A Microsoft confirmou na última semana que recicla contas de Outlook.com e Live ID, assim como fez durante muitos anos com o Hotmail – transformado em Outlook.com há pouco mais de um ano. A informação foi dada na última semana pelo site holandês Webwereld, que pertence ao grupo IDG. Embora muitos tenham sido pegos de surpresa, a companhia de Redmond informa que a medida está prevista no ‘Contrato de Serviços da Microsoft’.

Microsoft confirma que recicla contas de Outlook.com e Live ID

Nomes de usuários deletados podem voltar a ser utilizados

“Os serviços da marca Microsoft exigem que você acesse sua conta periodicamente, no mínimo a cada 270 dias [cerca de nove meses], para manter ativo o serviço com a marca Microsoft”, descreve o item 2.1 da página do contrato. A companhia só abre exceção para serviços pagos, como informa o mesmo tópico. A MS completa dizendo que “se os serviços da marca Microsoft são cancelados devido à sua incapacidade de entrar, seus dados podem ser excluídos permanentemente de nossos servidores”.

Depois do processo de exclusão, o nome de usuário é disponibilizado novamente para serviços da companhia. “Estas contas de e-mail são colocadas automaticamente na fila para serem excluído de nossos servidores. Então, depois de 360 ​​dias, o nome da conta de e-mail fica disponível novamente”, informou a empresa via e-mail, de acordo com o Webwereld. A Microsoft ainda afirmou que não há chance de ocorrerem roubos de dados a partir de um e-mail reutilizado.

Yahoo! anunciou a mesma medida em junho

Deletar contas inativas e colocar a disposição novamente não é algo exclusivo da Microsoft. Em junho deste ano o Yahoo! divulgou que começaria a fazer isso. O objetivo da empresa era desabilitar contas inativas para disponibilizar os nomes de usuário àqueles que realmente usam os serviços da companhia ou a novos usuários. A pequena diferença é que no caso do Yahoo! o prazo para exclusão de uma conta é maior: pelo menos um ano de inatividade.

 

Por Vinicius Brino

  • overninetousand

    Se eu uso minha conta outlook.com apenas através do pop3 e smtp conta como atividade, ou ela pode ser excluída?

    • Sivaldo Ferreira

      Não pois vc esta usando a sua conta normalmente só que acessando os servidores via programa ok

    • Elias

      Veja bem, pode ser que sim, é só ler meu depoimento abaixo, é claro que seria lógico que eles percebessem que a conta está sendo usada, porém, desde que haja um comunicado para acessar o webmail dentro de um prazo X de dias, é melhor fazer o que eles estão dizendo, independente de usar Pop ou Imap ou redirecionamento, pra evitar surpresas desagradáveis como eu enfrentei. Eu fiquei tranquilo e depois perdi a conta por causa disso.

  • Elias

    Pelo menos no caso do Yahoo, eles nada explicaram sobre o que acontece quando acessamos nossos emails por um cliente de email ou quando os emails são redirecionados. No meu caso, os emails do Yahoo eram redirecionados para o Gmail, então eu fiquei tranquilo, achando que eles seriam “inteligentes” o bastante pra perceber que eu recebia emails na conta e só fui surpreendido quando percebi que não recebia mais email do Yahoo e quando fui tentar reativar a conta, ela já tinha sido excluída e então perdi a conta por culpa da burriçe do Yahoo, pois eles não poderiam excluir contas com redirecionamento ou baixadas via Pop ou Imap.

    • samada

      “burriçe” ? kkkkk

      • Elias

        Isto, burriçe ou burrada, eles excluíram pois viram que não havia nenhum email na conta (é claro que não havia, pois eram redirecionados), não foram inteligentes o suficiente pra perceber que eu recebia emails regularmente, então foi burriçe mesmo : )

        • Errar é humano… persistir no erro é burrice (sem cedilha)…

          • Elias

            Sim vc está certo! Vou tentar me lembrar disso quando prestar algum concurso… Como vc disse: errar é humano. Vc tb postou na Linha Defensiva: “Sitando” como exemplo o PHP, poderiam ser feitas alterações no código para que os boletos fossem gerados em formato de imagem, como por
            exemplo, as funções GD do tipo… É “Citando” …. estamos quites kkk

          • Quantas vezes mesmo que eu escrevi “sitando” com S… pois é… errar é humano…

    • Marcos

      Ja aconteceu comigo