Há alguns anos nós tínhamos uma loja online que vendia CDs e DVDs de Treinamento Multimídia de Windows, Exchange, Segurança no Windows, entre vários outros, e as vendas iam bem – até que dezenas de cópias piratas apareciam no Mercado Livre por um décimo do preço.

Ao contatarmos o Mercado Livre naquela época (2006-2007) nós notamos que eles não estavam nem um pouco interessados em resolver o grave problema de pirataria que rolava solta por ali, uma vez que haviam milhares de produtos piratas à venda sem nenhuma interferência do site.

Pirataria corre solta no Mercado Livre. Como sempre

Eu sentia “na pele” o custo da pirataria, pois o investimento para produção, venda e pós-venda dos CDs e DVDs era alto – e certamente  muitos pirateiros ganhavam muito dinheiro vendendo os nossos treinamentos pelo Mercado Livre. Naquela época nós tivemos sérios problemas com o Mercado Livre (tanto que eu publiquei este artigo). O problema foi resolvido muito tempo depois, e como a loja online deixou de existir anos depois, eu esqueci isso. Até hoje.

Pirataria corre solta no Mercado Livre

Hoje eu recebi um e-mail de um internauta perguntando sobre os mecanismos anti-pirataria do Windows 8. Eu raramente respondo dúvidas via e-mail (eu respondo apenas no Fórum do BABOO ou eventualmente nos comentários abaixo), mas curiosamente essa dúvida me fez relembrar a questão da pirataria no Mercado Livre – então eu acessei o site deles para ver qual é o status disso.

O que eu vi é que absolutamente nada mudou: a pirataria continua correndo solta no Mercado Livre! Eu não entendo como um dos maiores sites de vendas do Brasil continua no ar permitindo atividades criminosas 24h por dia – e também não entendo como entidades anti-pirataria não tomam nenhuma providência!

Existe algo mais antiético e criminoso do que ver produtos Microsoft (além de jogos, filmes…) a preço de banana anunciados na homepage do Mercado Livre?

Pirataria corre solta no Mercado Livre
Preços assim só no Mercado Livre!

Será que o Mercado Livre é mantido por bots? Será que não existe um único funcionário ali com bom-senso e ética para seguir a lei e proibir isso?

Pirataria corre solta no Mercado Livre
ALÔ ALÔ MERCADO LIVRE!!! Tem alguém aí para remover isso tudo??

Mas isso não é o pior… além da página de “propriedade intelectual” (algo que eu duvido que eles saibam o significado) mostrar claramente ser “ilegal” a venda de cópias não autorizadas, a página listando os produtos permitidos e proibidos do MercadoLivre não inclui software pirata na sua lista de produtos proibidos!

Pirataria corre solta no Mercado Livre
(a seta e o Pinóquio não fazem parte da página original)

Pensando bem: se o Mercado Livre permite a venda de software espião para celulares, porquê eles proibiriam software pirata?

Pirataria corre solta no Mercado Livre - e programa espião de celular pode!

Por fim, a seriedade da questão “software pirata” no Mercado Livre é expressa de maneira perfeita no final da página de Propriedade Intelectual: ali há um link para denunciar produtos que ferem algumas das políticas do site…

mercadolivre-pirataria-4

… mas ao clicar nele você é redirecionado para uma página vazia! Você precisa alguma mensagem mais direta do que isso?

mercadolivre-pirataria-5

Sem hipocrisia nem utopia

Eu trabalho com informática desde a época do PC XT e compreendo perfeitamente que a pirataria é algo enraizado na sociedade brasileira. Eu também estou ciente que o download de cópias ilegais de software é algo corriqueiro para milhões de pessoas, e hoje em dia pode-se fazer isso até mesmo através de smartphone. Tradução: na prática é impossível impedir a pirataria.

A minha crítica sobre a conduta do Mercado Livre é que a obtenção de cópias piratas não deveria ser incentivada pelo maior site nacional de vendas online, que para piorar ainda lucra com isso (via MercadoPago)! A pirataria corre solta no Mercado Livre, e alguém ali deveria ter o mínimo de ética, interesse e profissionalismo para impedir isso!

Se até o Fórum do BABOO tem moderadores que apagam mensagens e suspendem participantes que postam conteúdo pirata, porque o Mercado Livre não faz o mesmo? Lamentável!

[]s

Aurélio “Baboo”
MVP Windows Expert Consumer

Pirataria corre solta no Mercado Livre. Como sempre.</a></p>