A Seagate anunciou nesta terça-feira o que ela afirma ser o SSD mais rápido do mundo com interface PCI Express.

Seagate anuncia o SSD mais rápido do mundo
Seagate Nytro XP6500

Detalhes do SSD mais rápido do mundo

De acordo com o anúncio, o SSD mais rápido do mundo possui interface PCI Express 3.0 e oferece velocidades de até 10GB/s.

Antes dele, os modelos com 1.5TB e 4TB de capacidade da linha Seagate Nytro XP6500 ofereciam velocidades de leitura e gravação de até 4GB/s e 1.5GB/s e 4GB/s e 2.2GB/s, respectivamente.

O novo modelo com velocidade de 10GB/s está em conformidade com as especificações do Open Compute Project (OCP), o que o torna uma boa opção para uso em datacenters.

O novo drive estará disponível entre junho e setembro nos Estados Unidos e poderá ser usado em qualquer sistema compatível com o protocolo Non-Volatile Memory Express (NVMe).

Além de anunciar o modelo com velocidade de 10GB/s, a Seagate confirmou também está preparando um com velocidade de 6.7GB/s.

Ambos serão apresentados durante o evento Open Compute Project Summit 2016, que será realizado nos dias 9 e 10 de março em San José, Califórnia.

Nota: O anúncio da Seagate publicado hoje não menciona os nomes dos novos drives com velocidades de 10GB/s e 6.7GB/s, e nem a capacidade para armazenamento.

  • Joaomanoel

    Que bom ver q a Seagate está investindo mais em SSDs e não só HDDs.

  • Jonas Wander

    esses 10GB/s é de leitura ou gravação? qual pci express ele usa (x1, x2, x4, x8)?

    • Daniel Carvalho Liedke

      Conforme o artigo da Seagate os modelos são x16 e x8. 10GB/s de leitura.