NASA enviará espaçonave para um asteroide

Em nota publicada nessa sexta-feira (17), foi anunciado que a NASA enviará espaçonave para um asteroide.

NASA enviará espaçonave para um asteroide

O objetivo da missão é realizar pesquisas sobre asteroides e evitar um possível choque dos mesmos com nosso planeta. No futuro, a NASA espera trazer um asteroide próximo o suficiente da Terra para que ele fique em uma localização que astronautas consigam o visita-lo e conduzir testes.

Enquanto isso não ocorre, o órgão começará a desenvolver a OSIRIS-Rex, ou “Origins-Spectral Interpretaton Resource Identification Security Regolith Explorer”. A nave visitará o asteroide Bennu, também conhecido como 1999 RQ36.

A NASA aponta que o Bennu pode guardar pistas sobre a origem do sistema solar. A nave será enviada em 2016, mas somente em 2018 que chegará a seu objetivo, onde inciiará o processo de análise e coleta de materiais. Será um total de 60 gramas de material da superfície que ela trará de volta Terra em 2023.

Por fim, a NASA também divulgou um vídeo informativo sobre a missão, confira-o abaixo:

Não é só o órgão norte-americano que busca conhecer mais sobre os asteroides. A ESA, agencia espacial europeia também tem os seus projetos. No início desse ano ela anunciou que realizará testes com asteroides em 2022.

Chamado de Asteroid Impact and Deflection mission (AIDA), o projeto faz parte do programa espacial “Space Situational Awareness”, ou SSA. Seu objetivo será enviar duas espaçonaves até outubro de 2022 em um asteroide próximo da terra onde uma entrará em colisão com o mesmo enquanto a outra analisa o efeito.