Cientistas da Universidade de Southampton anunciaram a criação de um disco de quartzo 5D (five dimensional) que pode armazenar até 360TB de dados.

Além da alta capacidade para armazenamento, o disco também oferece alta durabilidade para os dados armazenados – 13,8 bilhões de anos em temperaturas de até 190°C.

Cientistas criam disco de quartzo 5D que armazena até 360TB de dados
Com o tamanho de uma moeda, o disco de quartzo 5D pode armazenar até 360TB de dados e durar bilhões de anos

Usando vidro nanoestruturado, cientistas do Optoelectronics Research Centre (ORC) na Universidade desenvolveram o processo de gravação e recuperação dos dados digitais em cinco dimensões.

A capacidade de armazenamento pode chegar a até 360TB por disco e cada um deles oferece estabilidade termal de até 1.000°C, o que abrirá o caminho para a nova era de arquivamento “eterno” de dados digitais.

Declaração Universal dos Direitos Humanos armazenada no disco 5D
Declaração Universal dos Direitos Humanos armazenada no disco 5D

Por ser uma forma estável e segura de armazenamento, a tecnologia pode ser muito útil para empresas e organizações com um grande volume de informações, como arquivos nacionais, museus e bibliotecas para preservar estes dados.

A tecnologia foi demonstrada pela primeira vez em 2013, quando uma cópia com 300kb de um arquivo de texto foi armazenada com sucesso no disco de quartzo 5D.

Agora, documentos importantes como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e até mesmo a Bíblia Kings James tiveram cópias digitais armazenadas nos novos discos.

Uma cópia da Declaração Universal dos Direitos Humanos gravada no disco 5D foi entregue à UNESCO pelo ORC durante a cerimônia de encerramento do International Year of Light (IYL) no México.

Os documentos foram gravados por um laser ultrarrápido, que produz pulsos de luz extremamente curtos e intensos. Os arquivos são escritos em três camadas de pontos nanoestruturados.

Estas nanoestruturas alteram a forma como a luz passa pelo quartzo, modificando a polarização da luz para que ela possa ser lida por uma combinação de microscópio eletrônico e polarizador.

Vídeo mostrando o processo de gravação no disco de quartzo 5D:

  • Renan Rodrigues

    Jor-el estava certo

    • MVP_Baboo

      Hahaha boa..

  • Zamtonsky Mun

    Eu quero ver é quando sair os processadores com encapsulamento de diamantes! Isso sim será revolucionário! Já estão fabricando diamante nao em nivel industrial mas com o tempo será uma realidade.

  • Lazaro Ramos

    Tem o mesmo ponto fraco dos DVD’s e CD’s, o ARRANHÃO !! Ou se trincar, rachar, quebrar, turvar já era 360TB dos preciosos arquivos :(

    • Holandês Louco

      Que também são os pontos fracos dos FDD, HDD, cartões de memória…

  • Fabio Silva

    faltou uma informação crítica: qual a taxa de transferência para leitura/escrita? Quanto custa o GB/TB deste disco?

    • Thiago dos Santos Nunes

      Não faz sentido estas perguntas nesta etapa de desenvolvimento. Seria o mesmo que perguntar qual o preço de linha de código decifrado do DNA Humano. Acredito que estão ainda na fase de descoberta e propotipação. Encare mais como uma descoberta científica do que um produto comercial. Mas é verdade que daqui há alguns anos essa pergunta caberá.

  • Everton

    O francês Albert Fert e o alemão Peter Grünberg ganharam um Prêmio Nobel de Física em 2007 por desenvolverem um aparato capaz de aumentar a capacidade dos discos rígidos na época, tido como algo revolucionário até então. Com mais razão os autores desta descoberta deveriam ser laureados com a premiação. Com a “eternização” dos dados, caso algum evento apocalíptico atinja humanidade, por exemplo, nosso legado poderia ser armazenado nestes discos caso alguma civilização alienígena encontre os restos daquilo que um dia foi a humanidade e decifre os dados para compreender o que realmente fomos (parece roteiro de ficção científica, mas como as coisas andam indo…).

  • Anderson Junior Alves

    isso vai mudar o Mundo, vai ser bom demais, computadores com esta capacidade, é muito informação….Ja com 1 tb, é muita informação, vou nem pensar em Notebook com um negocio deste….. vai ser bom demais

  • Lucas Silva

    Caraca, isso que é capacidade! :)

    • Philippe Ruivo

      e eu com 1TB

      • Zamtonsky Mun

        Tenho 500 GB…e dai? Não precisamos de tanto espaço assim. Está tudo na nuvem.

        • Philippe Ruivo

          500GB é bom eu considero o suficiente mais pra quem baixa muito jogo e ISO 1TB é bom

          • Holandês Louco

            É tudo muito relativo…
            tenho quase 500GB só de MP3…

        • Michael Sidney

          Tenta colocar os jogos de computador que na grande maioria dos atuais ultrapassam 50gb ou 60gb fácil na nuvem e joga-los.
          Ai você diz que é besteira ter maior que 500gb.
          Fora videos reinderizados e gigantes, lembre-se amigo, para você pode não ser necessário, mas para outros é fundamental.

          • Zamtonsky Mun

            Não coloque palavras na minha boca ok? Não disse que é besteira! Estou sim com falta de espaço eu admito. Pare com essa mania de enfiar palavras na boca das pessoas! Falta de educação!