A Microsoft anunciou hoje em seu blog que descontinuará o serviço Groove Music Pass e ajudará os usuários na migração para o Spotify.

Fim do serviço Groove Music Pass

De acordo com o anúncio da Microsoft, o aplicativo Groove Music será atualizado nesta semana para os participantes do Windows Insider Program e incluirá o suporte para migração de suas bibliotecas de músicas e listas de reprodução para o Spotify.

Para o público em geral, a versão atualizada do aplicativo será disponibilizada em 9 de outubro.

Apesar do fim do serviço Groove Music Pass, a Microsoft confirmou que continuará investindo no aplicativo, que poderá ser usado apenas para reprodução de músicas armazenadas localmente e no OneDrive.

O fim do serviço significa que a Windows Store também deixará de vender músicas, mas ainda será possível comprar filmes e outros conteúdos.

Microsoft descontinua o serviço Groove Music Pass
O aplicativo Groove Music deixará de oferecer a opção para streaming, compra e download de músicas a partir de 31 de dezembro. A opção para migração das bibliotecas e listas de reprodução para o Spotify poderá ser usada até o final de janeiro de 2018.

A migração do Groove para o Spotify só será suportada em dispositivos com Windows 10 e no Xbox One. No Windows 8/8.1 isso não será possível.

O post com o anúncio da Microsoft inclui as instruções para migração.

  • Eduardo

    O Music Pass eu não ligo, mas a opção de compra é uma pena que tenha acabado.
    Muitas vezes o preço era melhor que o do Google.
    Acabou a concorrência no Windows.

    Onedrive não é a mesma coisa, pois o espaço de armazenamento é limitado e compartilhado com outros tipos de arquivo.

  • Pessoal, a Microsoft está enviando um email com tudo explicado em detalhes. https://support.microsoft.com/help/4046109/groove-music-and-spotify-faq

  • Rodrigo Roberti

    Nada como o velho e bom Winamp…
    Para MP3, não conheço nada melhor do que ele…

  • Carlos Pacheco

    Só tô querendo saber sobre as músicas que comprei.

    A MS implementou DRM nas compras de música? Acho que não vou poder ouvi-las em outros dispositivos… Bom, se o Groove se manter vivo, não faz diferença. Se morrer, aí ferrou…

    • Todas as músicas compradas desde os tempos do Xbox Music são DRM-free. Mas você tem que baixar todas até o final do ano se quiser manter a coleção. Daí pode jogar direto no OneDrive que dá basicamente no mesmo.

      O app e a integração com o OneDrive continuam aí, só o catálogo que vai sair de cena.

      • Carlos Pacheco

        Flavio, muito obrigado pela ajuda. Fico mais tranquilo. ;D

  • Luiz Felipe M. Nogueira

    Prefiro o bom e velho WMP, não gostei do Groove, quero apenas ouvir as músicas, não quero aquelas frescuras desse app. Já até removi do sistema.

  • Vitalino

    Só espero que ela realmente não abandone o Groove pois eu já até me esqueci do Windows Media Player

  • Daniel Mourthe

    Poxa, sou assinante estava satisfeito… Gosto do app extamente por ser leve e simples. Gosto de simplicidade nos apps do cotidiano, pois já basta as milhares de opções para escolher quando vou ao supermercado 8-)

  • Ricardo De Krishna

    O Groove era uma resposta ao iTunes, e ao que parece a MSFT quer cada vez mais assumir o próprio lugar no mundo computacional e deixar de ficar querendo fazer concorrência em áreas nas quais existem operadores com mais bagagem para tal. Já fez isto com o Zune/player, com a estratégia Nokia/smartphones, o Silverlight X Flash (Os dois foram para o brejo…). Tem ainda o Bing contra o Google, mas não investe ao mesmo nível que a Alphabet, ficando restrito o serviço com mais funcionalidade aos EUA e alguns lugares na Europa. Que desenvolva o Groove com funcionalidades interessantes e úteis para os usuários, mas para isto deverá ser mais ousada e criativa. E não esquecer quer os executivos da Google/Alphabet quer se fim…

    • JN Marcos

      Bing dá lucro, e é relativamente conhecido, é segundo maior buscador, não se encontra na mesma nem semelhante situação do Groove, que nunca conseguiu brigar com os grandes players. Nem com Deezer acho que ganhava.

  • Änderson

    ”Microsoft confirmou que continuará investindo no aplicativo” OBRIGADO Microsoft! eu uso ele pra ouvir minhas músicas. Groove é maravilhoso e bem leve.

    • Carlos Pacheco

      Espero que sim, de repente eles esquecem do aplicativo também…

  • Por essa eu não esperava.