Ir para conteúdo

Quem é o Baboo?


Mensagem Recomendada

  • Administrador

quem-e-baboo.jpg

ENGENHEIRO E CONSULTOR

Baboo: engenheiro e consultorEu sou Aurélio “Baboo”, Engenheiro Mecânico formado pelo Mackenzie, mas sempre atuei na área de informática e tecnologia como consultor independente com foco na plataforma Microsoft.

Eu trabalho profissionalmente com Windows desde 1987, quando a Microsoft lançou o Windows/386 2.01, que vinha em um disquete de 1.2 MB e funcionava em computadores com apenas 1 MB de memória RAM e exigia 2 MB de espaço em disco, sendo que o uso do mouse era opcional(!)

Conforme o Windows evoluía e era cada dia mais utilizado pelas empresas, desde então eu me tornei consultor independente focado nesse sistema operacional.

FOCO EM SEGURANÇA E TECHNICAL BETA-TESTER

Baboo: Technical Beta-testerNo início dos anos 90 eu me tornei Beta-Tester do Windows, testando versões em desenvolvimento desse sistema operacional de maneira similar ao Programa Windows Insider atual, mas com muito mais foco pois haviam pouquíssimos beta-testers fora dos Estados Unidos.

A partir de 1998 eu me tornei Technical Beta-Tester, tendo a responsabilidade de testar o Windows de maneira mais técnica, ampliando ainda mais meu conhecimento do Windows e permitindo conhecer A FUNDO como ele trabalha internamente e como ele interage com o hardware e software.

Com o aparecimento da internet no Brasil e o crescimento dos vírus nos computadores, eu me foquei cada vez mais em segurança digital, participando de eventos sobre esse tema no Brasil e nos Estados Unidos. Durante muitos anos eu participei da DEFCON, um evento de white-hackers (hackers éticos) sobre segurança, que me ensinou a ter uma visão muito mais ampla, detalhada e diferenciada sobre esse tema.

BABOO e FÓRUM DO BABOO

BABOO e Fórum do BABOODepois de muitos anos aprendendo a otimizar o Windows, deixá-lo seguro e solucionar praticamente todo tipo de problema em diversos cenários, em 1999 eu decidi publicar um site para ajudar usuários de Windows: o site BABOO.

Em pouco tempo as notícias, dicas e tutoriais ali publicados tornaram meu site referência em Windows na internet brasileira, e no ano seguinte eu publiquei o Fórum do BABOO, que em pouco tempo se tornou o maior grupo de discussão independente focado na plataforma Microsoft na América Latina.

Como o conteúdo do site e do fórum eram úteis e valiosos para usuários de Windows brasileiros, ambos fizeram parte do canal de Tecnologia do portal MSN Brasil durante sete anos. Depois disso o BABOO e o Fórum do BABOO estiveram no portal UOL, e mais recentemente no portal R7.

MVP DE WINDOWS

Baboo: MVP de Windows desde 2003Em 2003 eu fui o primeiro brasileiro a receber o MVP (Most Valuable Professional) de Windows pela Microsoft americana.

MVP é uma premiação anual da Microsoft entregue para profissionais reconhecidamente competentes no mercado que ajudam a comunidade de usuários com seu conhecimento técnico

A Microsoft monitora o trabalho de cada MVP durante o ano, e no final define se a premiação dele será renovada ou não. No meu caso, o meu MVP tem sido renovado ininterruptamente há 17 anos.

Uma das grandes vantagens de ser MVP é ter contato com MVPs do mundo todo (algo excelente para trocar experiências, problemas e soluções), e também ter contato direto com profissionais da sede da Microsoft. Essa proximidade entre o MVP e os profissionais da sede da Microsoft nos EUA que são responsáveis pelo produto que o MVP domina (Windows, no meu caso) permite a troca de ideias, sugestões e também a solução de dúvidas de altíssimo nível.

Um bom exemplo disso é quando eu mesmo tenho alguma dúvida técnica sobre Windows: nesse caso eu entro em contato diretamente com um engenheiro do time de Windows da Microsoft em Redmond (sede da empresa), aonde ele responde a minha dúvida de maneira rápida e eficiente. Além disso, eu também posso ajudá-los sempre que for necessário - e um bom exemplo aconteceu no final de 2015 quando o Windows 10 build 10586 apresentou um problema de compatibilidade com certificados digitais da Certisign. Eu enviei informações, detalhes e logs dos erros para um engenheiro do time de drivers da Microsoft, que prontamente analisou o caso e agilizou a correção do bug, que foi disponibilizado no início de janeiro de 2016.
 

WINDOWS SERVER 

Baboo: Windows ServerO BABOO e o Fórum do BABOO sempre funcionaram sob Windows Server, e há mais de uma década eles estão hospedados em um datacenter da PEER1 nos EUA. Desde 2003 eu gerencio pessoalmente toda infraestrutura envolvida (servidores, host e máquinas virtuais), fazendo com que eu também tenha bastante experiência e vivência nesse sistema operacional.

Em 2008 o BABOO e o Fórum do BABOO foram os primeiros sites nacionais com grande volume de acesso a utilizarem o Windows Server 2008 em seus servidores – e isso antes mesmo da versão final desse produto ser lançada. Tanto o site quanto o fórum estavam no ar utilizando uma versão de testes do Windows Server 2008 para analisarmos “ao vivo” a estabilidade e performance dele, eventualmente reportando qualquer problema diretamente para a Microsoft americana.

Isso contribuiu para que nesse mesmo ano o Fórum do BABOO tenha se tornado um Microsoft Case Study no uso do Windows Server 2008 rodando .NET e PHP com alta performance, servindo como caso de estudo para clientes e parceiros da Microsoft no mundo todo com a publicação do artigo Web Server Improves PHP Performance on High-Volume Brazilian Web Site (leia o conteúdo desse artigo em pdf).

CHOQUE DE REALIDADE NO YOUTUBE

Eu nunca perdi tempo no YouTube, mas em 2016 um cliente queria saber sobre as muitas dicas de otimização e segurança no Windows que ele costumava assistir ali, então eu acessei alguns vídeos para analisar – e ali eu tive um verdadeiro CHOQUE DE REALIDADE.

Eu não sabia que o nível técnico dos principais youtubers que abordam esses assuntos beira a mediocridade, aonde eles “ensinam” conceitos pavorosamente errados, dão dicas inúteis e até perigosas, acreditam em informações falsas e dão conselhos absurdos por causa disso(!), listam soluções ineficazes, além de sugerirem o uso de programas enganosos que são totalmente desnecessários! Aquilo tudo foi um verdadeiro SHOW DE HORROR para qualquer profissional que entenda a fundo sobre Windows e Segurança Digital.

ARTIGOS DE JORNALISTAS DESPREPARADOS

Depois do que eu vi no YouTube, eu resolvi pesquisar artigos sobre otimização e segurança digital publicados nos principais sites de tecnologia nacionais – e a minha reação não foi diferente: informações incorretas, mais dicas inúteis aonde muitas delas são “recicladas” da época do Windows XP (de quase 20 anos atrás!) que já não faziam sentido naquela época, e muito menos agora com o Windows 10, além de listas com “os melhores antivírus” aonde os “melhores antivírus” são produtos péssimos e ineficientes no mundo real.

Ao verificar se os autores desses artigos têm algum conhecimento sobre os assuntos abordados, a realidade foi clara: NENHUM deles entende sobre Windows ou Segurança Digital, pois eles são apenas jornalistas jovens sem nenhuma experiência ou conhecimento a fundo sobre os assuntos que eles abordam em seus artigos, aonde eles postam diariamente textos sobre assuntos corriqueiros que não exigem nenhum conhecimento profundo: Netflix, apps, WhatsApp, drones, smartphones, teclados, etc.

Para piorar, nenhum deles tem qualquer comprometimento com o internauta, ou seja, se uma dica errada sugerida pelo autor causou algum problema no PC do internauta (algo que o autor jamais saberia pois ele apenas copiou/colou as informações do “artigo” dele de outro site cujo autor também não era especializado em nada), azar do internauta pois esse artigo é apenas “mais um” entre as centenas que ele escreveu.

VÍDEOS NO YOUTUBE

Vídeos no YouTubeNo início de 2017 eu publiquei meus primeiros vídeos sobre Windows e Segurança no canal do YouTube do BABOO.

O grande diferencial dos meus vídeos, além da qualidade do conteúdo em si, é que eu também abordo conceito, teoria, fatos reais e exemplos reais e teóricos para o internauta entender completamente o assunto abordado.

Além disso, eu também utilizo imagens, vídeos e animações para ajudar a didática, além dos vídeos estarem nativamente legendados para facilitar ainda mais a compreensão do que eu falo. Meu foco ali é ENSINAR CORRETAMENTE sem me preocupar com likes, joinhas e assinantes como os demais youtubers.

Em pouco tempo esses vídeos se tornaram referência para internautas mais sérios e interessados em aprender CORRETAMENTE sobre Windows e Segurança Digital com um profissional qualificado que entende a fundo esses assuntos. Alguns deles:

image.png 5 MOTIVOS para você usar um antivírus
image.png Como ESCOLHER um antivírus
image.png Como TESTAR se o seu antivírus é bom ou não
image.png Quais são os MELHORES antivírus do mercado
image.png CUIDADO que você deve ter ao ler artigos e análises escritos por jornalistas despreparados
image.png Como criar SENHAS FORTES e fáceis de lembrar
image.png Como otimizar o SSD no Windows
image.png 27 soluções para o problema do DISCO A 100%
image.png Como funcionam os DRIVERS do Windows
image.png Como funciona a MEMÓRIA RAM no Windows
image.png Como funcionam os antivírus (incluindo INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL)

Eu também publiquei image.png três vídeos em inglês sobre SSD OPTIMIZATION, que são os mesmos vídeos em português sobre OTIMIZAÇÃO DE SSD, mas com informações atualizadas.

Além de publicar os vídeos, eu respondi milhares de dúvidas dos internautas sobre os assuntos abordados e muitos outros assuntos relacionados ao Windows e a plataforma Microsoft em geral.

CURSOS ONLINE

Cursos online do BABOOEm 2018 eu criei os Cursos do BABOO focados nos internautas e profissionais sérios que precisam manter o Windows rápido, estável e seguro no seu PC, nos computadores da sua empresa ou dos seus clientes. Além disso, eu respondo TODAS as dúvidas dos alunos sobre os tópicos abordados.

Meus cursos são o primeiro passo para inspirar e criar uma nova geração de profissionais de TI que tenham embasamento técnico em Windows e Segurança, e que sejam muito mais competentes e eficientes nessas áreas, utilizando para isso informações atuais e exclusivas inexistentes em qualquer curso de TI ou qualquer site (incluindo o site da própria Microsoft).

BABOO PRO

BABOO PROEm 2019 eu decidi que era hora de criar um novo site com tutoriais, dicas e informações para internautas avançados e profissionais de TI com foco em micro e pequenas empresas: o BABOO PRO.

A principal diferença entre o site BABOO e o BABOO Pro é que este último terá foco total em ensinar e ajudar o profissional de TI a evoluir seus conhecimentos em Windows e Segurança Digital com quem realmente entende sobre isso.

A Comunidade BABOO Pro é uma plataforma que permite que todos os profissionais possam ajudar e serem ajudados pelos demais com foco na qualidade das informações postadas.

“O ESPECIALISTA”

Baboo: O ESPECIALISTANesses 32 anos como consultor independente eu tenho solucionado todo tipo de problema relacionado a Windows e Segurança em notebooks pessoais, computadores e servidores de micros, pequenas e médias empresas, e também estações de trabalho de multinacionais. Essa diversidade de ambientes contribuiu (e continua contribuindo) para aprimorar o conhecimento necessário para a solução de problemas no Windows em qualquer cenário.

Há vários anos essas empresas me consideram como “O ESPECIALISTA”, ou seja, se nenhum outro profissional consegue resolver o problema, então eu sou chamado para resolver – e esse reconhecimento não aconteceu da noite para o dia: ele é o resultado de mais de 15 MIL horas de consultoria praticadas em centenas de computadores.

E para continuar mantendo esse nível de competência, eu me atualizo constantemente, assegurando que além dos meus cursos terem informações exclusivas, úteis e confiáveis, elas também estão atualizadas.

A conclusão disso tudo é que eu tenho 32 ANOS de experiência em Windows e 17 ANOS de reconhecimento internacional ininterrupto do meu trabalho.

[]s
image.png

  • Obrigado! Problema resolvido! 4
  • Legal, essa informação é útil 2

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Baboo alterou o título para Quem é o Baboo?
  • Baboo destacou esse tópico

Um gigante professor e profissional, parabéns por tudo e por ter dedicado tempo no resgate de pessoas como eu do limbo desastroso que é a ignorância, falta de sensatez e estupidez do T.I, rs'. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Quando for postar esse vídeo no YouTube, bota uma foto de tu nos anos 2000, só a título de curiosidade. Foi sensacional ver Gabriel Torres com cabelo, quero ver como tu era naquela época também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...