O satélite Kepler, da NASA, descobriu nada menos que 715 novos planetas e fez com que os planetas conhecidos da nossa galáxia quase dobrassem em apenas uma tacada.

NASA descobre 715 novos planetas no Sistema Solar

Novos planetas são descobertos pela NASA

A descoberta foi realizada por uma análise coletada nos dois primeiros anos de atividade do telescópio. Os dados eliminam falsos positivos e confirmam que se trata realmente de planetas. O Kepler chegou a operar por quatro anos até apresentar um problema em seu sistema de rotação que comprometeu a sua busca por novidades.

Por meio do campo de visão do telescópio, o Kepler detecta planetas ao identificar pequenas reduções de brilho que acontecem nas estrelas quando algum corpo celeste passa à frente delas. Por enquanto, o número de planetas descobertos pelo instrumento aumentou em 70%.

A NASA usa o conceito de “multiplicidade” para obter a confirmação da descoberta de novos planetas. Consiste na análise de múltiplas reduções de brilho que faz com que o nível de certeza da descoberta seja acima de 99%. Segundo o pesquisador Jack Lissauer, do Centro Ames de Pesquisa da NASA:

A multiplicidade é uma técnica poderosa para verificação de planetas em grande quantidade.

Semelhanças com a Terra

Cerca de 95% dos novos planetas descobertos são menores que Netuno, e no meio dos mais de 700 planetas, quatro chamam a atenção. Eles têm menos de 2,5 vezes o diâmetro da Terra e orbitam na chamada zona habitável de suas estrelas – uma região adequada para que eles possam conservar água em estado líquido na superfície. O que é uma das condições essenciais para o surgimento da vida.

O Kepler-296f é o que mais se aproxima da Terra em semelhanças: ele tem o dobro de diâmetro do nosso planeta e pode ser constituído de rochas e oceanos. No entanto, apenas pesquisas mais aprofundadas poderão identificar a sua composição.

Apesar de seu defeito, o telescópio Kepler ainda pode ser usado para procurar planetas. De qualquer forma, a NASA lançará outro satélite em 2017, o Tess, para seguir com a missão.