As fabricantes LG e Samsung anunciaram nesta quinta-feira (19) um novo produto, coincidentemente igual: uma TV curva 4K de 105 polegadas. Outra semelhança é que as duas empresas vão apresentar o aparelho ao público na edição de 2014 da CES (Consumer Electronics Shows), maior feira de tecnologia do mundo, que vai ser realizada entre 7 e 10 de janeiro em Las Vegas, EUA.

LG e Samsung anunciam TV curva 4K de 105 polegadas

TV curva 4K de 105 polegadas tem proporção de imagem 21:9

O modelo da LG se chama 105UB9 e, de acordo com o Vice-Presidente da Divisão de TV e Negócios, Yong-kee Hwang, vai inaugurar a “próxima geração de displays do mercado”. Na CES 2013, a LG – assim como a Samsung – apresentou a primeira TV com tela curva do mundo, mas ela era um pouco menor, de “apenas” 55 polegadas.

Outro diferencial é a tecnologia TFT (Thin Film Transistor), que promete acabar com o vazamento de cores. Com proporção de imagem 21:9, ela possui resolução 4K – também chamada de Ultra HD, que é quatro vezes a resolução Full HD –, de 5120 x 2160 pixels, o que totaliza 11 milhões de pixels. A empresa ainda afirma que com este modelo será possível ver TV de qualquer ângulo com qualidade.

O aparelho da Samsung é parecido. Tamanho, proporção da imagem, resolução e quantidade de pixels são iguais as da LG. No entanto, a sul-coreana trata o aparelho dela como “a primeira, maior e mais curvada televisão” do mundo.

A empresa ainda diz que seu modelo tem algoritmo de qualidade de imagem que melhora cor, brilho e profundidade, dentre outras características da TV. Além disso, ela conta com a tecnologia “Quadmatic Picture Engine”, que vai converter para o 4K vídeos em qualquer resolução.

11 milhões de pixels valem a pena?

Uma das coisas que mais chama atenção nos aparelhos anunciados por LG e Samsung é a quantidade de pixels: 11 milhões. Mas será que tudo isso vale a pena?  De acordo com o Chefe de Testes da DisplayMate, Raymond Soneira, “um ser humano normal não vai ver a diferença” em tantos pixels.

Em uma sala de estar em que uma TV, com tamanho entre 40 e 60 polegadas, fica posicionada a uma distância entre sete e nove metros de distância, a diferença entre uma TV HD e uma 4K vai ser imperceptível para a maioria das pessoas, segundo reportagem da NBC News. Soneira ainda afirma que a tecnologia 3D, por exemplo, merece mais atenção.

  • Felippe

    a samsung precisa se preocupar mais com a parte estetica do que na parte de hardware que ela ja é boa nisso a anos atras coisa que a LG é contrario