Estudantes descobrem que plantas não crescem perto de roteadores

Cinco estudantes do nono ano de uma escola na Dinamarca lançaram uma experiência reveladora. Eles descobriram que plantas não crescem perto de roteadores WiFi.

Plantas não crescem perto de roteadores

Segundo informações do Before It News, para realizar este experimento as alunas inseriram seis bandejas cheias de Lepidium sativum, um tipo de agrião, em uma sala sem radiação. Outras seis bandejas de sementes foram colocadas em outra sala, ao lado de dois roteadores que, de acordo com os cálculos das meninas, emitiam sobre as plantas o mesmo tipo de radiação de um celular comum.

A experiência foi acompanhada por 12 dias. E neste período as estudantes tiravam fotos, observaram, mediram e pesaram ambos os projetos. No final das contas, as sementes colocadas perto do roteador não tinham crescido. E muitas delas estavam mortas.

Estudantes descobrem que plantas não crescem perto de roteadores

Já as plantas longe dos roteadores germinaram normalmente.

A ideia causou um rebuliço na comunidade científica e já interessou cientistas de todo o mundo. Kim Horsevad, o professor da Hjallerup Skole na Dinamarca, escola onde ocorreu o experimento, disse que um pesquisador do Instituto Karolinska, na Suécia, já se interessou e vai reproduzir o teste em ambientes científicos profissionais e controlados.

De acordo com as estudantes, a ideia para a experiência surgiu depois que elas notaram que ficavam menos atentas e concentradas na escola depois que dormiam com os celulares perto da cabeça. Portanto, quiseram testar o efeito da radiação dos celulares em plantas, já que não seria possível realizar o teste com pessoas.

  • cristianorb

    Que pesquisa mais lixo,nao ficão atentas por que são um bando de desleixadas mesmo…
    Essa pesquisa é obvia mente falsa,nao tem fonte nem nomes.
    Quem posto esse artigo é obviamente algum tosco revoltado com a tecnologia…
    Doboché>(é por isso que envolta dos rosteadores enormes de impresas de internet,nao nasce nem capim)…
    O problema na escola tem nome se chama “Dislexia”.

    • MVP_Baboo

      A fonte é http://www.techspot.com/news/55057-high-school-students-discover-plants-dont-grow-near-wi-fi-routers.html e pesquisadores do Reino Unido, Holanda e Suécia se interessaram pelo experimento: http://www.dr.dk/Nyheder/Andre_sprog/English/2013/05/17/130946.htm

      Um estudo similar foi realizado 5 anos antes na cidade Alphen aan den Rijn da Dinamarca e os resultados foram similares:

      “(…) The city of Alphen aan den Rijn, in the West of the country, ordered the study five years ago after officials found unexplained abnormalities on trees which they did not believe had been caused by any known viral infection. The trees were exposed to six sources of radiation with frequencies ranging from 2412 to 2472 MHz and a power of 100 mW at a distance of just 20 inches.(…)”

      “(…) Trees placed closest to the Wi-Fi radio developed a ‘lead-like shine’ on their leaves that was caused by the dying of the upper and lower epidermis. This would eventually result in the death of parts of the leaves, the study found. In the Netherlands, about 70 per cent of all trees in urban areas show the same symptoms, compared with only 10 per cent five years ago, the study found. Trees in densely forested areas are not affected. (…)”

      Estude mais, reclame menos e seja mais educado na sua postagem. Aqui não é Orkut nem Facebook aonde o internauta posta qualquer lixo e fica por isso mesmo..

  • AlexBrain

    Cade a fonte da informação??? Ou o Flávio Croffi foi no local e fez a reportagem??

    A partir do colegial já se ensina a colocar fonte da informação.

  • tiagotecno

    Eu acho que se eu tirar o roteador wifi lá de casa eu consiga talvez fazer germinar algum fruto em minha esposa.

  • Juliano Faria

    Uma coisa que não entendo. Se o sinal emitido pelas antenas de transmissão de celular estão em todo o lugar, então o fato de a pessoa estar portando ou não um telefone eh irrelevante. Mesmo que a pessoa não esteja com um celular no bolso, ela ainda estará exposta a essa radiação, a esse sinal invisível. O celular apenas capta isso, ele não é a fonte geradora. Estou errado?

  • Só não falou a distancia, porque vai que a distancia é estar literalmente do lado, pois tem roteadores wi-fi públicos numa praça aqui e as plantas estão lá vivas e no mesmo estado do que quando não tinha wifi

    • flaviocroffi

      Neste caso elas já tinham germinado. Se os roteadores estivessem próximos quando tivessem sido plantadas, talvez a situação seria diferente. Mas a pesquisa foi realizada em uma sala. Ou seja, não é um lugar público. E provavelmente deve afetar plantas que estejam a uma distância próxima. Ou pelo menos até onde o sinal do Wifi chega.

  • Daniel Maia

    Eu fico imaginando se não existem patologias, disturbios, transtornos, déficits etc, que podem ser relacionadas à exposição de radiação dos celulares, rádios, Wi-Fi’s, telefones sem fio, e uma série de outros equipamentos parecidos. Como será que isso afeta a nossa mente?