espantoso, é que a prática de fatos afrontosos aos direitos autorais são cometidos às escâncaras em diversos setores das classes média e alta, mas, como costuma acontecer em um sistema jurídico afeto à seletividade, apenas as camadas populares arcam com o revés da incidência estigmatizante do Direito Penal, afirmou o magistrado.

    Na sentença, o Juiz explicou ainda que, no caso em questão, deve ser aplicado o princípio da adequação social, que foi desenvolvido sob a premissa de que uma conduta socialmente aceita ou adequada não deve ser considerada como ou equiparada a uma conduta criminosa.

    Trata-se, de uma regra de hermenêutica tendente a viabilizar a exclusão da tipicidade de condutas que, mesmo formalmente típicas, não mais são objeto de reprovação social relevante, pois nitidamente toleradas, argumentou Roberto Borba.

    Desta forma, foi considerada improcedente a denúncia do Ministério Público, a fim de absolver o réu no crime de violação dos direitos autorais.

    • MVP_Baboo

      São decisões absurdas como a desse caso que tornam o Brasil o que ele é hoje: uma piada em termos de leis e justiça, aonde todos roubam e ninguém dá a mínima para isso.

      De qualquer modo, pirataria é crime previsto no Código Penal e, de acordo com a ABES, essa decisão única de 2012 foi revertida em seguida, e depois disso não houve nenhum outro caso similar – algo que faz sentido pois se o crime for legalizado, qual é a utilidade das leis?

      • andre

        se foi revogado e foi um caso unico vc que esta dizendo, se tiver alguma fonte pra me mostrar seria bom, creio que ninguem no Brasil ja foi preso por isso. Acho que temos mais coisa pra se preocupar como corrupção, roubalheira, politicos condenados que foram soltos etc, o brasileiro estaria fu** sem a pirataria, um ps4 no usa custa $399,00 aqui é R$4.000. Pra mim que importa as coisas e vende no mercadolivre barato, tem é que fazer mesmo, com os impostos absurdos que ta. Eu mesmo comprei um tablet da china paguei R$200,00 fui taxado R$250,00 mais caro do que paguei, e pra onde vai esse dinheiro?

        • MVP_Baboo

          Se você incentiva o roubo (que é o que os vendedores do ML fazem ao vender cópias ilegais) e faz parte dessa cadeia de ações, então não reclame dos políticos que fazem o mesmo, pois eles pensam da mesma maneira que você: tudo para proveito próprio e dane-se as leis ;)

          O Brasil nunca mudará se todos continuarem a pensar assim.

          • andre

            Não incentivo o roubo, essas firmas ja são bilionarias, sou a favor sim da pirataria, tem muita gente carente que não tem condição de comprar nada e assim é a unica forma de conseguir alguma coisa. E não adianta falar que tem windows dividido em 40x que no Brasil tem gente que não tem condição de pagar nem R$20,00 por mês. Se alguem pra mim ja viu um filme pirata ou baixou uma musica ja ta errado, mesmo que nunca mais faça isso e viva combatendo a pirataria, nunca mais vai poder falar de ninguem.

          • MVP_Baboo

            Se uma pessoa não tem R$ 20 por mês, então isso dá o direito dela roubar o que quiser? O “coitadismo” que você defende é uma das raízes dos problemas no Brasil. Pobreza NÃO É desculpa para crime. Você justifica o crime a qualquer preço e não dá para manter uma discussão séria assim..

          • MVP_Baboo

            Se uma pessoa não tem R$ 20 por mês, então isso dá o direito dela roubar o que quiser? O “coitadismo” que você defende é uma das raízes dos problemas no Brasil. Pobreza NÃO É desculpa para crime. Você justifica o crime a qualquer preço e não dá para manter uma discussão séria assim..

          • MVP_Baboo

            Se uma pessoa não tem R$ 20 por mês, então isso dá o direito dela roubar o que quiser? O “coitadismo” que você defende é uma das raízes dos problemas no Brasil. Pobreza NÃO É desculpa para crime. Você justifica o crime a qualquer preço e não dá para manter uma discussão séria assim..

          • andre

            pirataria não é crime, pq uma conduta socialmente aceita ou adequada não deve ser considerada como ou equiparada a uma conduta criminosa. Está ali em cima, mas se vc acha que tem mais entendimento do que um juiz então vc é o cara. fuiiii!!

          • MVP_Baboo

            Isso não faz sentido algum! Corrupção e “caixinha” são condutas socialmente aceitas aqui no Brasil, e por causa disso não devem ser criminalizados? O Brasil é o resultado disso. E juízes erram. Muito.

          • andre

            cara vi uns comentarios seus meio sem noção ali, dizendo que os hardware vendido no mercadolivre podem ter sido roubados, mas e quem garante que em uma loja fisica não foi? nada a ve esse argumento, não sei o tanto que vc tem contra o maior site de vendas da america latina. E vi outra coisa tbm, vc se achando com faculdade tal, ingles fluente, te garanto que teve papai ali pra te dar uma força, teve oportunidade coisa que muita gente não tem no Brasil. E se critica tanto a pirataria é pq que sem duvida tem condição de comprar original, então deixa quem não tem comprar da melhor maneira que quiser, vc não ganha nada com isso. E se for procurar coisa errada, não te conheço mas com certeza faz alguma coisa errada tbm, nem que seja andar sem um cinto de segurança. Dificil achar alguem que tenha conduta ilibada nos dias de hoje, vc pode criticar pirataria pq não faz, mas alguem que te conheça muito bem poderia te criticar por outra coisa.

          • MVP_Baboo

            Não adianta: o “coitadismo” não acabará nunca. Eu trabalho seriamente desde a minha adolescência, e quando alguém vem aqui me criticar e escrever asneiras que estão muito longe da realidade, ele sairá com o rabinho entre as pernas mesmo. Aqui não é Orkut nem mídia social aonde as pessoas expõem alegremente a sua ignorância para todos..

            Sobre o “comentário sem noção” do hardware roubado no ML, é bom você conhecer um pouco do mundo real: nos últimos anos nós recebemos diversas notificações jurídicas solicitando endereço IP de alguns internautas que se cadastravam em fóruns de hardware nacionais para aplicar golpes, além de vender produtos falsos e roubados no.. Mercado Livre! Nada substitui a experiência..

            Independentemente disso, a minha opinião sobre o ML é focada na venda de software pirata ali, pois o resto não me interessa. Essa discussão chegou ao fim pois estamos perdendo o foco..

          • Raimundo Ramos

            Você não entende, não é possível. É crime sim. Veja se compreende com o exemplo a seguir:

            Você está no trabalho e não tem ninguém em sua casa. Então, alguém arromba a porta de sua casa, entra e pega alguma coisa de lá, por exemplo, um celular, e vai embora.

            Você somente se dá conta disso quando chega do trabalho, horas depois.

            Você tem duas opções: não fazer nada ou ir a delegacia de polícia e registrar a ocorrência.

            Se você não fizer nada, ninguém vai atrás. A polícia muito menos.

            A pirataria funciona mais ou menos assim.

            É responsabilidade do detentor do direito autoral, ou seja, a vítima solicitar a penalização do infrator.

            Por isso, a polícia militar não fará nada a um vendedor flagrado vendendo qualquer coisa pirata.

            Mas espere, quando um produto é pirateado, tem um outro elemento no jogo: governo, Receita Federal e Arrecadação de impostos, que legalmente deixa de arrecadar o tributo correto do produto (ou, simplesmente não arrecada nada). Aí a coisa sai do nível de direito privado e passa a ser algo de interesse público.

            Portanto, mesmo sendo um crime de interesse privado, ou seja, do autor da propriedade intelectual/material, enquadra-se como crime de ação penal pública e, como tal, vedado a livre comercialização.

            No entanto, pelas dificuldades, ineficiência ou mesmo desinteresse de fiscalização, tanto do proprietário do direito autoral, quando da Receita Federal, o crime acaba perpetuando no meio da sociedade.

            Então, não espere que a polícia, tanto civil como a Militar, ou a fiscalização da prefeitura chegue e apreenda tudo, não. A não ser que exista uma ação para isso, partindo do proprietário do direito autoral ou da Receita Federal, Estadual, Municipal.

          • MVP_Baboo

            Se uma pessoa não tem R$ 20 por mês, então isso dá o direito dela roubar o que quiser? O “coitadismo” que você defende é uma das raízes dos problemas no Brasil. Pobreza NÃO É desculpa para crime. Você justifica o crime a qualquer preço e não dá para manter uma discussão séria assim..

          • Mari Graci

            Cheirou alguma coisa hoje? Você é a favor da pirataria porque vende coisas piratas (ou compra). Mas espere o dia que estiver do outro lado, aí você vai sentir na pele o que é ser vítima de pirataria.

            Você vai sentir a dor de ver o seu produto, o qual lutou, investiu tempo, pesquisa e dinheiro sendo vendido por trocados.

            E sim, eu nunca comprei e nem vendi nada pirata. Música, por exemplo, somente ouço no YouTube, as quais, legalmente, não são piratas.

            Se alguém não tem condições de comprar alguma coisa, ora, que não compre. Há muitas coisas que eu quero comprar e não compro, porque não tenho o dinheiro necessário.

            Se não pode comprar Windows, use o Linux.

          • Rogério Gularte

            André, raciocina : Quanto mais pirataria existir, mais caro os originais vão ficar. Todos os produtos com fabricação suspensa, como é o caso dos windows antigos, ou qualquer outros produtos, se não tiverem continuidade de produção, não haverá penalidade em réplicas, mas os produtos com fabricação em dia e que tenham no mercado, é crime.
            A pirataria quebrou minha empresa com 13 funiconários, todos com familias, que foram demitidos, porque em Pelotas, até as autoridades compram no camelódromo que fica em frente a RECEITA FEDERAL, duro de produtos piratas.
            Tínhamos aqui 327 video locadora. Imagina o que gerava de empregos diretos e indiretos, salários, impostos, etc….. em 2 anos todas faliram e hoje temos o maior centro de pirataria pública, em prédio feito pela Prefeitura, liberado pelos bombeiros, isentos de impostos e para aumentar o deboche : EM FRENTE A RECEITA FEDERAL. Os vendedores chegam a tirar R$50.000,00 nas vésperas de feriados. Isso é BRASIL.

          • Alice Cunnha

            Locadoras são velhas, o próprio youtube e outros serviços já oferecem para alugar filmes em conta sem sair de casa. Então é claro que iria falir

        • Edu Junior

          Nunca vi tanta besteira e hipocrisia vinda de um comentador. Na boa cara, você é um lesado. São pessoas assim, igual você, que colaboram para o tamanho caos que existe hoje em nosso país.

      • Rogério Gularte

        Hoje em dia, não temos justiça, legisladores e nem executivos, em qualquer instância. Ou são corruptos, ou tremendamente burros ou não estão nem aí.

  • André

    O autor desse tópico deve ser a unica pessoa que nunca baixou uma música na internet, viu um filme gravado ou usou o windows pirata. Leia esse texto e vai ver que pirataria não é considerada crime, pois é aceita por toda sociedade, mesmo que na lei esteja.

    O Juiz de Direito Roberto Coutinho Borba, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Alvorada, considerou improcedente a denúncia do Ministério Público contra um homem que foi flagrado vendendo DVD s piratas no centro da cidade de Alvorada. Segundo o MP, no momento em que foi abordado pela polícia, o homem vendia cerca de 75 DVD s falsificados.

    Em depoimento, o acusado confessou espontaneamente que adquiriu os DVDs pelo valor de R$ 2,00 cada, sendo que os expunha à venda no momento da abordagem por R$ 5,00. Declarou, inclusive, ter ciência da ilegalidade de sua conduta. O promotor ofereceu denúncia contra o acusado, alegando crime de violação dos direitos autorais, previsto no Art. 184, parágrafo 2º, do Código Penal.

    No entanto, o Juiz de Direito Roberto Coutinho Borba considerou que a conduta perpetrada pelo agente é flagrantemente aceita pela sociedade e, por tal motivo, impassível de coerção pela gravosa imposição de reprimenda criminal.

    Basta circular pelas ruas e avenidas centrais de qualquer cidade deste País para que se vislumbre milhares de pessoas comprando CDs e DVDs falsificados, sem qualquer receio de imposição de abordagem policial. E o mais espantoso, é que a prática de fatos afrontosos aos direitos autorais são cometidos às escâncaras em diversos setores das classes média e alta, mas, como costuma acontecer em um sistema jurídico afeto à seletividade, apenas as camadas populares arcam com o revés da incidência estigmatizante do Direito Penal, afirmou o magistrado.

    Na sentença, o Juiz explicou ainda que, no caso em questão, deve ser aplicado o princípio da adequação social, que foi desenvolvido sob a premissa de que uma conduta socialmente aceita ou adequada não deve ser considerada como ou equiparada a uma conduta criminosa.

    Trata-se, de uma regra de hermenêutica tendente a viabilizar a exclusão da tipicidade de condutas que, mesmo formalmente típicas, não mais são objeto de reprovação social relevante, pois nitidamente toleradas, argumentou Roberto Borba.

    Desta forma, foi considerada improcedente a denúncia do Ministério Público, a fim de absolver o réu no crime de violação dos direitos autorais.

  • André

    O autor desse tópico deve ser a unica pessoa que nunca baixou uma música na internet, viu um filme gravado ou usou o windows pirata. Leia esse texto e vai ver que pirataria não é considerada crime, pois é aceita por toda sociedade, mesmo que na lei esteja.

    O Juiz de Direito Roberto Coutinho Borba, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Alvorada, considerou improcedente a denúncia do Ministério Público contra um homem que foi flagrado vendendo DVD s piratas no centro da cidade de Alvorada. Segundo o MP, no momento em que foi abordado pela polícia, o homem vendia cerca de 75 DVD s falsificados.

    Em depoimento, o acusado confessou espontaneamente que adquiriu os DVDs pelo valor de R$ 2,00 cada, sendo que os expunha à venda no momento da abordagem por R$ 5,00. Declarou, inclusive, ter ciência da ilegalidade de sua conduta. O promotor ofereceu denúncia contra o acusado, alegando crime de violação dos direitos autorais, previsto no Art. 184, parágrafo 2º, do Código Penal.

    No entanto, o Juiz de Direito Roberto Coutinho Borba considerou que a conduta perpetrada pelo agente é flagrantemente aceita pela sociedade e, por tal motivo, impassível de coerção pela gravosa imposição de reprimenda criminal.

    Basta circular pelas ruas e avenidas centrais de qualquer cidade deste País para que se vislumbre milhares de pessoas comprando CDs e DVDs falsificados, sem qualquer receio de imposição de abordagem policial. E o mais espantoso, é que a prática de fatos afrontosos aos direitos autorais são cometidos às escâncaras em diversos setores das classes média e alta, mas, como costuma acontecer em um sistema jurídico afeto à seletividade, apenas as camadas populares arcam com o revés da incidência estigmatizante do Direito Penal, afirmou o magistrado.

    Na sentença, o Juiz explicou ainda que, no caso em questão, deve ser aplicado o princípio da adequação social, que foi desenvolvido sob a premissa de que uma conduta socialmente aceita ou adequada não deve ser considerada como ou equiparada a uma conduta criminosa.

    Trata-se, de uma regra de hermenêutica tendente a viabilizar a exclusão da tipicidade de condutas que, mesmo formalmente típicas, não mais são objeto de reprovação social relevante, pois nitidamente toleradas, argumentou Roberto Borba.

    Desta forma, foi considerada improcedente a denúncia do Ministério Público, a fim de absolver o réu no crime de violação dos direitos autorais.

  • André

    O autor desse tópico deve ser a unica pessoa que nunca baixou uma música na internet, viu um filme gravado ou usou o windows pirata. Leia esse texto e vai ver que pirataria não é considerada crime, pois é aceita por toda sociedade, mesmo que na lei esteja.

    O Juiz de Direito Roberto Coutinho Borba, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Alvorada, considerou improcedente a denúncia do Ministério Público contra um homem que foi flagrado vendendo DVD s piratas no centro da cidade de Alvorada. Segundo o MP, no momento em que foi abordado pela polícia, o homem vendia cerca de 75 DVD s falsificados.

    Em depoimento, o acusado confessou espontaneamente que adquiriu os DVDs pelo valor de R$ 2,00 cada, sendo que os expunha à venda no momento da abordagem por R$ 5,00. Declarou, inclusive, ter ciência da ilegalidade de sua conduta. O promotor ofereceu denúncia contra o acusado, alegando crime de violação dos direitos autorais, previsto no Art. 184, parágrafo 2º, do Código Penal.

    No entanto, o Juiz de Direito Roberto Coutinho Borba considerou que a conduta perpetrada pelo agente é flagrantemente aceita pela sociedade e, por tal motivo, impassível de coerção pela gravosa imposição de reprimenda criminal.

    Basta circular pelas ruas e avenidas centrais de qualquer cidade deste País para que se vislumbre milhares de pessoas comprando CDs e DVDs falsificados, sem qualquer receio de imposição de abordagem policial. E o mais espantoso, é que a prática de fatos afrontosos aos direitos autorais são cometidos às escâncaras em diversos setores das classes média e alta, mas, como costuma acontecer em um sistema jurídico afeto à seletividade, apenas as camadas populares arcam com o revés da incidência estigmatizante do Direito Penal, afirmou o magistrado.

    Na sentença, o Juiz explicou ainda que, no caso em questão, deve ser aplicado o princípio da adequação social, que foi desenvolvido sob a premissa de que uma conduta socialmente aceita ou adequada não deve ser considerada como ou equiparada a uma conduta criminosa.

    Trata-se, de uma regra de hermenêutica tendente a viabilizar a exclusão da tipicidade de condutas que, mesmo formalmente típicas, não mais são objeto de reprovação social relevante, pois nitidamente toleradas, argumentou Roberto Borba.

    Desta forma, foi considerada improcedente a denúncia do Ministério Público, a fim de absolver o réu no crime de violação dos direitos autorais.

  • André

    O autor desse tópico deve ser a unica pessoa que nunca baixou uma música na internet, viu um filme gravado ou usou o windows pirata. Leia esse texto e vai ver que pirataria não é considerada crime, pois é aceita por toda sociedade, mesmo que na lei esteja.

    O Juiz de Direito Roberto Coutinho Borba, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Alvorada, considerou improcedente a denúncia do Ministério Público contra um homem que foi flagrado vendendo DVD s piratas no centro da cidade de Alvorada. Segundo o MP, no momento em que foi abordado pela polícia, o homem vendia cerca de 75 DVD s falsificados.

    Em depoimento, o acusado confessou espontaneamente que adquiriu os DVDs pelo valor de R$ 2,00 cada, sendo que os expunha à venda no momento da abordagem por R$ 5,00. Declarou, inclusive, ter ciência da ilegalidade de sua conduta. O promotor ofereceu denúncia contra o acusado, alegando crime de violação dos direitos autorais, previsto no Art. 184, parágrafo 2º, do Código Penal.

    No entanto, o Juiz de Direito Roberto Coutinho Borba considerou que a conduta perpetrada pelo agente é flagrantemente aceita pela sociedade e, por tal motivo, impassível de coerção pela gravosa imposição de reprimenda criminal.

    Basta circular pelas ruas e avenidas centrais de qualquer cidade deste País para que se vislumbre milhares de pessoas comprando CDs e DVDs falsificados, sem qualquer receio de imposição de abordagem policial. E o mais espantoso, é que a prática de fatos afrontosos aos direitos autorais são cometidos às escâncaras em diversos setores das classes média e alta, mas, como costuma acontecer em um sistema jurídico afeto à seletividade, apenas as camadas populares arcam com o revés da incidência estigmatizante do Direito Penal, afirmou o magistrado.

    Na sentença, o Juiz explicou ainda que, no caso em questão, deve ser aplicado o princípio da adequação social, que foi desenvolvido sob a premissa de que uma conduta socialmente aceita ou adequada não deve ser considerada como ou equiparada a uma conduta criminosa.

    Trata-se, de uma regra de hermenêutica tendente a viabilizar a exclusão da tipicidade de condutas que, mesmo formalmente típicas, não mais são objeto de reprovação social relevante, pois nitidamente toleradas, argumentou Roberto Borba.

    Desta forma, foi considerada improcedente a denúncia do Ministério Público, a fim de absolver o réu no crime de violação dos direitos autorais.

  • Flavio Ribeiro

    Acrescentando… Uso o ML ha anos e compro tudo por loja que deixa o preço mais barato, não por ser pirata, mas por não ter custo de loja fisica… Já ouviu falar que loja online é legal, tem menos custos e funciona no mundo inteiro de maneira absolutamente legal ? Coisa errada tem na internet, tem no comercio comum e tem ate na esquina… não vamos culpar o ML por isso, pois o governo brasileiro, que deveria cuidar de nossa segurança e saude, que são muito mais importantes, não o faz… Vamos deixar de hipocrisia, pois é por conta dos impostos estratosfericos cobrados por este mesmo governo, que são legais so por que alguem disse que é, que existe esta “pirataria” no Brasil… no resto do mundo as pessoas baixam copia pirata e se gostam do produto, compram, pois lá (no resto do mundo) o software tem preço real, assim como o automovel, um relogio, celulares, internet, etc…

    • MVP_Baboo

      Loja online é legal se ela vende produtos originais e emite nota fiscal. No caso de software, 99,99% vendido no Mercado Livre é ilegal.

      • Flavio Ribeiro

        Talvez voce tenha esta cifra por entrar no ML atras de pirataria… eu, por outro lado acho que menos de 1% do ML é pirata. Tudo o que compro e comprei, inclusive as peças deste pc que estou usando veio com nota.

        • MVP_Baboo

          A questão principal é o software vendido ali, e não o hardware – que pode ter sido roubado e você jamais saberá ;)

  • Flavio Ribeiro

    Acho curiosa esta defesa da MS por alguem que diz trabalhar em PC desde o XT… Vamos reavivar a memoria… Bill gates pirateou o SO original que deu inicio ao MS DOS, roubou segredos da apple sobre a interface x, enganou a xerox sobre o projeto do mouse… Fora isso, quando lançou o MS DOS e o Windows 3.0, praticamente incentivou a pirataria (na epoca chamada de copia) dos sistemas, para torna-los popular e aumentar a base de consumidores, em detrimento do PC dos e do Mac os que realmente impedia a copia e eram caros… Apos ter disseminado seu sistema, diga-se de passagem, o pior dos tres, ai sim começou a perseguir os que copiavam, chamando de piratas…. O maior pirata de todos é o proprio Bill e faço questão de usar seus produtos da forma como este me incentivou a faze-lo… copiando… meu primeiro pc, se pode ser chamado disso foi um expert da gradiente… o segundo, eu ja montei e foi um AT386, com dos 5.0 copiado (era ate dificil conseguir original) e posteriormente um windows 3.0 rodando no dos 6.22 a melhor versão deste. Mas hoje prefiro usar o LINUX mesmo, melhor e sem preocupação de pirataria, so uso o Ruwindows, quando quero jogar algum jogo que infelizmente, graças a reserva de mercado da MS (outra pirataria do tio Bill) não roda no LINUX.

    • MVP_Baboo

      Estude um pouco antes de escrever tanta asneira.

      A Microsoft contratou Tim Paterson, que criou o 86-DOS, e pagou US$ 75 mil para ele melhorá-lo – e o produto foi lançado como MS-DOS 1.0. Sobre a interface gráfica, tanto Microsoft quanto Apple pagararm à Xerox os direitos de uso do GUI, e por isso eles eram similares.

      Microsoft incentivando pirataria, Gates pirata, reserva de mercado de jogos.. é impressionante como você não compreende NADA do mercado..

      • Flavio Ribeiro

        KKKKKKK… estude um pouco ???? Se formou em que ?? Eu sou Engenheiro eletronico formado no CEFET e ja li e vi filmes sobre a historia de bill gates… Voce é um otimo comediante, mas voce sim deveria estudar e muito quem sabe cai na real?

        • MVP_Baboo

          Eu sou engenheiro mecânico formado muito antes de você (e minha formação veio de uma universidade melhor e mais qualificada do que um “Centro Federal de Educação Tecnológica”), meu inglês é fluente, morei por anos nos EUA e meu trabalho é reconhecido internacionalmente. Nada mal para alguém que precisa “estudar mais e cair na real”, certo? ;)

          Ao contrário de você, que precisa assistir filmes de Hollywood e acessar sites que copiam informações duvidosas do Wikipedia para tentar saber o que talvez tenha acontecido naquela época, eu vivenciei tudo ao vivo sem intermediários. Realidade x Ficção. É outro nível ;)

          Como eu escrevi acima: estude seriamente o que houve antes de escrever tanta asneira..

          • Flavio

            Resposta ao criança do Baboo que me bloqueou

            Apos isso saio deste site infantil e não entro mais, prometo.

            Engenheiro mecânico ? Se fez mecânica e se formou antes de me formar em
            95 você jamais chegou perto de um circuito elétrico, pois na época as
            cadeiras eram bem separadas. Modéstia a parte na época em que estudei lá
            o CEFET RJ era considerada a melhor faculdade de Engenharia da AL, com
            mais carga horária do que a UFRJ. Se não estudou lá não tem como dizer
            que a sua foi melhor.Seu inglês é fluente ? kkkk.., a maioria de meus
            livros eram em inglês e foi assim que aprendi a língua, na marra, o que
            não faz diferença pois o que importa é o conteúdo e a maior parte do
            tempo estava em laboratórios de ELETRÔNICA, projetando, montando
            circuitos e fazendo engenharia reversa. Você morou nos EUA ? se fosse
            bom estaria trabalhando lá e não aqui no Brasil para falar asneiras a
            respeito de quem não conhece só porque se acha melhor. Se não conheceu
            Bill Gates pessoalmente então se informou do mesmo jeito que eu, por
            biografias e documentários, não entro na Wikipedia pois lá tem tipos
            como você que acham que sabe mais que os outros, mas não. Sou humilde o
            suficiente para buscar informação em toda parte e sensato o suficiente
            para tirar minhas próprias conclusões baseadas nos fatos, além disso não
            vale a pena te dizer de onde vem minhas conclusões, pois se vê que não
            aceita ser confrontado e o seu trabalho reconhecido, não conheço, pois
            além de tudo usa apelido, coisa de aborrecente e não divulga seus dados e
            nem o que lhe qualifica, não tenho o porque de acreditar no que
            escreve. Realidade x ficção, acho que você vive na ficção e precisa
            aprender a tratar melhor seu interlocutor, realmente, meu nível é outro.
            Como escrevi acima você sim deveria estudar muito, cair na real e
            aproveitar para aprender boas maneiras. Não precisa bloquear, apos ler minha resposta educadamente eu encerro.

      • Flavio Ribeiro

        Trechos retirados de Techtudo…”O fundador da Microsoft, Bill Gates, fez um comentário sobre o filme “Os Piratas da Informática: Piratas do Vale do Silício” no programa Ask Me Anything do site Reddit. “A [minha] representação no filme é razoavelmente precisa”, disse sobre o personagem sacana, prepotente e centralista que representa ele mesmo no longa-metragem, como um rival de Steve Jobs. No mesmo filme, Jobs é mostrado como um jovem idealista que se transforma em um empresário de pulso firme, autoritário, mas conectado com seus aparelhos inovadores na Apple.”….. “Anthony Michael Hall interpreta um Bill Gates menos controlador como empreendedor, porém, mais influente do que o próprio Jobs. Ele aparece como um programador de Basic que soube aproveitar e copiar os segredos da linguagem de janelas desenvolvida pela Xerox para criar seu próprio sistema operacional, o Windows. “Piratas da Informática” mostra como Gates enganou Jobs vendendo a ideia que sua criação poderia trazer benefícios únicos ao Macintosh. Ele licenciou depois o mesmo SO para as empresas concorrentes da Apple na época, dominando o mercado.”…. Vale a pena assistir, quem sabe aprende um pouco ?

      • Breno p

        não querendo ofende-lo, mas se a microsoft tivesse feito com que windows nunca fosse pirateado ele talvez não teria evoluído tanto. E quando você fala sobre não ser tao caro o S.O, e cita descontos de pré-lançamento , para parceiros, estudantes fica evidente que o preço para o usuário final poderia ser menor . Pode ser que estes seriais vendidos no ML sejam bloqueados , mas muitos não vão ser, seria muito mais lucrativo para a microsoft então vender a um preço muito menor esse milhares de seriais que estão “sobrando” “sem uso” do que distribuir aos montes de graça ao parceiros e vender a um alto preço para os usuários comuns .

        • MVP_Baboo

          Eu concordo que a pirataria ajudou a disseminá-lo, mas se você analisar tecnicamente ela foi desnecessária pois TODOS computadores e laptops vendidos já vinham com Windows pré-instalado.

          Bem, seguindo a sua lógica a VW poderia vender seus carros a R$ 10 pois as vendas estão em baixa e os pátios estão lotados, certo? :) A economia não funciona assim.. Quando foi lançado, o Windows 8 poderia ser comprado por R$ 29 e atualmente paga-se R$ 37 por mês para ter uma cópia original dele.

          Considerando que ele será utilizado diariamente por muitos anos, ele é muito barato. Além disso, atualmente as pessoas pagam 5x mais por um smartphone que dura 5x menos do que o Windows ;)

    • Alice Cunnha

      Eu duvido q o autor que escreveu esse artigo já não tenha usado windows , ou outros produtos da adobe pirateado. Não sou a favor, mas posso garantir que se não tivesse a opção de crackear muitos softwares para usar, muitas pessoa não teriam e, não comprariam esses produtos então não faz diferença nenhuma. Esses tutoriais que tem no youtube, photoshop, ilustrator e outros, vcs acham que as pessoas pagaram para usar esses programas, não mesmo. O que quero dizer é que se não tivesse a opção de burlar para usar esses programas ninguém compraria, então ficaria na mesma, porque só paga por alguns serviços ou produtos realmente quem tem. Eu mesmo não compro já deixei de comprar várias coisa por não ter dinheiro. O autor só escreveu esse texto depois que sentiu na pela o que a microsoft sente kkk. Resumindo os brasileiros no geral não ganham nem mil reais por mês, isso é fato, não tem o que discutir, e se não tiver opção pirata essas pessoas não irão comprar, e isso não fara diferença para o vendedor do produto! E Bill Gates por mais inteligente que seja roubou ideias sim, tem muitos textos sobre isso por ai !

      • Essa questão já foi exaustivamente debatida em outro tópico. As pessoas comuns não precisam de Photoshop, Illustrator e a imensa maioria dos softwares que elas pirateiam pois eles são destinados a profissionais e empresas que trabalham seriamente com eles. Existem diversas alternativas gratuitas, mas ninguém quer elas pois preferem a pirataria.

        Se um profissional quiser usá-lo em casa, no Creative Cloud da Adobe o Photoshop custa R$ 42/mês e se o usuário também quiser o Illustrator, o custo é de R$ 85 por mês – algo irrisório diante do lucro que ele terá utilizando esses aplicativos durante 30 dias.

        Partir para o “coitadismo” do brasileiro é risível pois isso não é justificativa para praticar crime. Além do fato da média anual da renda da população ocupada do País em 2014 ter sido R$ 2.104 (e não “nem mil reais por mês” e estude mais antes de escrever que “isso não tem o que discutir”), é perfeitamente possível comprar um computador novo pagando uma mixaria por mês.

        A questão principal é que as pessoas pirateiam por hábito e falta de punição – tanto que até antivírus que custa R$ 29 é pirateado.

        Eu gostaria muito de ver a sua reação se você tivesse investido $$$$ desenvolvendo um programa por alguns anos para vender para empresas, e visse dezenas de versões pirata dele custando R$ 15 no ML – e diversas “pérolas de comentários” dizendo que isso é certo pois “os brasileiros no geral não ganham nem mil reais por mês, isso é fato, não tem o que discutir, e se não tiver opção pirata essas pessoas não irão comprar, e isso não fara diferença para o vendedor do produto!” :)

        Sobre Bill Gates ter “roubado ideias”, eu sugiro você ler artigos mais sérios e corretos ao invés de acreditar em “muitos textos sobre isso por aí”…

      • Essa questão já foi exaustivamente debatida em outro tópico. As pessoas comuns não precisam de Photoshop, Illustrator e a imensa maioria dos softwares que elas pirateiam pois eles são destinados a profissionais e empresas que trabalham seriamente com eles. Existem diversas alternativas gratuitas, mas ninguém quer elas pois preferem a pirataria.

        Se um profissional quiser usá-lo em casa, no Creative Cloud da Adobe o Photoshop custa R$ 42/mês e se o usuário também quiser o Illustrator, o custo é de R$ 85 por mês – algo irrisório diante do lucro que ele terá utilizando esses aplicativos durante 30 dias.

        Partir para o “coitadismo” do brasileiro é risível pois isso não é justificativa para praticar crime. Além do fato da média anual da renda da população ocupada do País em 2014 ter sido R$ 2.104 (e não “nem mil reais por mês” e estude mais antes de escrever que “isso não tem o que discutir”), é perfeitamente possível comprar um computador novo pagando uma mixaria por mês.

        A questão principal é que as pessoas pirateiam por hábito e falta de punição – tanto que até antivírus que custa R$ 29 é pirateado.

        Eu gostaria muito de ver a sua reação se você tivesse investido $$$$ desenvolvendo um programa por alguns anos para vender para empresas, e visse dezenas de versões pirata dele custando R$ 15 no ML – e diversas “pérolas de comentários” dizendo que isso é certo pois “os brasileiros no geral não ganham nem mil reais por mês, isso é fato, não tem o que discutir, e se não tiver opção pirata essas pessoas não irão comprar, e isso não fara diferença para o vendedor do produto!” :)

        Sobre Bill Gates ter “roubado ideias”, eu sugiro você ler artigos mais sérios e corretos ao invés de acreditar em “muitos textos sobre isso por aí”…

        • Alice Cunnha

          Como disse antes não sou a favor, e você fala como se fosse o único que nunca usou nada pirateado me poupe e seja sincero. E outra coisa esses valores de salário que vc falou não existe, são mentiras totais, o que estou falando é fato, onde moro o salário comercial é R$ 900 reais, e tem alguns benefícios, pra vc ter ideia tem empresas aqui que pagam menos e descontam ainda para o almoço!

          • Alice, as informações que eu postei são do IBGE. Alegar que é “mentira total” e que o brasileiro “não ganha nem mil reais” não muda a realidade.

            Atualmente poucas profissões pagam menos que isso. Acesse qualquer site que tenha a lista do piso salarial e salário médio e comprove isso. Entre essas profissões estão ajudante geral, apontador, assistente de bibliotecário escola e outros.

            E quem ganha isso não está preocupado em usar Windows, Photoshop ou Illustrator. Seus exemplos não são válidos.

        • Alice Cunnha

          E vc fala com arrogância, como se não tivesse profissionais incríveis no mercado trabalhando e fazendo mascotes para empresas por aí e outras montagens etc, e isso com o produto pirata a maior parte!

          • Alice Cunnha

            Mas se a pessoa gostar e puder comprar depois tudo bem, acho legal da parte de quem usou o pirata no começo e no final das contas agora pode pagar!

          • Hoje em dia não há nenhum motivo para utilizar software pirata, pois a imensa maioria dos programas podem ser “alugados’ e pagos por mês, e outros têm opções gratuitas mais simples que qualquer um pode usar para trabalhos simples..

          • Arrogância é você vir aqui com ideias distorcidas, justificar o crime pelo “coitadismo” do brasileiro e achar que meus exemplos REAIS não são válidos só porque você não concorda com eles. Se você não consegue manter uma discussão civilizada, não perca seu tempo aqui..

        • Alice Cunnha

          Em que mundo vc vivi, onde moro o salário comercial é R$ 900 reais e, com alguns benefícios, e pra vc ter ideia tem empresas aqui que pagam menos e ainda descontam do almoço se for comer na empresa. Esses números que vc diz é tudo fachada.

          • Não é fachada alguma: é a realidade do Brasil de 2014, você aceitando isso ou não. Aonde você mora é irrelevante, pois hoje em dia as empresas estão explorando as pessoas por causa da altíssima taxa de desemprego e excesso de mão-de-obra barata, e muitos aceitam isso por desespero.

            O fato é que hoje em dia as pessoas têm cada vez menos motivos para piratear..

          • Alice Cunnha

            Como assim irrelevante, não tem importância? É assim em grande parte do Brasil! Não se importa com isso? E sobre as pessoas “comuns” como você mesmo disse, que devem usar software grátis em vez do pirateado, não fará diferença para empresa, pois se a pessoa não pode pagar e irá usar o grátis, a empresa não estará lucrando da mesma forma, por isso é indiferente o usuário “comum” usar software crackeado ou então o grátis como falou. Pq a pessoas nao irá comprar da mesma forma!
            E duvido que vc paga as músicas que ouve em seu carro!

          • O IBGE mostra que não é “grande parte do Brasil” e praticar um crime achando que é certo pois não ‘fará diferença” para a empresa é exatamente o que os políticos fazem com o Brasil!

            E sobre som no carro, vc já ouviu falar em Spotify e Bluetooth?..

          • Alice Cunnha

            Igual quando estavam falando que estava tudo bem com o Brasil né kkk? Como assim não seja contraditório, vc não falou de software grátis, então a empresa não vai lucrar da mesma forma, foi isso que quis dizer! E não queira comparar isso com que os políticos fazem, é muito mais grave do que baixar uma música, desviar dinheiro como eles fazem são coisas completamente diferentes, até porque baixar música eu baixo, agora assaltar a empresa que trabalho não!
            E outra vc fala como se fosse 100% honesto, não existe isso, nem um monge é ! Comparar as pessoas com políticos ladrões por causa de um programa que ela usa pago não faz sentido!

          • Alice Cunnha

            E vc em nenhum momento vai falar que já usou programas pagos de maneira ilegal, ou já baixou música ou assistiu filmes onlines kkk vc é um santo!

          • Eu não sou santo, mas é perfeitamente possível evitar a pirataria hoje em dia. Justificá-la pelo “coitadismo” do brasileiro é o mesmo que legalizar o crime – afinal o cidadão pode roubar pois ele não poder ter o que quer, certo? Com esse tipo de argumento não dá para levar essa discussão a sério..

          • Alice, pirataria é crime você aceitando isso ou não.

            Eu gostaria muito de ver a sua reação se você tivesse investido $$$$ desenvolvendo um programa por alguns anos para vender para empresas, e visse dezenas de versões pirata dele custando R$ 15 no ML – e diversas “pérolas de comentários” dizendo que isso é certo pois “os brasileiros no geral não ganham nem mil reais por mês, isso é fato, não tem o que discutir, e se não tiver opção pirata essas pessoas não irão comprar, e isso não fara diferença para o vendedor do produto!” – pois daí você enfim compreenderia o absurdo que você defende.

            A comparação é perfeitamente válida: empresas deixam de faturar bilhões todos os anos por causa da pirataria, da mesma forma que o Brasil deixar de faturar bilhões com propinas e roubo dos políticos – e em ambos quem perde é o cidadão brasileiro. Você defende a pirataria da mesma forma que o político defende a propina dele..

      • O seu comentário já foi respondido 2x. Não faça flood dele. Sobre Bill Gates, leia acima..

    • A realidade é que tanto o MacOS quanto o Windows foram baseados no conceito de GUI da PARC/Xerox. A Xerox criou o conceito original da interface gráfica e lançou ela no Xerox Alto em 1973 com o Xerox Alto e o Smalltalk. Em 1979 Jobs viu como aquilo funcionava, ficou “encantado” com a interface gráfica e o mouse, e em 1983 ele lançou o Lisa utilizando uma interface gráfica pirateada, digo, “baseada” no que ele viu na Xerox, além de um mouse que ele “pirateou”, digo, se baseou no mouse da Xerox.

      Quando a Microsoft lançou o Windows 1.0 a Apple então processou-a (achando que o MacOS foi uma “ideia original” da Apple e a Microsoft copiou, sendo que nessa época ela já tinha contratado a maioria dos engenheiros que haviam trabalhado no GUI da Xerox) e obviamente ela perdeu nos tribunais pois a interface gráfica que ela achava que tinha “criado” existia há mais de uma década. Depois disso a Xerox também processou a Apple quando viu o MacOS.

      Por fim este artigo lista 10 “novidades” do MacOS que foram copiadas, digo, “emprestadas” do Windows.

      Realidade 1 x 0 Ficção. Estude mais sobre o assunto antes de postar asneira.

  • marquim

    Mas uma coisa todas selos com ativador do mercado livre e pirata

  • João Luis

    Esqueci de mencionar, o mercado livre é sustentado pelo contrabando de mercadorias e pela pirataria, uma grande parte do contrabando que entra no Brasil é vendido pelo mercado livre, e o pior é que estes grandes vendedores são premiados com títulos de mercado líder e sei mais o quê, acontece que só vendem em grande quantidade, por que os produtos custam metade do preço que as empresas séria vendem, pois não pagam 1 centavo de imposto, não emitem nota fiscal, etc…

  • João Luis

    Não adianta esperar bom senso deles, tem que acionar a justiça mesmo.

  • Benito

    Gente, também estou de acordo que deveria sim haver honestidade e lisura no comércio e nas atitudes. Mas, diga-me sinceramente o que esperar de um país onde metade dos congressistas, gente que governa o desenvolvimento, engravatados e de semblante sério, esta sendo precessados pelo supremo. E não é porque deu uns tapas na patroã, é por desonestidade mesmo, trambicagem. Então, para que exemplo maior ? eu é você que temos princípios e procuramos nos afastar do errado, sofremos na pele a concorrencia desleal, no entanto não culpo os não o fazem, pois vivemos numa terra do salve-se como puder.

    • MVP_Baboo

      É exatamente essa atitude que faz o Brasil ser o que é: você escolhe os piores exemplos e utiliza-os como desculpa para fazer o mesmo.

    • MVP_Baboo

      É exatamente essa atitude que faz o Brasil ser o que é: você escolhe os piores exemplos e utiliza-os como desculpa para fazer o mesmo.

  • Sedan75

    A OLX e o Bomnegocio.com tão esfolando o Mercado Livre! kkkkk É isso!

  • Sedan75

    Isso não é tudo! Já fiz várias denúncias ao ML, e a maioria eles nem se quer respondem. Acredita que já recebi respostas dizendo que o ML não localizou nada de errado no anuncio? Daí, perguntei que tipo de idiota trabalha no ML (ou, esperto, né, já que o cara que analise tbm tem que defender o dele), que não sabe identificar uma pirataria escrachada num anuncio! Chega até ser engraçado alguns anúncios, em que o vendedor dá um Ctrl+C Ctrl+V “bla, bla, bla, pois é um produto original desenvolvido por equipe própria, bla, bla, bla…” Simplesmente ridículo. Logo teremos (se já não tá acontecendo) aviões caíndo por utilizar peças piratas compradas no ML!

    • MVP_Baboo

      O Mercado Livre está se lixando para as leis brasileiras, e como temos um governo desinteressado em proteger SERIAMENTE o cidadão de empresas trambiqueiras, eles continuam no ar..

  • ricardo

    Quem quer pagar um absurdo em produto original ?? Eu compro pirata mesmo !! Funciona da mesma forma que original e eu posso comprar. Jamais pagar absurdo !!

    • MVP_Baboo

      Essa é a lógica do ladrão: se ele não pode comprar, ele rouba. Simples assim. Não reclame se você for assaltado, pois você está fazendo o mesmo :)

  • Fred

    Chega a ser irritante a quantidade de produtos piratas que aparecem quando se faz uma pesquisa por jogos de playstation one, sempre com a desculpa de ser patch, pelo menos metade dos jogos vendidos ali é pirata, e ainda tem a cara de pau de cobrar 25, 30 reais em um lixo de produto!! Coisa de brasileiro mesmo, dando o jeitinho e passando a perna nos outros!

  • Márcio Mendonça
    • MVP_Baboo

      Em 2006 Gates afirmou que assistiu filmes no YouTube, que tecnicamente é ilegal. Agradeça ao Google por isso ;)

      Mercado Livre é muito pior, pois ali é um comércio de software pirata.

  • Márcio Mendonça
  • Márcio Mendonça
  • MVP_Baboo

    Não tem ordem ou poder mundial nisso: o que acontece com o Mercado Livre é o resultado de um site que está se lixando para os internautas de um país que não existe seriedade nem punição. Cada dia a minha vergonha de ser brasileiro aumenta..

  • Moicanorj

    So ouço reclamações do mercado livre, mas eu uso faz 5 anos para compras e vendas ocasionais e só posso elogiar a ferramenta que facilita muito minha vida.
    Problemas só no contato mesmo (que não existe), mas sempre resolvi minhas questões de forma justa e sai satisfeito

  • Gm Informática

    Sentimos na pele a questão da pirataria, tenho uma pequena empresa de informática e infelizmente os preços não batem, HD’s sendo vendidos por menos do que meu fornecedor me vende, celulares, pentes de memória, pendrive 8gb 5,00 a menos do que o custo no fornecedor, resumindo pra quem paga imposto e compra dos fornecedores legalizados é impossível concorrer.

  • Gm Informática

    Sentimos na pele a questão da pirataria, tenho uma pequena empresa de informática e infelizmente os preços não batem, HD’s sendo vendidos por menos do que meu fornecedor me vende, celulares, pentes de memória, pendrive 8gb 5,00 a menos do que o custo no fornecedor, resumindo pra quem paga imposto e compra dos fornecedores legalizados é impossível concorrer.

    • Chaos ☁

      Ai que ta, no país onde impostos sao desviados. Sonegação é auto-defesa.

  • Plug BR

    Por isso não, a OI tem 125.144 reclamações! http://www.reclameaqui.com.br/indices/1492/oi-movel-fixo-internet-tv

  • Scoth

    a verdade é que a pirataria é a única maneira de poder se incluir no mundo atual com nossos salários ridículos, o brasil é um grande organização criminosa nos roubos nos impostos desumanos.. O dia que o Brasil oferecer condições humanas dignas (saúde, cidade limpa, salários dignos, segurança, daí quem sabe possa acabar com isso no país, mas falta só 2 coisas pra que isso aconteça: “Ordem e progresso”

    • Oswaldo

      Não se pode esperar mto de um país que não se tem nem calçada descente pra caminhar

    • Oswaldo

      Não se pode esperar mto de um país que não se tem nem calçada descente pra caminhar

  • Frank Araújo Filho

    acredito que um site de tão grande reputação não ia da esse vacilo,os correio já tem fama de violar algumas encomendas.

  • José Lopes

    Caraca 150,00 para o serial do Windows??
    Puxa da para instalar ele e crackear sem precisar ganhar nada disso.

  • fb

    já pensou se cada software que precisar fosse original, Windows office ai vc poe mais um photoshop ai se gosta de fazer musica poe mais um de áudio e vídeo , no final da pra comprar um carro popular com o valor gasto em soft. ai o cara não ganha nem 1000 reais por mês de salario como é que faz ?compra um programa por ano ai quando compra tudo o computador já ta veio kkk.. o mercado livre tem que deixar vender sim, principalmente quem mora em lugares mais pobres que não tem uma net boa pra baixar de graça em sites que disponibilizam os programas.

    • MVP_Baboo

      Vocë está totalmente enganado: Windows vc compra por 12 x R$ 25, Photoshop custa R$ 30/mês no Adobe Cloud, Office 365 você paga uma mixaria por mês ou compra a versão Student pagando R$ 20/mês, etc etc etc.

      Na prática ninguém precisa do Photoshop ou programas caros e complexos para fazer tarefas simples em casa. Exemplo: para 95% das tarefas gráficas, o Paint.NET ou o incrível http://pixlr.com/editor/ são suficientes. O mesmo se aplica a praticamente TODOS os programas para uso simples. As pessoas pirateiam porque estão acostumadas.

      E pq alguém que “mora em lugares mais pobres que não tem uma net boa” vai usar Photoshop??.. A pirataria é cultural e não tem nada a ver com o preço do software em si – tanto que até músicas de $0,99 e software de R$ 19 são pirateados..

      • fb

        todos programas que vc citou são limitados é igual comprar um computador com Windows starter o liguage,, ai vc paga esses valores e varias funções estão bloqueadas eu concorco que pirataria é cultural mais é pq tudo aqui nesse pais é caro e pra impedir a importação ainda combram 60% de imposto + 6% de iof em compra acima de 50 dólares no exterior

        • MVP_Baboo

          Depende do que vc considera “limitado”, pois há muitos programas gratuitos que fazem 99% do que as pessoas precisam. Se vc precisa mais do que isso, certamente você utiliza ele para trabalhar, e não como passatempo, e daí R$ 30 por mês é um valor baixo, certo?

          Os impostos de importação são absurdos mesmo e por isso hoje em dia a opção de alugar o software pagando ele todo mês torna-se bastante viável. As novas versões dos produtos da Adobe (linha CC) nem tem mais opção de compra: a única maneira é ter uma assinatura mensal ou anual..

      • José Lopes

        Ahh é?
        E para quem é estudante de Design Gráfico e Web e precisaria de uma suite quase completa da Adobe??
        E ainda é necessário outro programas como o CorelDRAW……
        O preço fica estramente caro para quem é apenas estudante e não ganha um centavo em cima desses programas

    • GUMZ

      Se for seguir esta linha de pensamento, já pensou? Se você tivesse que pagar a sua casa, seu carro, seus móveis, sua alimentação, como você ia fazer? Roubar? Ou comprar roubado? Isto vale tanto para software e jogos, mas também para a vida toda. O MercadoLivre apoiar e outros usuários adquirem tais produtos é inadmissível.

    • GUMZ

      Se for seguir esta linha de pensamento, já pensou? Se você tivesse que pagar a sua casa, seu carro, seus móveis, sua alimentação, como você ia fazer? Roubar? Ou comprar roubado? Isto vale tanto para software e jogos, mas também para a vida toda. O MercadoLivre apoiar e outros usuários adquirem tais produtos é inadmissível.

      • fb

        hipocrisia e demagogia corre solta tbm, vai dizer que nunca comprou nada de camelo, da china uma camisa ou relógio do Paraguai minigane 7em 1 kkk ,não é só software se isso significa pra vida tbm se considere criminoso

        • Alice Cunnha

          sim muita hipocrisia, tbm concordo, todo mundo sabe que na china existe trabalho escravo, mas na hora de comprar algum produto não estão nem aí!

  • Acredito que mesmo você comprando a 20 reais/mês alguma licença da Microsoft, ainda é muito caro comprar softwares no Brasil (o que não justifica a pirataria). Não sei se é correto mas já vi comprar via Pay Pal/Cartões internacionais que sai muito mais barato (mesmo que em português de portugal)

  • Jose

    Que atire a primeira pedra quem nunca comprou cd pirata! alias a Microsoft não seria nada se não existisse a pirataria!, imagine se no começo fosse dificil piratear ???pense a pirtaria ajudou e muito o sr Bill gates!

    • MVP_Baboo

      Estamos em 2014 (e não 1998) e é possível comprar Windows original por pouco mais de R$ 20 por mês.. a pirataria dele é injustificável..

      • Fábio

        Favor informar empresa que venda o windows 7 pro por pouco mais R$ 20,00, estou muito interessado.

        • MVP_Baboo

          Windows 7 foi descontinuado em 2012, mas você consegue comprar o Windows 8/8.1 pagando pouco mais de R$ 22 por mês em http://www.kabum.com.br/produto/33405/sistema-operacional-windows-8-pro-3ur-00009 ou 8x R$ 33 em http://www.magazineluiza.com.br/windows-8-pro-com-versao-de-atualizacao-windows-8.1-microsoft/p/0882282/ia/iaso/

          Por esse valor, e levando em conta que esse Windows será utilizado por vários anos, a pirataria é injustificada..

          • Chaos ☁

            Tem um equivoco nesse windows baratinho ai
            Contras: “Comprei o SO para colocar em uma máquina, quando coloquei e fui inserir o serial não validava. Entrei em contato com a Microsoft e eles disseram que essa não é a versão full e só serve para instalar por cima do WIN 7, mesmo vindo o o windows completo no CD que vem nesse produto, fiquei muito decepcionado e acabei perdendo dinheiro porque não consegui instalar no meu pc que tá limpo e não tenho uma licença válida do win 7. Se vocês querem o windows 8 para instalar em qualquer máquina, tem que comprar a versão full que custa R$ 800.”

          • MVP_Baboo

            Essa história está mal contada pois há algo errado quando alguém alega que comprou um Windows que “não é versão full”, pois não existe mais “versão upgrade” do Windows. Se essa pessoa comprou uma versão OEM (mais barata), ela só pode ser instalada uma vez e com “instalação limpa” – ou ela comprou esse Windows no Mercado Livre e obviamente ela foi enganada..

          • MVP_Baboo

            Essa história está mal contada pois há algo errado quando alguém alega que comprou um Windows que “não é versão full”, pois não existe mais “versão upgrade” do Windows.

            Se essa pessoa comprou uma versão OEM (mais barata), ela só pode ser instalada uma vez e com “instalação limpa” – ou ela comprou esse Windows no Mercado Livre e obviamente ela foi enganada.

        • Alice Cunnha

          posso afirmar que o windows só tem a partir de 400 pra cima, e os produtos office também , pois trabalhei em uma empresa de licitação de computadores!

  • Holandes Louco

    A moda agora é vender iPhone bloqueado por iCloud por uns 500-800 reais…

  • joão pedro

    no brasil e proibido vender produto casado,e no entanto o sistema oem da Microsoft vem atrelado ao pc, e segundo a normas deles não pode vender e nem trocar de pc,isso e justo pagamos caro e não temos direito sequer de mudar o sistema de um pc para outro que eles dizem que é pirataria,muitas vezes nem queremos o sistema que vem instalado
    no pc como o Windows vista e outras versões básicas, mais temos que pagar por eles,pois já vem imbutido quando compramos um pc ou note novo e as vezes jogamos fora essas licenças, e compramos outra.

    • MVP_Baboo

      Isso não é verdade: se você comprou um computador novo e não quer o Windows ali, você pode solicitar o ressarcimento à loja que você comprou o computador e desinstalar o Windows, e a loja tem obrigação de fazer isso. As pessoas erram em solicitar ressarcimento á Microsoft ou o fabricante do PC, pois isso não cabe a eles..

      Computador não funciona sem sistema operacional, e vendê-lo sem algum sistema operacional tornaria o produto inútil pois ele não serviria para nada. Isso seria muito pior para o consumidor. Nesse caso “venda casada” é algo bastante discutível – ainda mais quando os fabricantes de PC podem vender computadores com qualquer sistema operacional (Windows, Linux, ChromeOS..), mas entregam com Windows pois é isso que vende e o que 99,99% dos compradores querem..

      • Felipe M

        Pois é, mas mesmo os fabricantes (DELL por exemplo) frequentemente só oferecem seus notebooks com Windows, e o pior, cobra por isso, prendendo o consumidor até o término da garantia para que o mesmo possa formatar a máquina e instalar distro Linux. Se isso não é venda casada não sei o que é.

        • MVP_Baboo

          Você pode solicitar o ressarcimento pelo Windows na hora da compra, se vc prefere instalar outro SO ali.

          De qualquer modo, um computador, notebook ou tablet sem sistema operacional não servem para absolutamente nada e “venda casada” não se aplica muito nesse caso – afinal o fabricante não é obrigado a disponibilizar seus produtos com sistema operacional que ele não quer nem dá suporte..

          • Paulo Guarnieri

            O fabricante do Hardware presta assistencia para o Hardware, o do Software para o software. Se eu comprar um Windows, a Microsoft deve me prestar assistencia por ele, se eu comprar um Linux ( existem pagos ), o desenvolvedor me presta assistencia pelo Linux instalado. E se eu quiser prescindir da assistencia do software, só dependo que o Hardware funcione direito, do software cuido eu, instalo até um freeBSD.

          • MVP_Baboo

            Fabricantes de PC instalam drivers e aplicações no Windows que não são certificadas pela Microsoft, e com isso é o fabricante (e não a Microsoft) que dá suporte a ele.

            Isso não é exclusividade da Microsoft: se você instala um turbo no seu carro, você perde a garantia original dele pois o fabricante do veículo não é mais responsável por problemas que acontecerem ali, certo? ;)

      • Paulo Guarnieri

        …”vendê-lo sem algum sistema operacional tornaria o produto inútil pois ele não serviria para nada” (?????????). Como assim? Eu não posso instalar o sistema nele depois? Até um PC sem Hd é útil, pois posso entrar na internet usando um live CD ou live USB. No caso a maioria das pessoas preferem Windows, mas qual versão? Eu, como a maioria das pessoas prefere Windows 7, mas vem com aquele lixo do Windows 8 instalado, que eu não pagaria um real por ele. E o que dizer do antivírus pré-instalado. Só tem uma marca de antivírus que combate os vírus, para ela vir imposta com o sistema e tu tem que pagar por mais esse produto?

        • MVP_Baboo

          Para isso existe a versão OEM do Windows que é vendida para montadores de PC – inclusive hoje em dia valgumas lojas continuam vendendo essa versão do Windows 7. Sobre bloatware (antivirus e trials) eu concordo com você: essa prática deveria ser proibida e a primeira tarefa que o usuário deve fazer é removê-los imediatamente.

    • Felipe Bezerra

      Então eu vou comprar um iphone sem o IOS, se não é venda casada.

    • Felipe Bezerra

      Então eu vou comprar um iphone sem o IOS, se não é venda casada.

    • Felipe Bezerra

      Então eu vou comprar um iphone sem o IOS, se não é venda casada.

    • Felipe Bezerra

      Então eu vou comprar um iphone sem o IOS, se não é venda casada.

    • Felipe Bezerra

      Então eu vou comprar um iphone sem o IOS, se não é venda casada.

  • Danilo

    compro no ML desde 2008 e nunca tive problemas com compras lá, minh maior compra foi no valor de 2,758,00 feito por deposito na conta do vendendor!! sobre a pirataria lá acho meio dificil acabar…

    • MVP_Baboo

      A pirataria não acaba ali pois o ML está se lixando para as leis e o internauta..

  • Gustavo Ataide

    Cara tive lendo várias opiniões sobre o ML, a questão é que se há lago de errado no ML pra se vender, compra quem quer!! Pois na tua esquina tem um cara vendendo droga, você compra se quiser!!! Mas também concordo que o ML tem que tomar posição sobre esses vendedores fajutos que vendem gato por lebre!!!

    • MVP_Baboo

      A questão não é a compra: é a venda! A venda de produtos falsos ou roubados é ilegal, e a partir do momento que o ML disponibiliza a sua plataforma para o crime (venda de produtos ilegais ou roubados), para mim ele se torna cúmplice..

      Se 99% do software vendido no ML é pirata, eles deveriam tomar a decisão sensata e ética de fechar essa área, mas eles não fazem absolutamente nada pois estão se lixando para as leis brasileiras, estão se lixando para o que acontece ali e, obviamente, estão se lixando ainda mais para os compradores (cerca de 32 mil reclamações ignoradas no ReclameAqui comprovam isso http://www.reclameaqui.com.br/indices/928/mercado-livre/)..

  • Samuel

    Também estou em campanha contra o MercadoLivre.com.br, que se recusa a mudar suas políticas: http://blogdosamueldiniz.blogspot.com.br/2014/01/7-razoes-para-nao-comprar-no.html

  • MVP_Baboo

    Assistam esse ótimo vídeo com mais um “consumidor satisfeito” do Mercado Livre: http://youtu.be/ukfLrrvks9M ;)

    • Eugenio

      Totalmente Fake lamentável!

    • Russo

      Pelo q eu entendi… quem aplicou o golpe, foi funça dos correios e não a loja vendedora…

      • Holandes Louco

        Uma das fitas é dos correios, É possível comprar isso? Se não for, o golpe ocorreu dentro dos correios.

        • MVP_Baboo

          Não necessariamente, pois o Correios embala a caixa sem verificar o conteúdo dela..

          • Holandes Louco

            Sim, mas alguém dentro dos correios, após a postagem poderia ter aberto a caixa e colocado as fitas. Sendo assim se o rolo de fita for de uso exclusivo dos correios, não sendo vendida ao consumidor e somente o atendente do correio podendo usá-la, denunciaria que o problema aconteceu lá dentro. Agora se os Correios venderem este rolo, então o problema também pode ter sido provocado por parte do vendedor. Alguém saberia responder se essa fita amarela com a grafia “sedex” pode ser comprada?

          • Holandes Louco

            Sim, a pergunta da fita é séria :-). Assim como o Mercado Livre não é, os Correios também não são santos. Existem quase 16.000 reclamações ignoradas no mesmo site. E existem milhares relatos de encomendas violadas quando em posse dos Correios.

          • MVP_Baboo

            Infelizmente nada no Brasil é 100% confiável.

        • fb

          concordo , eu conheço um cara que já trabalhou nos correios e disse que tem um monte de funcionario violam o pacote. ai extravia

  • Fernando Joe

    Eu acredito no seguinte: Sou uma pessoa normal que trabalha todos os dias pra sobreviver. Faço serviços autônomos de automação comercial com um sistema próprio. O que eu ganho mal dá pra pagar as contas do mês (água, luz, telefone, supermercado, internet e etc). Tento fazer as coisas no meu trabalho da melhor maneira possível e orientando os clientes a usarem softwares legais (pagos ou gratuitos), mas nem sempre é possível. O grande problema é que a pirataria é muito acessível e está ai pra quem quiser fazer o uso do jeito que bem quiser. Hoje qualquer moleque facebookqueiro baixa um windows 7 “piratinha’, cobra 30 “trintinha”” pra “formatá” a maquina do cliente, e ai na hora que a coisa da merda esse cliente corre atrás de você pra resolver o problema que fez o comércio dele ficar sem sistema e na hora de cobrar o justo pelo serviço o cara acha que você o está roubando porque o outro sujeito cobra um precinho melhor.

    • MVP_Baboo

      O Windows 8 custa R$ 20 por mês em http://www.kabum.com.br/produto/33405/sistema-operacional-windows-8-pro-3ur-00009 e alegar que ele é caro não faz sentido algum.

      Certamente o seu cliente não sabe que ele pode comprar 5 cópias originais do Windows 7 por apenas R$ 100 por mês, e que a lei de pirataria diz que ele terá que pagar 3000 vezes o valor de cada software pirata (R$ 600 mil por cópia) além de 2-4 anos de prisão..

  • dedos é rafael

    eu acho é BOOOOM.
    Microsoft e outras gigantes da computação hoje dependem do trabalho ESCRAVO E SEMI-ESCRAVO oriental pra sustentar seu modelo de negócios.
    a maioria aqui deve fazer compras no ali express, deal extreme e similares sem ao menos se questionar QUEM está por trás desse preço ridículo e eu vos digo: prisioneiros políticos, praticantes de falun gong, chineses pobres submetidos à violência e rigor extremos.
    não tem santinho em nenhum lugar nesse mercado.
    qualquer pirataria desse tipo não é NADA comparado à desgraça que é nosso modelo de produção industrial hoje.
    você revende produtos Microsoft e similares? senta e chora, você é um dos elos mais fracos da corrente. pergunte pro Bill Gates se ele sabe quem é Mercado Livre.
    sem CHORORÔ baboo-babá.

    • MVP_Baboo

      O que você alega não faz sentido algum. Produção industrial? Você está confundindo a Microsoft com a Apple: a Microsoft lucra com software – e não hardware. O lucro vem das vendas de Windows e Office, aonde mais de 80% das são corporativas e nem mídia (CD/DVD) tem.

      • Capitão

        Microsoft, e qualquer empresário, não pagam um centavo sequer de imposto. O imposto está embutido no preço do produto que é pago pelo consumidor. Portanto, quem paga imposto é o CONSUMIDOR e não a Microsoft. Vê se estuda um pouco antes de escrever BABOOseiras…

      • blogdogaucho

        amigao vc esqueceu dos altos impostos utilizados para faculdades federais e tambem é claaaaroooo deputados vereadores e toda corja corrupta que esta sendo sustentada pelo povo..agora me responda..e quem nao tem condições de pagar os valores absurdos com impostos abusivos? creio que vc tem de parar de olhar a causa e sim oque CAUSA ELA.. SE OS PRECOS SAO ALTOS E ALGUEM PIRATEIA POR NAO TER CONDIÇÕES DE PAGAR SIGNIFICA QUE ALGO ESTA ERRADO..ENTAO ATAQUE O PONTO CERTO.. oque cria altos impostos e torna caro o produto no Brasil .. AGORA QUE VC PAROU UM POUCO DE CHORAR SOBRE O LEITE DERRAMADO , ANALISE QUEM O ESTA DERRAMANDO E JOGANDO FORA TODO DIA!!

        • MVP_Baboo

          Isso já foi respondido em outro comentário:

          Imposto é desculpa esfarrapada de pirateiro: o preço do software não tem nada a ver com a pirataria – tanto que até músicas de $0,99 e antivírus de R$ 29 são pirateados.

          Além disso “não ter condições de pagar” é outra balela: o
          rendimento médio mensal real de todos os trabalhos de pessoas de 15 anos ou mais foi de R$ 1.507 em 2012: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/1-mais-rico-do-brasil-tem-renda-media-de-r-18-mil e pode-se comprar software pagando em 12x. O Windows, por exemplo, custa pouco mais de R$ 20 por mês, sendo mais barato do que um lanche no McDonalds..

          Por fim, desde quando roubar é a solução para quem “não pode pagar”?!?

  • Sedan hotplug dicas
  • Agora mesmo, querendo publicar um serviço no ML, me deparo com um usuário vendendo 100 temas premium que são vendidos na themeforest a 45 dólares cada. Um pacote de 100 temas premium que deveria sair a 4500 dólares, o cara está vendendo a 9 reais, é brincadeira? Um indivíduo desses ainda tem na sua página de vendas dezenas de interessados perguntando se ele “consegue” o tema x ou y. Um desenvolvedor de temas passou anos estudando, gastou dias de trabalho duro, sabe-se lá quais as suas necessidades, para simplesmente ter seu trabalho roubado e vendido a preço de banana. A maior piada fica por conta da frase: MEUS PRODUTOS e usuário COM 100% DE APROVAÇÃO em sua página de vendas, ou melhor, de roubo!. Sou user da Themeforest a 2 anos, e sigo a risca o EULA (termos de uso) deles, se compro um tema, eu uso em um único site e não posso fornecer para amigos. Quando comprei, concordei com as regras, então devo cumprí-las. Eu faço serviços para clientes nos EUA e muitos me pedem sugestões sobre configurações de servidores , por lá, embora também exista pirataria, a coisa é diferente, a maioria dos clientes seguem as sugestões e estão dispostos a desembolsar o valor para ter aquilo que precisam. sabe caro amigo MVP_Baboo, eu pensei em desenvolver um ebook com dicas e soluções para problemas de performance WordPress, mas quando me lembro que sou brasileiro, eu fico sem motivação, porque a possibilidade da primeira pessoa que comprar, colocar para outros baixarem é muito grande, É realmente lamentável tudo isso.

  • Parabéns caro MVP_Baboo você está correto. Eu percebo que aqui temos vários comentários de pessoas que praticam pirataria e sem sentem ofendidos por voc~e ter falado a verdade. Não existe justificativa para o roubo de conteúdo alheio. A corrupção não está só em brasília, mas está entranhada na alma de milhões de brasileiros. Os poucos como você que lutam pela verdade e estabelecimento da justição são criticados, mas não desista amigo, avante!

  • Sandra

    Lamento profundamente o que o vendedor do mercado livre fez contigo. Ele foi muito malvado, malcriado e bandido.
    Mas você como um bravo guerreiro, capitão da nave de sua loja de treinamento de multimídia, não deixou por menos e colocou o bandido atrás das grades, não é mesmo?
    Ou, como um fracassado capitão do navio (sua loja de treinamento de multimídia) , pôs o rabo entre as pernas e só viu o navio ir a pique?
    O que aconteceu na realidade? Por que não mais existe a sua loja de treinamento online?

    • MVP_Baboo

      A chance de colocar bandido atrás das grades por pirataria aqui no Brasil é a mesma de comprar software original no Mercado Livre: zero.

      Mesmo com pirataria, a Loja do BABOO permaneceu no ar por por mais 4 anos. Eu tirei ela do ar em 2011 pois na época não fazia mais sentido vender e entregar mídia (CD/DVD) via Correios, uma vez que poderíamos disponibilizar esses mesmos vídeos online dentro de uma área fechada. Com o desenvolvimento do novo site, fórum e outro projetos, ela deixou de ser prioridade e talvez seja publicada em 2014.

      De qualquer modo ainda há luz no fim do túnel, pois o Mercado Livre foi condenado a pagar R$ 10 mil em indenização a uma escola por vender videoaulas oferecidas com exclusividade aos seus alunos: http://www.juristas.com.br/informacao/noticias/mercado-livre-e-condenado-por-venda-de-produtos-piratas/31685/

  • GatoGuga

    Hipocrisia pura. Se o Windows custa R$ 10 ninguém faria pirataria, aliás, é provado que o sistema operacional de qualquer pc poderia ser gratuita.

    • MVP_Baboo

      Essa é a típica visão distorcida do pirata: enquanto todos os softwares não forem gratuitos, a pirataria é a solução..

    • Russo

      Não concordo muito… sei que o preço final a vista, pode baixar… mas qdo. eu vendia jogo Original por R$ 10, tinha cara comprando o memso jogo Pirata por R$ 5… eu vendi por R$ 10 o original e tive casos do cara comprar pirta por R$ 9… é coisa enraizada na cabeça da maioria brazuca… agora pegue o que se paga de imposto, invista realmente de volta ao povo, quero ver cara comprando pirata, poi se ele comprar original e gerar imposto, voltará p/ ele em forma de saúde, educação, segurança etc… lógico que, precisa realmente voltar.

  • sérgio

    Legal!!! Não sabia de vendas do windows 8 no mercado livre.
    Agora sei como pagar menos…kkk

  • frazao

    isso não é crime é entender o lado das pessoas mais honestas qua ganha seu salario labutando 8 horas por dia qua tal uma licença do windows 8.1 pro 699.00 é uma beleza para um salario de 678,00 isso que é um crime valeu pessoal !!!

    • MVP_Baboo

      Quem ganha 678 por mês não está preocupado com a atualização do Windows. E se estiver, o fato de ganhar pouco não justifica praticar um crime: basta ele comprar o Windows 8 upgrade por 12 x R$ 20 e depois atualizar de graça para Windows 8.1..

    • Luis

      Só pra constar, o eBay e o ML tem ligações, é só olhar na Wikipedia, e o ML esta em 13 países ou mais.

  • Leandro

    que isso baboo! você já tentou tirar um email da sua newsletter? eu não consigo tirar o meu! isso é crime também!

    • MVP_Baboo

      Há anos usamos a opção de descadastro “1-click unsubscribe”: no final da mensagem há um link que ao ser clicado você é automaticamente removido da lista, sem confirmação nem cerimônia. Nenhuma newsletter é enviada sem esse link.

      • Leandro

        exatamente isso que eu tento fazer e não consigo porque o link nunca carrega!

        • MVP_Baboo

          Todo envio realizado tem alguns descadastros, então o sistema funciona. No seu caso, encaminhe a mensagem que vc recebeu para aurelio@baboo.com.br para que eu possa analisá-la.

  • erwin brasil

    Falar oque. Este site é patrocinado pela M$. E um paga pau tinha que falar as besteirinhas dele.

    • MVP_Baboo

      Não somos patrocinados pela Microsoft: se fosse assim, sites focados em Mac são patrocinados pela Apple e sites focados em Linux são patrocinados pela Linux Foundation, certo? E aonde está a “besteirinha”?..

      • erwin brasil

        Todo mundo sabe que o Baboo sempre foi paga pau da Microsoft, e que a mesma só fala bem da Microsoft e dos aplicativos desta empresa. E vem dizer que não são patrocinados pela Microsoft, vc ta zuando com minha cara, é só ler as reportagens, eventos, tudo é M$….

        • MVP_Baboo

          Leia o q eu escrevi acima. Somos focados em Windows e produtos Microsoft da mesma maneira que outros sites são focados em Mac e Linux. Isso não significa que a Microsoft nos pague por isso (algo um tanto absurdo pois ela nao precisa disso) da mesma maneira que sites focados em Mac e Linux não recebem dinheiro da da Apple e Linux Foundation. Você está confundindo FOCO com patrocínio.

  • Contra a Pirataria

    Veio Foda-se. No mundo sobrevive o adaptável , não o certinho , se ate no ex-presidente já assistiu filme pirata . Porque a MS não fornece com um preço mais baixo, a exemplo da Apple que as atualizações do seu OS sai por 30 dólares ? Sei que você que luta pelo seu ganha pão de todo dia, faça o seu a melhor forma possível e esquece os outros.

  • Gilson

    Quem quiser sair à noite, pra uma balada, tem que pagar o preço abusivo das bebidas, das comidas, dos estacionamentos, e por aí vai. É um preço muito maior do que o praticado em qualquer outro lugar, como um supermercado ou padaria. Quem não quer pagar por tais preços, não paga.. mas não leva. É simples assim. Por que na tecnologia teria que ser diferente?
    Se os preços cobrados pelos desenvolvedores de softwares é abusivo, busque outra solução, e adapte-se. Ninguém é obrigado a usar este ou aquele sistema, a não ser que se trabalhe numa empresa. Daí você usa o que a empresa determinar, por canta dela.

    Opções gratuitas existem, então aprenda a viver dentro de suas possibilidades e crenças. Se o Windows é caro demais, ou se o preço não parece justo, não use.

    Eu gostaria de possuir um carro importado de luxo, mas não posso, e nem vou roubar um. Eu gostaria de ter uma casa maior, mas não posso bancar. Nem vou invadir uma. Eu queria ter mais dinheiro, mas não vou assaltar um banco. Algumas pessoas fazem tais coisas, e são chamadas de criminosos, pois tomam posse de algo de maneira ilícita.

    Portanto, apoiar a pirataria por achar que as empresas de software lucram demais é hipocrisia pura. Se não concorda, não use. A compatibilidade entre outros sistemas é extremamente alta hoje em dia. Esse seria a mesma conversa de bandidos que roubam porque acham que os outros são ricos e eles não.

    Cada um precisa aprender a viver de acordo com sua realidade.

  • Anonimo

    É tudo por dinheiro não é. Então se conseguirem me responder as seguintes questões avaliaríamos o quesito se pirataria é mesmo crime.
    1 – Para ter um software original é preciso ter dinheiro, e o dinheiro surge do trabalho. O software é uma ferramenta que produzirá lucros para a pessoa que compra.
    2 – Se a condição de que os que trabalharam muito para fazer um programa funcionar é de ganhar dinheiro e não devolver parte para Deus é fato, então pirataria seria crime, mas por igualdade não problema nenhum em ter cópias dos programas utilizados como ferramentas para o próprio benefício.
    3 – Se a condição de que alguém se empenhou demais e viveu somente para construir ferramentas e depois devolver sua parte para Deus então pirataria se torna crime.

    • Amigo, porque você quer envolver D’us nisso? os homens comentem os crimes e inventam desculpas para continuar com suas fraudes. Se eu desenvolvo algo, aquilo me pertence e quem usurpa do que é meu sem minha autorização está roubando. Ou você concorda que o ladrão que entrou na casa de um pessoa para roubar porque a famíla dele estava pessando fome e ninguém deu a este ladrão uma oportunidade de trabalho, o roubo que ele fez , na sua visão, passa a ser correto? Ou você está tentando usar esses argumentos para justificar seus atos de pirataria?

  • DEMONARCH

    ta bom amigo do BAboo..me engana..me diga que vc nunca baixou nadicas na net..ta ?? kkkkkkkk nenhumzinho ??? kkk crackeado e tals ???? vai mentir na pqp… O DITADO E O SEGUINTE… FAÇA O Q DIGO MAS NAO FAÇA O QUE EU FAÇO !! VC JA DEVE TER BAIXADO MUITA COISA DE GRAÇA E AINDA O FAZ CLARO !!! SIM…PROGRAMAS DE OUTROS NE ?? MAS QUANDO MEXERAM COM VC..FICOU REVOLTADINHO ??? HIPOCRITA VC !!! SEMPRE DESSE JEITO…A GENTE FAZ COISA ERRADA E FICA PUTO QUANDO FAZEM CONOSCO..DANDO UMA DE BOMZINHO…RS..

  • Rafael

    Será que esse aqui é original? estou precisando comprar o windows server e está difícil de encontrar:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511986067-windows-server-2012-data-center-nota-fiscal-original-_JM

    Acredito que seja original, uma vez que vem com nota fiscal. Será que ficaria tudo certo na minha empresa se eu comprasse esse?

  • Arckaion

    se o windows 8 pro original fosse msm desse preço eu ja teria comprado a mto tempo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • MVP_Baboo

    Pirataria é fruto do hábito e falta de lei – e não de impostos. Até mesmo programas gratuitos são pirateados ;)

    • betosobreira

      Cara eu sei que vc teve um problema sério de pirataria, vc está do outro lado da moeda e eu te entendo, é ruim vc ver algo em que vc empregou tanto esforço ser copiado múltiplas vezes e ainda ter gente ganhando com isso. Mas todo mundo sabe que no Brasil o imposto é alto, para tudo. Games por exemplo, que é o que eu mais baixo (Xbox 360)… se tivéssemos um incentivo ou uma desoneração nisso, com certeza compraríamos original. Até o plástico que envolve a capinha é oneroso pro nosso bolso. O governo não acha que games são cultura, ou seja, os Vales-Cultura não valem para desconto em games, apenas livro, teatro, essas coisas. A propósito, eu não vejo algum sentido em piratear programa gratuito…rs… De uns tempos para cá, eu tenho feito questão de comprar programas originais, o Start8 por exemplo, eu sei que ele tem pra baixar, mas porque não pagar 5 dólares pra ter a licença dele? Geralmente quando faço questão de ter um jogo original (para coleção de preferência ou no PS3/Ps Vita que não tem como piratear), eu me aventuro em comprar lá fora, porque mesmo com o dólar no valor que está hoje, ainda vale a pena comprar lá.

      • MVP_Baboo

        Eu concordo totalmente com você! O imposto é alto e injustificado e compensa mais comprar lá fora mesmo.. Mas isso não justifica o Mercado Livre permitir pirataria, certo? ;)

        • betosobreira

          Permitir eu acho que eles não permitem. Acho que a task no scheduler que bloqueia os anúncios de pirataria está desativada… hahaha Ou o bot lá não tem feito o seu trabalho direito.

  • Luan

    nunca vi tanta gente hipocrita em um site, quem ve pensa que ninguem ai usufrui da pirataria, a meu amigo vai procurar coisa pra fazer.. enquanto o Brasil te enraba com tanto imposto ABSURDO em que eu tenho que certeza que nao irá voltar com saúde, educação mas sim pra encher a cueca dos nossos políticos!!

  • Francisco JF Lacerda

    Sobre estas vendas no ML: Mas nos casos dos Softwares, sistema operacional, aplicativos, programas anti-vírus em algumas vezes são verdadeiros, até em “caixa” originais. Mas alguns anúncios eles dizem que vendem somente o famoso serial ou apenas as “chaves”. Aí é que complica pega-los e enquadra-los…acho. E tem mais, no caso da Microsoft, podem ser assinantes do MSDN, funcionários próprios e de parceiros da gigante de Redmond, gente até graúda revendendo as chaves de licença. Existem sites internacionais que o fazem também, só procurar Windows Keys, sales, store etc. E AÍ? Faria parte de algum marketing até secreto de popularizar mais os produtos da empresa até pelo preço em “caixinha” ou é alguma ilegalidade na venda de licenças por um preço, em certos casos, até “DE BANANA”? Lembrando que, eu já vi gente comprando estas chaves do Windows e office que foram bloqueadas mas também já vi gente que comprou talvez faz uns 3 a 4 anos sei lá e continua a funcionar seus softwares normalmente. PODE ISSO ARNALDO?

  • Pedro Henrique

    Ué, se alguém se preocupa com pirataria é só não comprar nada no ML, tenho certeza que essa matéria está em destaque porque tem produto do site sendo vendido la, se não, nem matéria sobre isso vocês fariam. Acho muito hipocrisia vim falar de pirataria sendo que no seu computador você com toda certeza do mundo tem algum software pirata, seja winrar, algum produto da adobe etc… Então vamos deixar a polícia e o estado cuidar da pirataria e vamos falar sobre tecnologia?

    • MVP_Baboo

      Leia o artigo: não temos produto algum à venda ali e nunca vendemos no Mercado Livre. Ali é o paraíso da pirataria irresponsável e ilegal..

  • Carlos Eduardo

    E também para enfatizar, no eBay também tem tudo que aqui no mercado livre tem.

    • Errado! No Mercado vende-se script pirateado, no Ebay os próprios donos é que vendem! Quer uma prova? Pesquise themeforest nos dois sites, no Ebay são so próprios desenvolvedores que estão vendendo.

  • Carlos Eduardo

    Só pra salientar, no Mercado Livre vende-se de TUDO ilegalmente e legalmente. Ou ninguém nunca perguntou sobre Nota Fiscal, Garantia, etc e o vendedor não respondeu?

    Ali tem de tudo, vendedor honesto e muita gente picareta. E infelizmente o ML faz vista grossa.

  • Você tá usando um link desatualizado pra denunciar um produto Baboo, basta visitar a página de um produto e clicar em denunciar lá no canto superior direito. Já denunciei cópias “xing ling” de smartphones e os anúncios foram removidos…

    • betosobreira

      Eu sempre que posso denuncio um anúncio que vai contra a política do ML, mas eles não fazem nada. Cara aquele site são bots que trabalham ali, vai por mim…rs…

      • MVP_Baboo

        Idem. Uma semana antes de postar esse artigo eu denunciei mais de 100 produtos piratas, mas nada foi feito.

  • vander

    quer mais pirataria do que tem no youtube, links e mais links de varios softwares piratas e ninguem fala nada so porque é a gigante google.

  • MVP_Baboo

    Hahaha esse é mais um exemplo da eficiência do ML nesse assunto ;)

  • tiagotecno

    Acho que passou da hora é de fechar esse tópico porque a discussão aqui vai acabar nunca, melhor coisa seria mover isso lá pro forum e o pessoal exporem suas idéias lá, já vi que muita gente perdeu tempo hoje aqui e não da para ficar lendo tudo que todo mundo escreve, senão não trabalho, risos…
    Mas a conversa tá boa viu, estou vendo que muita gente fica indignada mas é complicado demais.

    • betosobreira

      Cara mas mesmo assim a discussão não iria terminar. É a mesma coisa que discutir religião, não dá em nada… todo mundo acha que tem razão…rs…

  • Elias

    É que eles são tão justos e corretos né? Eles não iam permitir mesmo que se vendesse uma coisa que é Free, são guardiões da moral e defesa do consumidor ;) É o tipo de coisa: Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço…

  • betosobreira

    Eu acho que o Ministério Público deveria fechar o Mercado Livre no Brasil. Sem choradeira. Sei que tem gente honesta trabalhando lá, mas o ML em si não é honesto. Não tem telefone de suporte, não tem retorno de e-mails, etc. Todo o site no Brasil tem telefone (mesmo que este não atenda…hehehe) para suporte e orientações, no ML isso não existe. Pra mim é um site operado por bots, está ali visando apenas lucro, e a cada ano o lucro é ainda maior.

    • MVP_Baboo

      Eu acho que o ML deveria ser proibido de vender software, evitando assim que pessoas que vendem outros produtos não sejam afetadas. Simples assim.

    • Pedro Henrique

      “Está ali visando apenas o lucro” se você fosse o dono você estaria visando o que ? Satisfação do cliente? Me ajuda ai né gente tanto hipocrisia aqui que até desanima vir aqui. Se sentiu lesado vai até a polícia e denuncia, ficar aqui enchendo o balaio de lero lero não vai adiantar nada.

      • betosobreira

        Pedrão, se vc está desanimado de vir aqui, então não venha. Não sei se vc tem conta no ML, se já vendeu ou já comprou… se já teve dor de cabeça com o ML, se já tomou um balão…. se não fez nada disso ou não passou por isso, então você está fora da conversa. Eu acho que vc entendeu apenas a parte de “visando o lucro”, você devia ter lido um pouco mais que isso. Vir aqui pra ficar reclamando de quem comenta não vai adiantar nada. Ninguém aqui é hipócrita, todos sabemos dos fatos, que o ML presta um péssimo serviço.

    • Rike

      Falou tudo..

  • Pedra

    Bom…a pirataria soh existe nesta escala pq a tecnologia permite…ora se a tecnologia permite, esqueça….tem q se mudar a maneira de cobrar os direitos autorais, pq como é hoje não da mais, é uma modelo ultrapassado.
    A pirataria tb eh fruto dos preços ABUSIVOS praticados pelas empresas, seja Microsoft, gravadoras e outras industrias….se fosse cobrado um preço justo, as coisas poderiam ser diferentes….Talvez essa grandes industrias não fossem ganhar tanto dinheiro como ganham hoje em dia com esse modelo que SOMENTE favorece a elas, que alias, ao meu ver, eh tão pior quanto a propria pirataria!
    Sobre a venda de cursos, Baboo…bom, talvez o melhor fosse usar uma plataforma de EAD como o moodle ( que diga-se de passagem eh OPEN SOURCE) e vender como serviço realmente….ou proporcioná-los gratuitamente, lembrando aquela máxima que a informação é livre e deve ser compartilhada….

    • MVP_Baboo

      A pirataria é muito mais fruto do hábito – senão não haveriam cópias piratas de programas baratos como aplicações que custam alguns poucos dólares. O internauta se acostumou a ter tudo ‘de graça’ pela internet e com isso não há mais “preço justo”.

      A loja online do BABOO foi fechada há anos e em breve teremos uma área paga com vídeos e cursos. A ‘máxima’ “Informação é livre e deve ser compartilhada” não se aplica no mundo real pois ela ignora todos os custos envolvidos na criação dessa informação. Todos que fornecem “informação gratuita” lucram com outros serviços para bancar os seus custos dessa distribuição por ela não ser auto-sustentável..

      • Pedra

        “Todos que fornecem “informação gratuita” lucram com outros serviços para bancar os seus custos dessa distribuição por ela não ser auto-sustentável..”

        Claro que sim, é isto esta correto….talvez ninguem fique milionário, mas com certeza vai viver dignamente…Baboo , vc é um cara da tecnologia…vc sabe muito bem que esse caminho não tem volta…tem q se repensar em outra maneira de cobras propriedade intelectual…talvez ninguem mais fique rico como ficavam antes….e quer saber, isto é mais do que correto…é um absurdo o poder e dinheiro que se tem essas empresas como microsoft e as da industria da musica por exemplo (essas então são as maiores sangue sugas que existem , não passam de brokers, não agregam nada)…Entendo que vc defenda a Microsoft, pois é disso que vc vive, mas calma lá, a Microsoft é bilionária…com pirataria e tudo… então ela não ta sofrendo tanto assim não é mesmo??? Quem sofre são os pequenos como vc, q quer vender o seu curso online e acaba prejudicado por usar um sistema de propriedade intelectual que não agrega a ninguem, nem mesmo vc….Desculpa mas seu discurso é ingênuo, vc esta sendo usado pelas grandes e não esta percebendo isso…

        • MVP_Baboo

          Pedra, ingenuidade absoluta é achar que propriedade intelectual não vale nada! Se vc é contra isso, então não use eletricidade, carro, internet, telefone nem nada que tenha sido proveniente do lucro gerado por patentes e propriedade intelectual, pois “você esta sendo usado pelas grandes e não esta percebendo isso” ;)

          E você está confundindo tudo: a propriedade intelectual é fundamental para a sociedade e o “pequeno” como eu sofre pois o Brasil é uma vergonha em leis e aplicação delas! A Microsoft é bilionária pois criou um produto usado por bilhões, e sem o lucro desse modelo, a sociedade jamais teria evoluído.

          Esse é o modelo de sociedade que vivemos e nenhuma empresa sobrevive sem lucro (nem as de open-source). Simples assim,

          • Pedra

            Eu não disse que propriedade intelectual não vale nada…Eu disse que o valor que querem cobrar por isso é abusivo, e que é preciso cortar os intermediários também. Por fim a maneira como se tenta taxar a propriedade intelectual hoje não funciona mais, se funcionasse nós não estariamos tendo esta discussão aqui…..Simples assim….

            E é claro que nenhuma empresa sobrevive sem lucro, mas dae a querer ter lucros absurdos como é o caso das grandes como microsoft existe uma diferença enorme.

            A prova é o linux e todas as iniciativas e empresas que vivem do software livre….
            O Linus Torvalds mora em uma casa boa….mas não em uma mansão como o Bill Gates….Estamos falando aqui de ganância!!
            Não tenho nada contra vc e seu site, ok? Mas somente não compactuo com essa ideia de que pirataria é nociva assim…mais nocivo para mim são as grandes corporações….

          • Demileto

            Você só pensa no lucro dos grandes empresários como o Bill Gates, mas e os milhares de funcionários que empresas de desenvolvimento de software como a Microsoft ou empresas de vendas como a Best Buy, CTIS e Fnac deixam de contratar, podendo até demitir, porque os lucros com a venda de softwares não foram tão fortes quanto poderiam ser por causa da pirataria?

            Pirataria não afeta apenas o bolso dos milionários. Afeta o crescimento da economia como um todo.

          • Pedra

            Então Demileto….a tatica que se esta usando hoje para isso não esta funcionando…vamos mudar ? e pensar em algo justo para todos?

          • MVP_Baboo

            A tática está funcionando perfeitamente: boas idéias e muito trabalho geram usuários e compradores, que por sua vez gera lucro.

            Milhões de empresas no mundo todo são a prova disso – e só “não é justo” para quem não quer trabalhar ou não se esforça para melhorar e evoluir.

          • Pedra

            Ta funcionando aonde ??? Vc nao ta ae reclamando de pirataria? A pirataria por sua vez existe pq os preços são altos….
            Baboo, você não mora nos EUA, você mora em um país pobre, você já olhou para as inúmeras favelas que tem por aqui??? Como você pode ter esse discurso ??? As pessoas que podem pagar esses valores abusivos são uma minoria como você…Ponha a mão na consciência amigo….Pare de pensar de dentro do seu mundinho confortável e se ponha no lugar daquelas pessoas que mal tem o q comer. Você realmente acha que alguem vai se preocupar em comprar software original ou cd de musica original se nem sabe se vai ter grana para almoçar???
            Acorda amigo!

          • Pedra

            Sabe quando a pirataria vai acabar se os moldes de negócios continuarem assim??? Nunca!
            Quer apostar comigo??
            Pode reforçar a fiscalização, repressão, sistemas para evitar pirataria, e o que mais tiver…. Essa é uma batalha perdida, portanto, mude a maneira de se vender isso, cobre preços justos…daí sim, vamos ter uma redução enorme, fora isso é ficar jogando conversa fora….

          • Capivara

            Bom, pra falar a verdade as mudanças vem de cima para baixo ou seja dos grandes para os pequenos. A apple por exemplo so fã e vejo a microsoft copiar seu sistema descaradamente.

            Quando a Apple lançou o sistema de atualização nos Macs a $19,90 foi um sucesso todos preferem pagar 40 reais por um sistema operacional legal. Prova que a microsoft copiou lançou a update do windows por 69,90 se não me engano.

            Achei super legal isso inclusive eu tinha uma versão do windows vista original e acabei atualizando para o 8 achei isso bacana ver que foi um modelo copiado e de sucesso.

            Mas se conseguem vender logo o sistema de atualização a 69,90 porque também não vendem a versão final pelo mesmo preço?

            Por isso acho que a pirataria está ai pra microsoft, não que eu concorde com a pirataria. Mas pagar 600 reais pois um SO se tem outros bons quanto ou até mesmo o windows de graça ai fica dificil.

          • MVP_Baboo

            R$ 600?? Você compra o Windows 8 por pouco mais de R$ 212 na Kabum http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:08:42:100:108

          • Francisco JF Lacerda

            Ah, desculpem eu entrar nos comentários de vocês, estas 2 empresas citadas… copiaram e copiam coisas uma das outras,o BABOO até pode estar certo, mas a Apple por exemplo, digo era Steve Jobs, criou os MAC’s OS com várias e novas inovações, lançou também A FAMOSA LIXEIRA e que a Microsoft copiou colocando em seus S.O. Dizem que já no Windows Vista foi de certa forma uma cópia dos MAC’s com uma considerável melhoria no visual gráfico em relação ao WXP logo após a Apple lançar o Mac OS X Leopard e até o Windows 7 com a nova barra de tarefas possibilitando fixar atalhos e ícones nela como no dock do MAC entre outras por existe uma certa semelhança sim.

          • MVP_Baboo

            Tanto a Apple quanto a Microsoft licenciaram a interface gráfica (ícones, pastas, cursor & afins) da Xerox, mas como a Apple lançou antes, muitos acham que ela inventou tudo. A Apple processou a Microsoft e obviamente perdeu nos tribunais http://en.wikipedia.org/wiki/Apple_Computer,_Inc._v._Microsoft_Corporation “Apple admittedly licensed many of its representations from Xerox, and copyright protection only extends to original expression.”

            A barra inferior está no Windows desde 1995 e desde o Windows 98 é possível fixar atalhos e ícones:

          • MVP_Baboo

            Sim, isso é verdade, mas eu considero absurdo um dos maiores sites de compra e venda no Brasil deixar rolar solta a pirataria. O ML deveria ser proibido de vender software.

          • MVP_Baboo

            A pirataria não depende do preço: se isso fosse verdade, software de $9 e músicas de $0,99 não seriam pirateadas, mas são aos montes. Acorde, Pedra: pessoas que “mal tem o que comer” não vão usar Windows 8: elas vão pirateá-lo para ganhar uns trocados pois não há punição contra isso. Certamente você usa a pobreza e “favelas” como desculpa para pirataria, violência e tudo que existe de ruim, certo?. E eu moro em Las Vegas.

          • Pedra

            Ta explicado! Vc ta um pouco away da nossa realidade aqui….Vc pensa como um americano….Logo vi que ninguem que mora no Brasil pd achar q 200 reais para um sistema operacional é algo razoavel em questão de preço….Sobre os softwares de R$9,00 serem pirateados, bom, isso se deve a esse modelo de negocios ultrapassado..elem como havia lhe falado só favorece os grandes…e os pequenos se dão mal por conta disto. Se os preços praticados fossem justos, de inicio as pessoas ainda fariam pirataria, mas em uma escala menor…e aos poucos isso iria acabando….se não acabasse, poderiamos ate vir a passar por um periodo onde ninguem mais produziria nada de interessante…mas as pessoas sentiriam a necessidade de novo desse tipo de produto com qualidade, e ae a balança se acertaria….

          • MVP_Baboo

            Você está “away” da realidade: eu sou brasileiro mas vivo 6 meses do ano nos EUA e 6 meses no Brasil – e conheço muito bem a realidade de ambos. Você tem o raciocínio típico de pirateiro que acha tudo caro, odeia a propriedade intelectual e usa a desculpa de que a venda de software “só favorece os grandes” – mesmo que o software custe $9 e seja desenvolvido por uma empresa pequena. Não dá para ter uma discussão séria assim, né?..

          • Pedra

            Baboo, vc leu tudo q eu escrevi? Vc nuam entendeu nada?Quer saber…deixa pra lá…continua a sua cruzada contra a pirataria ae Dom quixote….mas em um futuro próximo vc vai se lembrar de tudo isso que eu falei…soldadinho da Microsoft…vc ganha por post a favor dela?

          • MVP_Baboo

            Eu li o que você escreveu, mas você está claramente enganado e eu mostrei isso. “Soldadinho da Microsoft” só comprova o ditado “quando acabam os argumentos racionais, começam os ataques pessoais”, e estou vendo que a sua civilidade em uma discussão saudável acabou. Até que durou mais do que eu imaginei…

            Posts pagos no BABOO são claramente identificados como “PubliEditorial” como por exemplo http://www.baboo.com.br/corporativo/dell-experts-oferece-solucoes-treinamento-consultores-ti/ e http://www.baboo.com.br/web/lg-faz-brincadeira-no-banheiro-masculino-em-nova-acao-de-marketing/

          • MVP_Baboo

            As “grandes corporações” investem US$ bilhões em pesquisa e desenvolvimento. Lucrando pouco não há pesquisa e não há evolução – essa é a principal diferença do primeiro mundo (que tem dinheiro para investimento e inovação) e do terceiro mundo (que não investe em nada e reclama do primeiro mundo que tudo deveria ser gratuito).

            Exemplo básico: enquanto Torvalds “tem uma casa boa” e posta que o SSD dele pifou em https://plus.google.com/+LinusTorvalds/posts, Bill Gates está em outra esfera investindo bilhões para curar doenças que matam milhões de pessoas no terceiro mundo – e isso graças ao lucro da Microsoft. Associar aleatoriamente altos lucros com algo nocivo é errado.

            (Steve Jobs poderia ter seguido o mesmo caminho de Gates, mas infelizmente ele preferiu vender celulares e tablets..)

            A questão da pirataria no Mercado Livre é algo muito simples: o brasileiro está acostumado a piratear independentemente do preço final do produto. Junte isso uma lei medíocre que não serve para nada e um juiz complacente com a pirataria, e o que temos é o paraíso dos piratas!

    • paty

      e isso ai cara se fossem dadas oportunidades para quem nao tem melhores condiçoes ,ou seja existem milhoes de usuarios que nao tem condiçoes de por exemplo comprar um sistema operacional do windows qualquer versao pelo minimo valor de r$ 300 e no maximo r$ 700 ,vamos para os e.u.a e trazemos de la esses sistemas operacionais e outros produtos de informatica a preços de banana ,e detalhe: originais ,uma vez fui e trouxe o windows seven e outros softwares e produtos ,inclusive games para windows 8 e lançamentos da microsoft e babem tudo original e paguei se fosse em nossa esculhambada moeda r$ 600 e trouxe tantas coisas legais agora aqui so pago pelo sistema operacional e ainda fico devendo…..,lamentavel.nao querem pirataria ,mas nao querem dar chance para menos favorecidos ou pequenas empresas..lamentavel ,nao sou a favor de pirataria ,mas tbm nao sou contra .infelizmente as poderosas empresas nao abrem mao .e a grande estrategia e tirar os pirateiros de circulaçao pra nao atrapalhar seus negocios rentaveis.,lamentavel. sempre terao seus prejuizos e nao reclamem : somente analizem a situaçao.talvez fosse diferente se alguem abrisse mao.

  • Edu

    Isso é patético… o grande problema é a falta de competitividade. Quando se pensa em vender coisas na internet, não vem outra imagem que não a do Mercado Livre. Falta vir para cá um eBay para aumentar a qualidade deste tipo de serviço

    • AlexBrain

      Mercado Livre e Ebay são parceiros!! É só vc ver na pagina inicial do mercado livre em outros paises, clique em USA e abrira o ebay.

      • Francisco JF Lacerda

        O Ebay e o mercado livre podem até ser parceiros a algum tempo e já foram em algum momento até a “mesma empresa”, mas a novidade que eu li é que o Ebay vai lançar o seu próprio site em português para o Brasil, aliás, vai se instalar por aqui em breve com suporte e tudo. procure a notícia nos sites de busca.

        • AlexBrain

          Ótima noticia!! Tomara!! Vou procurar!!

  • Demileto

    Perfeito artigo. É um absurdo mesmo o quanto a prática da pirataria é disseminada em nossa sociedade! Não quer pagar? Tem vários softwares livres que realizam a mesma função, você não é obrigado a abrir a carteira para ter sistema operacional, processador de texto, planilha, apresentação, etc. Mas para Windows, Office e outros TEM QUE PAGAR SIM! É LEI!

    Já cansei de comparar a pirataria ao roubo do erário pelos políticos para vários amigos, mas não adianta – acham que não é a mesma coisa. É ridículo, mas nesse país só mesmo com leis de tolerância zero e “blitzes” para mudar alguma coisa.

  • Belarmino

    *Primeiro, lembro, ainda, como alguém que disse aqui, sobre a matéria ter saído, principalmente, pelo Baboo ter sido vítima. Sem problemas. Apesar do Baboo não descrever em nenhum lugar os princípios editorais e evitar notícias que denigram a Microsoft, eu aprecio o portal e o considero extremamente importante para a Internet e a Informática no Brasil. Mas, fica esta ressalva.
    *Se a matéria fosse menos passional, mais educativa, em tom de conscientização da pirataria e seus danos e aí citar o caso do ML, poderia até esquentar o debate em outras esferas e ser replicada em outros portais.

    O MercadoLivre é apenas meio. Falar bem ou mal é discurso infrutífero. Existem várias lojas virtuais que vendem coisas ilegais. Até no jornais físicos se vende a ilegalidade (prostituição, por exemplo).

    A discussão é bem maior e social. De informação, mesmo.

    O que precisa mudar é na informação de quem compra e vende. Mas para mudar, precisa-se investigar os motivos desse tipo de coisa ainda acontecer. A pirataria é mais complexa e profunda mas cada grupo sempre reclama a seu favor. O grupo daqui reclama da pirataria do Win e os cursos do Baboo. Porém, comercialmente, de um lado, o produto deve ser melhor (sim, melhor e é outra discussão), já legalmente, o caminho é a conscientização, que a MS até fez razoavelmente um tempo atrás mas parou.

    O modelo atual de eu ter que comprar uma key, hoje, é ineficiente. Ativo em um computador e preciso comprar mais uma. Ou aderir a um pacote OPEN (corporativamente).

    Talvez fosse mais inteligente migrar isso para serviço. Como as video-locadoras morrerem pois em vez de alugar pela mídia, pago canais (um serviço de tv a cabo) para usufruir por tempo maior e mais comodidade. Ganharia na quantidade. Apenas um esboço de ideia.

    O preço hoje de um Windows é menor, de fato, mas baseado em tantas pessoais utilizando-o legalmente, no planeta, talvez, precisasse ser mais barato. Contudo, não é interessante financeiramente pois ou a pessoa paga ou vai para outros sistemas (Linux é a concorrencia, até agora). Isso num cenário legal.

    No final das contas, a MS deve fiscalizar as empresas pois ainda é local onde está mais importante. As pessoas novatas tecnologicamente usam Android ou iOS para acessar seus e-mails ou internet e tem aceitado a ideia de usar cada vez menos o computador – e com um Windows. Contudo, até nesse setor ela se comprometeu pois o W8 corporativo apresenta problemas (mas é outra discussão, também).

    Abs

    • MVP_Baboo

      “evitar notícias que denigram a Microsoft” aonde? Nós sempre postamos notícias sobre falhas, erros e problemas em produtos Microsoft – principalmente quando afetam o usuário final. E “tom de conscientização da pirataria” é perda de tempo, pois se houvesse alguma entidade séria anti-pirataria nesse país, ela já teria dado muito problema ao Mercado Livre há muito tempo.

      O artigo que eu escrevi é direto e mostra que ao Mercado Livre é um antro de pirataria que está se lixando para as próprias regras e as leis brasileiras. Simples assim.

      • ifxbr

        MVP_Baboo… A gente sabe que você raramente publica notícias assim…

        Fora os POSTS enaltecendo o Windows 8. São tão esquisitos que cheiram a posts pagos…

        • MVP_Baboo

          Você está desatualizado: todas as notícias com problemas de produtos da Microsoft são postadas aqui – o último upgrade desastroso do Outlook foi um bom exemplo disso. Nosso foco é Windows e é de se esperar que haja muito conteúdo sobre isso – da mesma maneira que sites sobre Mac falam do OSX e Linux aborde suas distros.

          Somos um site focado em Windows e temos muito conteúdo sobre ele. Posts pagos são chamados de “PubliEditoriais” e isso está claramente postado no final do artigo. Exemplos: http://www.baboo.com.br/corporativo/dell-experts-oferece-solucoes-treinamento-consultores-ti/, http://www.baboo.com.br/web/lg-faz-brincadeira-no-banheiro-masculino-em-nova-acao-de-marketing/ entre vários outros.

          • betosobreira

            O ifxbr está tendo problemas….kkk

        • betosobreira

          Não tá contente, procure o MacMais, Linux, etc… #fim

          • ifxbr

            Ôooo amigão! Obrigado pela dica!!! Agora é a minha vez de dar uma dica: Postar palavras precedidas de # só fazem sentido no Tweeter.

          • betosobreira

            Opa, aqui vai mais uma então: “Não te perguntei!!” Aqui vai mais uma: “O facebook também implementou o uso de hashtags.”

          • ifxbr

            Caro amigo betoboreira, eu estou aqui para discutir tecnologia, não para discutir com você. Lide com isso.

          • betosobreira

            #hashtags fazem parte de tecnologia… facebook, twitter…. entendeu? Vejo que vc não entende muito sobre tech, então.. não dá pra discutir mesmo com vc.

  • Mathews Motta

    Isso daí não é nem a ponta do Iceberg. Ainda falta contar os esquemas de venda de itens gratis e semigratis entre contas bots para obter qualificação, o que faz com o que aquele cara cheio de qualificação seja apenas uma enganação para vc ser roubado. Obvio que o mercado livre não faz nada, afinal, eles receberam uma porcentagem daquela compra.

    Pra quem contestar que da pra ver vendas singulares de cada comprador, e assim ver a safadeza, é só dar autoban com uma das contas bots vendendo um item mais caro que o anunciado.

    Falta tbm dizer sobre o roubo q é esse mercado pago, que o ML alega dar segurança à sua compra, mas na verdade é só um artifício para 1- dar desculpa pra nao ter paypal e 2- roubar mais dos clientes.

    Enfim, por mais que o ML pareça o líder(e é no brasil), sempre deem preferencia a outros sites. Além disso, Ebay logo logo chega ao Brasil. Aí sim a briga fica boa =)

  • Joao

    Já vendi e comprei varias coisas no mercado livre mas nunca nada “pirata”. Depois desta matéria irei encerrar minha conta e começar a usar outro site. O ML já passou de todos os limites não é só software. Há varias coisas suspeitas lá só falta vender matador de aluguel que o resto vende.

  • Alfredo

    Facilitaria (para ser “legal”) se a Microsoft tivesse mais clareza quanto ao licenciamento de seus produtos, por exemplo. Para o leigo é uma novela. Basta lembrar da versão “upgrade” do Windows 8 e a confusão no lançamento até com Procon sendo acionado.

    • MVP_Baboo

      Sim, naquele caso houve problema de comunicação e eu acredito que a Microsoft não vai repetir o erro com os próximos Windows ;)

  • Fabio Silva

    Será que o Baboo teria escrito este artigo se ele próprio não tivesse sido alvo de pirataria? A respeito da postura do Mercado Livre, o que penso sobre este site é que ele tornou-se um antro de pilantragem. Eles lucram com a pirataria e a ilegalidade, logo não tomarão ações efetivas e progressistas até que sejam indiciados pela polícia.

  • Elias

    Oras, esse é apenas o significado da palavra hipocrisia. Em todo ramo de atividade têm as pessoas hipócritas, que sabem perfeitamente bem o que deveria ser feito, elas sempre juram que fazem o que é certo, elas tentam amenizar suas consciências com um monte de justificativas, mas na prática mesmo não é bem assim e apenas sob a ótica de outro ponto de vista, é que se descobre todas essas falcatruas. É por isso que todo ladrão quando pego, jura que é trabalhador, que não fez nada demais, e quando vai pra cadeia, vai com a bíblia debaixo do braço. As pessos sabem o que deveria ser feito, mas não fazem e só estão interessadas em obter lucro e vantagens e que se dane as leis e a sociedade…

  • Eliezer Dellalibera

    Infelizmente o Mercado Livre so pensa em uma coisa LUCRO. O resto é resto. Sou vendedor la e nunca me fornecerem uma nota fiscal de serviços ou de nada. Coisa que em todos os outros lugares me enviam. Muito estranho tudo isso!

  • Gabriela Yumi

    Muitas coisas não compro no Mercado Livre, com desrespeito a artigos de Software e de marcas como roupas etc não perco tempo olhando, ou até celulares.

    Comprei o meu Windows 8 no começo do ano na promoção de 69,90 e uso até hoje sem algum problema!

    O pior que além de ter a pirataria, tem vários anúncios mais suspeitos que promessa de político!!!

    Comprei um computador em partes apenas comprando pelo Mercado Livre 2 anos atrás e não tive um problema, porém acabei recebendo muitos e-mails com meu CPF junto a anexos de vírus e lammers!!!

  • Julio C Oliveira

    Questao de educacao que nao existe no Brasil. Sao raros os exemplos. Lembro que quando eu era edolecente, eu e algumas amigos tinhamos um grupo de troca de MP3 coms ervidores distribuidos e einclusive 2 fora do Brasil. A ideia era compartilharmos entre nos mesmos (tanto que nao aceitavamos “estranhos”). Esse grupo evoluiu um pouco depois e passamos a trocar software pirata. Fomos envelhecendo, a maioria se formou e comecou a trabalhar, conquistando assim uma fonte de renda. O resultado? A gfrande maioria passou de fato a pagar por servicos e produtos. Uma minoria “evoluiu” pra algo pior mesmo tendo varios exemplos e sendo “cornetado”. Mas fazer o q, ne? E ainda tem gente que reclama dos politicos brasileiros.

  • AVE_PHOENIX

    Só queria deixar um último comentário aproveitando essa matéria que eu achei importante: O Mercado Livre é o maior site de comercio via internet do Brasil, todavia, esse problema de pirataria e outros problemas que acabam gerando reclamações acontecem simplesmente porque não existe uma legislação especifica que pudesse reger impondo regras claras para disciplinar o funcionamento desse tipo de site. Todos os direitos, deveres e obrigações de sites desse gênero tinham que ter respaldo através de normas especificas. Se você compra um produto e não recebe a mercadoria o tempo para que alguma providência seja tomada por você é muito longo. Não há qualquer checagem por parte do site sobre a veracidade das informações cadastrais fornecidas pelos usuários que se cadastram, exceto os que são vendedores líderes. Isso tinha que acabar! Todo e qualquer cidadão que desejasse se cadastrar no site tinha que obrigatoriamente fornecer copia de documentos, comprovante de endereço e telefone para contato onde a veracidade das informações deveriam ser analisadas e checadas previamente. Havendo um responsável plenamente identificado e diretamente responsável pela conta inclusive, só isso já seria capaz de coibir a pirataria. Ou vocês pensam que o “pirateiro” não sabe de que ele não está cometendo um crime? O anonimato e o fornecimento de nomes fictícios e dados cadastrais falsos ou incompletos facilita bastante a contravenção. Só comercializaria no site obtendo um nickname quem fosse capaz de mostrar sua geo-localização e comprovar a veracidade de todos os seus dados cadastrais.
    A mudança mais importante aí seria no tocante a RESPONSABILIZAÇÃO DO SITE sobre todos os produtos publicados, além da obrigatoriedade do mesmo em prestar todas as informações necessárias dos seus membros em caso de irregularidades envolvendo fraudes. Da maneira em que está eles só unicamente LUCRAM e se o comprador for vitima de fraude, produtos com defeito ou outras circunstâncias que deponham negativamente nessa negociação esse site simplesmente “tira o dele da reta!”, razão das mais de ***13MIL*** reclamações que o Baboo apontou e que estão sem nenhuma resposta. Óbvio, para “eles” está ótimo e responder para que??? É isso justamente que precisava acabar, essa falta de COMPROMETIMENTO onde o objetivo É SÓ GANHAR E MAIS NADA!!! E isso só muda com leis previamente estabelecidas, normas e diretrizes a serem respeitadas. Criando-se essas LEIS, NORMAS E DIRETRIZES há como identificar, tipificar, criminalizar e responsabilizar os infratores. Este tema daria uma boa pauta de discussões se neste país houvessem pessoas mais comprometidas com a sociedade em que vivem sendo menos egoístas. []’s

  • Rodrigo Barbara

    Isso de deixar a pirataria rolar solta não é nada perto do que eles fazem, você já tentou denunciar algum anúncio onde manipulam o preço (marcam mais barato do que cobram, para pagar menos para o Mercado Livre), eles geralmente resolvem no mesmo dia, mas há algumas semanas, eu denunciei um esquema de pirâmide, que é um crime bem mais pesado que pirataria, e eles ignoraram completamente minha denúncia, passado quase uma semana da minha denúncia, eu voltei lá e o anúncio ainda estava lá, então, nos comentários do anúncio, eu disse que aquilo era crime previsto por lei, e além de apagar meu comentário, ainda me ameaçaram de expulsar do Mercado Livre caso esse tipo de “comentário ilegal” se repetisse.

  • D Mourthe

    Eu aplaudo de pé este seu artigo. Concordo completamente.
    E parabéns pela coragem.

    • ifxbr

      Parabéns pela coragem porque? o Baboo fez algo que ninguém mais teve coragem de fazer? Ele denunciou nos orgãos competentes? Ele chamou os usuários para um debate aberto? Ahhhhhhhhhh

      • MVP_Baboo

        Eu levantei a questão, algo que ninguém fez. E o debate aberto aqui mostra bem a repercussão disso ;)

  • AVE_PHOENIX

    Baboo escreveu: (” O que eu vi é que absolutamente nada mudou: a pirataria continua correndo solta no Mercado Livre! Eu não entendo como um dos maiores sites de vendas do Brasil continua no ar permitindo atividades criminosas 24h por dia – e também não entendo como entidades anti-pirataria não tomam nenhuma providência!”) Quais providências que entidades anti-pirataria poderiam tomar se não há uma legislação especifica que pudesse enquadrar diretamente o Mercado Livre tipificando-o diretamente nessa sua co-autoria nesses ilicitos? São milhares de produtos que violam os direitos de propriedade intelectual e até hoje eu nunca ouvi falar de que esse site tenha pago qualquer quantia ou sofrido qualquer tipo de sanção juridica em detrimento desses abusos. Um site que não mantém um canal direto e aberto de comunicação, que não mantém um telefone para contato e não dá nenhum respaldo para os compradores e vendedores você esperaria “o que” de um site assim??? Lá nos USA, num período muito mais curto de tempo, esse tipo de site que agrega vendas com esse perfil de “contravenções patrocinadas” teriam o mesmo tratamento que foi dispensado ao Mega-Upload. Me admira é A MICROSOFT não entrar de sola, pois, ELA SIM teria muito cacife prá bancar exigindo, inclusive, o justo ressarcimento pelos direitos de autoria de seus softwares que foram violados. Essa “terra de ninguém” denominada ‘Mercado Livre’ só tomará jeito no dia em que ela for obrigada a pagar vultuosas MULTAS por essas práticas pouco éticas. O povo brasileiro adora “a lei de Gerson” e só por isso eles tem o país, os governantes, os impostos e os sites que merecem, pois afinal, é a cara deles concorda? Impostos caros para comprar software??? Que nada! Em qualquer feriado é só observarmos o volume crescente de movimento nas estradas para vermos que esse papo é pura balela.

    • MVP_Baboo

      AVE_PHOENIX, infelizmente você tem razão. Eu acabei de ler que um juiz no Rio Grande do Sul considerou que a venda de DVD pirata não é crime pois a prática de venda de DVD pirata é “flagrantemente aceita pela sociedade” http://tj-rs.jusbrasil.com.br/noticias/3041527/venda-de-dvd-pirata-nao-e-considerado-crime-de-violacao-autoral e julgou improcedente uma denúncia de violação autoral do Ministério Público!

      Esse tipo de decisão típica de país de terceiro mundo apenas comprova que o Brasil ainda está na pré-história dos direitos autorais e carente de pessoas realmente interessadas em resolver a questão. De qualquer modo a questão do Mercado Livre é infinitamente maior que isso e eu não tenho dúvdida que o Ministério Público poderia ajudar nisso – ainda mais quando há mais de ***13 MIL*** reclamações do Mercado Livre sem resposta no ReclameAqui: http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?id=928&tp=9403f4c8cd5af61c485541e9444950c069c79ffa&subtp=c92a9bc341d739044ff5400661d44a60a808be22

      • AVE_PHOENIX

        Baboo, estamos enfrentando um período mesmo muito critico, pois, essa total “inversão de juízo e valores” continuará abrindo enormes e sérios precedentes para que situações como essa (e que foi bem abordada na sua matéria) proliferem a “braços largos” no país. E isso não é de hoje! As vezes chego a pensar que honestidade, integridade, ética e correção são coisas que daqui mais um tempo virará “folclore” se a coisa continuar nesse ritmo. Está na cara que todo esse esquema de “impunidade” é só uma pequena ponta desse terrível iceberg que assola o país e que vai desde á ponta da pirâmide social chegando até a sua base. Essa sentença proferida por esse juiz do RS espelha fidedignamente o senso comum sobre essa popularização e incorporação no DNA do brasileiro dessa tal “lei de Gerson” que eu sempre faço menção. A pergunta primaz que a firmou como uma “lei”: “Você gosta de levar vantagem em tudo certo?” O brasileiro é isso! O politico brasileiro é isso! O Mercado Livre é isso e os criminosos que estão lá ganhando a custa do trabalho e do direito intelectual alheios são mais ainda! O empreendedor americano onde chega cria oportunidades, desbrava, trabalha de sol a sol e prospera. Aqui, a primeira coisa é sonegar impostos, decair na qualidade de produtos e serviços aumentando bem os preços o máximo possível! É ou não é? Já o Ministério Público para tentar quebrar isso aí, na minha modesta opinião, só se fosse criando uma Super Força Tarefa com excelentes promotores dispostos em acabar com essa farra!

        • pedra

          afffff

      • Pedra

        Quem mais ganha dinheiro na industria fonografica é a gravadora e não o artista. Este deveria dispensar a gravadora e vender o seu trabalho diretamente para seu publico atraves do seu proprio site epor um PREÇO JUSTO. Como em um país onde a grande parte da população é POBRE espera-se que alguem va comprar um cd em uma loja de musica pelos preços ABUSIVOS praticados?? Em que mundo vcs vivem??? Voces estão ae reclamando da pirataria e tals mas não conseguem enxergar o contexto todo…..

        • MVP_Baboo

          O seu “contexto” não é real: mesmo artistas que se lançaram no YouTube, como Justin Bieber, acabam indo para uma gravadora. Porque será?? Pois ali eles assinam contratos milionários que incluem marketing, infra-estrutura e altíssimos investimentos que permitem shows no mundo todo que rendem muitos outros milhões e atraem fãs que compram toda linha de produtos do artista. É isso que dá dinheiro – não é a música em si.

          Pq será que não existe um único artista que só vende sua música via web sem gravadora e ficou milionário? Cadê as turnês dele? ;)

          • Pedra

            Desculpa mas vc esta sendo ingênuo novamente…Como foi que aquele cara do “Para nooossaa alegria” ficou famoso no brasil inteiro??? Com um video tosco no youtube e sem gastar nem um tostão….Ora para que vc precisa de um depto de marketing com uma ferramenta desta na mão e um produto de qualidade ou serviço na outra???
            O que ocorre é que a industria fonográfica é extremamente rica e por isso consegue ainda manter esse modelo injusto, falido e ultrapassado…mas escreva o que estou te falando…isto é questão de tempo…do mesmo jeito que o cd substituiu a fita cassete….
            Baboo , se a tecnologia da a ferramenta, eskeça …não se tem mais como voltar atrás…abs

          • MVP_Baboo

            Pedra, você pensa muuuito pequeno pois “aquele cara do “Para nooossaa alegria” (que pelo visto nem você sabe o nome dele) não é absolutamente ninguém. Você está defendendo idéias erradas com a escapatória “não dá mais para voltar atrás” quando na prática nada mudou..

          • Pedra

            Cara…eu quero te mostrar é que hoje graças a internet não se precisa dessa infraestrutura toda….vc está preso a conceitos antigos e vc é um cara que não deveria ja que esta ligado a tecnologia…alem disso esta se passando um pouquinho ja que estamos tentando ter uma discussão ideologica…em nenhum momento te ofendi e espero o mesmo respeito da sua parte.

            Quanto a parte de que nada mudou…desculpe novamente, mas tanto mudou que estamos tendo esta discussão aqui…se nada tivesse mudado a pirataria não estaria nesta escala que esta (mais uma vez hoje a tecnlogia permite isto) e ela é um monstro criado pelas proprias empresas que reclamam dela,pois se praticassem preços JUSTOS, não haveria pirataria como há hoje.

          • MVP_Baboo

            O mais difícil é fazer vc compreender que a pirataria não depende de “preços justos”: se isso fosse verdade, programas de $9 e músicas que custam $ 0,99 não seriam pirateados! Isso não tem nada a ver com a tecnologia, propriedade intelectual ou o que for.. pirataria é uma questão de hábito e leis mal aplicadas.

            A lógica das pessoas é simples: “pq eu vou pagar se tem de graça na web?”

  • vander

    quando a microsoft lançou o windows 8 a R$ 69,00 eu fui um dos que comprarom na hora achei um preço bom, ninguem podia reclamar do preço. agora eu pergunto por que não mantiverom esse preço? se eles podiam vender a R$ 69,00 na época e porque não podem vender agora?

    • MVP_Baboo

      Pois aquele foi preço de promocional de lançamento.. mas convenhamos que pagar R$ 212 à vista ou R$ 250 em 12 parcelas fixas não é caro por um sistema operacional que ficará por muitos anos no seu computador, né?

      • vander

        pois é baboo mas o povo não paga e parte para pirataria mesmo. a R$ 69,00 iam vender muintos mais do que vendem hoje, todo mundo ia comprar o original e ninguem ia poder reclamar do preço. e a minha pergunta continua se eles conseguiam fazer esse preço no lançamento porque não podem agora?

        • MVP_Baboo

          R$ 69 foi um incentivo temporário para migrarem para Windows 8 e na maioria das vezes o valor no lançamento não é sustentável para se manter fixo. Com a TV a cabo acontece o mesmo: o custo mensal nos primeiros meses é sempre mais baixo para atrair novos consumidores, mas depois ele se fixa em um valor mais alto.

          • vander

            é baboo fiz uma pesquisa rapida e vi que o brasil tem mais de 100 milhoes de computadores, agora desse total vamos supor que 10% seja windows original ,eu axo muinto ainda 10% sobram 90 milhões de pcs, agora 90 milhões x R$ 69,00 quanto que da isso? nem sei fazer essa conta, isso so no brasil imagina no mundo todo.

          • MVP_Baboo

            Essa matemática não funciona, pois muitos não fazem upgrade: eles compram outro computador/notebook que já vem com uma versão nova do Windows pré-instalado na máquina. Além disso a maioria dos computadores estão nas empresas, que compram licenças em volume. Estatisticamente a quantidade de vendas em caixa (na loja) é baixíssima pois a venda para empresas e OEM é muito maior..

          • Fabio Silva

            Baboo, vamos supor que a Microsoft investiu 30 milhões de dólares para desenvolver o Windows 8. Se ela vendesse a licença por 30 dólares, com 100 mil vendas ela pagaria o software. Qualquer número superior a 100 mil vendas seria lucro. Com o S.O finalizado, bastaria tirar cópias dos DVDs ou licenciar OEMs. Muito mais seria vendido. A sua comparação com o serviço de tv a cabo é furada, pois o Windows não é uma assinatura de serviço. É o produto final. Sei que a Microsoft ainda gasta uma certa quantia em dinheiro para desenvolver os updates, mas isso não justifica o preço estratosférico do sistema. Vide o MAC OS que é atualizado constantemente e seu update tem um valor baixíssimo e acessível.

          • MVP_Baboo

            O custo de pouco mais de R$ 200 não é estratosférico, e o Windows tem suporte no Brasil – algo que deve ser levando em conta no preço final. Quanto custa o suporte 24h por dia de um produto usado por 100 milhões de pessoas? :)

            O MacOS é um sistema operacional limitado a meia-dúzia de modelos de computadores da Apple, que controla o hardware, BIOS e drivers. O Windows é usado por mais de 1 bilhão de pessoas com milhões de configurações possíveis e aberto a todos desenvolverem drivers. Não dá para comparar! De qualquer modo o Windows 8.1 será gratuito para usuários do Windows 8.

          • Fabio Silva

            Aqui em casa temos 3 computadores. R$600,00 pra atualizar pesa, hoje a casa do brasileiro tem mais de um computador. Ok, 200 dilmas sozinho não é tão caro mas coloque mais algum pc e j fica salgado. Esta certo o fator de que o brasileiro é mal acostumado a querer tudo de graça, eu próprio estou aprendendo a sair dessa cultura da pirataria. Mas a Microsoft poderia sim fazer mais.

          • MVP_Baboo

            Eu compreendo. Três cópias do Windows 8 custam R$ 60 por mês por um ano, e muitas vezes é mais prático comprar um computador/notebook novo que já venha com o Windows pré-instalado..

          • ifxbr

            Meia-duzia? Trabalho em uma empresa em que todos nossos 300 computadores usam OS X… Acho que não nos contou na sua “meia-duzia”… Ah, somos uma instituição financeira, nada relacionado a design, ok?

            Outra coisa: justamente pelo fato de a Apple controlar o hardware e drivers o OS X é tão estável. Este é o único ponto que “dou um desconto” ao Windows… Ter que lidar com tanta variedade de hardware e ainda assim funcionar em “fair-perfornance”…

          • MVP_Baboo

            Você está tão interessado em me criticar que nem lê o que eu escrevi acima: são meia-dúzia de *modelos de computadores* – e não usuários. Com um ecossistema limitadíssimo como esse, o upgrade é muito mais simples. Além disso a Apple é uma empresa com foco em dispositivos móveis – e não em sistema operacional.

            Se vc tiver interesse em ler sobre a “estabilidade” do MacOS X, leia este arigo de Lloyd Chambers, um profissional de software Mac e usuário de Apple desde a década de 80: http://macperformanceguide.com/AppleCoreRot-intro.html Ali ele comenta que o MacOS está “podre por dentro” com sérios problemas de qualidade e estabilidade dele, além de 9 páginas de comentários de usuários com histórias de horror sobre “estabilidade” do MacOS. Lembre-se que a Apple não é uma empresa focada em software ;)

          • ifxbr

            MVP eu não quero te criticar não! Eu uso tudo: Windows, Mac, Linux… Desde que funcionem bem. Se você deixar de preconceitos vai ver que TODO e QUALQUER sistema tem seus prós e seus contras. O que nós como profissionais de IT não devemos fazer é “levantar uma bandeira”. O importante é a solução, não a ferramenta.

            PS: Muitas das suas matérias são bem escritas e trazem informação de valor. Por isso eu reafirmo o que já te falei uma vez: Prefiria mais o Baboo quando falava de teclologia em geral. Quando você fala de Windows soa TÃO forçado que sempre parece post pago.

          • MVP_Baboo

            Me dê alguns exemplos de artigos que eu escrevi que seja “forçado” e que parecem post pago.

          • Guest

            Qualquer um enaltecendo o Windows 8!

          • MVP_Baboo

            Exemplo??? (você está ciente que temos uma equipe com várias pessoas que postam diariamente notícias sobre Windows, certo? Os artigos que *eu* posto são assinados por mim no final, como este acima)

          • ifxbr

            Qualquer um enaltecendo o Windows 8

          • possari

            amigo so existe pirataria porque os donos de marcas querem ganhar muito , ainda mais aqui no brasil onde tudo e roubo afinal o roubo começa onde deveria dar exemplo de onestidade mas afinal e a escola para aprender ladruagem ,que o os propios politicos , aqui si nao for ladrao nao brasileiro , somos roubado em tudo ainda achamos que esta bom asim , resumindo si colocasse tudo ao preço serto acesivel a todos vediam mais e teria mais lucros e diminuiria a pirataria.

          • The xD

            Eu chutaria um aumento máximo de uns 15 milhões. Como o Baboo já disse, a maior parte é OEM. Entre os potenciais compradores de windows, uns 40% ainda assim iriam consumir o pirata independente do custo do original.

            Sem dúvida alguma quanto menor o preço melhor, iria sim reduzir a pirataria, mas também não seria algo tão grandioso assim não.
            Os produtos que mais são beneficiados com a redução de preços são os de entretenimento, como jogos, filmes, músicas, etc, só olhar a quantidade de empresas que estão se destacando por reduzirem a pirataria com preços mais decentes.

      • Julio C Oliveira

        212 por um Windows eh caro sim. Ainda mais no Brasil. Quanto eh o salario minimo mesmo, hein?
        PS: Eu uso Linux.

        • MVP_Baboo

          Salário mínimo não é referência para absolutamente nada em TI, e se você dividir os R$ 212 pelos anos que você usará o Windows, o custo dele é ridiculamente baixo.

          Se vc usar o Windows 8 por 5 anos (60 meses), isso significa que ele custará R$ 3,5 por mês, ou seja, **o preço de um cafezinho por mês**. Isso é caro??

          • thiago

            Windows 8 Pro FPP é 610 Reais

          • MVP_Baboo

            É possível comprar o Windows 8 original por pouco mais de R$200: http://www.kabum.com.br/produto/33405/sistema-operacional-windows-8-pro-3ur-00009/?tag=windows%208

          • thiago

            Certo e como vou ter a garantia de que este também não é pirata?

          • vander

            tenho uma pergunta, a microsoft tem condições de bloquear todos os windows pirata pergunto por que eles não bloqueiam essas copias ilegais ? thiago pelo menos o kabum parece ser um site honesto eles tem uma variedade de produtos munto grande la.

          • MVP_Baboo

            Infelizmente a Microsoft não tem como bloquear remotamente um Windows pirata. Se pudesse, ela também bloquearia milhões de computadores infectados e utilizados com bots para envio de spam..

          • The xD

            Aí entra várias questões. Uma delas é, para a MS ainda é mais vantajoso ter um usuário caseiro de windows pirata do que um de outro S.O, afinal esse mesmo usuário em uma empresa vai preferir o windows pela familiaridade, por isso há uma certa vista grossa por parte deles.

            Já quando é uma empresa, a situação muda completamente, aí caso seja pego software pirata é multa pesada, afinal a empresa estava lucrando em cima do produto deles indevidamente.

            Além disso, há o risco de algum pc que estava legalizado ser bloqueado indevidamente, o que seria um baita transtorno para o usuário. Já vi acontecer de windows originais serem considerados piratas, não sei se era por ser OEM, ou por ter sido reinstalado algumas vezes, mesmo o hardware ainda sendo o original de fábrica.

          • MVP_Baboo

            Qual “outro SO”? Pois Linux e MacOS não são ameaça alguma ao Windows. Windows original não pode ser considerado pirata – o que muitos fazem é tenta ativar várias cópias usando o mesmo cd-key, algo que não é permitido..

          • MVP_Baboo

            A Kabum é uma das melhores lojas online brasileiras. Além disso o Windows 8 falsificado não vem em caixa..

          • tiagotecno

            Só compro no kabum, se mal me lembro conheci o site por causa do Baboo, os preços deles são os melhores.

          • Julio C Oliveira

            Rapaz, eh uma questao de ponto de vista mas tem sim tudo a ver com salario minimo. Isso por causa da inclusao social. Imagina uma pessoa que ja tem que dividir um computador em 12 ou 24 vezes ter ainda que pagar esse preco pelo software?
            Primeiro que a pessoa nao vai entender o porque ja que no computador tudo deveria ser incluso (ja escutei isso de muita gente) e depois pq o preco aumenta substancialmente (pra quem tem uma renda limitada.
            Sim, a guitarra custou bem mais que alguns computadores mas eu nao moro no Brasil ;-)
            Eu ate concordo que o “mundo do TI” eh um mundo a parte com regras que nao se aplicam ao restante da sociedade (inclusive de precificacao). Ate porque eu acho que muito pouca gente tem condicoes de pagar mais de 1000 reais em um celular mas como ja citei anteriormente, vivemos um periodo de expansao onde a tecnologia chega hoje a pessoas que ate bem pouco tempo sequer sonhavam com isso entretanto essas pessoas ainda esbarram nos precos.

          • MVP_Baboo

            Mas o consumidor que está pagando o computador em 12-24x já tem o Windows 7 instalado no computador dele (afinal nenhum OEM instala Windows XP há muitos anos), e para ele nem sempre justifica a atualização para Windows 8.

            A questão principal é que antigamente o Windows era caro, mas hoje em dia o preço dele é baixo o suficiente para não justificar a pirataria para muitas pessoas. Convenhamos que gastar R$ 200 em algo que será usado por muitos anos e que ainda pode de trazer lucro (se vc comprar/vender via web) não é nada caro ;)

          • Julio C Oliveira

            Eu procuro sempre analisar as coisas sob todos os aspectos.
            Quando se fala que dividido o preco e tal… Ai isso resulta em um cafezinho por mes… Ok, pra muita gente isso nao faz diferenca, certo? Mas como isso pode ser tido como uma verdade absoluta quando a gente viveu recentemente todos os conflitos entre populacao e as “autoridades” por causa de que mesmo? Quantos centavos na passagem de onibus?
            Sera que 0,10 ou 0,20 que no final de um mes nao soma nem 5 reais nao faz uma diferenca enorme? Talvez nao pra mim nem pra vc mas quando se tem dinheiro contado e ainda tem que se fazer malabarismo pra poder chegar ate o final do mes, ai faz sim.

  • Mário Avelino

    “Lembrança ruim a gente não esquece!”

    Indo direto a raiz do problema:
    – De fato há um meio de acabar com a pirataria? Pra mim não.
    Isto parece gato caçando rato. Quanto mais o rato fica esperto e melhor se oculta, mais força o gato a evoluir.
    Quanto ao Mercado Livre… É muita cara de pau!

  • Zapella Tiago

    O pior (além do site) são os brasileiros que compram isso, poh, já que vai usar pirata, baixa da internet ué, ainda vai pagar por isso? oO

  • LucasFish

    Não acho que estou mudando sozinho. Já baixei sim muita coisa pirata, mas desde que formei e estou $empregado$, tenho tudo original. Uma parte de mim realmente não acha digno usar o trabalho do outro sem a devida remuneração, e os preços estão mais acessíveis. Mas o ponto principal é a comodidade e segurança; não fico me arriscando com software alterado, e é muito mais simples, rápido e cômodo conseguir o que eu quero pagando.

    Ainda me vejo como minoria, talvez porque minha mudança é radical – até todas minhas músicas são compradas, nada pirata. Mas, pelo menos em algum nível, acho que está todo mundo caminhando para software legalizados. Talvez não pela moral mas pela comodidade e preço baixo. Se sou dos poucos que tenho todas minhas músicas pelo iTunes, não conheço quase ninguém que ainda usa um windows pirata. Antes o que não existia era alguém usando original.

    Mais uns anos, quem sabe isso de Brasil culturalmente pirata acaba!

    • Fabio Silva

      Meu notebook tem a licença do Windows 7. Eu queria ter o 8 mas no momento não quero investir no upgrade. Se eu não posso ter, isso não me dá o direito de pirateá-lo. Então estou usando o Linux Mint 15, pois ele atende minhas necessidades de forma mais eficaz que o W7. Se a Microsoft voltar com a promoção das 69 dilmas pro upgrade, ai eu aproveitarei.

  • Paulo Fernando

    Parabéns pelo artigo. A pirataria só terminará (ou diminuirá a níveis irrisórios) quando NÓS deixarmos de adquirir os produtos por ela vendidos. Este é o ÚNICO caminho. E para não comprar produto pirata é preciso educação e senso de decência. É preciso colocar-se no lugar do prejudicado e indagar se aceitaria ser pirateado e violado nos seus direitos intelectuais e de propriedade. A desculpa dos impostos altos não pode ser aceita e é penas uma DESCULPA por parte de quem se beneficia da pirataria.

  • Otto Linux Torvalds

    Com tanta facilidade na internet, Torrents, vocês ainda se preocupam com isso?? Vão numa banca de camelô para ver.

    A microsofiti tem dinheiro e pode comprar tudo… [menos os sites TORRENTS]

    A Microsoft deveria se preocupar com o Android, que será o sistema operacional do futuro… basta a Google querer.

  • Shark

    Eu não sou a favor da pirataria, mas como o Brasil a lei dos impostos falam mais alto, é por isso que existe a pirataria, pq ao invés de nós ficarmos chorando pelo leite derramado não lutamos para a queda dos impostos??? Achei engraçado nos saimos nas ruas pela queda dos preços dos ônibus, aí eu me pergunto… Somos burros ou o q??? É mais fácil sairmos por uma causa só, a baixa dos imposto, aí os preços de tudo baixa e a pirataria fica escassa em nosso país, o mercado da pirataria iria se reduzir ao ridículo até q esse mercado iria quebrar, me corrijam se eu estiver errado, por favor…
    Baboo faz uma comunidade aí para queda dos impostos, vamos sair nas ruas e parar tudo, mas sem quebrar nada, vamos se reunir, vamos chamar todos que são a favor do protesto… duvido q isso aconteça, o povo brasileiro é egoísta, não é q nem o povo americano e são unidos qdo querem algo, alguns aqui vão falar… puxa saco de americano, não sou mesmo, sou brasileiro, mas podemos pegar esse bom exemplo e colocar em prática aqui no Brasil. Quem sabe algum dia..
    ;-D

    • MVP_Baboo

      Infelizmente a pirataria é HÁBITO do brasileiro e os impostos são usados como desculpa, mas nem sempre isso faz sentido pois até mesmo aplicações baratas (antivírus) são pirateadas. Um Windows 8 original, por exemplo, custa menos do que dois lanches no McDonalds/mês: apenas 12 x R$ 20 em http://www.kabum.com.br/produto/33405/sistema-operacional-windows-8-pro-3ur-00009/?tag=windows%208 e funcionará por anos, mas as pessoas continuam achando ele caro..

      • Shark

        É caro pq não é a versão completa, agora a Microsoft vem com um pack versão 8.1 a venda!!! Penso o seguinte, faz a versão completa e não vem vender algo já pensando em faturar em um pack de atualização. Eu acho que não é hábito do brasileiro, um cd de música original custasse 10,00 o cara do pirata iria vender por quanto? ou seja um DVD original com qualidade, vc acha q a maioria do povo brasileiro iria comprar o pirata? seriam poucos e aos poucos esse mercado iria acabando, pq descer até o paraguay e voltar p/ Sampa ou para qualquer outro estado não iria valer o custo e o risco. Ah e não frequento o McDonalds, com esse dinheiro prefiro um lanche natural ou um bom rango com arroz e feijão, enfim…

  • Marcos Rodrigo

    O Mercado Livre é muito ipócrita, comprei um Windows 8 no Black Fridey por 89,00 pois queria as midias originais pois ja tinha as keys compradas no lançamento por 29,00, anunciei por 49,00 com as fotos do cartão onde fica a key e relatei isso no anuncio… bloquearam o anuncio e pediram documentação, mandei a documentação que comprovava a autenticidade do produto (nota fiscal da Fastshop) e mesmo assim quase fui expulso pois eles alegaram que eu não podia vender um produto com valor de nota mais caro por um valor mais baixo, fiquei indignado pois haviam vários anúncios de 10,00 com a descrição ativ4dor e mesmo assim eles fingiam que não viam, absurdo